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Carta de Controle: saiba como ela pode ajudar nos seus processos

Para toda empresa, independente do seu porte ou segmento, é importante manter o controle da qualidade de seus processos. Tanto para entender se eles estão cumprindo o seu papel de forma satisfatória quanto utilizando os recursos de forma eficiente.

Porém, diante de tantos outros afazeres, é comum que alguns gestores não deem atenção a esse tipo de processo. Isso pode prejudicar o negócio a médio e longo prazo.

Atualmente existem ferramentas de gestão da qualidade que podem facilitar esse gerenciamento. Um exemplo delas é a carta de controle, uma das mais intuitivas e ricas para controlar a eficiência dos processos.

Hoje, neste post, iremos falar sobre o que consiste esse método, qual a sua importância e como utilizá-lo na sua empresa.

Afinal, o que é Carta de Controle?

Carta de controle é uma ferramenta utilizada para acompanhar a qualidade de um processo. E mostrar, de forma dinâmica, informações relevantes a partir de uma padrão de referência pré-estabelecido.

Ele tem como principal objetivo observar se o processo está nos padrões desejados pelo negócio. Assim, para aplicar as medidas corretivas que forem necessárias.

Manter a qualidade dos processos é muito importante para evitar desperdícios e utilizar de forma eficiente os recursos da empresa. Além de direcionar os esforços para entregar mais e melhores resultados de acordo com potencial operacional do negócio.

Como funciona a Carta de Controle?

É uma ferramenta gráfica que é composta por três linhas de referência para análise da evolução dos dados de um determinado processo, o gráfico da carta de controle é estruturada da seguinte forma:

Ferramenta gráfica da carta de controle
Ferramenta gráfica da carta de controle

Cada linha de referência tem um modelo de cálculo, que vamos explicar a seguir:

  • (LSC) Limite Superior de Controle: é o valor da linha média mais três vezes o desvio padrão.
  • (LIC) Limite Inferior de Controle: é o valor da linha média menos três vezes o desvio padrão.
  • Linha média: média estabelecida como padrão de qualidade.

Para os cálculos da linha superior e inferior de controle, é utilizado três vezes o desvio padrão para garantir a confiabilidade dos dados, e estar de acordo com a metodologia Six-Sigma.

O desejável é que as variações se mantenham no espaço da “linha média”, porque isso significa que o processo está nos padrões de qualidade ideais. 

Se a variação ultrapassar a linha do “limite inferior”, ou do “limite superior”, quer dizer que o processo está fora dos padrões.

Portanto, é preciso que as causas dessa divergência sejam identificadas, para aplicar ações que façam essa variação diminuir, retornando ao padrão desejado.

Quais os tipos de carta de controle?

Talvez essa seja a principal dúvidas quando vamos trabalhar com cartas de controle. Elas podem variar de acordo com o que está sendo analisado, podem ser por variáveis ou por atributos.

Carta de controle por variáveis

É a mais complexa, porém a que fornece o maior número de informações para quem está analisando. Ela é mais recomendada para aqueles processos que tem a possibilidade de serem aplicadas ações preventivas, ou seja, não emergenciais.

Dessa forma, podem ser subdivididas em:

Carta X-Am

É o modelo geralmente utilizado quando o subgrupo da amostragem é igual a 1, e é preciso calcular a amplitude móvel entre os subgrupos. Seguem alguns exemplos práticos da aplicação desse tipo de carta de controle:

  • Controle de temperatura de banhos químicos;
  • Processos com pequenas taxas de produção, que não sejam necessários acumular informações de resultados ao longo do tempo;
  • Quando o tamanho da amostra maior que um, seja inviável economicamente.

Carta X-R

É o modelo geralmente utilizado quando o subgrupo da amostragem está entre 2 e 9. E essa é a mais utilizada em ambientes industriais.

Na prática, o número de amostras deve ser determinado de acordo com a capacidade de detecção de mudanças, e a medida que o tamanho do subgrupo aumenta, a sensibilidade da amplitude R como estimador do desvio-padrão, diminui proporcionalmente. 

A  tabela abaixo demonstra essa relação inversamente proporcional entre número de amostras e a eficiência relativa do estimulador “R”.

Tabela de relação inversamente da carta de controle
Tabela de relação inversamente da carta de controle

Carta X-S

Este modelo serve como uma otimização do método X-R, pois ele permite a utilização de amostras que são maiores ou iguais a 10. Não é o mais utilizado, pois na maioria das vezes amostras desse tamanho são economicamente inviáveis.

Assim como no modelo demonstrado anteriormente, o cálculo deve ser feito de acordo com a capacidade de detecção de mudanças. 

Carta de controle por atributos

Essa é uma opção de carta de controle mais simples, que identifica se o processo está conforme ou não, e é mais recomendado para processos que tenham a possibilidade de aplicar ações corretivas.

Assim como a carta de controle por variáveis, esse modelo também podem ser subdivididos em categorias que serão demonstradas a seguir:

Carta P

Modelo utilizado quando o atributo de qualidade é representado pela proporção de itens produzidos com defeito. Exemplos:

  • Percentual de peças defeituosas produzidas por hora;
  • Percentual de barras de chocolates com tamanho fora do padrão produzidas por turno de trabalho.

Carta C

Esta é utilizada quando se quer analisar o número total de defeitos em uma única peça do produto. Exemplos:

  • Número de soldas defeituosas em um aparelho de som;
  • Número de quebra de uma máquina durante um mês de trabalho;
  • Número de riscos em uma chapa metálica produzida.

Carta U

O modelo de carta de controle “U”, é semelhante ao modelo tipo “C”, porém a diferença é que o subgrupo de amostras podem ser maiores que 1. Assim, poderiam ser controladas o número de soldas defeituosas em dois aparelhos de som, ao invés de apenas um.

Carta NP

Esse modelo pode ser aplicado aos mesmos casos do modelo da carta tipo “P”. Entretanto, a diferença é que esta pode ser utilizada quando se deseja controlar o número de itens que não estejam conformes, ao invés da proporção geral de itens defeituosos.

Esse é um método que pode otimizar seus resultados de forma exponencial. E nós, da UCJ, acreditamos que a mentalidade de melhoria contínua dos processos é essencial para qualquer negócio!

Inclusive, o que acha de fazer um diagnóstico gratuito da sua empresa? Seja na área financeira, de marketing, estratégia ou recursos humanos, a UFMG Consultoria ajuda a sua empresa a alavancar o crescimento através da consultoria empresarial!

  • admin
  • janeiro 15, 2021
  • 1:24 pm
  • Sem Comentários

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Mas calma, já sabemos o que você pode estar pensando: “um texto genérico qualquer; não tem relevância, vou só passar e aceitar”. Deixa a gente te contar uma coisa: a política de privacidade é mais um instrumento utilizado pela UCJ que visa o bem-estar, a segurança e zelo pelas melhores práticas de mercado, com o objetivo de garantir a total transparência para com o usuário do site.

Por meio dela, ao acessar o site, você visualiza os detalhes sobre algo muito importante hoje em dia: seus dados. Dentre alguns dos pontos mencionados, estão elencados: como realizamos a coleta, o tratamento e o armazenamento dos seus dados, quais são recolhidos enquanto você navega pelo nosso site, para que, assim, possamos te oferecer da maneira mais segura o melhor que a UCJ tem para auxiliar o seu negócio!

Quanto aos aspectos técnicos necessários para a sua elaboração, não se preocupe! A UCJ está inserida e ciente de toda a legislação vigente que trata sobre o assunto, em especial, a Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018).

Caso você concorde com as políticas de transparência e as precauções adotadas pela UFMG CONSULTORIA JÚNIOR para valorizar você, empreendedor (a), basta clicar no botão “aceitar”, atestando que você concorda com todos os termos deste documento.

 

O QUE VOCÊ IRÁ ENCONTRAR AO LONGO DA NOSSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

  1. O que você precisa saber antes de ler e aceitar nossa Política;
  2. Quais as informações já são coletadas automaticamente;
  3. Como coletamos e quais dados coletamos;
  4. Para que utilizamos os dados coletados;
  5. Com quem compartilhamos seus dados;
  6. Como se dá o armazenamento dos dados coletados;
  7. Como fazemos o descarte dos seus dados;
  8. Conheça seus direitos;
  9. Onde ocorrerá a resolução de eventuais conflitos;
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  • Dado: é qualquer informação que possa levar à identificação de uma pessoa física, ou seja, o seu nome completo, número de CPF, endereço, assim como, várias outras informações. Segundo a Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018), eles se subdividem em: Pessoal (relativa a uma pessoa viva, identificada ou identificável, constitui dados pessoais o conjunto de informações distintas que podem levar à identificação de uma determinada pessoa), Sensível (são aqueles dados que podem levar a discriminação de uma pessoa) e anônimo (dados que não podem ser atribuídos há nenhum indivíduo específico).
  • Titular: é o dono dos dados que serão tratados e é o verdadeiro soberano de todas as relações que envolvam as suas informações;
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QUAIS AS INFORMAÇÕES JÁ SÃO COLETADAS AUTOMATICAMENTE

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É válido ressaltar que qualquer ação que venha porventura ser veiculada, elaborada, ou executada pela UCJ só é de fato posta em prática com a anuência do (a) cliente por dois elementos: Consentimento do Titular, por meio da leitura e concordância deste próprio documento; e pelo Legítimo Interesse do Controlador, limitado por lei e disposto abaixo:

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c. Utilização por parte do setor da empresa responsável, em contato futuro, para reaver clientes presentes na base de dados, por meio dos canais oficiais da empresa.

 

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Para exercer seus direitos, basta entrar em contato com o canal disponibilizado ao fim desta Política de Privacidade.

 

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Esta Política de Privacidade é regida de acordo com a legislação brasileira. Quaisquer disputas ou controvérsias resultantes da relação aqui regulada, especialmente no que envolver os dados fornecidos ao site pelos usuários, serão processadas no foro da Comarca de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais.

 

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A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR resguarda para si o direito de alterar, tempestivamente, as formas com que os Dados Pessoais são tratados e, consequentemente, os termos da política de privacidade, mantendo-se sempre alinhada à legislação vigente.

Por isso, acesse este documento frequentemente para verificar quaisquer atualizações ou mudanças.

 

 

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Para fazer perguntas, comentários e/ou solicitações sobre a nossa Política e práticas de privacidade, basta entrar em contato pelo e-mail: [email protected]; pelo telefone +55 (31) 3409-7113; ou pelo endereço: Av. Pres. Antônio Carlos, 6627, Faculdade de Ciências Econômicas UFMG, Sala 2107, Pampulha, Belo Horizonte – MG, 31270-901.

 

 

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Última atualização ocorrida no dia 14 de Julho de 2021.

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