Neste Case você verá como a equipe da UFMG Consultoria Jr executou a Primeira Pesquisa de Mercado em uma empresa de mais de 38 anos de mercado, o Grupo Conservo.
O melhor entendimento dos Clientes e Concorrentes e o melhor Posicionamento em possíveis Mercados garantiram a satisfação do cliente.
O tempo estimado para a leitura é de 3 minutos.
Projetos envolvidos: Pesquisa de Mercado.
O Desafio
Há mais de 38 anos no mercado, o Grupo Conservo é uma empresa familiar que atua terceirizando serviços. Existem os serviços tradicionais, como conservação e limpeza, e também serviços mais particulares, como manutenção predial e telemarketing.
Após o Planejamento Estratégico feito pela UCJ no primeiro projeto com o Grupo Conservo, alguns planos de ação foram gerados. Dentro dos planos de ação, notou-se uma grande necessidade de expansão do mercado do Grupo.
A empresa vivia um cenário de reestruturação interna focada no planejamento para os próximos anos. Como consequência estavam sofrendo com a necessidade de uma Pesquisa de Mercado elaborada.
A Solução
Diante desse cenário a UFMG Consultoria Jr realizou na empresa um projeto de entendimento do Posicionamento de Mercado do Grupo.
O Projeto de Pesquisa de Mercado da UCJ possui foco em aumentar faturamento e reduzir riscos, com consequente impacto positivo na satisfação dos clientes!
Primeira Etapa: Pesquisa do comportamento de clientes e concorrentes
As atividades começaram com uma pesquisa do comportamento dos clientes e concorrentes do grupo.
Em relação aos concorrentes, o objetivo era recolher a participação no mercado e o posicionamento dos concorrentes. Além de compreender o mercado em questão com base na ótica da oferta e identificar drivers de valor dos clientes, pela visão dos concorrentes.
Em relação aos clientes, o objetivo era validar os drivers de valor dos clientes, entender o comportamento do consumidor. E por fim, moldar a estruturação da estratégia de atuação e levantar dados qualitativos para embasar o direcionamento estratégico.
Junto aos clientes, a equipe da UCJ mapeou todas as empresas de serviços e tamanhos variados, que poderiam ser concorrentes do grupo Conservo de alguma maneira.
A equipe entrevistou e coletou todas informações necessárias, utilizando da técnica de Mystery Shopper (Cliente Oculto) para obter mais informações da experiência dos possíveis consumidores.
Todos os clientes do grupo dos últimos 5 anos foram contatados visando entender sobre seu relacionamento e experiência com os serviços prestados pelo Grupo.
As empresas foram separadas em 4 categorias de clientes: Clientes atuais, Clientes com contrato encerrado e não renovado, Clientes com contrato encerrado e renovado com a concorrência, e por último, Clientes com contrato encerrado com o concorrente e renovado com o grupo.
Assim, pode-se concluir: o que levava os clientes a contratarem os serviços, o que havia de vantajoso no Grupo e também nos concorrentes, e como o serviço poderia gerar mais valor para os clientes.
Segunda Etapa: Estratégias de Marketing
Após o entendimento do mercado, a equipe desenvolveu as estratégias de marketing.
O objetivo era definir as principais estratégias a serem realizadas quanto aos componentes dos 4P’s, definir outras estratégias necessárias para a alavancagem dos resultados e por fim, fornecer insumos para que a Conservo se posicione de maneira assertiva e eficaz frente ao seu público-alvo.
Resultados Obtidos com uma Pesquisa de Mercado
Dentre os resultados obtidos, foi possível:
- Obtenção de uma maior assertividade na busca de uma região mais provável para expansão. Isso devido ao desenvolvimento de um mapa de calor editável, balizado nos principais drivers de sucesso obtidos nas pesquisas;
- Criação de um Setor de Atendimento ao Cliente;
- Estruturação de um Marketing Digital Atualizado;
- Posicionamento Premium da marca no Mercado; e
- Uma parceria com o Senai para capacitações internas.
Nós podemos fazer o mesmo pelo seu negócio! Toda empresa necessita entender seus clientes e concorrentes para ser mais assertiva no posicionamento de mercado. E você pode se beneficiar de um projeto de Pesquisa de Mercado.
Se você quer aumentar seu faturamento, aumentar a assertividade no posicionamento de mercado e melhorar a qualidade do serviço aumentando a satisfação dos seus clientes, fale consoco:
A partir das entregas da UCJ foi possível construir estratégias robustas para o Grupo Conservo. O cliente se mostrou sempre promotor durante todas as etapas do projeto, através das coletas de NPS.
Os resultados planejados para o longo prazo são a melhoria no posicionamento de mercado, entendimento aprofundado de clientes e concorrentes, além de uma melhor vantagem competitiva e maior satisfação dos clientes.
Texto escrito por Henrique Michelini. Presidente da UFMG Consultoria Jr, foi o gerente responsável pelo projeto.