A sua empresa sofre com funcionários que não sabem o seu papel, fazem apenas a sua parte e são desmotivados no ambiente de trabalho? Você costuma observar um desânimo por parte dos profissionais e uma alta rotatividade? Descubra nesse artigo como engajar novos funcionários.
Se sim, talvez os seus funcionários não estejam engajados no ambiente de trabalho, e isso leva a outros sérios problemas dentro da sua empresa, impedindo o sucesso da mesma.
Engajar significa ter conexão entre o profissional e a empresa. Conexão essa que está diretamente ligada à motivação, ao desejo e ao prazer.
Continue e você irá descobrir:
- Porquê ter funcionários engajados é tão importante
- 6 coisas que você precisa para ter uma equipe engajada
- Como engajar os novos funcionários na prática
PORQUÊ TER FUNCIONÁRIOS ENGAJADOS É TÃO IMPORTANTE
Funcionários engajados não medem esforços para contribuir para os melhores resultados da empresa. Além de energia, disposição e paixão pelo o que fazem, eles “vestem a camisa” e trabalham duro para levar a empresa ao sucesso.
Ao contrário, a empresa que possui profissionais desengajados, sofre com baixa produtividade, um ambiente de trabalho contaminado pelo desânimo e a sensação de que tudo é ”empurrado com a barriga”, o que juntos, levam o local a ter uma alta rotatividade de funcionários.
6 COISAS QUE VOCÊ PRECISA PARA TER UMA EQUIPE ENGAJADA:
1- UMA BOA LIDERANÇA
A equipe que possui uma boa liderança, possui também um ponto de referência a seguir. O líder motiva, inspira, organiza e distribui tarefas, além de ser exemplo para seus liderados com as suas ações. Além disso, serão eles que irão recepcionar novos funcionários e passar todas as informações necessárias. Dessa forma, o trabalho desse novo membro poderá ser tão eficiente quanto o dos outros.
Para que o líder consiga transmitir as suas informações, ideias e consiga dar feedbacks de forma eficiente, ele precisa saber como se comunicar da maneira correta. Leia Comunicação Entre Equipes de Trabalho e entenda mais como a comunicação afeta a liderança do funcionário e como isso pode ajudar na sua empresa.
2- FUNCIONÁRIOS QUE SAIBAM O SEU PROPÓSITO DENTRO DA EMPRESA
O funcionário que sabe a importância de suas atitudes, compreende que elas impactam o todo. Por isso, eles se sentem ainda mais motivados para fazer o melhor para a empresa que trabalham. O sentimento de pertencimento, de que participam do processo de crescimento da empresa, despertam ainda mais engajamento no funcionário.
Uma das maneiras de mostrar aos funcionários a importância de sua colaboração é através do modelo de Gestão à Vista. Esse modelo parte do princípio de maior transparência na gestão e gera um senso de responsabilização pelos resultados da empresa.
Ou seja, cada um saberá da sua responsabilidade e que contribui para os melhores resultados do ambiente em que trabalha. O novo funcionário que chega a uma empresa que possui o modelo de Gestão à Vista, já consegue entrar se sentindo de fato pertencente e responsável pelo sucesso do negócio, o que o engaja ainda mais.
3- POSSIBILIDADE DE CRESCIMENTO
Dar ao funcionário a visão de que há possibilidade para crescer no ambiente em que trabalha, o motiva a querer bater metas e conquistar o lugar segundo o seu mérito. Para isso, é importante ter um plano de carreira bem estruturado, de forma em que o funcionário saiba todos os passos que precisa dar para chegar onde sonha.
Dar ao novo funcionário essa visão de que ele pode crescer dentro da empresa, o motiva a querer fazer cada vez mais parte desse lugar. Sem falar que poderá se tornar uma grande liderança e contribuir ainda mais para o melhor da empresa. Saiba os benefícios e como fazer um Plano de Cargos e Salários.
4- RECONHECER OS FUNCIONÁRIOS
Esse passo é extremamente importante, pois, quem não gosta que seu trabalho seja valorizado e reconhecido?! Elogiar e recompensar o funcionário pelo bom trabalho que ele presta, com toda certeza o faz querer trabalhar mais e dar o seu melhor.
É um grande passo para ter uma equipe engajada. Existe um modelo de gestão, chamado Gestão Participativa, em que ajuda a empresa a valorizar os funcionários, aumentando a satisfação e a produtividade.
Leia mais em: Gestão Participativa Impulsionando Resultados da Organização e Motivação dos Funcionários.
5- PROMOVER O DESENVOLVIMENTO
Para ter uma equipe engajada, é importante também que haja desenvolvimento. O funcionário que está constantemente atualizado, sente-se mais seguro e autoconfiante para fazer um trabalho com maior qualidade.
Promover o desenvolvimento das equipes, através de capacitações, é fundamental para o sucesso da empresa. Através da Avaliação de Desempenho é possível perceber quais são os pontos fortes de cada funcionário e quais são os pontos de melhoria. Ao identificar esses pontos, as capacitações poderão ser melhor direcionadas aos colaboradores segundo as suas maiores necessidades.
6- CULTURA FORTE
Por fim, ter uma cultura forte, é um dos fatores mais relevantes, que fazem qualquer funcionário sentir de fato vontade de trabalhar na empresa. Ter uma Cultura Organizacional bem estruturada garante motivação aos membros, além de saberem o papel da empresa, seus objetivos e onde querem chegar.
O papel do Endomarketing, (estratégia que se popularizou no livro de Saul Bekin, Endomarketing: o valor do marketing interno) nesse quesito é essencial para que impulsione esse sentimento de “cultura forte”, pois melhora o clima e aumenta a produtividade, incentivando ainda a promoção da marca da empresa.
COMO ENGAJAR OS NOVOS FUNCIONÁRIOS NA PRÁTICA
Agora que você sabe como engajar os novos funcionários, basta colocar tudo em prática. Parece um trabalho grande, mas lembre-se de que é um trabalho contínuo. Uma vez que um funcionário possui bases e motivos para ser engajado, e todo o trabalho citado anteriormente é feito constantemente, o engajamento de uma equipe como um todo será conquistado.
- Tenha um líder para orientar esse novo funcionário
- Trace o plano de carreira e mostre que há possibilidade de crescer dentro da empresa
- Mostre a cultura da empresa, sua missão, visão, valores e também mostre a importância da sua marca
- Capacite o novo funcionário, para que ele se sinta seguro de que sabe fazer o trabalho com qualidade
- Reconheça sempre que houver um bom trabalho e um esforço para isso
- Mostre a importância de seu trabalho para o sucesso da empresa, e deixe-o ciente de que pode dar opiniões e que a equipe está disposta a ouvi-lo.
Leia também:
– O que é KPI: Conheça Tudo Sobre os Indicadores Chave para Sua Empresa
– OKR: Quebrando os Paradigmas da Definição de Metas
– A Importância do Alinhamento Organizacional para o Sucesso das Empresas
Texto escrito por Nayara Ferreira. Consultora da UFMG Consultoria Jr.