Realizar um bom controle financeiro empresarial têm sido o gargalo de muitos gestores.
O primeiro desafio do empreendedor, até mesmo antes de formalizar o negócio, é realizar um plano que consiga pagar as contas com o menor nível de endividamento possível.
Ainda mais que seja capaz de investir na alavancagem do negócio no mercado. Isso porque é preciso que ele lide com o cenário de incertezas que vão surgindo com a iniciação desse projeto.
No entanto, muitos empreendedores utilizam-se apenas do seu feeling para executar a gestão. Um erro cometido recorrentemente entre as empresas em maturação.
É nesse processo de desenvolvimento que o gerenciamento financeiro deve ser considerado essencial no crescimento do negócio.
Para te ajudar a melhorar na gestão e fazer com que o controle financeiro empresarial funcione, separamos algumas dicas importantes sobre o assunto aqui nesse post.
Quer descobrir quais são? Continue lendo!
O que é o controle financeiro empresarial?
Controle financeiro empresarial nada mais é que o hábito de dominar o dinheiro da empresa. Assim, ele se baseia na coordenação das atividades e na avaliação da situação financeira do seu negócio.
É a partir das informações financeiras resultantes das movimentações e registros que é possível realizar esse processo.
Fazer uma boa gestão das contas e operações permite que o gestor tenha uma boa noção dos rumos do seu negócio e seu futuro.
A importância de um controle financeiro bem elaborado
Uma das maiores queixas por parte de empresários e gestores é a dificuldade em controlar as finanças devido ao trabalho que dá, falta de tempo ou por não saber como realizar o controle.
Uma empresa sem gestão fica na incerteza de qual o próximo passo a dar. Afinal, melhor ter trabalho e tempo garantindo o lucro e crescimento da empresa ou ter dificuldades para recuperar os prejuízos?
De fato, criar uma rotina pode ser bastante complicada inicialmente. Porém, passada a fase de implementação, fica muito mais fácil de realizar a sua manutenção.
A organização financeira, gestão e a otimização dos números que envolvem o negócio devem ser levados a sério. Daí a importância do controle financeiro empresarial.
O setor financeiro é a engrenagem que faz a máquina empresarial andar, desde que todos os demais setores estejam alinhados a ele.
Dessa forma, manter o controle financeiro empresarial bem estruturado traz inúmeros benefícios. Como maximizar o lucro e reduzir os custos que podem impactar diretamente no resultado. Assim como acelerar ou enfraquecer o crescimento da empresa.
Além de auxiliar na tomada de decisões e antecipar ou até mesmo eliminar a organização dos imprevistos.
Como fazer um controle financeiro empresarial de sucesso?
Para fazer um bom controle financeiro empresarial, você precisará anotar em um papel, planilha ou em softwares específicos, todas as movimentações financeiras da organização.
Esse procedimento deverá ser realizado preferencialmente todos os dias. A atividade não fará com que a empresa ganhe mais dinheiro, mas sem dúvidas vai ajudar a gastar melhor.
1. Conheça a fundo as suas despesas
Não importa a etapa de desenvolvimento que sua empresa esteja, informação sempre será a chave do sucesso para tudo que irá realizar. Afinal, não dá pra imaginar que um gestor possa tomar decisões no escuro.
Como se decide que é hora de realizar aquele investimento? Ou se é necessário aguardar que as vendas melhorarem para que possa investir mais?
As respostas para esses questionamentos são baseadas nas informações detalhadas do seu negócio.
É a informação que se tem que fará a empresa agir mediante qualquer situação que ela esteja vivendo e com as finanças não é diferente.
Conhecendo as suas despesas, o próximo passo será mapeá-las de acordo com as áreas\setores:
- Gastos com pessoal;
- Infraestrutura;
- Matéria-prima;
- Fornecedores, entre outros.
Dessa forma, todo dinheiro que sai da empresa estará sob controle.
Evitando o desequilíbrio entre as contas a pagar e a receber, assegurando-se que a entrada de recursos sempre será maior que a saída do caixa, impedindo as dificuldades financeiras do negócio.
2. Separe as contas pessoais das empresariais
Muitos empreendedores em início de carreira cometem esse erro, seja ele de micro, pequenas e médias empresas.
Não separar as despesas dos sócios das despesas da empresa irá comprometer as finanças da organização. Não somente ao nível de fluxo de caixa, mas distorcendo todo o custo das operações da empresa.
Para evitar que isso ocorra, a primeira coisa a se fazer é não utilizar sua conta pessoal para pagamentos empresariais.
Assim como não deve fazer o procedimento inverso.
As despesas empresariais deverão ser devidamente registradas e arquivadas juntamente com seu comprovante ou recibo por no mínimo cinco anos dependendo do tipo de despesa.
3. Faça um planejamento financeiro
Para que todo o trajeto do controle financeiro empresarial seja realizado em segurança e obtenha resultados positivos até o final de um período, é necessário desenvolver um plano.
É o planejamento financeiro que traz informações valiosas que possibilita traçar um plano de ação que garanta a proatividade do controle financeiro.
Assim, possibilitando antecipar riscos, programar pagamentos, avaliar preços, custos e margem de lucro, entre outros.
Por meio do planejamento, é possível acompanhar as métricas de fluxos financeiros e estimativas de ganhos e gastos. Assim como as metas que deverão ser atingidas e os resultados que almejam ser alcançados.
É também nessa etapa que deverá prever quanto será reservado a título de capital de giro, afinal todas as despesas deverão ser cobertas por ele.
4. Realize o controle do fluxo de caixa
Dentro do processo de controle financeiro empresarial, o acompanhamento do fluxo de caixa possibilita que seja avaliado quanto de dinheiro a empresa gastou e quanto recebeu.
Vai além da realização do controle do extrato bancário, gerenciar o fluxo de caixa permite que o gestor planeje o futuro do negócio por meio da análise de dados da saúde financeira da empresa.
5. Invista em tecnologia para auxiliar na sua gestão financeira
Dependendo do volume da sua movimentação financeira, pode ser difícil para manter a organização e controle de tudo e ainda conseguir uma visão completa através de registros em planilhas ou em documentos manuais.
Como é necessário que essa tarefa seja organizada e por se tratar de algo vital para o negócio, a tecnologia poderá ser de grande auxílio tanto na demanda de tempo das atividades.
Da mesma forma como evitará falhas e erros que poderão interferir no resultado da organização.
Dessa maneira, você terá agilidade no acesso às informações estratégicas, além de facilidade no gerenciamento mesmo que a longa distância.
Inclusive, já existem no mercado ferramentas que permitem uma visão panorâmica do quadro financeiro através de gráficos, relatórios e indicadores de desempenho.
6. Acompanhe os resultados financeiros
Como já foi explicado, o controle financeiro empresarial permite ter uma noção da realidade financeira da empresa, auxiliando em tomada de decisões seguras e também no futuro corporativo no mercado.
Para consolidar e validar o trabalho realizado pelo gerenciamento financeiro, o gestor deverá acompanhá-lo de pertinho e continuamente para garantir o sucesso do controle financeiro.
Assim, será possível realizar ajustes e rever estratégias, caso seja necessário.
Ao final, podemos concluir que vale a pena buscar alternativas que possam aliviar o peso da gestão e que proporcione gerir com mais eficiência por meio do controle financeiro empresarial.
Somente assim será possível trazer melhores resultados, abrindo vantagem competitiva e tornando seu negócio mais saudável e apto a crescer!