Vender é sempre um desafio, seja para um pequeno negócio ou até mesmo para uma grande empresa.
O sonho de qualquer empreendedor é sem dúvidas saber como vender mais, de maneira sustentável, mantendo a qualidade do produto ou serviço e ainda se mantendo competitivo no mercado.
O número de vendas é um excelente indicador de sucesso do negócio. São as vendas que indicam se estamos seguindo pela trajetória correta.
Sendo assim, é bastante compreensível que cresça ainda mais no empreendedor o desejo de aumentar a conversão, afinal quanto maior o número de vendas realizadas maior será o seu faturamento, a sua participação de mercado, a visibilidade de sua marca ou empresa e, consequentemente, os lucros da sua organização.
Porém, embora a vontade de aumentar os índices de conversão seja um desejo comum a todas as empresas, é nesse momento que muitas delas cometem o mesmo erro: investem na contratação de vendedores.
Logo de cara, parece sim uma ótima ideia, mas em muitos casos aumentar o número de vendedores também significa um crescimento considerável dos custos da empresa e isso pode atrapalhar a rentabilidade do negócio.
Se deseja encontrar maneiras de gerar mais vendas sem a necessidade de aumentar o time comercial, aqui é o lugar certo. Nesse post, iremos dar 5 dicas de como vender mais sem realizar nenhuma contratação.
#01. Entenda quais problemas seu produto e/ou serviço irá solucionar
Um dos segredos do sucesso é encarar seu produto e/ou serviço como solução. Por isso, para qualquer estratégia de vendas, é fundamental entender quais são os problemas que você pretende solucionar.
Portanto, é necessário que tenha muito bem estabelecido de que maneira seus produtos e/ou serviços podem facilitar a vida do cliente, que dores ele irá sanar. A partir daí, ficará mais fácil convencer o cliente a fechar negócio com a sua empresa.
#02. Identifique e destaque os diferenciais do seu serviço
Em quais aspectos o seu serviço e/ou produto se diferencia dos seus concorrentes? Como ele pode se destacar no mercado?
Além de ser essencial saber a resposta para esses questionamentos, é de extrema importância que saiba evidenciar o seu público. Afinal, é para eles que vai vender e eles irão comprar se encontrarem soluções, diferenciais, preços e qualidade.
O combo precisa ser bem atrativo, ainda mais com o mercado cada vez mais competitivo. Por isso, é primordial encontrar o seu diferencial e focar nele.
Se você quer saber como vender, procure responder os seguintes questionamentos:
- Por que seus clientes devem optar pelos seus serviços e/ou produtos e não pela concorrência?
- O que a sua solução tem de tão especial?
Busque encontrar as respostas e concentre os seus esforços nisso. Para fazer isso, pesquisas de satisfação com os clientes e entrevistas com clientes-chave podem ser de grande ajuda.
#03. Invista em estratégias de geração de leads
Para aumentar as vendas, é muito importante que desenvolva estratégias capazes de gerar mais leads, as oportunidades de negócio para a sua empresa.
Sabe aquelas pessoas que demonstram real interesse pelo que a sua empresa oferece? Pois bem! Elas são os tais leads ou potenciais clientes. Quanto maior o número de leads gerados na sua estratégia, maiores serão as chances de conseguir fechar um negócio. Dessa forma, o tão sonhado lucro estará mais próximo do seu negócio
Então qualquer oportunidade de gerar um lead, não importa quais sejam os canais de comunicação utilizados pela sua organização, é válido para a estratégia.
Poderá iniciar adaptando o site de sua empresa para permitir que os seus clientes se cadastrem em uma newsletter. Outra opção é oferecer benefícios capazes de atrair a atenção de um número maior de clientes, como descontos exclusivos ou até mesmo uma consultoria gratuita.
Na era digital, a tecnologia poderá ser sua aliada. Invista também na produção de conteúdo de qualidade através das redes sociais, assim além de conseguir conhecer melhor o público-alvo, poderá também engajá-lo construindo uma relação de proximidade com seus clientes e atraindo novos até mesmo por indicação.
São estratégias simples que podem ajudar a gerar mais leads, que se bem trabalhados poderão trazer novos clientes.
#04. Escolha bem e invista nos seus canais de comunicação
Outro ponto fundamental da estratégia de vendas são os canais de comunicação utilizados para divulgar a sua solução e manter um relacionamento com os clientes.
Identificar bem seu público-alvo, ajudará na escolha dos canais mais adequados. Afinal, eles precisam estar de acordo com o perfil ideal de clientes e com o tipo de mídia que eles mais consomem. Assim, é possível ser mais eficiente na hora de levar a sua mensagem até eles e também quando eles vierem até você para esclarecer alguma dúvida ou adquirir o seu serviço.
Algumas opções são: E-mail, chatbot, redes sociais, blog e telefone são alguns exemplos de canais que poderá implementar nas suas estratégias de comunicação e marketing.
#05. Invista no treinamento e na melhoria contínua do seu time
Para aumentar a eficiência do seu time é necessário investir no treinamento e na capacitação de seus colaboradores. Não somente ao seu time de vendas, mas em todos os setores, já que cada setor tem uma responsabilidade e um impacto no relacionamento com o cliente, mesmo que indiretamente. Dessa forma, estará ajudando-os a corrigir as suas fraquezas e a explorar os seus pontos fortes.
Ensine estratégias para contornar as objeções e negativas dos clientes e todo tipo de conhecimento que possa ajudá-los a fechar negócios.
Garanta que cada um de seus vendedores seja um especialista sobre o seu produto e/ou serviço oferecido como solução da empresa, conhecendo cada aspecto ou detalhe da sua criação e da sua execução. Assim eles estarão preparados para responder a qualquer dúvida.
Considerações Finais
Viu como pode ser simples montar uma boa estratégia de vendas sem precisar realizar contratações?
Vale salientar que além dos pontos levantados aqui no post, é fundamental manter bons processos, se possível automatizados, pois além de serem capazes de melhorar a organização e a administração de mecanismos importantes, ainda podem te auxiliar na hora de negociar com os seus clientes e analisar os resultados da organização.
Está esperando o que para iniciar sua estratégia de vendas?! Corre que ainda dá tempo de melhorar suas vendas e atingir bons resultados!