Sendo uma habilidade muito requisitada pelas empresas, é necessário ressaltarmos a importância da comunicação entre equipes de trabalho. Com desafios sempre mais complexos, o mercado demanda equipes dinâmicas e gerentes competentes.
Seja você membro ou coordenador de uma equipe, você precisa saber tudo sobre comunicação entre equipes. Continue lendo e você aprenderá:
- A Importância da Comunicação Entre Equipes
- 6 Dicas de Comunicação para você começar a aplicar
- Bônus: Endomarketing – Como utiliza-lo para estimular suas equipes.
Comunicação Entre Equipes: O Quão Importante É?
A comunicação está entre as habilidades mais importantes e necessárias para o bom relacionamento – seja ele pessoal ou profissional. A produtividade e os resultados entregues pelas equipes podem ser impulsionados quando você investe tempo e esforços na melhoria.
Com uma boa comunicação, é possível fazer com que todos sigam na mesma direção, canalizando suas forças. Pode criar e fortalecer a cultura organizacional da empresa. Por outro lado, quando isso não acontece, fica muito mais difícil alcançar os objetivos organizacionais.
Para alcançar seus objetivos no mercado uma empresa precisa de colaboradores alinhados e que entendam o que deve ser feito. Essa, talvez, seja a característica que mais distingue um verdadeiro time de um simples grupo de funcionários.
Mas para aplicar bem as dicas que apresentamos neste texto é preciso compreender o que é a comunicação entre equipes.
O Que é e Vantagens de Melhorar a Comunicação
O Que é Comunicação
Comunicação é o ato de transmitir informações entre agentes – enviando e recebendo. Dentro de equipes a comunicação ocorre em diferentes níveis e canais.
Desde a transmissão de dados sigilosos e importantes sobre sua empresa por meio do excel e pelo e-mail, até as relações sociais de liderança e interpessoais que envolvem as pessoas da equipe. Em todos os esses níveis um erro de comunicação pode implicar em problemas: financeiros que impactam a sua empresa, ou relacionais, que impactam o clima de sua equipe.
Benefícios de Uma Boa Comunicação Entre Equipes
Uma boa comunicação no ambiente de trabalho evita que informações sejam divulgadas de forma inadequada. Melhorar a comunicação no ambiente de trabalho também contribui para a criatividade e facilita a liderança das equipes.
Os profissionais não devem ter medo de expor suas ideias, apenas devem estar atentos para falar de forma a serem compreendidos, ou seja, de maneira objetiva e clara. Assim, algumas das vantagens de se ter uma comunicação clara entre as equipes no ambiente de trabalho são:
- um maior alinhamento entre os colaboradores,
- uma melhora no clima organizacional,
- o aumento no ganho de produtividade das equipes,
- um aumento na eficiência das tarefas.
Implementação: 6 Dicas para Começar Já
Desse modo, fica evidente que uma boa comunicação entre equipes é essencial em ambientes de trabalho. Sendo assim, é necessário que haja uma implementação dessa boa comunicação.
Considerando que o processo de comunicação somente é bem-sucedido quando o receptor compreende ao interpretar a mensagem, considerar as características do público-alvo é essencial para o sucesso da mesma. Com isso, o processo de comunicação deve ter como foco o perfil dos colaboradores da organização em questão.
Assim, algumas dicas para a implementação de uma boa comunicação são:
1. Escolha o Canal Certo
Seja por e-mail, telefone, chat interno ou rede social, deve-se sempre pensar qual meio de comunicação é mais adequado para discutir determinados assuntos.
Se é necessário registrar algum acontecimento, opte pelo e-mail! Se quer combinar uma “cerveja” no final da semana com os colegas de trabalho, o chat pode ser definitivamente a melhor escolha.
Se precisar centralizar informações de diferentes setores e diferentes funcionários utilize uma planilha compartilhada ou um sistema integrado de informações – ou ERP.
O importante é entender qual valor cada um dos canais tem a oferecer para sua empresa e sua equipe. A escolha do canal certo facilita a aceitação por parte dos funcionários, e maximiza o valor que sua empresa extrai dele.
2. Utilize de Feedbacks
O Feedback é uma ferramenta fundamental para o sucesso de qualquer empresa, indiferente do seu tamanho ou área de atuação. Saber emitir uma opinião que enriqueça o trabalho de outra pessoa e saber ouvir opiniões sobre suas ações é muito importante para o desenvolvimento dos profissionais e da organização.
Quando a comunicação no ambiente de trabalho é valorizada em uma empresa o feedback passa a fazer parte do dia a dia. Através desse diálogo construtivo, colaborador e empresa sabem o que esperar de cada um e o que oferecer.
Faz parte das atividades do líder oferecer feedbacks assertivos e constantes à equipe. Esse retorno permite corrigir falhas e melhorar processos, além reconhecer e valorizar o trabalho bem executado por cada um deles. Portanto estimule uma Cultura de Feedbacks em sua empresa!
3. Seja um Bom Ouvinte
Uma das premissas da boa comunicação é saber escutar. Saber ouvir e não só falar também é essencial para uma comunicação no ambiente de trabalho mais clara, valorizando a opinião de colaboradores e, com isso, ganhando mais respeito e atenção deles.
Um bom líder deve dar o bom exemplo, e sempre escutar mais do que falar. Reserve seus momentos de fala para dar direcionamentos assertivos para suas equipes, e apontar formas de melhoria por meio de um bom feedback.
Crie um ambiente onde a fala de todos é respeitada, e você terá uma equipe melhor relacionada e mais criativa, o que impacta diretamente nos resultados.
4. Conheça os Seus Ouvintes
Para que haja eficiência na comunicação no ambiente de trabalho, é de fundamental importância conhecer em profundidade o público interno da empresa.
É necessário um contato pessoal em que se estabeleça uma relação de confiança, que possa transmitir as suas expectativas, ansiedades e interesses entre a organização e o seu público interno.
É importante que o emissor tenha acesso aos conhecimentos do receptor sobre o assunto a ser abordado. O seu nível de linguagem e o seu grau de interesse são itens extremamente relevantes para que ocorra a sintonia entre ambos.
5. Escolha o Discurso e o Momento Certo
A comunicação no ambiente de trabalho usualmente utiliza a linguagem formal. Para que os seus argumentos tenham a credibilidade necessária, evitar usar palavras informais como gírias, por exemplo, é recomendado.
Mas nem sempre o excesso de formalidades é bem vindo. Enquanto no relacionamento com os superiores, clientes, ou em um assunto sério essa linguagem pode te trazer maior credibilidade, em outros momentos menos formais pode estar criando uma tensão desnecessária. O ideal é adequar o discurso com as melhores palavras e o tom de voz de acordo com o momento.
6. Seja Direto – Acabe com a Prolixidade
É preciso ser assertivo na hora de praticar a comunicação, passando suas opiniões e as informações necessárias de forma segura, clara e objetiva.
É fundamental ser objetivo e ir direto ao ponto. Isso é válido para qualquer meio de comunicação a ser utilizado. Economiza tempo e facilita o entendimento quando a comunicação é bem planejada.
Sempre seja objetivo na hora de informar sobre mudanças, novos procedimentos, contratações e desligamento de profissionais da equipe.
Outras Ferramentas de Comunicação
Endomarketing – O Marketing Interno
Além da comunicação verbal, existem diversos outros canais e ferramentas para que os funcionários de uma organização mantenham uma comunicação efetiva e funcional. Uma dessas ferramentas é o endomarketing, que consiste na comunicação interna realizada na empresa.
Ele compreende uma série de ferramentas que visam manter todos os colaboradores a par do que está ocorrendo na empresa, sua missão, visão e valores, planos estratégicos, ações táticas e procedimentos operacionais. É importante definir uma boa estratégia de comunicação, alinhada com a da empresa, para fortalecer a cultura organizacional desejada.
Aprenda tudo sobre Endomarketing no nosso artigo:
Endomarketing: 7 Exemplos de Ações Para Marketing Interno em Empresas
Gestão à Vista – Evidencie e Impulsione Resultados
Para realizar uma boa gestão estratégica em sua empresa é importante evidenciar os resultados de cada um dos principais indicadores que mensuram o sucesso de seu negócio. É importante que todos estejam cientes dos seus resultados, de suas equipes e do restante da empresa, para que tenham consciência de seu papel e como impactam o sucesso de toda a organização.
A Gestão à Vista é uma ferramenta que evidencia os resultados, muito utilizada para comunicar o andamento das metas e motivar seus funcionários para alcançarem-nas juntos! Pode ser executado de diferentes formas, mas o principal é colocando as metas e resultados na parede das salas das equipes.
Leia mais sobre o que é Gestão à Vista no nosso texto:
Gestão à Vista: Uma Ferramenta de Comunicação e Direcionamento de Resultados
Melhorar a comunicação no ambiente de trabalho é saber se expressar de maneira efetiva, compreendendo e fazendo-se compreender. Quando você desenvolve essa habilidade, constrói um bom relacionamento interpessoal e atinge resultados extraordinários no trabalho em equipe.
Invista tempo e recursos melhorando a comunicação entre as suas equipes e colha resultados sólidos ao longo do tempo!
Texto escrito por Julia Langue, Gerente Financeiro na UFMG Consultoria Jr.
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