A captação de clientes é um processo constante: impõe aos empreendedores que otimizem sempre seus meios de se mostrar inovadores e atrativos para seu cliente. O desenvolvimento dessas estratégias envolve estudos e análises constantes para otimizar os resultados das ações executadas. Entendendo a necessidade de buscar constantemente novas fontes de captação, é importante falar de uma das formas em maior ascensão no que diz respeito à obtenção de clientes: o marketing digital.
Qual é a importância do marketing digital?
Cada vez mais disruptivo, o ecossistema digital ganha crescente espaço no dia-a-dia das pessoas, e esse fenômeno se estende ao mundo dos negócios: os meios digitais tem sido uma importante, senão a maior, plataforma para impulsionar resultados. O principal motivo para tal gira em torno de uma das características-chave atribuídas a esse segmento: a capacidade de aproximação e interação com seu cliente. Essa atmosfera permite criar um relacionamento com o consumidor que atribui uma identidade diferenciada para o produto/serviço. Dessa forma, se agrega valor à experiência com a empresa, ultrapassando uma simples compra.
Essa é a estratégia de muitas grandes empresas, como a Netflix©. Ao invés de investir na promoção somente da sua plataforma de streaming, ela utiliza estratégias diferenciadas para alcançar seu público, a partir de uma interação e produção de conteúdo que se relacionem ao seu produto, mas que não o vendem diretamente. Tudo isso, a partir de ações que podem gerar um retorno financeiro maior por um investimento menor.
Entender a importância e aplicação do marketing digital é um grande passo para seu desenvolvimento no empreendimento. A principal questão, porém, é compreender qual a melhor forma realizar esse processo de modo a otimizar os resultados e adequá-lo à realidade da empresa.
Desse modo, estabelecer um ponto de partida é essencial para realizar um filtro de ações a serem executadas. A priorização, nesse sentido, é fundamental para uma boa formulação de estratégia de marketing. E para se estabelecer uma estratégia, é essencial que se entenda qual o público a ser atingido. Entender o seu principal foco é a melhor forma de promover e realizar ações que o atinjam. Mas afinal, como é possível determinar o público-alvo? E como é possível mapear as melhores formas de impactá-lo?
Como determinar qual é o seu público alvo?
O primeiro passo é entender qual é, de fato, o público que consome o seu serviço/produto. Isso envolve realizar profundas pesquisas que permitam afirmar diversos fatores, desde sua idade e renda até suas principais preferências no que diz respeito às características do que é oferecido pelo empreendimento.
Isso permite planificar de que modo se comportam seus clientes e projetar essas características para futuros ou preferíveis alvos. A realização deste estudo é possível a partir de pesquisas diretas, feitas com clientes atuais e/ou potenciais, envolvendo a formulação de questionários que fornecem insumos tanto quantitativos quanto qualitativos.
É necessário, entretanto, ter cautela no que diz respeito dessa estruturação, visto que envolve diversos fatores como amostra da população e o viés das pesquisas. Caso esse passo vá além do que é possível realizar, a utilização de dados secundários de outras pesquisas e estudo de comportamento por meios como redes sociais é uma ação que possibilita traçar, mesmo que de modo mais superficial, o entendimento do público-alvo. O mapeamento perfeito envolve análise conjunta desses dois tipos, pois permitirá analisar tanto o macro quanto micro ambiente.
Buyer Persona
Para dar um passo adiante, é possível ser ainda mais específico na tarefa de entender o seu cliente. Segmentar cada vez mais o perfil do cliente e estabelecer de forma mais específica suas características é um modo de promover estratégias mais bem sucedidas. Uma maneira de fazer isso é a criação de Buyer Personas, na qual se realiza uma representação particular do cliente ideal, permitindo-se compreender quais seus passos, desde a sensibilização para a necessidade de um produto/serviço, até o ato de compra, abrindo espaço para atuação de marketing em todas os processos tomados por esse alvo.
Por fim, é muito importante ressaltar o fato de que a dinâmica de comportamento do consumidor muda constantemente. Por isso, cabe à empresa estar sempre atenta a essas mudanças e buscar aperfeiçoar suas ações para que seja possível manter um crescimento constante da chegada por via dessa ferramenta tão poderosa: o meio digital.
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Escrito por: Isabella Trindade – Consultora da UFMG Consultoria Júnior