Diante dos diversos desafios e dificuldades enfrentadas pelas empresas para se manterem ativas no Brasil, o consultor financeiro tem papel fundamental e pode ser a solução para seus problemas.
As empresas têm sofrido com questões financeiras nos últimos três anos conforme aponta o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. No total foram mais de 340 mil empresas fechadas e com a atual situação pandêmica, esse número pode aumentar.
Mais recentemente, o IBGE apontou que em torno de 716.000 empresas fecharam as portas desde o início da pandemia no Brasil. O levantamento mostra que com o novo coronavírus, o impacto negativo foi todos os setores econômicos, mas afetou especialmente o comércio (39,4%) e serviços (37%), principalmente nas pequenas empresas. 99,8% dos negócios que não voltarão a abrir as portas depois da crise da covid-19 são de pequeno porte.
Embora seja um momento que traz uma perspectiva negativa sobre o cenário econômico que apresenta tantas incertezas, é também um momento de repensar o planejamento empresarial a fim de se estruturar para ter condições de superar esse tipo de situação que até então era inimaginável.
O consultor financeiro te ajudará a organizar processos e analisar questões empresariais relacionadas às movimentações financeiras, que são vitais para qualquer empresa.
Quer saber como um consultor financeiro pode ajudar sua empresa, o que ele faz e como funciona? Continue lendo este post e descubra!
O que é uma consultoria financeira?
A consultoria financeira se define como o processo pelo qual um consultor — profissional qualificado e especializado no assunto — avalia as finanças da empresa e aponta estratégias para deixá-las ainda mais organizadas e eficientes para o negócio.
Trata-se de uma medida de ação prática e preventiva importante para qualquer negócio que tem por objetivo principal o controle das finanças e auxilia no planejamento financeiro da empresa.
Cuidar das finanças de uma empresa é de extrema responsabilidade e não é uma tarefa simples. Ela vai desde o simples processo de registro até planejar, analisar e estabelecer estratégias financeiras que podem interferir e impactar nas tomadas de decisões.
A consultoria abrange diversas áreas e tem a função de identificar um problema e estabelecer uma solução de modo que os resultados da empresa cresçam. Esse diagnóstico é realizado através da análise de dados e de entrevistas com os envolvidos.
Além de diagnosticar problemas financeiros, propor soluções e implementar um projeto a fim de alavancar os resultados empresariais, o consultor age sem se ter uma divergência de interesses, objetivos ou lucratividade em comissões, o que proporciona imparcialidade e segurança nas sugestões e soluções apresentadas.
O Consultor Financeiro
O consultor financeiro é um profissional especializado responsável por avaliar e organizar a vida financeira das empresas, sem conflitos de interesses, atuando com honestidade e respeito ao perfil de cada cliente.
Ele atua em todas as áreas que tangem a vida financeira, visando adequar as finanças de acordo com os objetivos e fases da empresa.
Geralmente atuam como autônomos ou com vínculo em empresas do ramo de consultoria financeira. Sendo assim, ele não possui envolvimento emocional com o patrimônio do cliente e, dessa forma, consegue trabalhar com mais liberdade e visão ampla para direcionar o cliente pelo melhor caminho e orientando as melhores decisões.
O consultor financeiro irá desenvolver um planejamento de finanças e assim os empreendedores conseguirão retomar o controle sobre as operações da empresa, além de compreender melhor qual a situação real dos seus negócios.
A atuação poderá ser nas áreas de fluxo de caixa, realizando a análise do controle de estoques, organizando pagamentos, entre inúmeras outras atividades, tudo vai depender dos objetivos da empresa.
Qual a importância do consultor financeiro?
A importância de contar com um consultor financeiro é que, por ser especializado na área, as empresas terão acesso a uma opinião mais confiável sobre a segurança do seu patrimônio.
Sabe-se também que o sucesso do empreendimento vem através do planejamento e o planejamento financeiro é um dos principais. Afinal, é ele quem organiza e financia todas as operações do negócio.
Uma consultoria financeira executada por profissional especializado é tão importante porque pode alterar sua forma de administrar suas finanças, podendo otimizar seus recursos, possibilitando os melhores investimentos e, consequentemente, aumentando a rentabilidade.
É ela quem auxilia a entender para que direção a empresa está indo, e então mudar o rumo ou fazer ajustes se for preciso ou até mesmo permanecer como está, se estiver obtendo resultado satisfatório.
Muitas empresas focam apenas na análise do fluxo de caixa, pensando que é suficiente para a análise financeira, porém é um engano. Infelizmente, essa análise, de modo isolado, não é suficiente para avaliar o desempenho do negócio, sua sustentabilidade de longo prazo e se a empresa está gerando lucro.
A consultoria financeira irá auxiliar no gerenciamento de bens e valores, de acordo com as necessidades de investimento, recebimentos e gastos em questão.
É uma excelente alternativa para fazer com que a sua empresa tenha mais tranquilidade e segurança nas tomadas de decisão garantindo uma gestão eficiente e responsável.
Além disso, ela é uma das maiores ferramentas para garantir a saúde financeira da sua empresa. Por meio da consultoria de finanças, você passa a contar com informações reais sobre o patrimônio e contabilidade do seu negócio.
Um ponto importante é que a consultoria financeira empresarial não se destina apenas a negócios em colapso financeiro. Pelo contrário, empresas que estão financeiramente saudáveis também podem – e devem – buscar a ajuda de um profissional para prevenir problemas e encontrar estratégias para potencializar seus resultados e gerar lucro.
Como um consultor financeiro pode ajudar a sua empresa?
Quando um empreendedor decide abrir um negócio, ele entra em um caminho totalmente novo e muitas vezes desconhecido.
Ele não sabe exatamente como será o seu desempenho nas vendas, quais serão os desafios que podem surgir pelo caminho e nem o valor exato dos tributos que ela terá que pagar ou recolher.
E como tudo no mercado já é incerto e com essa situação de pandemia intensifica essa incerteza, é quase certeza que muitas empresas acabam precisando de alguma ajuda para gerenciar melhorar os seus negócios.
Por isso, é necessário procurar ajuda para planejar os diversos cenários que podem ocorrer e quais os melhores caminhos a seguir para se manter competitivo no mercado, para a marca crescer forte e também ajude a melhorar o seu controle sobre as finanças.
O consultor financeiro tem o papel de analisar a situação real da empresa, adequando seus gastos para controlar o pagamento de contas atrasadas, manter uma reserva de capital para a realização de investimentos, aumentar os lucros, analisar a viabilidade dos negócios e reestruturar trabalhos e processos, entre outras coisas.
Mas não é apenas para “salvar” uma empresa que vai “mal das pernas” que os profissionais de finanças são essenciais. Um consultor financeiro também pode ajudar instituições extremamente sólidas, que buscam acompanhar atividades rotineiras e também os resultados mais de perto — isso para se prevenir contra problemas e situações ou até mesmo para potencializar ganhos.
Conclusão
O consultor financeiro é quem está habilitado para assumir o papel de guia, orientando e ajudando os empreendedores a criarem uma base sólida para construir um negócio sustentável e competitivo no mercado.
É através da consultoria financeira que é possível garantir formas saudáveis de reduzir seus custos, estruturar a empresa e analisar se ela tem condições de lançar novos produtos e serviços, identificar meios de expandir comercialmente e garantir uma saúde financeira para sua empresa.
A consultoria financeira não é custo, é um valioso investimento para sua empresa.
Agora que você já sabe o que é consultoria financeira e o que faz um consultor financeiro empresarial, que tal contratar um para o seu negócio?