As Empresas de Consultoria Júnior são instituições sem fins lucrativos, formadas e geridas por estudantes universitários, com auxílio da universidade e dos professores.
Estas empresas tem como principal objetivo ajudar micro, pequenas e médias empresas, assim como complementar a experiência profissional junto à faculdade.
Ao contratar uma empresa júnior você fomenta o empreendedorismo e investe no sucesso da sua empresa, simultaneamente.
Mas será que vale mesmo a pena investir em uma consultoria júnior? Com a recente popularização das Empresas Juniores, muitos empresários buscam a resposta para essa pergunta.
Continue lendo para entender como os serviços de uma consultoria júnior podem ser benéficos para sua empresa!
O Movimento Empresa Júnior
O conceito de empresa júnior não é novo. O Movimento Empresa Júnior surgiu na França em 1967 e chegou ao Brasil no final da década de 80.
Nos últimos anos a participação das empresas juniores na economia vem crescendo exponencialmente! Hoje são mais de 1200 empresas juniores em todos os estados do País, e 16 mil estudantes universitários envolvidos.
Com o foco em trabalhar com micro, pequenas e médias empresas as consultorias juniores realizaram mais de 10 mil projetos em 2017 por todo o Brasil.
Conheça historias de quem confiou em empresas juniores:
- Ministério Público do Trabalho: Gerenciamento de Processos
- BH Escape Game: Pesquisa de Mercado
- Refrigeração Milan: Programa 5 Sensos
- Brasmont Manutenção: Estruturação Comercial
- Lear Corporation: Capacitação Empresarial
Existem empresas juniores em todos os estados do Brasil! Você pode conhecer mais sobre as Empresas Juniores da sua cidade clicando aqui.
Por que contratar uma Consultoria Júnior?
Se você está em dúvida se vale a pena contratar uma consultoria júnior vamos te apresentar tudo o que você precisa saber para tomar a decisão!
#1 Consultoria Júnior é muito mais barato!
Um projeto de uma Consultoria Júnior costuma custar apenas 15% do projeto de uma consultoria tradicional! Sendo uma grande oportunidade para pequenos empresários de investirem em sua empresa e obterem resultados reais com consultoria.
Se sua empresa nunca contratou um projeto de consultoria as empresas juniores podem ser uma boa porta de entrada. Com o preço reduzido você pode ter uma experiência similar ao de uma consultoria tradicional, antes de investir uma grande quantidade de dinheiro.
#2 Existe muita variedade de serviços.
Não importa o que você procure: existem muitas opções de empresas juniores!
A maioria dessas empresas juniores são da área de consultoria em gestão, como a UFMG Consultoria Jr. Mas existem também empresas de Consultoria em Projetos Elétricos, Consultoria em Engenharia Química, Recursos Humanos, Gestão Pública, dentre outras.
#3 Qualidade alta com o preço baixo.
Os projetos dessas empresas têm alta qualidade, mesmo custando apenas uma fração de um projeto de consultoria tradicional.
As empresas juniores contam, por lei, com a orientação de professores da faculdade, que podem verificar o andamento dos projetos.
Como são organizações sem fins lucrativos, quase todo o dinheiro é investido na capacitação dos consultores. Eles estão frequentemente fazendo cursos e se preparando para executarem projetos de excelência.
Além disso os consultores são estudantes universitários, muitas vezes das melhores universidades do país. São os mesmos profissionais que nos próximos anos entram em grandes consultorias, como a Falconi ou Bain&Company.
#4 Você está contribuindo para um movimento sem fins lucrativos.
Os membros das empresas juniores trabalham voluntariamente, e as empresas são sem fins lucrativos. O único propósito é de aprenderem na prática por meio da execução de projetos.
Apesar de não ter salário, o faturamento da empresa é reinvestido nos empresários juniores. Os membros sempre realizam cursos, capacitações e participam de congressos.
Assim, contratando uma consultoria júnior você está não só fazendo um investimento para si mesmo, como também contribuindo para a formação de milhares de universitários.
Um ponto de Atenção:
Apesar da qualidade dos projetos, investir em uma Empresa Júnior é uma experiência diferente da de lidar com empresas seniores. É importante ter em mente que são consultores ainda em formação.
Assim, é necessário uma comunicação clara entre cliente e empresa júnior, para que os objetivos e as expectativas do projeto estejam sempre alinhados.
Também é importante que o cliente acompanhe de perto a execução do projeto, validando as etapas, para se certificar de que o andamento do projeto está sendo como foi esperado.
Conclusão: Vale a pena?
Investir em uma consultoria júnior vale a pena sim! O custo benefício dos projetos é muito positivo e pode ser uma grande experiência e investimento realizado em sua empresa.
É preciso se atentar aos pontos listados neste texto, mantendo uma proximidade e alinhamento com a equipe. Desta forma pode-se garantir os melhores resultados para a sua empresa.
Economia de 400%!
Para ver na prática, leia o Case do Ministério Público do Trabalho, que contratou um gerenciamento de processos e economizou quase 400% do valor investido!
Caso tenha interesse em uma consultoria empresarial em Belo Horizonte, nos envie uma mensagem e continue a conversa:
Texto escrito por Letícia Garcia, Gerente de Negócios da UFMG Consultoria Jr.