É muito comum ouvir falar em controle de qualidade e logo relacioná-lo a processos de verificação e checagem das características finais de produtos ou serviços.
Porém, no decorrer dos anos o controle de qualidade tem sido utilizado também como diferencial competitivo por diversos segmentos.
Por isso, a gestão de qualidade é uma prática cada vez mais implementada pelas empresas, pois impactam significativamente na relação com o cliente e seu processo de compra.
Atualmente, encontramos diversas empresas que efetuam o controle de qualidade por meio de setores específicos para esse fim. Criam abordagens e padrões que são utilizados em toda a gestão de qualidade.
Para te ajudar nesse assunto, criamos esse post para abordar o que é e a importância de ter o controle de qualidade para seu negócio.
Vamos lá?
O que é o controle de qualidade?
No cenário moderno, o controle de qualidade é um conjunto de medidas adotadas por uma empresa com objetivo de trazer vantagens para o processo produtivo.
Ele cria padrões, respeitando uma qualidade máxima, a serem seguidos capazes de suprir as necessidades, gerando valor e satisfação para os clientes.
É um processo que envolve todos os setores da empresa, desde o gestor até quem trabalha no dia a dia da produção.
E por esse motivo, deverá ter o comprometimento de todos.
Vale salientar que a gestão de qualidade não tem foco diretamente em criar uma competição e não significa excelência.
O foco é estar em conformidade com padrões pré-estabelecidos.
Qual a importância do controle de qualidade para sua empresa?
O avanço da tecnologia, além de gerar maior competitividade no mercado, criou uma nova geração de consumidores que são cada vez mais exigentes.
Em razão disso, se manter competitiva atingindo um padrão de qualidade satisfatório, é ainda mais desafiador.
É fundamental que a organização se mantenha inovada para se fortalecer nesse mercado.
E um dos fatores essenciais para que isso ocorra é o controle de qualidade.
O controle de qualidade estimula que os gestores e também os colaboradores a buscarem um aprimoramento contínuo fazendo com que o empreendimento melhore seu desempenho e se mantenha numa linha de consolidação no mercado.
Além disso, é também uma ferramenta poderosa para identificar as necessidades dos clientes.
É muito importante e vital para o negócio as necessidades dos consumidores, tanto pela geração de receita, mas também por gerar valor.
Afinal, quem alimenta seu empreendimento são exatamente eles.
12 benefícios que o controle de qualidade traz para sua empresa
A gestão de qualidade requer atenção e compromisso de todos os departamentos da empresa.
Para isso, é fundamental investir na capacitação dos envolvidos nesse processo.
O maior investimento que uma empresa pode fazer é justamente capacitar seus colaboradores.
Dessa forma, é possível elevar a qualidade de seus processos e gerar impactos positivos, que permanecerão por um longo prazo.
Além disso, podemos citar outros 12 benefícios da gestão de qualidade:
- Aperfeiçoamento dos processos;
- Redução de desperdícios e retrabalhos;
- Aumento da padronização e eficiência da empresa;
- Melhoria da satisfação dos clientes;
- Maior alcance da Qualidade Total dentro da organização;
- Capacidade de desenvolver maior eficiência entre os colaboradores;
- Desenvolvimento da capacidade de resolução dos problemas que surgem dentro de um processo;
- Desenvolvimento de maior conhecimento sobre os processos da empresa, melhorando o conhecimento do funcionário referente a dinâmica empresarial e da área em que atua;
- Capacidade de gerar motivação e engajamento na equipe;
- Melhoria do envolvimento do trabalhador com o fluxo de processos;
- Envolvimento dos funcionários nas tomadas de decisões;
- Desenvolvimento de uma melhor comunicação, entre líderes e liderados e entre os próprios colaboradores.
7 dicas para implementar um controle de qualidade efetivo
Existem regras básicas para implementação de um controle de qualidade efetivo na sua empresa.
É necessário construir uma cultura de controle dentro da organização.
Para isso, iremos citar alguns passos que deverão ser seguidos:
1. Tenha uma gerência participativa
Para que o controle de qualidade funcione, é necessário que os gestores estejam dispostos a ouvir, motivar, delegar e passar as informações aos funcionários.
A busca por soluções quando há participação de todos, melhora o relacionamento entre clientes e fornecedores, assim como entre gestores e colaboradores.
2. Implemente uma comunicação transparente
Um fator essencial para um controle de qualidade eficiente é a comunicação.
Os objetivos e metas da empresa devem ser comunicados com total transparência tanto para seus colaboradores, como também para seu público-alvo.
3. Foque na satisfação do cliente
O cliente deve ser considerado o alvo principal da empresa.
Para ele deve ser criado padrões e ações de atendimento focando na troca de experiências e estimulando o diálogo.
4. Capacite continuamente seus funcionários
É fundamental o treinamento dos colaboradores para essa nova fase da empresa. Motivar a satisfação no ambiente corporativo ajuda a aumentar o potencial, a iniciativa e é ponto-chave para o controle de qualidade.
5. Invista em aperfeiçoamento e inovação
Uma empresa com controle de qualidade tem como objetivo se antecipar às necessidades dos seus clientes.
Para isso, investir também em inovação é impulso para alcançar uma boa performance e atingir bons resultados.
6. Solução das falhas
É comum que em um processo de transição e melhorias se identifique e/ou ocorra falhas. Mas, embora erros aconteçam, jamais devem ser ignorados.
Ações preventivas devem se tornar padrão para erros recorrentes, a fim de corrigi-los por definitivo e evitar maiores prejuízos. Afinal, é mais barato preveni-los do que consertá-los.
7. Documente a garantia de qualidade
Para que o controle de qualidade funcione de forma eficiente, é necessário registrar os processos, que devem ser sistematizados e ações planejadas.
O ideal é que se tenha um documento que possa ser consultado facilmente por todos.
Conclusão
Como podemos ver, a gestão de qualidade é parte essencial para sustentabilidade.
É através dele que se é criado padrões de qualidade capazes de gerar valor e fidelidade para os clientes. Além disso, evita erros que podem impactar negativamente no desempenho da empresa gerando atritos com seu público.
Outro ponto é que os padrões de qualidade, facilitam o processo de produção da organização.
Diante de tantos benefícios citados nesse post, está esperando o que para iniciar a implementação do controle de qualidade na sua empresa?