Em época de crise, todas as empresas possuem uma palavra de ordem: redução de custos.
Porém, essa necessidade pode levar a tomada de medidas desesperadas e muitas vezes sem efetividade, causando assim possíveis problemas futuros a empresa.
Mas, para obter sucesso, é necessário iniciar o processo por meio de um controle consciente que combine investimentos e economia.
E ter uma boa organização e um planejamento eficiente no dia a dia pode fazer total diferença ao negócio.
Ao contrário do que muitos imaginam, limitar gastos pode se tornar uma tarefa bem simples. Para isso, isso deve ser realizado de forma estratégica e seguindo os objetivos da sua organização.
Quer saber como? Separamos 6 dicas para você aprender a reduzir os custos do seu negócio.
Confira a seguir!
1. Analise quais são os seus custos atuais
Não é possível montar uma estratégia sem conhecer bem e em detalhes qual a situação atual em que sua empresa se encontra, não é mesmo?
E é pensando nisso que um dos primeiros passos para a redução dos custos é saber exatamente em que a sua empresa tem investido.
Para isso, é importante que todos seus custos tenham sido registradas adequadamente, desde a compra de canetas para o escritório até as viagens pagas aos colaboradores.
Ao final, quando somar tudo, você conseguirá enxergar que muitas vezes aquelas despesas pequenas que parecem não fazer tanta diferença podem resultar em valores bem altos.
Outra dica é reunir os gastos conforme as suas categorias, de forma que as análises possam ser feitas de forma separada e buscando entender o que tem gerado mais custos para a empresa.
2. Revise seus processos produtivos
Gerir seus processos produtivos e entender o que pode comprometer a qualidade do seu produto ou serviço pode se tornar uma forma estratégica de melhorar seus gastos.
Junto as equipes responsáveis, entenda como funciona cada uma das atividades e desenhe o fluxo de forma possibilitar que se obtenha um conhecimento profundo e, se necessário, seja possível sugerir mudanças.
Essa aproximação e acompanhamento fará com que os colaboradores se engajem com as tarefas e busquem sempre reduzir possíveis desperdícios que o processo possa estar gerando, ajudando assim na redução de gastos com materiais, por exemplo.
3. Otimize seus processos para a redução de custos
Um dos vilões dos gastos nas empresas é a ineficiência na realização das atividades, e quanto melhor eles forem executados, menores são os gastos.
Um bom exemplo disso são as horas extras dos colaboradores, por exemplo.
Se os processos são realizados de forma eficiente, o tempo gasto pelo colaborador nas suas tarefas também diminui. Isso também reduz a necessidade de pagar horas extras a eles.
Por isso, uma boa ideia para garantir que seus processos se otimizem é a utilização de ferramentas de gestão.
Com a tecnologia, são inúmeras as opções de plataformas como:
- email;
- comunicação;
- gestão;
- análise de métricas;
- softwares financeiros.
Muitas dessas até gratuitas e que podem ajudar a automatizar os processos necessários para o seu negócio e totalmente online.
Além disso, a utilização dessas ferramentas pode aumentar a eficiência na realização das atividades e facilitar o acesso a informações gerais do negócio.
4. Negocie com seus fornecedores
Possuir boas relações com os fornecedores é fundamental para garantir bons preços.
Mas é importante se manter sempre atento aos preços da concorrência para que você consiga realizar a melhor negociação possível com os que são de sua confiança.
Uma boa dica é analisar todos os serviços e compras realizados nos últimos meses e checar se os fornecedores realmente são as melhores opções do mercado não apenas em termos de preço, mas também a prazo de pagamento.
Então, a partir dessa verificação se torna mais fácil entender se é válido permanecer, ou se está na hora de realizar uma eventual troca, que pode vir a se tornar uma solução para a redução de custos.
Fique atento!
Verifique se o produto que você está obtendo possui a qualidade desejada e que não irá acarretar mudanças muito drásticas nos processos e setores da empresa.
5. Crie metas para a redução de custos e envolva a sua equipe
Analisar custos e criar estratégias de redução pode e deve ser uma prática contínua na empresa, e elas podem ser traduzidas em metas mensuráveis.
Uma boa ideia é utilizar artifícios que estimulem os seus funcionários a diminuírem os gastos e torná-los parte fundamental para o alcance de bons resultados, como, por exemplo:
- Diminuir o número de impressões de 30 000 para 5000;
- Reduzir em 30% a conta de energia da empresa;
- Limitar o gasto com transporte em R$ 400,00
Ao solicitar o apoio e mostrar ao seu time que eles precisam se envolver para garantir que os gastos realmente consigam ser diminuídos, também é importante inseri-los na formulação da estratégia.
Pois, como eles conhecem bem o dia a dia do setor e fazem parte diretamente das atividades, eles podem ter uma boa visualização do negócio e acabar fornecendo sugestões bem relevantes para o alcance de bons resultados.
Além disso, quando uma equipe se sente parte do negócio, ela tende a se sentir mais motivada a desempenhar bem suas atividades. Dessa forma, o atingimento das metas é potencializado.
6. Invista em medidas sustentáveis
Investir em algumas medidas sustentáveis pode ser uma ótima forma de diminuir custos, além de promover uma boa imagem para a empresa e ajudar o meio ambiente.
Algumas dicas são:
- Diminua o uso de copos descartáveis: que tal fornecer garrafinhas ou canecas para seus colaboradores e incentivar o uso?
Copos plásticos podem gerar muitos custos, além de um grande volume de lixo. Apesar de necessitar de um investimento inicial, haverá um bom retorno a longo prazo; - Economize na energia: oriente a sua equipe a estar sempre atenta a luzes ligadas, deixar os aparelhos em stand-by quando não utilizados e utilizar o ar condicionado apenas quando necessário.
Essas ações podem ajudar a reduzir seus gastos com energia; - Esteja atento ao uso da água: uma ótima opção para reduzir a utilização da água e diminuir a conta é instalar torneiras econômicas e incentivar o uso otimizado desse recurso.
Uma boa ideia na realização dessas ações é fazer campanhas e espalhar panfletos como lembretes por toda a empresa, mantendo assim a equipe sempre atenta as ações.
Gostou das nossas dicas? Quais estratégias você tem usado para reduzir os custos da sua empresa? Compartilhe conosco!