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Endomarketing: 7 Exemplos de Ações Para Marketing Interno em Empresas

O Endomarketing, ou Marketing Interno, é uma estratégia que flui de dentro para fora da empresa. Com essas ações de comunicação empresarial é possível obter melhores resultados agindo na motivação e satisfação dos funcionários.

Desmotivação, Clima Pesado e Baixa Produtividade são problemas que podem aparecer em qualquer empresa, independente do tamanho.

Ações de Marketing Interno proporcionam maior engajamento dos funcionários, melhoria do clima organizacional, aumento da produtividade e redução da rotatividade. 

O maior sentimento de pertencimento à empresa pode inclusive tornar os funcionários promotores da sua marca!

Continue lendo e conheça 7 exemplos de ações de Endomarketing que você pode já pode implementar na sua empresa.

Quatro mulheres negras sentadas em uma sala de reunião. Foto usada para representar o Endomarketing.

O que é Endomarketing?

A própria palavra traz um pouco de seu significado: é um conjunto de ações voltadas para a comunicação empresarial interna.

É uma estratégia de Marketing Institucional que abrange aspectos variados. Desde a comunicação interna até políticas de benefícios e de reconhecimento.

O Marketing Interno trabalha dois pontos principais: a percepção dos colaboradores acerca da empresa; e sua identificação com a cultura da organização.

Os funcionários passam a ter suas opiniões consideradas e seus esforços reconhecidos, de modo que se tornam promotores da imagem da empresa.

Exemplos de Cases de Marketing Interno

O Funcionário Promotor

Um funcionário de uma empresa de seguros está satisfeito com o emprego. Ele percebe que tem participação nas decisões e que tenha seus esforços e conquistas valorizados.

Está sempre atualizado sobre os produtos e serviços que a sua empresa presta, e quais benefícios estão gerando para seus clientes. Além disso também acompanha os resultados administrativos, e sabe que é uma empresa sólida e confiável.

Esse funcionário tende a falar bem do local para familiares e amigos. Esse é o funcionário promotor, que atrai clientes e pode conseguir inclusive boas indicações de profissionais para a sua empresa.

Como a BestBuy aumentou a Satisfação dos Funcionários

A BestBuy – multinacional de venda de eletrônicos – enfrentava uma taxa de rotatividade (contratação e demissão de funcionários) alta: em torno de 60%.

Nesse cenário foi feita uma pesquisa entre os colaboradores da empresa, que resultou em uma rede social interna, a Blue Shirt Nation, pela qual os funcionários passaram a trocar dicas, experiências e informações entre si.

Com a comunicação mais horizontalizada e sem hierarquias, a rotatividade da empresa foi reduzido em 12%, além de aumentar a motivação e produtividade dos funcionários.

Como a Brandili Reduziu seus Custos com Demissões e Contratações

A Brandili, marca brasileira de vestuário infantil, viu seu número de demissões cair 20% quando criou o programa Valeu!. 

Demitir pode ser algo bem caro no Brasil, principalmente quando somados os custos com a demissão e com a contratação de um novo funcionário. Além disso, afeta o clima da empresa, criando um estigma negativo!

O programa Valeu! estimulava a troca de elogios pelas boas ações executadas. Era uma forma de os próprios funcionários reconhecerem uns aos outros, que obviamente resultou em um aumento do clima da empresa!

Além disso, foram implementadas outras pequenas mudanças, como votações para melhor funcionário do mês, e um novo uniforme reconhecia os funcionários como “gente que faz a diferença”.

Interface entre o RH e Marketing

A aplicação de ações de Endomarketing não é responsabilidade exclusiva do setor de Marketing ou do Recursos Humanos. Ambos são importantes aliados para a implantação dessa estratégia.

O setor de Recursos Humanos contribui identificando as necessidades e anseios dos colaborador e pontos de melhoria no ambiente de trabalho.

Ele deve buscar sanar tais informações constantemente, a fim de garantir ótimos clima e ambiente dentro da organização.

O acompanhamento mais personalizado e individual possível é essencial para que o colaborador se sinta peça importante dentro da empresa.

Já o Marketing contribui direcionando ações e pensando estratégias de comunicação empresarial. Os profissionais de Marketing sabem a melhor maneira de comunicar as mensagens desejadas, gerando os estímulos certos e os resultados desejados.

Uma alinhamento entre os dois setores é indispensável para que possam alcançar os melhores resultados com as pessoas.

8 Exemplos de Ações de Marketing Interno

São muitas as possíveis ações de Marketing Interno. Todas precisam contemplar, porém, os interesses da equipe, que é o público-alvo da estratégia.

Aqui listamos 8 exemplos, para que você já possa começar a implementar na sua empresa:

Pesquisas de Clima

A Pesquisa de Clima Organizacional serve como primeiro passo antes de se selecionar as outras ações a serem praticadas. Ela gerará ótimos insumos para as demais ações de Endomarketing.

Os resultados desejados de uma pesquisa de clima são:

  • O perfil das equipes – conforme suas preferências e hábitos.
  • Identificar o nível de satisfação dos colaboradores;
  • Identificar os pontos de melhoria no ambiente de trabalho;
  • Identificar problemas de relacionamento dentro das equipes;
  • O encaixe do perfil dos funcionários com a cultura da empresa;

Dentre outros outputs. A partir do resultado da pesquisa as outras estratégias de Endomarketing podem ser melhor pensadas para o contexto em que se insere a equipe.

É importante tornar as rodadas de pesquisa um hábito, seja semestral ou anual, por exemplo, para que os resultados possam ser melhor acompanhados e comparados.

Você pode ler mais sobre as Pesquisas de Clima clicando aqui!

Acesse o artigo sobre Pesquisa de Clima

Comunicação Interna eficiente

É essencial que sua empresa, seja qual for seu tamanho, tenha uma comunicação interna estruturada. Pode ser via intranet, newsletter, grupo no WhatsApp/Slack, ou mesmo na parede da empresa.

O uso de ferramentas é importante para que os colaboradores saibam onde encontrar informações. Pode-se compartilhar conquistas, dar recados, ouvir sugestões e estabelecer desafios.

Ademais, quanto mais transparência, melhor. É bom que a equipe saiba se as metas estão sendo atingidas, se os resultados estão conforme o esperado.

Para isso, pode ser utilizado um quadro de “gestão à vista”, em que os números da empresa ficam expostos diariamente à equipe, funcionando como instrumento de motivação.

Você pode ler mais sobre a Gestão à Vista clicando aqui!

Acesse o texto Gestão à vis

Iniciativas de Integração entre Equipes

É essencial que os colaboradores se identifiquem e se sintam parte da empresa. Ações de integração servem para aproximá-los da organização e de sua cultura.

Assim, proporcionando o entrosamento entre os próprios funcionários e fortalecendo o sentimento de time, o espírito de equipe.

São exemplos de integração: happy hours, festas comemorativas (junina, fim de ano etc.), celebração de aniversários. Esses momentos  promovem integração e amizade, e devem ser incentivados pela empresa.

Há a possibilidade de ações mais personalizadas, como atividades extracurriculares, de acordo com o perfil da equipe – informações obtidas na pesquisa de clima.

Se gostam de futebol, podem marcar uma partida. Se gostam de filmes podem ser premiados com ingressos. Se a turma for mais focada, podem ser montados grupos de estudos para compartilhamento de conhecimentos e de experiências.

Treinamentos e Capacitações

Cursos e Treinamentos são ações que beneficiam ambos os lados: os colaboradores se sentem valorizados e motivados e contribuem para melhorias na empresa.

São diversas as instituições que ofertam cursos de capacitação no Brasil, alguns até grátis.

É interessante que o Recursos Humanos mapeie cursos disponíveis, identificados por área de melhoria e associados a planos de carreira. Facilitar o acesso aos cursos estimula que mais funcionários busquem capacitações!

Além do ganho de conhecimento, promove-se a integração mais uma vez. Treinamentos de equipe dentro da empresa podem ser programados com periodicamente.

Quanto aos cursos, colaboradores que tenham participado de cursos externos podem repassar o que aprenderam aos colegas, numa espécie de aula coletiva.

Política de Benefícios para os Funcionários

A política de benefícios de uma empresa não precisa se restringir ao vale-transporte e ao plano de saúde, e também pode ser utilizada como ferramenta de Endomarketing.

Cupons de desconto em restaurantes, auxílio a cursos de capacitação, vale-academias, ingressos para atividades culturais, descontos em salões e em barbearias são ótimas opções para valorizar, engajar e reter os colaboradores!

Outro tipo de incentivo são as bonificações. Num estilo “funcionário do mês”, os colaboradores com melhor desempenho no período podem ganhar algum bônus ou prêmio, como uma refeição num restaurante, dia de folga, viagens com a família e afins.

Assim, estimula-se a produtividade, ao mesmo tempo em que os profissionais se sentem valorizados e com seus esforços reconhecidos.

Reconhecimento de Bons Exemplos

Divulgar os bons exemplos dentro da empresa é mais uma maneira de se reconhecer o trabalho dos colaboradores e de motivar a equipe ainda mais, além de se otimizar o ambiente de trabalho.

Os colaboradores que superaram suas limitações para atingir os resultados, entregam com qualidade superior, possuem ideias inovadoras e afins, devem ter suas iniciativas destacadas em reuniões de equipe.

Inclusive, fixadas em painéis à vista de todos e tomadas como referência.

O reconhecimento é um incentivo para que os outros colaboradores a reproduzam boas atitudes..

Uma iniciativa simples é um Painel de Reconhecimento, em que exaltações e elogios são afixadas no mural da empresa e depois relidas para todos nas reuniões de equipe.

Estimula-se uma competição saudável e aumenta-se a satisfação dos colaboradores reconhecidos.

Solicitação de Referências

Quando houver uma vaga de emprego em aberto na empresa, pode-se pedir referências aos colaboradores. Como eles conhecem bem os cargos, podem prospectar conhecidos que se adequem bem à função. 

Além de aumentar a probabilidade de se contratar bons profissionais que se encaixem na cultura da empresa, os colaboradores acabam percebendo alta dose de confiança neles depositada.

Dessa forma, despertando-lhes um sentimento de valorização.

Feedbacks

Para garantir que se está indo no caminho certo, é crucial ouvir o retorno dos colaboradores acerca das ações de Endomarketing implementadas.

Se foi oferecida uma capacitação para os funcionários da empresa, aplique uma pesquisa de avaliação sobre o treinamento e os resultados obtidos. Se foi criado um grupo no WhatsApp para comunicação interna, pergunte à equipe se a plataforma está sendo útil.

Formulários online são ferramentas práticas para coletar feedbacks. Basta divulgá-los aos colaboradores por e-mail, por exemplo.

Com os resultados obtidos as estratégias podem ser reavaliadas e melhor adaptadas ao longo do tempo. Ainda mais, os funcionários se sentirão efetivamente ouvidos pela empresa.

Utilize bem o Endomarketing!

É bom ressaltar que as políticas de marketing interno devem partir de uma aproximação entre colaboradores e empresa. Para que a equipe sinta que a organização se preocupa com suas condições de trabalho e com suas opiniões.

A implementação das ações, no entanto, precisa estar alinhada aos interesses e às expectativas dos funcionários. Assim como sua aceitação deve ser recorrentemente validada.

Por isso, a parceria entre os setores de RH e de Marketing é tão importante para essa estratégia.

Você conhece os Subsistemas de Recursos Humanos?

Os Subsistemas de Recursos Humanos são as estruturas que compõe o setor de RH de qualquer empresa.

Você pode aprender a estruturar seus funcionários e seus processos seguindo a estrutura de subsistemas para melhorar a gestão das ações do setor de Gestão de Pessoas.

Aprenda tudo sobre os Subsistemas de Recursos Humanos clicando aqui, ou no banner:

Acesse o texto de Subsistemas de Recursos Humanos

Em suma, a adoção de ações de Endomarketing, como as exemplificadas neste artigo, fortalece a empresa internamente, de modo a tornar seu desempenho mais consistente.

Os resultados do negócio são proporcionais aos resultados individuais e das equipes. Colaboradores satisfeitos se mostrarão mais motivados e produtivos, logo apresentarão melhor desempenho!

Este texto foi escrito por Isadora Lasmar, Gerente de Projetos da UFMG Consultoria Júnior.

Se gostou do conteúdo, leia mais textos em nosso blog.

Inclusive, o que acha de fazer um diagnóstico gratuito da sua empresa? Seja na área financeira, de marketing, estratégia ou recursos humanos, a UFMG Consultoria ajuda a sua empresa a alavancar o crescimento através da consultoria empresarial!

  • junho 12, 2018
  • 9:00 am
  • Sem Comentários

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Mas calma, já sabemos o que você pode estar pensando: “um texto genérico qualquer; não tem relevância, vou só passar e aceitar”. Deixa a gente te contar uma coisa: a política de privacidade é mais um instrumento utilizado pela UCJ que visa o bem-estar, a segurança e zelo pelas melhores práticas de mercado, com o objetivo de garantir a total transparência para com o usuário do site.

Por meio dela, ao acessar o site, você visualiza os detalhes sobre algo muito importante hoje em dia: seus dados. Dentre alguns dos pontos mencionados, estão elencados: como realizamos a coleta, o tratamento e o armazenamento dos seus dados, quais são recolhidos enquanto você navega pelo nosso site, para que, assim, possamos te oferecer da maneira mais segura o melhor que a UCJ tem para auxiliar o seu negócio!

Quanto aos aspectos técnicos necessários para a sua elaboração, não se preocupe! A UCJ está inserida e ciente de toda a legislação vigente que trata sobre o assunto, em especial, a Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018).

Caso você concorde com as políticas de transparência e as precauções adotadas pela UFMG CONSULTORIA JÚNIOR para valorizar você, empreendedor (a), basta clicar no botão “aceitar”, atestando que você concorda com todos os termos deste documento.

 

O QUE VOCÊ IRÁ ENCONTRAR AO LONGO DA NOSSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

  1. O que você precisa saber antes de ler e aceitar nossa Política;
  2. Quais as informações já são coletadas automaticamente;
  3. Como coletamos e quais dados coletamos;
  4. Para que utilizamos os dados coletados;
  5. Com quem compartilhamos seus dados;
  6. Como se dá o armazenamento dos dados coletados;
  7. Como fazemos o descarte dos seus dados;
  8. Conheça seus direitos;
  9. Onde ocorrerá a resolução de eventuais conflitos;
  10. Alterações na nossa política;
  11. Contato.

 O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE LER E ACEITAR NOSSA POLÍTICA

  • Dado: é qualquer informação que possa levar à identificação de uma pessoa física, ou seja, o seu nome completo, número de CPF, endereço, assim como, várias outras informações. Segundo a Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018), eles se subdividem em: Pessoal (relativa a uma pessoa viva, identificada ou identificável, constitui dados pessoais o conjunto de informações distintas que podem levar à identificação de uma determinada pessoa), Sensível (são aqueles dados que podem levar a discriminação de uma pessoa) e anônimo (dados que não podem ser atribuídos há nenhum indivíduo específico).
  • Titular: é o dono dos dados que serão tratados e é o verdadeiro soberano de todas as relações que envolvam as suas informações;
  • Tratamento: é toda e qualquer ação realizada com os dados pessoais de um titular, desde a coleta e armazenamento até o compartilhamento e uso;

QUAIS AS INFORMAÇÕES JÁ SÃO COLETADAS AUTOMATICAMENTE

Ao navegar na Internet, algumas informações já são, automaticamente, transmitidas entre computadores. Todavia, é impossível ocorrer a identificação de uma pessoa física e, assim, esses dados possuem apenas fins estatísticos.

No entanto, a fim de esclarecermos tudo o possível para você, usuário (a), e estabelecermos uma concreta relação de confiança, seguem quais são essas informações coletadas:

  • O nome de domínio de Internet, caso você utilize uma conta privada de acesso à Internet, ou, caso você tenha acesso através de uma universidade, por exemplo;
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 COMO COLETAMOS E QUAIS DADOS COLETAMOS

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A utilização das informações pessoais do Usuário tem um objetivo de promover maior integração dos serviços prestados pela UCJ à realidade do cliente, sempre buscando meios e alternativas para que aquele serviço gere satisfação e, principalmente, resultado para o nosso cliente, fornecendo o melhor e mais completo serviço, dentro da proposta de valor que a UFMG CONSULTORIA JÚNIOR busca agregar.

É válido ressaltar que qualquer ação que venha porventura ser veiculada, elaborada, ou executada pela UCJ só é de fato posta em prática com a anuência do (a) cliente por dois elementos: Consentimento do Titular, por meio da leitura e concordância deste próprio documento; e pelo Legítimo Interesse do Controlador, limitado por lei e disposto abaixo:

a. Saber das necessidades e preferências de cada cliente comprador, fazendo assim com que mais conteúdo relevantes cheguem ao seu domínio;

b. Envio, via e-mail, de campanhas publicitárias elaboradas ou veiculadas pela UFMG CONSULTORIA JÚNIOR, indicando novos serviços, promoções e afins. (O Usuário poderá solicitar, a qualquer tempo, que seja retirado da listagem de pessoas que receberão este conteúdo, clicando em “não receber mais estes e-mails ou semelhantes”);

c. Utilização por parte do setor da empresa responsável, em contato futuro, para reaver clientes presentes na base de dados, por meio dos canais oficiais da empresa.

 

COM QUEM COMPARTILHAMOS SEUS DADOS

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR JAMAIS compartilhará os seus Dados Pessoais com terceiros, salvo em três hipóteses:

  • Com a RD Station, que é a ferramenta utilizada para armazenamento e envio de fluxo de e-mails previsto anteriormente. Nesse sentido, para que você possa receber nossos melhores conteúdos é preciso o acesso ao: seu nome e e-mail;
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COMO SE DÁ O ARMAZENAMENTO DOS DADOS COLETADOS

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR armazena seus Dados Pessoais por meio da ferramenta RD Station, a qual faz uso de listas de mailing. Nesse sentido, o armazenamento se dá pelo tempo que for necessário para alcançar as finalidades, sempre respeitando o consentimento dado pelo titular, ou para cumprir obrigações legais.

 

COMO FAZEMOS O DESCARTE DOS SEUS DADOS

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR, amparada pela legislação vigente, irá reter os dados disponibilizados até que o titular desses solicite sua exclusão da base de dados.

 

CONHEÇA SEUS DIREITOS

Você, enquanto titular dos Dados Pessoais coletados, tem os seguintes direitos:

  • Acessar, revisar e/ou ter conhecimento acerca de qualquer tratamento realizado com seus dados, além de requisitar um documento contendo todas essas informações;
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  • Solicitar a exclusão dos Dados Pessoais coletados e utilizados com base em seu consentimento;
  • Obter informações sobre as entidades com as quais compartilhamos seus Dados Pessoais;
  • Quando a atividade de tratamento necessitar do seu consentimento, a qualquer momento você poderá revogá-lo.

Para exercer seus direitos, basta entrar em contato com o canal disponibilizado ao fim desta Política de Privacidade.

 

ONDE OCORRERÁ A RESOLUÇÃO DE EVENTUAIS CONFLITOS

Esta Política de Privacidade é regida de acordo com a legislação brasileira. Quaisquer disputas ou controvérsias resultantes da relação aqui regulada, especialmente no que envolver os dados fornecidos ao site pelos usuários, serão processadas no foro da Comarca de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais.

 

ALTERAÇÕES DA NOSSA POLÍTICA

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR resguarda para si o direito de alterar, tempestivamente, as formas com que os Dados Pessoais são tratados e, consequentemente, os termos da política de privacidade, mantendo-se sempre alinhada à legislação vigente.

Por isso, acesse este documento frequentemente para verificar quaisquer atualizações ou mudanças.

 

 

CONTATO

Para fazer perguntas, comentários e/ou solicitações sobre a nossa Política e práticas de privacidade, basta entrar em contato pelo e-mail: [email protected]; pelo telefone +55 (31) 3409-7113; ou pelo endereço: Av. Pres. Antônio Carlos, 6627, Faculdade de Ciências Econômicas UFMG, Sala 2107, Pampulha, Belo Horizonte – MG, 31270-901.

 

 

POLÍTICA DE COOKIES

 O QUE SÃO COOKIES?
 

Cookie de navegação, ou simplesmente cookies, é um pequeno arquivo de navegação de texto que é gravado no seu computador enquanto há navegação em sites da internet.
Dentre a sua principal utilidade o cookie nada mais é que a memória do(a) usuário(a) naquele site, ou seja, o histórico de navegação o qual tem como objetivo proporcionar uma personalização e identidade para cada pessoa em específico que acessar o site, gravando suas preferências dentro daquele endereço eletrônico.
Os cookies datam da década de 90, tal tecnologia existe desde praticamente o início da rede de internet doméstica, sendo inicialmente proposto para sites de compra de venda online, onde as preferências e gostos dos(as) clientes são levados em consideração, práticaque até hoje persiste no mercado.

QUAIS OS TIPOS DE COOKIES QUE SERÃO UTILIZADOS PELO SITE?

É válido, antes de tudo, destacar que de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, Nº 13.709/2018, não existe expresso uma regulamentação que obrigue de forma explícita esses avisos de cookies, mas o intuito da referida lei tem como seu escopo estabelecer medidas que tragam e impliquem em maior transparência ao(à) usuário(a), alinhando o Brasil às boas práticas e legislações internacionais.
Como forma de trazer clareza às pessoas que acessam aquele site, esses avisos são uma forma de mostrar que estão se preocupando com a coleta de dados. Em específico para a UFMG Consultoria Júnior, as informações variam entre o IP do dispositivo, localização geográfica e o navegador utilizado para o acesso. Essas informações consistem em dados anônimos, incapazes de determinar com exatidão o(a) usuário(a).

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Em adição, destacamos aqui que a UFMG Consultoria Júnior faz uso também da base legal conhecida como LEGÍTIMO INTERESSE, isto é, os dados coletados via cookies visam a promoção de atividades do controlador. Vale ressaltar, que esta base legal é utilizada naquelas situações em que os dados já foram devidamente coletados para uma determinada finalidade e agora serão utilizados também para outra(s), não esquecendo, é claro, de atender alguns requisitos, como: legitimidade do interesse e necessidade de uso para uma finalidade compatível com a atividade fim da empresa.

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A forma de promover a desativação e exclusão dos cookies varia de acordo com cada navegador, para facilitar a sua navegação você pode ta acessando os tutoriais abaixo de acordo com o seu browser específico, caso o que esteja utilizando não apareça abaixo não precisa se preocupar, basta procurar nas configurações do mesmo a parte a respeito dos cookies.

●Se você usa o Google Chrome:

https://support.google.com/chrome/answer/95647?co=GENIE.Platform%3DD esktop&oco=1&hl=pt-BR


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Última atualização ocorrida no dia 14 de Julho de 2021.

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