Com a alta competitividade do mercado, as empresas precisam focar ainda mais nas suas estratégias.
Dessa forma, ter uma estratégia de negócios é um dos pilares mais importantes para quem deseja se manter ativo e competitivo no mercado.
Gerir uma empresa não é tarefa fácil, ainda mais nesse período de instabilidade econômica e pandêmica que estamos vivendo. Por isso, é necessário redobrar os cuidados com a gestão na totalidade da sua organização.
Porém, alguns desses desafios empresariais podem ser resolvidos com PLANEJAMENTO. É no planejamento que estão as estratégias de uma empresa.
Quando bem elaborada, contribui para aumentar a clareza dos objetivos, nortear a tomada de decisões, aumentar a rentabilidade e a lucratividade, entre vários outros benefícios.
E quando o acompanhamento das estratégias são realizadas periodicamente e bem de perto pelo gestor, as chances de sucesso e de obter os resultados esperados se multiplicam.
Pensando na importância desse assunto, a UCJ vai abordar o tema e os principais pontos para que seu modelo empresarial entenda qual a melhor estratégia de negócios que ela poderá ter. Boa leitura!
O que é estratégia de negócios?
Para saber como focar na estratégia de negócios, é necessário primeiro entender bem seu conceito.
Estratégia nada mais é do que definir, dentro de uma organização, quais são os principais objetivos e metas a serem alcançados em determinado período. Também é o meio de definir quais ações e recursos estarão disponíveis para o cumprimento desses planos.
Uma estratégia de negócios são as ações e decisões que uma empresa toma para atingir seus objetivos de negócios e ser competitiva em seu setor.
São ferramentas poderosas para ajudar a organização a alcançar seus objetivos nos negócios, definindo as estratégias e táticas necessárias para que sua empresa atinja determinados objetivos e/ou resultados.
É ela que define o que é preciso fazer para atingir os objetivos, o que pode ajudar a orientar o processo de tomada de decisão para contratação e alocação de recursos.
A estratégia de negócios pode ajudar diferentes departamentos a trabalharem juntos, garantindo que as decisões departamentais dê em suporte à direção-geral da organização.
Criar uma estratégia de negócios alinhada à visão que você tem para sua empresa leva tempo e desenvolvimento para poder trazer bons resultados.
É uma ferramenta eficaz, que deve ser utilizada tanto nos bons quanto nos maus momentos, servindo tanto para empresas com vasta experiência no mercado como para empresas recém-nascidas.
Por que é importante uma estratégia de negócios?
A resposta é simples: uma empresa que cresce de forma desordenada, sendo os casos de empresas sem estratégias, podem até operar durante certo período, mas acabam não sendo sustentáveis no longo prazo.
São as estratégias que estabelecem a direção que a organização deve seguir para alcançar que objetivos foram traçados, orientando o melhor aproveitamento dos recursos físicos, intelectuais, tecnológicos e financeiros. Elas também analisam os desafios e os riscos apresentados pelo mercado em que atua.
Sobreviver em um cenário de constantes mudanças e instabilidades com resultados positivos exige que se tenha muita organização. Além disso, controle e inovação, que só serão possíveis através da implementação dos diferentes tipos de estratégias empresariais.
Pensar estrategicamente é fundamental para a empresa sobreviver às mudanças constantes do mercado e ainda crescer de forma sustentável.
Além disso, há outras vertentes pelas quais uma estratégia de negócios é vital para as organizações. Listamos aqui algumas delas:
- Planejamento – uma boa estratégia de negócios ajuda a identificar as principais etapas a serem seguidas para alcançar seus objetivos de negócios;
- Pontos fortes e fracos – a implementação do processo de criação de uma estratégia de negócios permite identificar e avaliar os pontos fortes e fracos da sua empresa, criando uma estratégia que potencializa seus pontos fortes e ajusta ou elimina seus pontos fracos;
- Eficiência – a estratégia empresarial permite alocar efetivamente recursos para suas atividades, o que automaticamente o torna mais eficiente;
- Controle – fornece mais controle sobre as tarefas que estão sendo realizadas para atingir seus objetivos organizacionais. À medida que entende o caminho que está seguindo é possível avaliar facilmente se suas atividades estão aproximando seus objetivos;
- Vantagem competitiva – existindo um plano claro de como alcançar seus objetivos, poderá focar melhor em potencializar seus pontos fortes, usando-os como uma vantagem competitiva tornando sua empresa única.
Qual a melhor estratégia de negócios para meu modelo empresarial?
Existem várias formas das estratégias de negócios serem implementadas. Isso se deve ao fato delas considerarem o perfil de cada empresa para que a implantação possa trazer os melhores resultados.
Não existe fórmula pronta de sucesso! Ou seja, cada solução estratégica é única e baseada no tipo do seu negócio.
Uma estratégia que deu muito certo em uma organização nem sempre obterá os mesmos bons resultados em outras, por isso é tão importante identificar qual a necessidade de cada negócio ou estabelecimento, implantando ações específicas para cada tipo de negócio.
Por meio de três passos, você poderá saber qual a melhor forma de movimentar sua empresa, desenvolvendo estratégias de negócio para ela e possibilitando o gestor ter uma ampla visão da organização e definindo as ações que irão suprir as necessidades individuais da empresa.
3 passos para implementar a estratégia de negócios
#01. Definição do planejamento estratégico
O primeiro passo a ser dado para implementação da estratégia de negócio, é pensar no planejamento na totalidade.
Uma ferramenta muito útil que poderá te auxiliar nesta etapa é o plano de negócios.
Trata-se de um documento que contém todos os dados e informações pertinentes ao ambiente interno e externo da empresa. Fundamental e muito conhecido para os negócios que estão iniciando, mas também é bastante útil para as organizações que já estão em operação.
Existem três pontos que não podem faltar na construção do plano de negócios. São eles:
- Análise de mercado;
- Definição da missão da visão da empresa;
- Custo x benefício do produto ou serviço.
#02. Diagnóstico das necessidades do negócio
O próximo passo é a elaboração do diagnóstico preciso que apresente todas as necessidades que estão sendo enfrentadas pela empresa.
Após feito esse check-up, é preciso ir além. É necessário entender e explicar o que está acontecendo no ambiente organizacional. Uma tarefa muito importante e que requer bastante atenção.
Devido ao cenário econômico do país, pode-se perceber a retração do mercado e dos resultados o que ocasionou uma alta no índice de desemprego e também muitos fechamentos de empresas.
Alguns questionamentos podem ser realizados para evidenciar a situação:
- Quais os problemas que a sua empresa vem passando?
- A diminuição da receita é fruto de um fluxo menor de clientes entrando e saindo da organização ou deve-se aos gastos evidentemente menores dos clientes de cartela?
Quanto melhor for feito esse diagnóstico, maiores são as chances de alcançar seu objetivo.
#03. Alinhamento das ações
Chegou a hora de colocar tudo o que foi analisado nas etapas anteriores em prática.
Alinhe o perfil da empresa ao que foi observado sobre o comportamento do público alvo e desenvolva ações que possam ressaltar os pontos fortes de cada uma delas.
Destaque os objetivos gerais e específicos da ação, justifique o porquê de sua realização e determine qual o público-alvo deverá atingir. Nessa etapa, poderá considerar as tendências do mercado, como sua marca irá se destacar, como irá atrair e fidelizar novos clientes e como se diferenciar e se destacar dos concorrentes, entre outros.
Conclusão
Agora que entendeu melhor sobre a estratégia de negócios, é sua vez de colocar tudo em prática. Que tal?!
Lembre-se: as estratégias falham não porque foram mal elaboradas, e sim porque foram mal executadas ou, porque nem chegaram a sair do papel.
Preparar uma boa estratégia de negócios é um trabalho árduo, mas que tem inúmeros benefícios.
A sobrevivência e o crescimento da empresa no longo prazo dependem disso. Siga nossas recomendações e eleve o nível do seu negócio executando uma estratégia eficiente e trazer bons resultados.