Um bom plano de negócios é a ferramenta certa para planejar os passos da sua empresa, diminuindo riscos operacionais, evitando dificuldades, erros e prejuízos.
O plano de negócios é a apresentação do seu negócio, um documento único que introduz à corporação para o mercado e define os seus objetivos. Quer aproveitar todas as vantagens de ter um plano de negócios personalizado para você? Continue a leitura e tire as suas dúvidas!
A importância de um plano de negócios
O plano é um documento que descreve as vertentes do negócio, a sua ideia, estratégias, projeções (de custos e lucros), a viabilidade econômica, análise de concorrentes, produtos e outras informações.
A partir da esquematização dessas informações, é possível:
- Viabilizar um investimento;
- Entender como atingir os objetivos da empresa;
- Entender e se preparar para riscos e incertezas;
- Capacitar colaboradores;
- Guiar a empresa em situações de crise;
- Ter uma boa apresentação do negócio para reuniões com parceiros, sócios ou investidores;
- Organizar as informações sobre o negócio;
- Registrar estudos sobre a empresa;
- Viabilizar um empréstimo ou financiamento;
É uma espécie de currículo da empresa, contendo informações essenciais para compreender a sua atuação. Sem dúvida, ter essas informações claras aumenta as chances de crescimento da companhia.
O plano de negócio precisa ser realizado corretamente para fornecer todos esses benefícios, e existem algumas etapas que são essenciais para chegar nesses resultados.
Quer entender mais sobre o plano na prática? Confira um Case de Sucesso.
A UCJ preparou esse conteúdo para que você entenda o melhor passo a passo. Continue a leitura!
Etapas essenciais para um plano de negócios de sucesso
Conheça então as etapas essenciais para construir um plano de negócios de sucesso:
Índice executivo
O Sumário Executivo é a abertura do documento, mas ele só pode ser elaborado depois de todas as outras etapas, pois o seu conteúdo deve refletir a visão geral do plano, sem deixar informações de lado.
O Sumário Executivo deve trazer:
- Descrição resumida dos pontos principais do negócio, o que é a empresa, os seus diferenciais e mais;
- A missão e valores da empresa;
- O perfil do empreendedor e dos sócios;
- O registro do empreendimento e do seu enquadramento jurídico/tributário;
- Características dos seus colaboradores;
- Atributos dos seus produtos, dos seus serviços e os seus diferenciais;
- Perfil dos clientes da empresa;
- Onde a empresa está localizada;
- Investimento inicial total e fontes dos recursos.
Análise de mercado
A análise de mercado deve conter um estudo sobre os concorrentes, um estudo preliminar do mercado, a descrição das táticas necessárias para concorrer com empresas consolidadas e como manter a competitividade.
Estude também qual é o seu público, quais estratégias serão necessárias para alcançá-lo, e complete com uma pesquisa sobre os fornecedores – a sua eficiência, qualidade e preço.
Plano de marketing
O plano de marketing deve transparecer as diretrizes para alcançar o seu público consumidor, como encantar e fidelizar os clientes. No plano de marketing, defina quais canais a sua empresa usará para prospecção de clientes (anúncios, campanhas, mídia online, offline, etc.).
Defina também qual será o investimento, a linguagem utilizada, a identidade da sua empresa nas redes e mais.
Quer tirar as suas dúvidas sobre o plano de marketing? Confira o nosso conteúdo sobre o tema!
Plano operacional
No seu plano de negócio, o planejamento operacional deve estar registrado na íntegra. Descreva e estime os recursos essenciais para que a empresa funcione, defina quais são os seus produtos, a forma de aquisição e/ou produção.
Estime as capacidades produtiva e de atendimento, descreva os processos dessa operação até a área comercial e a entrega. Também registre os recursos humanos e a estrutura física.
Plano financeiro
O planejamento financeiro deve estar no plano de negócios, pois é fundamental para o funcionamento da empresa – e para demonstrar a sua viabilidade.
Nele, você deve planejar as finanças da corporação, observar variáveis de investimento, os gastos e despesas, fluxo de receita estimado e adquirido… Bem como outros dados.
Utilize relatórios e outras formas de demonstrar os resultados – utilize as informações para monitorar a situação da empresa a partir de indicadores de desempenho e entender o que esperar do futuro com o auxílio de projeções.
Estratégia
É hora de criar sua estratégia empresarial para definir a postura da empresa frente ao mercado. A estratégia deve estar alinhada aos dados encontrados até então e aos próprios objetivos do negócio.
Utilize a Análise SWOT para te ajudar nessa etapa, entendendo:
S – Strong – as forças que a empresa tem a seu favor;
W – Weaknesses – as fraquezas que representam uma ameaça para a empresa ante o mercado;
O – Opportunities – as oportunidades, o cenário favorável ao negócio;
T – Threats – as ameaças, os problemas externos.
Essas etapas são essenciais para uma empresa que deseja melhorar o seu posicionamento frente aos concorrentes e conhecer a sua marca através do seu público consumidor. Com os dados corretos, será mais fácil caminhar em direção aos maiores lucros.
Entenda a importância do Plano de Negócios para um empreendedor!
A UCJ vai ajudar a sua empresa a crescer no mercado a partir de um bom plano de negócios. Basta contar com a nossa equipe, que está disponível para te auxiliar no desenvolvimento dessas etapas. Saiba mais sobre os nossos serviços!