Diante de um mercado altamente competitivo, as empresas precisam montar estratégias para ter bons resultados. Com isso, as atividades organizacionais se tornaram cada vez mais exigentes em relação à melhoria de processos, motivação dos colaboradores e alcance das metas e objetivos para atingir os melhores resultados.
O feedback é uma resposta oferecida como forma de avaliação. Muitas vezes é responsável pela motivação e produtividade dentro de uma organização.
É uma ferramenta de comunicação muito utilizada para avaliações e para expor opiniões sobre pessoas, empresas, equipes, colaboradores nos processos empresariais e também posturas e comportamentos. Porém, vale salientar que o feedback pode ser uma via de mão dupla, afinal, tanto aqueles sendo liderados precisam recebê-lo, como também os que estão em cargos de liderança.
Por isso, nem sempre dar e receber feedback é uma tarefa fácil. Ela tem o intuito de motivar e estimular os colaboradores e se não for realizada da melhor forma, poderá gerar o resultado oposto.
O feedback pode ser realizado de diversas formas e pode servir para a reestruturação da equipe, levantamento de pontos fracos e fortes, e geração de valores. E é exatamente sobre esse assunto que iremos abordar nesse post.
Boa Leitura!
O que é a cultura de feedback?
A palavra feedback vem do inglês, e representa a junção de feed – alimentar e back – de volta. Sendo assim, a tradução pode ser tida como o ato de realimentar, dar resposta a uma atitude ou comportamento.
Nesse contexto, o conceito de feedback pode ser definido como a comunicação feita entre duas ou mais pessoas, na qual uma delas é avaliada pelos demais com relação às suas ações, comportamentos, tarefas, entre outros.
Trata-se do exercício de dar algum retorno em forma de elogio ou pontos a serem melhorados. O feedback é a ferramenta que possibilita apontar como o trabalho foi positivo e, por outro lado, em quais pontos precisa ser melhorado. É a maneira mais saudável de criar um ambiente aberto ao diálogo, do trabalho realizado com transparência e com críticas construtivas.
Um exemplo da aplicação desse conceito é quando uma pessoa conta à outra o que acha sobre a sua performance e como ela pode torná-la melhor e trazer melhores resultados profissionais e para a organização. Fazendo com que possivelmente o desempenho melhore, e que a pessoa se motive ainda mais para executar as tarefas e demandas da melhor forma possível. Isso tudo através do feedback.
É importante ressaltar que tudo deve ser feito de forma profissional, com cuidado e carinho. Por isso, precisa ser preparado minuciosamente para ser algo transformador e eficiente.
Além disso, é essencial saber também que o feedback é composto por mais do que palavras, é uma forma de comunicação. Por isso, o tom de voz que usamos está envolvido e pode ser fator decisivo para o sucesso da aplicação dessa ferramenta. Então, é necessário bastante atenção para que não soe como agressivo e traga os resultados esperados.
Outro fator importante é a expressão corporal. É algo que deve ser considerado na hora de ter essa conversa. Sendo assim, tome cuidado com os seus gestos para que eles não expressem algo inadequado.
Por que a cultura de feedback é tão importante?
Uma empresa é formada por um conjunto de pessoas. Cada pessoa executa uma série de comportamentos para construir um produto ou desenvolver um serviço entregue ao cliente. Esse conjunto de comportamentos pode ou não levar a um resultado esperado pela organização e o feedback pode ser fator decisivo nessa situação.
A cultura do feedback tem o papel de orientar e esclarecer as atividades realizadas ou um processo em andamento. Adotar a cultura de feedback ajuda o colaborador e a equipe a entenderem como está seu trabalho em relação ao que é esperado pela organização.
Essa ferramenta deve ser utilizada pela empresa para haver um acompanhamento de perto dos colaboradores. É ela que ajudará na identificação de pontos a melhorar, evitando futuros prejuízos à empresa e possibilitando que os funcionários se desenvolvam na área que mais se identifica ou naquela que a empresa é mais deficiente.
Além disso, ao expor os pontos positivos, o funcionário ficará mais motivado e a empresa pode usar desses pontos fortes do colaborador para conseguir melhores resultados.
A ausência dessa avaliação gera situações negativas que comprometem o andamento da empresa.
Além disso, pode causar outros impactos a serem considerados: a queda de produtividade, autoestima e motivação.Se um funcionário não recebe nenhum tipo de retorno sobre seu desempenho, ele concluirá que o trabalho que vem fazendo nem sequer é notado.
Com isso, a lealdade desse funcionário em relação ao líder e à organização será comprometida, aumentando o risco de perda do colaborador.
A falta de feedback também pode gerar comportamentos inadequados, pois há uma sensação de que ninguém irá corrigir esse tipo de atitude. Logo, isso trará um impacto maior e negativo para o ambiente de trabalho.
3 principais tipos de feedbacks
Sabemos que dar feedback nem sempre é uma tarefa fácil por isso trouxemos os principais modelos que irão te ajudar. Veja três deles:
- Feedback SCI
O Feedback SCI é um modelo bastante utilizado. Ele é composto por três etapas: a situação, o comportamento e o impacto.
- Situação – na situação é onde deverá detalhar o que aconteceu.
- Comportamento – no comportamento sua tarefa é descrever para o receptor como ele reagiu à situação que acabou de contar.
- Impacto – já no impacto deverá mencionar qual foi o resultado desse comportamento na situação.
Ao relatar todos esses pontos, quem está recebendo a mensagem consegue entender melhor qual foi o comportamento dela numa situação específica e qual o impacto positivo ou negativo desse comportamento.
- Feedback sanduíche
Outro modelo bastante conhecido é o Feedback Sanduíche. Ele é dividido em três camadas: elogio, pergunta e ação.
No elogio, é ressaltado um ponto positivo sobre o colaborador. O que faz com que ele se sinta reconhecido e mais a vontade.
Na pergunta, o avaliador faz um questionamento sobre algum ponto que o colaborador poderia melhorar para ter um desempenho superior.
Por último, a ação é uma dica do que pode ser feito para que o colaborador tenha um melhor desempenho nas tarefas.
- Feedback Canvas
O Feedback Canvas é voltado para a avaliação de equipes. Através dele, são feitas análises individuais de cada membro de um determinado grupo.
Cada avaliação é vista por meio de uma visão macro para mensurar como está o desempenho do grupo e quais ações cada um precisa tomar para melhorar a performance do time.
Conclusão
Como vimos nesse post, o feedback é essencial para o crescimento e desenvolvimento dos profissionais existentes na organização. Quando bem aplicado, tende a gerar bons resultados tanto para o profissional, quanto para a empresa.
O feedback traz melhoria no relacionamento da equipe e uma forma de solucionar os pontos cegos que passam despercebidos. Ele é crucial para aprimorar o que deve ser mais bem desenvolvido e exaltar comportamentos que precisam ser mantidos ou eliminados.
Por isso, disseminar a cultura do feedback dentro de uma organização resulta em um nível maior de satisfação do seu público interno e externo.
Sem sombra de dúvidas, um dos principais benefícios do feedback é a motivação pessoal e da equipe. A avaliação que o feedback possibilita fará com que os colaboradores tenham que fazem parte da equipe, que estão fazendo a diferença em sua função e que são peças fundamentais para o desenvolvimento do negócio.
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