O processo de inovação é uma etapa essencial para o sucesso e o desenvolvimento de uma empresa. Em um mundo onde novos produtos e serviços surgem a todo momento, a concorrência é forte e o ciclo de vida dos bens é cada vez menor, é necessário que as empresas estejam sempre desenvolvendo produtos inovadores para se manter competitivas no mercado e atrativas para seu público. No entanto, muitas vezes os empresários surgem com idéias mal planejadas, que acabam fracassando ao serem lançadas, ou sequer conseguem chegar ao mercado. Tendo em vista esse cenário, vários métodos foram criados para fazer com que o processo de inovação se tornasse mais eficiente ao garantir excelência e sucesso aos novos produtos.
O Stage-Gate System é um método que acompanha o projeto de desenvolvimento de um novo produto desde o surgimento da idéia até seu lançamento. Ele funciona intercalando etapas de evolução (os “stages”) e pontos de decisão (os “gates”). As etapas de evolução são as fases em que ocorre a ação, enquanto os pontos de decisão são os momentos de análise de critérios para decidir os próximos passos.
Os “stages” (etapas de evolução) são:
- Descoberta: nesta etapa, a ação é voltada para a observação de oportunidades no mercado e para o levantamento de idéias de qual poderá ser o novo produto.
- Análise de escopo: esta etapa consiste em um estudo preliminar, não muito complexo, do escopo do projeto do novo produto. Trata-se de breves análises técnicas e de perspectivas do mercado.
- Construção do business case: este é um ponto de grande importância no projeto. São consultadas as análises da viabilidade técnica e do negócio, além de um estudo de marketing. A partir disso, formula-se o business case, cujos pontos principais são a definição do produto e a justificativa e o plano do projeto.
- Desenvolvimento: este é o ponto em que se desenvolve o produto de fato, ou seja, o planejamento é transformado em entregas concretas. Assim, são concretizados todos os processos de produção e operação, além do planejamento dos testes que serão feitos na próxima etapa.
- Validação e testes: neste momento ocorrerá a validação de todo o projeto por meio de testes técnicos e comerciais. Isto é, serão validados o produto em si, os recursos, o processo de produção e a resposta do público consumidor.
- Lançamento: por fim, o produto será lançado, ocorrendo a produção e a comercialização de forma completa.
Ao longo de todo o processo, existem os “gates” (pontos de decisão), que ocorrem entre cada etapa de evolução. Nesses pontos, os inputs gerados pelas etapas anteriores são confrontados com uma série de critérios, a fim de verificar qual decisão é mais adequada para o projeto. Desse modo, os recursos poderão ser realocados dos piores para os melhores projetos. O resultado da análise dos inputs deverá conter a tomada de decisão e o plano do que deverá ser feito com o projeto a seguir.
Esse método consiste em uma forma de tornar o processo de inovação mais rápido e eficiente, garantindo que o novo produto da sua empresa seja feito da melhor forma e lançado para obter sucesso e competitividade.
Escrito por: Isadora Santos, Gerente de Projetos – UCJ