Gerenciamento de Riscos é uma parte da estratégia de todas as empresas – mesmo que inconscientemente. Ele está presente na tomada de decisão de vários setores e departamentos.
Ao decidir por comprar um ativo, contratar pessoal, realizar um financiamento ou investimento, é natural calcular o retorno desejado. Muitas vezes fazemos isso de maneira intuitiva.
Neste artigo, você irá aprender como gerenciar riscos para evitar aqueles que podem problematizar, ou até inviabilizar, os resultados positivos do seu negócio.
Gerenciamento de Riscos: O que é?
Uma pesquisa feita pelo PMI (Project Management Institute), mostrou que apenas 35% das organizações realizavam a gestão de riscos formalmente – com uma metodologia estruturada, igual a que você aprenderá neste artigo.
A maior parte delas (54%) diziam gerenciar informalmente os riscos. Apenas 11% assumiram não tratar os riscos em sua empresa ou projetos.
O gerenciamento de riscos tem como objetivo:
Reduzir o número de incertezas que podem se materializar em problemas e minimizar o efeito daquelas que venham a ocorrer.
A origem dos riscos pode ser externa – comportamento dos clientes e concorrentes, mudança tecnológica, novas leis e regulações. Ou interna, que surgem dentro da estrutura da empresa ou do projeto.
Segundo o Guia PMBOK, considerado a base dos conhecimentos sobre gestão de projetos a definição de risco é:
“Risco é um evento ou uma condição incerta que, se ocorrer tem um efeito positivo ou negativo em um ou mais objetivos do projeto, como escopo, prazo, custo e qualidade”.
É de extrema importância que se consiga mapear os riscos potenciais que podem causar grandes danos à organização. Desta forma, evita-se os riscos desconhecidos que podem causar um impacto inesperado.
A gestão eficiente dos riscos corporativos passa por 6 etapas básicas para seu completo funcionamento.
Estas 6 etapas se desenvolvem em três passos para operacionalizar o gerenciamento de riscos.
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As 6 etapas do gerenciamento de riscos eficiente:
1. Planejamento:
É a decisão de como o gerenciamento de risco será feito. Isso abrange qual metodologia será utilizada, as ferramentas disponíveis e como esse gerenciamento de riscos será executado.
2. Identificação:
Identificar os riscos e compreender algumas de suas características para análise posterior. É o momento de pensar quais riscos podem afetar sua empresa. É necessário avaliar todos os aspectos que envolvam incertezas.
3. Análise Qualitativa:
Compreender a importância do risco através de escalas médias de impacto e probabilidade.
Deve-se avaliar quais são seus efeitos sobre a empresa e classificar quais são os mais prioritários e merecem maior atenção.
4. Análise Quantitativa:
Investigar o impacto e efeitos do risco com precisão numérica. Deve-se trabalhar os dados existentes e para investigar a probabilidade dos riscos e estimação dos impactos na empresa.
5. Planejamento de Respostas:
É nesta parte do gerenciamento de riscos que são construídas as estratégias de respostas para os riscos e os planos de ações para cada um.
As soluções para a atuação sobre os riscos devem ser específicas e factíveis, aproveitando-se das quick wins (ganhos rápidos).
6. Monitoramento:
Acompanhar o comportamento dos riscos no tempo e a adequação do nível de exposição existente. Para isso, deve-se utilizar de sistemas, relatórios e indicadores.
Checklist: Gerenciamento de Riscos Implementável
Para implementar o gerenciamento de riscos baixe o nosso checklist e faça o acompanhamento por ele!
É um arquivo em PDF que pode ser impresso e utilizado por você no planejamento do gerenciamento da sua empresa.
Ele possui orientação para todas as etapas e espaços para você fazer suas anotações e criar o modelo que melhor aplica à sua empresa.
O gerenciamento de riscos é um processo dinâmico, contínuo e crucial para a boa governança de qualquer empresa.
Todas as empresas devem ter um controle estratégico capaz e competente, acompanhando diversos indicadores. Estes possibilitam diagnosticar, priorizar, monitorar e gerir os seus riscos.
Estar atento às mudanças é a única forma de evitar ser surpreendido por situações desconhecidas ou não controladas.
Pensando nisso, o projeto de Consultoria em Estratégia Corporativa da UCJ constrói as bases necessárias dentro da sua empresa para realizar um bom gerenciamento de riscos no seu negócio!
Texto Adaptado de: Gustavo Lara Ferreira – Ex-presidente UCJ.
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