A folha de pagamentos é comumente um dos maiores gastos de uma empresa. O modo como é realizado o recrutamento, o treinamento e o aprimoramento dos talentos nas organizações tem um grande impacto no desempenho da mesma. Apesar de toda a importância dos Recursos Humanos na performance e no funcionamento de uma empresa, até que ponto são compreendidos os fatores que influenciam as tomadas de decisão que os envolvem? Quanto de análise estatística é utilizada nas estratégias de recrutamento, treinamento e retenção de talentos? A resposta, até o momento, muitas vezes é “não o suficiente”.
Veja mais sobre os primeiros passo do RH nesse artigo
As informações que tangem a área de Recursos Humanos estão por toda parte. Por anos, as empresas vêm coletando dados de seus funcionários, como histórico escolar e profissional, treinamentos realizados, entre outras e, ao passo que as mídias sociais se infiltram no ambiente de trabalho, o potencial de coleta de informações cresce substancialmente. O grande desafio, contudo, está em confrontar, integrar e analisar tais dados.
É nesse contexto que surge a noção de “Human Resource Analytics”, que pode ser traduzido como uma visão analítica dos Recursos Humanos, consistindo na aplicação de processos analíticos à área de RH de uma organização. A finalidade dessa metodologia é prover aos gestores insights acerca de como gerenciar os funcionários de maneira eficaz, de modo a alcançar metas de maneira rápida e eficiente.
O que o Human Resource Analytics, ou HR Analytics, faz é correlacionar dados da organização com os dados de seu corpo de funcionários, auxiliando no estabelecimento de importantes conexões mais à frente. O elemento chave é a possibilidade de mostrar, de maneira conclusiva e palpável, o impacto do departamento de Recursos Humanos na organização. Conseguir estabelecer uma relação de causa e efeito entre o que esse departamento faz e os resultados da organização é o core do HR Analytics.
Além disso, o departamento de Recursos Humanos tem diversos processos que podem ser aprimorados pelo tratamento estatístico, sendo o recrutamento, o treinamento e o aprimoramento da força de trabalho exemplos de tais processos. A utilização do HR Analytics pode, ainda, auxiliar o gestor a encontrar problemas e questões que envolvem esses processos, e a utilização de um fluxo de trabalho analítico possibilitará uma tomada de decisão mais apropriada, assim como a adoção de medidas relevantes.
A maioria dos gestores de Recursos Humanos tem compreendido cada vez mais a importância do HR Analytics, de forma que as organizações estão envolvendo-se mais na gestão, interpretação e análise dos dados que envolvem o corpo de funcionários. Diante disso, aquelas que tiverem domínio sobre técnicas de análise estatística de dados terão uma importante vantagem competitiva sobre as demais. Afinal, como diz o próprio Peter Drucker: “O que se mede, se gerencia. O que se gerencia, se executa”.
Escrito por: Lucas Kumaira, Gerente de Negócios – UCJ.
Se gostou da leitura, confira mais conteúdos no nosso blog.
E, caso queira, agende uma consultoria empresarial conosco.
Estamos à disposição!