A gestão da inovação é o gerenciamento de ideias e processos acerca da inovação. Ou seja, criar estratégias e planos de ação para definir a melhor forma de implantar a inovação na cultura organizacional. Para aprofundar nos métodos e técnicas de gerenciamento, é necessário, primeiramente, esclarecer o conceito de inovação. Apesar de ser algo muito presente na atualidade ainda há muita confusão e divergência sobre esse conceito.
Inovar é alocar de ideias e recursos para solucionar problemas, grandes ou pequenos, de maneira eficiente e diferenciada. O conceito de inovação é, muitas vezes, confundido com criatividade. Criatividade, contudo, é apenas um recurso que pode ser utilizado para alavancar a inovação. Por fim, vale frisar que a inovação não ocorre somente no produto ou serviço final, mas pode ser implementada em todos os âmbitos da organização:
Produto ou Serviço
É o modelo mais clássico de inovação, podendo ocorrer de duas maneiras:
- A inovação incremental que corresponde à mudança ou atualização em produtos ou serviços já existentes no mercado e
- A inovação disruptiva que consiste na exploração de novos mercados e na oferta de novos produtos ou serviços.
Processos Internos
É a inovação nos processos de uma organização, que pode ocorrer de diversas formas, desde uma reestruturação completa da cadeia produtiva até uma pequena mudança no regimento interno da empresa. Nesses processos, a inovação pode ser utilizada para facilitar a logística, reestruturar processos mal definidos e melhorar a qualidade dos produtos ou serviços já existentes.
Sistemas de Gestão
Embora muito relacionada a processos internos, a inovação nesse quesito é mais relacionada ao nível intelectual da organização. Enquanto mudanças nos processos internos estão relacionadas com a forma de agir, as mudanças nos sistemas de gestão se relacionam com a forma de pensar. Essa inovação pode ser implementada através de uma nova estratégia, da mudança na cultura organizacional ou da utilização de novos métodos e técnicas de gestão no dia a dia da empresa.
A inovação, por si só, não garante uma melhora na qualidade, havendo muitas inovações que podem ser consideradas ineficazes e até mesmo piores do que o conteúdo inicial. Por isso, é necessário que toda inovação seja acompanhada de um gerenciamento. Uma boa gestão da inovação é implantada antes mesmo da própria inovação, uma vez que esta possibilitada a criação de estratégias de implementação e de manutenção da inovação.
Para que a gestão da inovação seja implementada com qualidade ela deve atuar em três pilares principais:
Pessoas
Através da adequação, capacitação e seleção do pessoal especializado, formando equipes competentes e que gerem bons resultados;
Cultura
É importante modificar a cultura organizacional para que a inovação seja incorporada e aceita por toda a empresa, ter a inovação como um dos valores organizacionais facilita a assimilação e obstinação por inovar;
Estratégia
Além de ser essencial na hora de implementar mudanças, ela deve ser utilizada para monitorar o sucesso das alterações realizadas. A utilização de metas e indicadores é vital nesse processo de monitoramento;
Recursos
Para levantar e alocar os recursos necessários, é importante considerar a disponibilidade que a empresa tem de adquiri-los, evitando prejuízos.
A gestão da inovação permite a construção de uma vantagem competitiva frente aos concorrentes, uma vez que os pioneiros em um mercado conseguem conquistar uma fatia maior dele. Além disso, uma gestão da inovação bem sucedida permite a redução dos custos, aumento da produtividade, maior eficiência dos funcionários e aumento na qualidade dos produtos e serviços. O primeiro passo para implantar a gestão da inovação é conhecer a empresa, seus pontos fortes e fracos, suas ameaças e oportunidades e como adequar a estratégia da inovação a ela.
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