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Gestão de Conflitos: saiba como aplicá-la no seu negócio e melhorar a comunicação do time

A gestão de conflitos vai além de mediar discussões entre colaboradores.  É um trabalho contínuo e estratégico que também atua na prevenção de problemas desse tipo e de orientação para os funcionários de toda a empresa. 

É um instrumento que colabora não só para a harmonia, mas também para o progresso das empresas.

Em um ambiente com colaboradores trabalhando diariamente em contato uns com os outros, repleto de personalidades e opiniões, é comum que, em algum momento, isso gere conflitos. 

O conflito nasce da diversidade de ideias que, quando bem administradas, tendem a elevar a criatividade e as oportunidades de inovação nas equipes.

Quando esse cenário cria situações mais complexas e conflituosas, significa não haver gestão de conflitos ou ela não está sendo eficiente. 

Uma gestão de conflitos de qualidade somada a motivação no trabalho gera bons resultados para a organização, além de evitar futuras divergências e problemas de comunicação.

Nesse post, iremos abordar como a Gestão de Conflitos pode ser aplicada para melhorar a comunicação do seu time. Boa leitura!

O que é a Gestão de Conflitos?

Antes de aplicar e melhorar a comunicação do seu time, é primordial entender bem o conceito da Gestão de Conflitos. Já que ele será essencial para ser colocado e gerar bons resultados. 

A Gestão de Conflitos é um conjunto de medidas e ações que ajudam a estabelecer um ambiente organizacional mais harmonioso e saudável entre os profissionais. É um planejamento focado em manter as diferenças, margeando uma linha aceitável de respeito, empatia e comprometimento dos envolvidos.

Trata-se de uma área ligada à gestão empresarial, que se responsabiliza pela conciliação entre duas ou mais partes com interesses opostos, a fim de alcançar uma solução vantajosa para todos os envolvidos.

Ele age por meio de soluções para essas divergências que ocorrem no cotidiano das organizações, como, por exemplo:

  • reuniões entre pessoas com diferentes personalidades e opiniões;
  • troca de feedbacks;
  • eventos e atividades descontraídas;
  • estratégias para aumentar o engajamento da equipe.

Além disso, também lida com soluções para evitar que os conflitos se tornem desgastantes e prejudiciais às pessoas e também à empresa. Sabemos que, até um certo ponto, os conflitos no ambiente laboral são comuns. Contudo, é uma questão que merece atenção constante para não sair do controle a ponto de afetar o desempenho e comprometer demais aspectos da empresa, como a qualidade do atendimento ao cliente, a saída de talentos da companhia ou até mesmo conflitos mais graves. 

Acompanhar o relacionamento entre as pessoas e o clima organizacional é uma das principais atividades da Gestão de Conflitos. Vale destacar que esse gerenciamento requer conhecimentos específicos em gestão de pessoas, assim como técnicas e metodologias específicas de mediação de conflitos.

O ideal é contratar um profissional da área para se responsabilizar por essas demandas, ou até criar um setor voltado à solução de divergências inerentes à organização. Um fator decisório para esse quesito, é o tipo de negócio e o porte da empresa. 

Não há muito como fugir dessa situação, sempre haverá ideias conflitantes nas empresas, é necessário contar com a ajuda dos Recursos Humanos, lideranças e outros para solucionar os confrontos.

Por isso, o mais apropriado é que todos os funcionários recebam suporte e treinamento para cultivar relacionamentos interpessoais saudáveis, incluindo formas de se expressar que não agridam os colegas e respeito mútuo entre todas as partes. 

A importância da Gestão de Conflitos

A gestão de conflitos é fundamental para a convivência harmônica e a administração dos ativos mais valiosos das empresas: o capital humano.

É também uma excelente e eficaz estratégia de comunicação. E quanto melhor a comunicação, mais a empresa tende a crescer de forma organizada, saudável e escalável. 

Vale salientar que mesmo em um ambiente harmonioso, é comum que haja desentendimentos ou confrontos, a gestão de conflitos vem para equilibrar pensamentos e ações e permitir que a empresa dê continuidade ao seu trabalho da melhor forma possível.

Quando não há gestão desses sentimentos e confrontos, o ambiente pode se tornar tóxico, facilitando a ocorrência de práticas como ofensas, bullying e/ou abuso de poder, o que rapidamente deteriora o clima organizacional e pode gerar problemas mais graves, como processos jurídicos. O que pode levar a empresa além de prejuízos financeiros, prejuízos na sua imagem. 

É comum que em ambientes conflitantes apresentem sintomas como: o absenteísmo — faltas ou atrasos frequentes, presenteísmo — quando o colaborador está presente, mas desligado do trabalho em si, queda na produtividade e dificuldades na retenção de talentos.

As situações mal resolvidas podem também acarretar o adoecimento mental, como a depressão e a síndrome de burnout.

Portanto, ignorar, não é a maneira mais inteligente de lidar com essas demandas. É necessário tomar ações e estratégias para que seu ambiente seja harmonioso e principalmente acolhedor. 

5 dicas para aplicar a gestão de conflitos no seu negócio

Quando a empresa passa a entender a gestão de conflitos como essencial e como se dá o seu conceito, fica mais fácil identificar os tipos de conflitos existentes no ambiente de trabalho, e assim desenvolver estratégias de comunicação assertiva com os colaboradores, evitando que esses problemas causem impactos maiores na organização. Além de conseguir até mesmo prevenir alguns problemas dessa natureza.

Logo abaixo, listamos 5 dicas importantes a serem aplicadas em uma gestão de conflitos, com a finalidade de diminuir a ocorrência dessas situações no ambiente de trabalho, mantendo a atenção e o cuidado e resolvendo da melhor maneira possível.

Vejamos:

1. Estimule uma comunicação assertiva

O pilar mais importante qualquer empresa é o bom relacionamento. E não há bom relacionamento sem comunicação.

Baseado nisso, a gestão de conflitos precisa definir estratégias que estimulem uma comunicação limpa e direta tanto entre setores de forma geral, como para resolução de problemas ou para preveni-los.

O que pode ajudar a alinhar esse tipo de comunicação são os sistemas integrados que permitem o contato entre todas as áreas de maneira eficaz, além de reuniões constantes e eventos que promovam a interação entre os profissionais.

2. Crie uma rotina de feedbacks

Empresas que promovem feedbacks constantemente conseguem alcançar um grande desenvolvimento, tanto profissional quanto na cultura organizacional. 

Um bom gestor sabe que promover esses retornos profissionais, sejam eles positivos ou negativos, feitos de forma construtiva ajuda a impulsionar os funcionários a crescerem na empresa e a aumentar a sua produtividade.

3. Entenda os fatos 

Antes de interferir em um ambiente hostil e tomar decisões, é essencial avaliar a causa do problema.

A pergunta é simples: o que aconteceu? Essa pergunta, mesmo simples, esconde todos os fatores que vão servir de orientação para a resolução do conflito. Então, convém dialogar com todos os envolvidos direta e indiretamente, para compreender tudo o que aconteceu. 

Nunca decida sem entender tudo o que envolve o problema ocorrido. 

4. Seja imparcial

A imparcialidade dos gestores é essencial na gestão de conflitos. Por isso, é tão importante primeiro procurar onde tudo começou e por qual motivo e, não, quem foi a pessoa.

Ao identificar a raiz do problema é mais fácil resolvê-lo ou tentar evitar que aconteça algo mais grave. Foque sempre nas questões e não nos colaboradores envolvidos. Isso ajuda a evitar que o conflito se estenda ou que venha a se repetir. 

Resolvendo através de uma comunicação assertiva, os gestores conseguem manter o equilíbrio organizacional, a confiança de equipe e consequentemente um ambiente de trabalho saudável.

5. Exerça uma boa liderança

Uma boa gestão de conflitos precisa de profissionais bem capacitados e principalmente com perfil de liderança, por se tratar de estratégias e ações que envolvem a parte mais importante e também delicada de uma empresa: as pessoas.

É essencial entender o perfil de cada pessoa e suas habilidades comportamentais. Essa é uma forma dos gestores manterem imparcialidade nas situações mais complicadas e conflituosas. 

É importante saber ouvir e falar de maneira estratégica para buscar as melhores soluções e, assim, manter um ambiente de trabalho harmonioso.

Conclusão

Uma organização que deseja alcançar uma boa performance, ter  bons resultados e ótima produtividade precisa cuidar da força motriz dela: seu capital humano. Uma equipe sempre em conflito e desalinhada é um péssimo indicador.

A Gestão de Conflitos traz diversos benefícios que além de estruturar bem sua empresa, lhe torna um exemplo no mercado. 

Grandes talentos permanecem e buscam empresas bem estruturadas, capazes de motivá-las ainda mais pelos seus objetivos e isso traz um enorme retorno para a organização. 

Comece hoje mesmo a gestão de conflito e se torne uma empresa de extremo sucesso!

Inclusive, o que acha de fazer um diagnóstico gratuito da sua empresa? Seja na área financeira, de marketing, estratégia ou recursos humanos, a UFMG Consultoria ajuda a sua empresa a alavancar o crescimento através da consultoria empresarial!

  • junho 20, 2022
  • 1:46 pm
  • Sem Comentários

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Caso você concorde com as políticas de transparência e as precauções adotadas pela UFMG CONSULTORIA JÚNIOR para valorizar você, empreendedor (a), basta clicar no botão “aceitar”, atestando que você concorda com todos os termos deste documento.

 

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  4. Para que utilizamos os dados coletados;
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  6. Como se dá o armazenamento dos dados coletados;
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A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR resguarda para si o direito de alterar, tempestivamente, as formas com que os Dados Pessoais são tratados e, consequentemente, os termos da política de privacidade, mantendo-se sempre alinhada à legislação vigente.

Por isso, acesse este documento frequentemente para verificar quaisquer atualizações ou mudanças.

 

 

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Última atualização ocorrida no dia 14 de Julho de 2021.

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