Durante a história, diversas grandes bibliotecas foram perdidas. Em casos como A Casa de Conhecimento de Baghdad e a famosa Biblioteca de Alexandria, eventos de destruição levaram a grandes épocas de retorno a ignorância, seja no mundo Islâmico seja no período alexandrino. Isso ocorreu pois a gestão do conhecimento desses povos antigos foi descontinuada por tragédias.
A partir desses eventos, é possível ver o valor desses centros de conhecimento na vida cotidiana. Da mesma forma, em uma empresa devemos permanecer sempre alertas para garantir que seja feita a gestão desses centros de conhecimentos e boas práticas.
No decorrer deste texto serão esclarecidas dúvidas com relação a sua relevância e manutenção.
O que é gestão de conhecimento?
A gestão de conhecimento é a compilação e sistematização de diversos conhecimentos sobre pessoas, tecnologia, estruturas e processos da organização.
Seu objetivo é ser disponibilizado de forma que as informações conseguidas sejam guias de ações futuras da empresa fornecendo produtos, serviços e atendimentos.
Quais os componentes centrais da gestão de conhecimento?
São seis os focos centrais da gestão de conhecimento.
- Inteligência competitiva
Em primeiro lugar existe a inteligência competitiva que pode ser buscada tanto nas tendências de mercado, ou então, pela análise de riscos e oportunidades que devem ser gravados e organizados.
- Educação corporativa
Em segundo, a educação corporativa favorecendo o alinhamento entre as informações e os objetivos da empresa pela educação de membros.
- Gestão de competências
Em terceiro, a gestão de competências que compila as competências que potencializam o crescimento do negócio.
- Gestão de capital intelectual
Em quarto, a gestão de capital intelectual que coleta e qualifica os conhecimentos adquiridos e acumulados pela empresa.
- Gestão de informação
Por quinto lugar temos a gestão de informação, que é a estruturação de informações úteis para a empresa podendo auxiliar para criar processos.
- Aprendizagem organizacional
E finalmente o sexto, aprendizagem organizacional que compõe o quesito de coletividade da gestão de conhecimento empresarial enquanto valor pelos trabalhadores.
Quais os principais benefícios da gestão e conhecimento?
Os principais benefícios podem ser compilados em três aspectos.
- Economia de tempo
O primeiro é a economia de tempo referente a necessidade de criar conhecimento, garantindo um funcionamento otimizado.
- Acesso facilitado à informação
Em seguida, acesso facilitado à informação, uma vez que os documentos estariam acessíveis e não haveria a necessidade do pedido constante de documentos entre a empresa.
- Favorecimento de decisões
O terceiro ponto é o favorecimento de decisões informadas baseadas em precedentes que podem estar contidas nos arquivos e no histórico da empresa.
Como faço para capacitar meus trabalhadores novos com os conhecimentos sobre a empresa?
Para atingir esse objetivo, algumas estratégias podem ser adotadas. A primeira a ser abordada é a importância de estratégias de treinamentos por mentoria, observação e outras técnicas em que o novo empregado aprende as dinâmicas de trabalho de seus acompanhantes, empregados mais velhos.
Um exemplo é a Toyota, que sempre coloca recém contratados com trabalhadores mais antigos por seis meses antes deles trabalharem sozinhos. Outra técnica é a adição de bases compartilhadas de documentos empresariais como o Box e o Google Drive. Dessa forma, o acesso a diferentes níveis de documentação por todos os níveis da hierarquia organizacional é garantido.
Por fim, o uso do Slack ou Workplace by facebook, mais do que garantir uma comunicação exclusiva para a empresa, fornece a possibilidade de preservar conversas históricas.
Uma vez com esses conhecimentos em mente, é necessário colocá-los em prática pelo reforço mediante parâmetros culturais e transicionar para as ferramentas. Por isso é importante que se tenha em vista os conhecimentos adquiridos e que eles sejam devidamente preservados pela empresa para que não aconteça como os grandes eventos da história e empresa não perca conhecimento e seu desenvolvimento seja prejudicado por isso.
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Texto escrito por Leonardo Grohmann , Consultor da UFMG Consultoria Júnior.