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FALE COM UM ESPECIALISTA

Investir em Gestão do Conhecimento: 6 ferramentas para aplicar na sua Empresa

Investir em gestão do conhecimento nada mais é do que o processo de retenção do conhecimento importante para a empresa. No meio empresarial, é comum passarmos por problemas que já ocorreram no passado e não saber como foram solucionados, bem como não termos o conhecimento de estratégias que já deram certo ou errado dentro da empresa.

Tal gestão do conhecimento pode trazer diversos benefícios ao empreendedor, como acúmulo de conhecimento dentro da empresa para as futuras gerações, redução no tempo e nos custos de planejamento e de produção, fortalecimento da cultura organizacional e contribuição para uma gestão estratégica assertiva .Todos esses benefícios são estratégias centrais para desenvolver a competitividade das empresas.

Continue lendo para conhecer nossas 6 dicas de como melhorar e investir em gestão do conhecimento na sua empresa!

Por que investir em Gestão do Conhecimento?

Muitas empresas investem em gestão do conhecimento e são referências nessa área. A Rede Globo, por exemplo, possui um Projeto Memória, no qual uma produção nunca começa do zero, pois os produtores sempre utilizam referências de produções passadas, o que configura um bom exemplo de gestão do conhecimento, visto que economiza tempo de planejamento e produção.

Muitas vezes o conhecimento de uma empresa está concentrado no seu colaborador, ao invés de registrado e disponível para todos da empresa. Isso implica em problemas com a perda de informações, seja por esquecimento, seja com a saída dos funcionários.

Existe a figura clássica do um funcionário com anos de casa, que mesmo que esteja performando mal não pode ser demitido pois é o único que “entende disso” ou “que sabe manusear”.

Apesar disso, investir em gestão do conhecimento ainda é um desafio para muitos empresários. Nesse artigo, vamos explicitar alguns exemplos de como aplicar isso na sua empresa!

Para investir em gestão do conhecimento, é essencial contar com a ajuda de algumas ferramentas que existem atualmente para documentar e expandir o conhecimento entre as equipes. Cabendo à você escolher as ferramentas que mais se adequam à realidade da sua empresa.

Trabalhe com Softwares em Nuvem

Exemplos de ferramentas que ajudam a investir em gestão do conhecimento são os softwares em nuvem que, apesar de não serem específicos para isso, são essenciais para a comunicação das equipes e para a documentação de arquivos e tarefas. Cada vez mais podemos perceber a migração das empresas para esse tipo de software, em que o acesso a informações e arquivos ocorrem de forma remota, pela Internet.

Isso ocorre porque softwares em nuvem são mais rentáveis para as empresas (a maioria desses softwares funcionam com uma cobrança mensal em vez de uma taxa para aquisição da licença e instalação em cada dispositivo que irá ser utilizado), são mais seguros (não tem riscos de perder informações ao perder ou quebrar um computador, por exemplo) e são mais práticos (funcionam em qualquer plataforma e o mesmo documento pode ser editado e acessado por diferentes usuários).

Listaremos alguns exemplos de softwares em nuvem que podem contribuir para investir em gestão do conhecimento da sua empresa:

1. Google Drive

O mais popular dos softwares em nuvem, no Google Drive você pode compartilhar documentos com toda a equipe de trabalho ou até mesmo criar documentos diretamente na plataforma e editá-los de maneira colaborativa com qualquer usuário que também possua uma conta no Google.

Esse software é essencial para o compartilhamento de documentos importantes para a empresa e, há também alguns outros como Dropbox, Box e OneDrive que possuem funções similares.

2. Trello

O Trello é uma ferramenta muito versátil que pode ser utilizada para gerenciar projetos, organizar tarefas das equipes ou, até mesmo, gerenciar rotina pessoal.

Algumas funções são muito interessantes para trabalho em equipe, pois você pode dividir as funções de cada pessoa envolvida naquele trabalho de forma que todos os envolvidos conseguem acompanhar e monitorar o que está sendo executado.

Assim, você pode estabelecer prazos para as tarefas e evitar que tarefas sejam perdidas dentro da rotina de trabalho. Sua versão gratuita é bastante completa e possui todos os recursos que foram citados aqui.

Há muitas empresas que são cases de sucesso dessa ferramenta, como a Renault, que conseguiu fazer o acompanhamento simultâneo de vários projetos na América do Sul, com diferentes fusos horários, e diminuiu muito o uso de e-mails após adotar o Trello na sua gestão.

Outro exemplo de ferramenta que potencializa a comunicação entre equipes e preza pela transparência da empresa é o Slack, que funciona como uma “rede social empresarial”, mas sua versão gratuita tem limite de busca nas mensagens, de armazenamento e de membros.

Utilize Ferramentas Específicas para Reter Conhecimento

Além dos softwares em nuvem, também existem ferramentas especializadas em ajudar a investir em gestão do conhecimento que foram criadas especialmente para suprir o problema de retenção de conhecimento dentro das empresas.

As ferramentas possuem diferentes objetivos e cabe ao empreendedor escolher aquele que mais se adequa à realidade da sua empresa e dos seus colaboradores:

3. Confluence

O Confluence é uma ferramenta flexível e compatível com diferentes realidades, dado que você pode adaptá-lo de acordo com sua necessidade.

Trata-se de um software de colaboração de conteúdo que, com sua ferramenta de busca, permite que as pessoas saibam como fazer aquilo que desejam, pois fornece uma vasta base de conhecimento para os usuários.

Grandes empresas como a Nasa e o Spotify já utilizam esse software para investir em gestão do conhecimento, pois é possível trabalhar, colaborar e documentar projetos sem mudar de 

4. Timeline

O principal ponto positivo dessa plataforma para investir em gestão do conhecimento é seu fácil uso, dado que você pode criar linhas do tempo de um projeto apenas preenchendo uma planilha no Google Docs!

Essa ferramenta permite inserir imagens, vídeos e áudios para registro de conhecimento, o que dinamiza o projeto e faz com que toda a equipe compreenda facilmente os marcos de determinado projeto ao longo do tempo, mantendo a memória organizacional e, assim, evitando que ocorra os mesmos problemas de projetos 

5. HEFLO

Esse software é ideal para mapear, documentar e automatizar os processos da empresa. Seu funcionamento é ágil, transparente e fácil de ser compreendido e replicado por toda a empresa.

Além disso, ao fazer alguma modificação em algum processo da empresa, a plataforma não exclui o antigo, possibilitando que as pessoas vejam como um processo era antes e como ele foi evoluindo, passo a passo, para chegar no modelo ideal que funciona atualmente.

6. AnswerHub

Essa ferramenta para investir em gestão do conhecimento é diferente dos demais, pois funciona em uma lógica de perguntas e respostas, o que é essencial para auxiliar na criação de ideias sobre determinado projeto. Empresas como a Microsoft e o Ebay utilizam essa ferramenta na sua gestão para armazenar e difundir informações importantes para toda a empresa.

Escolha a Sua Caixa de Ferramentas

Assim, agora é hora de escolher as ferramentas para sua empresa (você pode combinar aquelas que julgar mais compatíveis á sua realidade) a fim de ganhar vantagem competitiva, maior agilidade na gestão e maior eficácia na tomada de decisão.

Além disso, investir em gestão do conhecimento assertiva também é aumentar a capacidade de detectar oportunidades e saber aproveitá-las. Bem como prever dificuldades e saber como contorná-las ou, até mesmo, como evita-las.

Crie um Ambiente Inovador

Ao investir em gestão do conhecimento efetiva, você também estará contribuindo para criar uma atmosfera de inovação dentro da sua empresa, pois você saberá de quais maneiras você pode inovar dado o histórico da empresa.

Trabalhe com a Gestão da Inovação e combine a Retenção do conhecimento com práticas que estimulam a inovação.

Leia agora nosso artigo sobre:

Gestão da Inovação: Ferramenta de Diferenciação para sua Empresa

Texto escrito por Letícia Garcia, Gerente de Negócios da UFMG Consultoria Júnior.

  • setembro 4, 2018
  • 9:00 am
  • Um Comentário

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POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COOKIES – UCJ

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Olá, Usuário (a)!

Antes de darmos o primeiro passo na busca de soluções eficientes e personalizadas ao seu negócio, é necessário que você, seja estudante, empreendedor, gestor, ou mesmo simpatizante de ideias que de fato proporcionem a geração de resultados, leia de forma atenciosa a Política de Privacidade do nosso site!

Mas calma, já sabemos o que você pode estar pensando: “um texto genérico qualquer; não tem relevância, vou só passar e aceitar”. Deixa a gente te contar uma coisa: a política de privacidade é mais um instrumento utilizado pela UCJ que visa o bem-estar, a segurança e zelo pelas melhores práticas de mercado, com o objetivo de garantir a total transparência para com o usuário do site.

Por meio dela, ao acessar o site, você visualiza os detalhes sobre algo muito importante hoje em dia: seus dados. Dentre alguns dos pontos mencionados, estão elencados: como realizamos a coleta, o tratamento e o armazenamento dos seus dados, quais são recolhidos enquanto você navega pelo nosso site, para que, assim, possamos te oferecer da maneira mais segura o melhor que a UCJ tem para auxiliar o seu negócio!

Quanto aos aspectos técnicos necessários para a sua elaboração, não se preocupe! A UCJ está inserida e ciente de toda a legislação vigente que trata sobre o assunto, em especial, a Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018).

Caso você concorde com as políticas de transparência e as precauções adotadas pela UFMG CONSULTORIA JÚNIOR para valorizar você, empreendedor (a), basta clicar no botão “aceitar”, atestando que você concorda com todos os termos deste documento.

 

O QUE VOCÊ IRÁ ENCONTRAR AO LONGO DA NOSSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

  1. O que você precisa saber antes de ler e aceitar nossa Política;
  2. Quais as informações já são coletadas automaticamente;
  3. Como coletamos e quais dados coletamos;
  4. Para que utilizamos os dados coletados;
  5. Com quem compartilhamos seus dados;
  6. Como se dá o armazenamento dos dados coletados;
  7. Como fazemos o descarte dos seus dados;
  8. Conheça seus direitos;
  9. Onde ocorrerá a resolução de eventuais conflitos;
  10. Alterações na nossa política;
  11. Contato.

 O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE LER E ACEITAR NOSSA POLÍTICA

  • Dado: é qualquer informação que possa levar à identificação de uma pessoa física, ou seja, o seu nome completo, número de CPF, endereço, assim como, várias outras informações. Segundo a Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018), eles se subdividem em: Pessoal (relativa a uma pessoa viva, identificada ou identificável, constitui dados pessoais o conjunto de informações distintas que podem levar à identificação de uma determinada pessoa), Sensível (são aqueles dados que podem levar a discriminação de uma pessoa) e anônimo (dados que não podem ser atribuídos há nenhum indivíduo específico).
  • Titular: é o dono dos dados que serão tratados e é o verdadeiro soberano de todas as relações que envolvam as suas informações;
  • Tratamento: é toda e qualquer ação realizada com os dados pessoais de um titular, desde a coleta e armazenamento até o compartilhamento e uso;

QUAIS AS INFORMAÇÕES JÁ SÃO COLETADAS AUTOMATICAMENTE

Ao navegar na Internet, algumas informações já são, automaticamente, transmitidas entre computadores. Todavia, é impossível ocorrer a identificação de uma pessoa física e, assim, esses dados possuem apenas fins estatísticos.

No entanto, a fim de esclarecermos tudo o possível para você, usuário (a), e estabelecermos uma concreta relação de confiança, seguem quais são essas informações coletadas:

  • O nome de domínio de Internet, caso você utilize uma conta privada de acesso à Internet, ou, caso você tenha acesso através de uma universidade, por exemplo;
  • O endereço IP;
  • O tipo de navegador e de sistema para acessar nosso site;
  • A data e hora que você acessa nosso site;
  • Se você acessa nosso site a partir de outro site.

 COMO COLETAMOS E QUAIS DADOS COLETAMOS

O usuário terá a possibilidade de baixar materiais ricos com conteúdos diversos a fim de auxiliar o seu negócio, haverá também o cadastro na nossa Newsletter, tudo isso por meio do preenchimento de um formulário disponibilizado para quem acessar o site. Nesse sentido, durante o processo de registro, a UFMG CONSULTORIA JÚNIOR coleta os seguintes dados:

  • Nome;
  • Endereço de e-mail;
  • Telefone celular;
  • Nome da empresa interessada no diagnóstico;
  • Cargo ocupado dentro da empresa;
  • Número de colaboradores da empresa;

 PARA QUÊ UTILIZAMOS OS DADOS COLETADOS

A utilização das informações pessoais do Usuário tem um objetivo de promover maior integração dos serviços prestados pela UCJ à realidade do cliente, sempre buscando meios e alternativas para que aquele serviço gere satisfação e, principalmente, resultado para o nosso cliente, fornecendo o melhor e mais completo serviço, dentro da proposta de valor que a UFMG CONSULTORIA JÚNIOR busca agregar.

É válido ressaltar que qualquer ação que venha porventura ser veiculada, elaborada, ou executada pela UCJ só é de fato posta em prática com a anuência do (a) cliente por dois elementos: Consentimento do Titular, por meio da leitura e concordância deste próprio documento; e pelo Legítimo Interesse do Controlador, limitado por lei e disposto abaixo:

a. Saber das necessidades e preferências de cada cliente comprador, fazendo assim com que mais conteúdo relevantes cheguem ao seu domínio;

b. Envio, via e-mail, de campanhas publicitárias elaboradas ou veiculadas pela UFMG CONSULTORIA JÚNIOR, indicando novos serviços, promoções e afins. (O Usuário poderá solicitar, a qualquer tempo, que seja retirado da listagem de pessoas que receberão este conteúdo, clicando em “não receber mais estes e-mails ou semelhantes”);

c. Utilização por parte do setor da empresa responsável, em contato futuro, para reaver clientes presentes na base de dados, por meio dos canais oficiais da empresa.

 

COM QUEM COMPARTILHAMOS SEUS DADOS

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR JAMAIS compartilhará os seus Dados Pessoais com terceiros, salvo em três hipóteses:

  • Com a RD Station, que é a ferramenta utilizada para armazenamento e envio de fluxo de e-mails previsto anteriormente. Nesse sentido, para que você possa receber nossos melhores conteúdos é preciso o acesso ao: seu nome e e-mail;
  • Com eventuais empresas contratadas para prestar qualquer serviço relativo à manutenção do Site. Vale destacar, que o acesso aos dados não ocorrerá de maneira individualizada e sim anônima, portanto, não se faz possível a identificação do titular;
  • Além disso, os seus dados, inicialmente sigilosos, podem vir a ser revelados a autoridades competentes, exclusivamente nos termos previstos na legislação brasileira ou por determinação judicial e/ou administrativa. Neste caso, as bases legais aplicáveis, hipóteses previstas na Lei Geral de Proteção de Dados, para o compartilhamento, podem ser as seguintes: cumprimento de obrigação legal e/ou execuções de direitos em ações judiciais.

COMO SE DÁ O ARMAZENAMENTO DOS DADOS COLETADOS

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR armazena seus Dados Pessoais por meio da ferramenta RD Station, a qual faz uso de listas de mailing. Nesse sentido, o armazenamento se dá pelo tempo que for necessário para alcançar as finalidades, sempre respeitando o consentimento dado pelo titular, ou para cumprir obrigações legais.

 

COMO FAZEMOS O DESCARTE DOS SEUS DADOS

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR, amparada pela legislação vigente, irá reter os dados disponibilizados até que o titular desses solicite sua exclusão da base de dados.

 

CONHEÇA SEUS DIREITOS

Você, enquanto titular dos Dados Pessoais coletados, tem os seguintes direitos:

  • Acessar, revisar e/ou ter conhecimento acerca de qualquer tratamento realizado com seus dados, além de requisitar um documento contendo todas essas informações;
  • Corrigir ou solicitar a correção/atualização de Dados Pessoais;
  • Solicitar a exclusão dos Dados Pessoais coletados e utilizados com base em seu consentimento;
  • Obter informações sobre as entidades com as quais compartilhamos seus Dados Pessoais;
  • Quando a atividade de tratamento necessitar do seu consentimento, a qualquer momento você poderá revogá-lo.

Para exercer seus direitos, basta entrar em contato com o canal disponibilizado ao fim desta Política de Privacidade.

 

ONDE OCORRERÁ A RESOLUÇÃO DE EVENTUAIS CONFLITOS

Esta Política de Privacidade é regida de acordo com a legislação brasileira. Quaisquer disputas ou controvérsias resultantes da relação aqui regulada, especialmente no que envolver os dados fornecidos ao site pelos usuários, serão processadas no foro da Comarca de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais.

 

ALTERAÇÕES DA NOSSA POLÍTICA

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR resguarda para si o direito de alterar, tempestivamente, as formas com que os Dados Pessoais são tratados e, consequentemente, os termos da política de privacidade, mantendo-se sempre alinhada à legislação vigente.

Por isso, acesse este documento frequentemente para verificar quaisquer atualizações ou mudanças.

 

 

CONTATO

Para fazer perguntas, comentários e/ou solicitações sobre a nossa Política e práticas de privacidade, basta entrar em contato pelo e-mail: [email protected]; pelo telefone +55 (31) 3409-7113; ou pelo endereço: Av. Pres. Antônio Carlos, 6627, Faculdade de Ciências Econômicas UFMG, Sala 2107, Pampulha, Belo Horizonte – MG, 31270-901.

 

 

POLÍTICA DE COOKIES

 O QUE SÃO COOKIES?
 

Cookie de navegação, ou simplesmente cookies, é um pequeno arquivo de navegação de texto que é gravado no seu computador enquanto há navegação em sites da internet.
Dentre a sua principal utilidade o cookie nada mais é que a memória do(a) usuário(a) naquele site, ou seja, o histórico de navegação o qual tem como objetivo proporcionar uma personalização e identidade para cada pessoa em específico que acessar o site, gravando suas preferências dentro daquele endereço eletrônico.
Os cookies datam da década de 90, tal tecnologia existe desde praticamente o início da rede de internet doméstica, sendo inicialmente proposto para sites de compra de venda online, onde as preferências e gostos dos(as) clientes são levados em consideração, práticaque até hoje persiste no mercado.

QUAIS OS TIPOS DE COOKIES QUE SERÃO UTILIZADOS PELO SITE?

É válido, antes de tudo, destacar que de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, Nº 13.709/2018, não existe expresso uma regulamentação que obrigue de forma explícita esses avisos de cookies, mas o intuito da referida lei tem como seu escopo estabelecer medidas que tragam e impliquem em maior transparência ao(à) usuário(a), alinhando o Brasil às boas práticas e legislações internacionais.
Como forma de trazer clareza às pessoas que acessam aquele site, esses avisos são uma forma de mostrar que estão se preocupando com a coleta de dados. Em específico para a UFMG Consultoria Júnior, as informações variam entre o IP do dispositivo, localização geográfica e o navegador utilizado para o acesso. Essas informações consistem em dados anônimos, incapazes de determinar com exatidão o(a) usuário(a).

COMO OCORRE O GERENCIAMENTO DOS COOKIES?

A instalação dos cookies em nosso site está sujeita ao seu consentimento, assim como, ao legítimo interesse da empresa.
E o que isso quer dizer?

Atualmente, na primeira vez que você acessa nossas aplicações, é requerida a sua concordância com a instalação dos cookies, os quais apenas serão ativados após a suaaceitação. Assim, é nesse momento que estamos trabalhando com a base legal CONSENTIMENTO DO TITULAR, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados.
Em adição, destacamos aqui que a UFMG Consultoria Júnior faz uso também da base legal conhecida como LEGÍTIMO INTERESSE, isto é, os dados coletados via cookies visam a promoção de atividades do controlador. Vale ressaltar, que esta base legal é utilizada naquelas situações em que os dados já foram devidamente coletados para uma determinada finalidade e agora serão utilizados também para outra(s), não esquecendo, é claro, de atender alguns requisitos, como: legitimidade do interesse e necessidade de uso para uma finalidade compatível com a atividade fim da empresa.

POR QUE A UFMG CONSULTORIA FAZ USO DE COOKIES?

Usamos cookies para aprender como você, usuário(a), interagir com o nosso conteúdo e para, assim, fornecer a melhor experiência ao visitar o nosso site, tornando nossas aplicações mais fáceis e personalizadas, tendo por base suas escolhas e comportamento de navegação.
Dessa forma, por meio dos cookies, entendemos como você utiliza nossas aplicações e, portanto, conseguimos oferecer um conteúdo mais específico e relevante, já que lembramos das suas preferências.
É a partir do armazenamento, leitura e execução de dados que os cookies permitem uma navegação em nosso site mais rápida e eficiente, já que elimina a necessidade de ser apresentada a você, usuário, as mesmas informações.


COMO DESATIVAR O USO DE COOKIES?

Todos os navegadores de internet permitem que o(a) usuário(a) aceite, recuse ou elimine os cookies utilizados por determinado site (favor notar que a maioria dos browsers aceitam automaticamente os cookies). Dessa forma, o(a) utilizador(a) pode a qualquer momento excluir e/ou recusar o uso desses.
Como fazer isso?

A forma de promover a desativação e exclusão dos cookies varia de acordo com cada navegador, para facilitar a sua navegação você pode ta acessando os tutoriais abaixo de acordo com o seu browser específico, caso o que esteja utilizando não apareça abaixo não precisa se preocupar, basta procurar nas configurações do mesmo a parte a respeito dos cookies.

●Se você usa o Google Chrome:

https://support.google.com/chrome/answer/95647?co=GENIE.Platform%3DD esktop&oco=1&hl=pt-BR


● Se você usa o Firefox:

https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/gerencie-configuracoes-de-armazenamen to-local-de-s

 

● Se você usa o Microsoft Edge:

https://support.microsoft.com/pt-br/windows/excluir-e-gerenciar-cookies-168d ab11-0753- 043d-7c16-ede5947fc64d


● Se você usa o Safari:

https://support.apple.com/pt-br/guide/safari/sfri11471/mac

 

● Se você usa o Opera:

https://help.opera.com/en/latest/web-preferences/#cookies

 

● Se você usa o Internet Explorer:

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Lembre-se de que você não deve esquecer de configurar todos os navegadores de seus diferentes aparelhos (tablets, smartphones, computadores, entre outros).

Note-se que, ao desativar cookies, pode impedir que alguns serviços da web funcionem corretamente, afetando, parcial ou totalmente, a navegação no website.

ATUALIZAÇÃO DA POLÍTICA DE COOKIES:

A UFMG Consultoria Júnior poderá sempre que necessário atualizar a Política de
Cookies, mantendo-se sempre alinhada à legislação vigente.

Dessa forma, verifique essa página periodicamente para se manter atualizado sobre possíveis alterações.
Última atualização ocorrida no dia 14 de Julho de 2021.

CONTATO

Para fazer perguntas, comentários e/ou solicitações sobre a nossa Política de Cookies, basta entrar em contato pelo e-mail:[email protected]; pelo telefone +55 (31) 3409- 7113; ou pelo endereço: Av. Pres. Antônio Carlos, 6627, Faculdade de Ciências Econômicas UFMG, Sala 2107, Pampulha, Belo Horizonte – MG, 31270-901.

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