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FALE COM UM ESPECIALISTA

DRE: O que é, como elaborar e como analisar os seus resultados

O que é uma DRE?

A DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) é um relatório contábil que mostra a partir da confrontação entre receitas, custos, despesas, investimentos e provisões, o resultado líquido da empresa no período. Dessa forma, ela identifica se a empresa está gerando lucro ou prejuízo.

Qual a importância da DRE?

A DRE é uma demonstração financeira que auxilia bastante no controle financeiro da empresa. A partir dela, é possível analisar se no período houve lucro ou prejuízo e entender o porquê disso. Uma vez que esteja clara a situação de sua empresa, é possível traçar novos planos de ação de acordo com as suas necessidades, seja de aumentar a receita ou de diminuir custos para aumentar a lucratividade do negócio.

Além disso, por ser um dos principais documentos financeiros de uma empresa, pode ser necessária a sua apresentação para conseguir um financiamento bancário ou para atrair investidores para o negócio.

Portanto, a DRE auxilia bastante os gestores no controle financeiro da empresa e os auxilia nas tomadas de decisão da empresa.

Estrutura

Em primeiro lugar, devemos destacar que contas da DRE são dispostas de forma vertical. A ordem das informações contidas na DRE estão prescritas em lei , portanto, deve-se atentar a isto. Para uma melhor visualização, segue abaixo um modelo de DRE e logo após, a explicação de cada conta.

Uma observação importante é que os valores que estiverem entre parênteses na DRE são considerados “negativos”, ou seja, saída de dinheiro.

dre - baixar dre. Botão para baixar o material descrito

Modelo da Demonstração do Resultado do Exercício

RECEITA OPERACIONAL BRUTA
Vendas de Produtos
Vendas de Mercadorias
Prestação de Serviços

(-) DEDUÇÕES DA RECEITA BRUTA
Devoluções de Vendas
Abatimentos
Impostos e Contribuições Incidentes sobre Vendas

= RECEITA OPERACIONAL LÍQUIDA

(-) CUSTOS DAS VENDAS
Custo dos Produtos Vendidos
Custo das Mercadorias
Custo dos Serviços Prestados

= RESULTADO OPERACIONAL BRUTO

(-) DESPESAS OPERACIONAIS
Despesas Com Vendas
Despesas Administrativas

(-) DESPESAS FINANCEIRAS LÍQUIDAS
Despesas Financeiras
(-) Receitas Financeiras
Variações Monetárias e Cambiais Passivas
(-) Variações Monetárias e Cambiais Ativas

OUTRAS RECEITAS E DESPESAS

Resultado da Equivalência Patrimonial

Venda de Bens e Direitos do Ativo Não Circulante

(-) Custo da Venda de Bens e Direitos do Ativo Não Circulante

= RESULTADO OPERACIONAL ANTES DO IMPOSTO DE RENDA E DA CONTRIBUIÇÃO SOCIAL E SOBRE O LUCRO

(-) Provisão para Imposto de Renda e Contribuição Social Sobre o Lucro

= LUCRO LÍQUIDO ANTES DAS PARTICIPAÇÕES

(-) Participações

(=) RESULTADO LÍQUIDO DO EXERCÍCIO

O que significa cada conta da DRE?

Receita Operacional Bruta: É como o capital entra na empresa, seja ele com vendas ou prestação de serviços.

Deduções da Receita Bruta: Estes são valores deduzidos diretamente nas vendas, como por exemplo os impostos sobre vendas, abatimentos (descontos), devoluções de mercadorias.

Receita Operacional Líquida: é o montante que a empresa efetivamente recebe pelas vendas de seus produtos. A partir dela, deve-se deduzir o CMV (Custo das Mercadorias Vendidas) para encontrarmos o Resultado Operacional Bruto

Resultado Operacional Bruto: é o valor resultante da receita total de uma empresa menos os seus custos variáveis (custos ligados diretamente à produção, prestação de serviço ou a atividade da companhia).

Despesas Operacionais: Encontrado o Resultado Operacional Bruto, deve-se deduzir as despesas operacionais que podem ser as despesas com vendas (como fretes), despesas administrativas (salários, conta de água e luz, contabilidade, manutenção e reparos, entre outros), despesas comercias (marketing, comissões de vendedores, entre outros) e demais despesas.

Receitas e Despesas financeiras: estão relacionados aos juros; as despesas são os juros a pagar e as receitas são proveniente de aplicações financeiras da empresa.

Outras Receitas e Despesas: está relacionado com à venda de ativos imobilizados (como imóveis, maquinas, veículos) para registrar se houve um lucro ou perda na venda.

Resultado Operacional Antes Do Imposto De Renda E Da Contribuição Social E Sobre O Lucro: Do resultado encontrado deve-se deduzir o valor do Imposto de Renda e da Contribuição Social

Lucro Líquido Antes Das Participações: Do resultado encontrado, deve-se deduzir Debêntures, Empregados, Participações de Administradores, Partes Beneficiárias, Fundos de Assistência e Previdência para Empregados, caso tenha.

Participações: É a remuneração recebida por um sócio dado um resultado positivo da empresa. Ele pode ser previsto em ato constitutivo ou ser definido pelos acionistas em assembleia.

Resultado Líquido Do Exercício: Este é o resultado final da empresa, se ele for positivo a empresa teve lucro, se for negativo a empresa teve prejuízo.

Para criar uma DRE é recomendável que se use uma planilha ou um software para ficar mais prático e visual. A partir disto, basta preencher a DRE com os dados necessários para a administrar as finanças da empresa.

Como analisar uma DRE?

Após construir a DRE, é de suma importância fazer uma boa análise dela, para conseguir tomar as melhores decisões. Para isso, vamos citar as duas das principais formas de se analisar uma DRE: a análise vertical e a horizontal.

Análise Vertical

Busca analisar dentro do próprio período, a porcentagem de quanto cada conta impacta no total das operações da empresa.

Para fazer a análise vertical na DRE, é necessário colocar como base a Receita Bruta da empresa e, a partir dela, calcular a porcentagem que cada operação impacta no resultado do período.

AV= (Conta analisada/ Receita Bruta) x100

Esta análise também pode ser feita analisando apenas as obrigações da empresa, como por exemplo, analisando o passivo do Balanço Patrimonial.

AV= (Conta analisada/Total do Passivo) x100

Dessa forma, é essencial realizar a análise vertical para ter controle de quanto cada conta impacta no total das operações e, a partir disso, ser mais assertivo nas tomadas de decisões.

Análise Horizontal

Visa comparar um período com o outro, ou seja, busca entender qual é a variação do saldo de cada conta com o passar do tempo. A partir dessa perspectiva, é possível analisar se cada elemento está evoluindo ou regredindo ao longo dos períodos.

Para fazer a Análise Horizontal de uma DRE, deve-se ter um período como base e outros para comparação. Assim, é possível perceber a sua variação com passar do tempo. A seguir, disponibilizamos a fórmula para fazer esta análise e um exemplo para colocá-lo na prática.

AH = [(Valor atual do item/Valor do item no período base) – 1] x 100

 

Texto escrito por Thiago Melo. Consultor da UFMG Consultoria Jr.

Se gostou do texto, confira mais conteúdos no nosso blog.

Inclusive, o que acha de fazer um diagnóstico gratuito da sua empresa? Seja na área financeira, de marketing, estratégia ou recursos humanos, a UFMG Consultoria ajuda a sua empresa a alavancar o crescimento através da consultoria empresarial!

  • fevereiro 5, 2020
  • 11:53 am
  • Sem Comentários

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POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COOKIES – UCJ

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Olá, Usuário (a)!

Antes de darmos o primeiro passo na busca de soluções eficientes e personalizadas ao seu negócio, é necessário que você, seja estudante, empreendedor, gestor, ou mesmo simpatizante de ideias que de fato proporcionem a geração de resultados, leia de forma atenciosa a Política de Privacidade do nosso site!

Mas calma, já sabemos o que você pode estar pensando: “um texto genérico qualquer; não tem relevância, vou só passar e aceitar”. Deixa a gente te contar uma coisa: a política de privacidade é mais um instrumento utilizado pela UCJ que visa o bem-estar, a segurança e zelo pelas melhores práticas de mercado, com o objetivo de garantir a total transparência para com o usuário do site.

Por meio dela, ao acessar o site, você visualiza os detalhes sobre algo muito importante hoje em dia: seus dados. Dentre alguns dos pontos mencionados, estão elencados: como realizamos a coleta, o tratamento e o armazenamento dos seus dados, quais são recolhidos enquanto você navega pelo nosso site, para que, assim, possamos te oferecer da maneira mais segura o melhor que a UCJ tem para auxiliar o seu negócio!

Quanto aos aspectos técnicos necessários para a sua elaboração, não se preocupe! A UCJ está inserida e ciente de toda a legislação vigente que trata sobre o assunto, em especial, a Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018).

Caso você concorde com as políticas de transparência e as precauções adotadas pela UFMG CONSULTORIA JÚNIOR para valorizar você, empreendedor (a), basta clicar no botão “aceitar”, atestando que você concorda com todos os termos deste documento.

 

O QUE VOCÊ IRÁ ENCONTRAR AO LONGO DA NOSSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

  1. O que você precisa saber antes de ler e aceitar nossa Política;
  2. Quais as informações já são coletadas automaticamente;
  3. Como coletamos e quais dados coletamos;
  4. Para que utilizamos os dados coletados;
  5. Com quem compartilhamos seus dados;
  6. Como se dá o armazenamento dos dados coletados;
  7. Como fazemos o descarte dos seus dados;
  8. Conheça seus direitos;
  9. Onde ocorrerá a resolução de eventuais conflitos;
  10. Alterações na nossa política;
  11. Contato.

 O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE LER E ACEITAR NOSSA POLÍTICA

  • Dado: é qualquer informação que possa levar à identificação de uma pessoa física, ou seja, o seu nome completo, número de CPF, endereço, assim como, várias outras informações. Segundo a Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018), eles se subdividem em: Pessoal (relativa a uma pessoa viva, identificada ou identificável, constitui dados pessoais o conjunto de informações distintas que podem levar à identificação de uma determinada pessoa), Sensível (são aqueles dados que podem levar a discriminação de uma pessoa) e anônimo (dados que não podem ser atribuídos há nenhum indivíduo específico).
  • Titular: é o dono dos dados que serão tratados e é o verdadeiro soberano de todas as relações que envolvam as suas informações;
  • Tratamento: é toda e qualquer ação realizada com os dados pessoais de um titular, desde a coleta e armazenamento até o compartilhamento e uso;

QUAIS AS INFORMAÇÕES JÁ SÃO COLETADAS AUTOMATICAMENTE

Ao navegar na Internet, algumas informações já são, automaticamente, transmitidas entre computadores. Todavia, é impossível ocorrer a identificação de uma pessoa física e, assim, esses dados possuem apenas fins estatísticos.

No entanto, a fim de esclarecermos tudo o possível para você, usuário (a), e estabelecermos uma concreta relação de confiança, seguem quais são essas informações coletadas:

  • O nome de domínio de Internet, caso você utilize uma conta privada de acesso à Internet, ou, caso você tenha acesso através de uma universidade, por exemplo;
  • O endereço IP;
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 COMO COLETAMOS E QUAIS DADOS COLETAMOS

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 PARA QUÊ UTILIZAMOS OS DADOS COLETADOS

A utilização das informações pessoais do Usuário tem um objetivo de promover maior integração dos serviços prestados pela UCJ à realidade do cliente, sempre buscando meios e alternativas para que aquele serviço gere satisfação e, principalmente, resultado para o nosso cliente, fornecendo o melhor e mais completo serviço, dentro da proposta de valor que a UFMG CONSULTORIA JÚNIOR busca agregar.

É válido ressaltar que qualquer ação que venha porventura ser veiculada, elaborada, ou executada pela UCJ só é de fato posta em prática com a anuência do (a) cliente por dois elementos: Consentimento do Titular, por meio da leitura e concordância deste próprio documento; e pelo Legítimo Interesse do Controlador, limitado por lei e disposto abaixo:

a. Saber das necessidades e preferências de cada cliente comprador, fazendo assim com que mais conteúdo relevantes cheguem ao seu domínio;

b. Envio, via e-mail, de campanhas publicitárias elaboradas ou veiculadas pela UFMG CONSULTORIA JÚNIOR, indicando novos serviços, promoções e afins. (O Usuário poderá solicitar, a qualquer tempo, que seja retirado da listagem de pessoas que receberão este conteúdo, clicando em “não receber mais estes e-mails ou semelhantes”);

c. Utilização por parte do setor da empresa responsável, em contato futuro, para reaver clientes presentes na base de dados, por meio dos canais oficiais da empresa.

 

COM QUEM COMPARTILHAMOS SEUS DADOS

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR JAMAIS compartilhará os seus Dados Pessoais com terceiros, salvo em três hipóteses:

  • Com a RD Station, que é a ferramenta utilizada para armazenamento e envio de fluxo de e-mails previsto anteriormente. Nesse sentido, para que você possa receber nossos melhores conteúdos é preciso o acesso ao: seu nome e e-mail;
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COMO SE DÁ O ARMAZENAMENTO DOS DADOS COLETADOS

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR armazena seus Dados Pessoais por meio da ferramenta RD Station, a qual faz uso de listas de mailing. Nesse sentido, o armazenamento se dá pelo tempo que for necessário para alcançar as finalidades, sempre respeitando o consentimento dado pelo titular, ou para cumprir obrigações legais.

 

COMO FAZEMOS O DESCARTE DOS SEUS DADOS

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR, amparada pela legislação vigente, irá reter os dados disponibilizados até que o titular desses solicite sua exclusão da base de dados.

 

CONHEÇA SEUS DIREITOS

Você, enquanto titular dos Dados Pessoais coletados, tem os seguintes direitos:

  • Acessar, revisar e/ou ter conhecimento acerca de qualquer tratamento realizado com seus dados, além de requisitar um documento contendo todas essas informações;
  • Corrigir ou solicitar a correção/atualização de Dados Pessoais;
  • Solicitar a exclusão dos Dados Pessoais coletados e utilizados com base em seu consentimento;
  • Obter informações sobre as entidades com as quais compartilhamos seus Dados Pessoais;
  • Quando a atividade de tratamento necessitar do seu consentimento, a qualquer momento você poderá revogá-lo.

Para exercer seus direitos, basta entrar em contato com o canal disponibilizado ao fim desta Política de Privacidade.

 

ONDE OCORRERÁ A RESOLUÇÃO DE EVENTUAIS CONFLITOS

Esta Política de Privacidade é regida de acordo com a legislação brasileira. Quaisquer disputas ou controvérsias resultantes da relação aqui regulada, especialmente no que envolver os dados fornecidos ao site pelos usuários, serão processadas no foro da Comarca de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais.

 

ALTERAÇÕES DA NOSSA POLÍTICA

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR resguarda para si o direito de alterar, tempestivamente, as formas com que os Dados Pessoais são tratados e, consequentemente, os termos da política de privacidade, mantendo-se sempre alinhada à legislação vigente.

Por isso, acesse este documento frequentemente para verificar quaisquer atualizações ou mudanças.

 

 

CONTATO

Para fazer perguntas, comentários e/ou solicitações sobre a nossa Política e práticas de privacidade, basta entrar em contato pelo e-mail: [email protected]; pelo telefone +55 (31) 3409-7113; ou pelo endereço: Av. Pres. Antônio Carlos, 6627, Faculdade de Ciências Econômicas UFMG, Sala 2107, Pampulha, Belo Horizonte – MG, 31270-901.

 

 

POLÍTICA DE COOKIES

 O QUE SÃO COOKIES?
 

Cookie de navegação, ou simplesmente cookies, é um pequeno arquivo de navegação de texto que é gravado no seu computador enquanto há navegação em sites da internet.
Dentre a sua principal utilidade o cookie nada mais é que a memória do(a) usuário(a) naquele site, ou seja, o histórico de navegação o qual tem como objetivo proporcionar uma personalização e identidade para cada pessoa em específico que acessar o site, gravando suas preferências dentro daquele endereço eletrônico.
Os cookies datam da década de 90, tal tecnologia existe desde praticamente o início da rede de internet doméstica, sendo inicialmente proposto para sites de compra de venda online, onde as preferências e gostos dos(as) clientes são levados em consideração, práticaque até hoje persiste no mercado.

QUAIS OS TIPOS DE COOKIES QUE SERÃO UTILIZADOS PELO SITE?

É válido, antes de tudo, destacar que de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, Nº 13.709/2018, não existe expresso uma regulamentação que obrigue de forma explícita esses avisos de cookies, mas o intuito da referida lei tem como seu escopo estabelecer medidas que tragam e impliquem em maior transparência ao(à) usuário(a), alinhando o Brasil às boas práticas e legislações internacionais.
Como forma de trazer clareza às pessoas que acessam aquele site, esses avisos são uma forma de mostrar que estão se preocupando com a coleta de dados. Em específico para a UFMG Consultoria Júnior, as informações variam entre o IP do dispositivo, localização geográfica e o navegador utilizado para o acesso. Essas informações consistem em dados anônimos, incapazes de determinar com exatidão o(a) usuário(a).

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A UFMG Consultoria Júnior poderá sempre que necessário atualizar a Política de
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Dessa forma, verifique essa página periodicamente para se manter atualizado sobre possíveis alterações.
Última atualização ocorrida no dia 14 de Julho de 2021.

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