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Indicadores Financeiros: 5 Exemplos Essenciais Para Sua Empresa

Você sabia que muitas dificuldades enfrentadas por administradores de micro, pequenas e médias empresas é a gestão financeira? Vamos te apresentar 5 indicadores financeiros essenciais para a sua empresa que vão te ajudar a ter um controle mais sólido das suas contas, mantendo-as longe do vermelho!

Continue lendo e conheça 5 indicadores financeiros essenciais para sua empresa, e aprenda a calculá-los!

O Financeiro: Um Desafio Para Muitas Empresas

Infelizmente, é muito comum que um administrador não saiba exatamente porque está com dificuldades financeiras. Parece ser difícil saber para onde o dinheiro vai, quanto a empresa lucra ou se é necessário contratar um empréstimo.

Este problema geralmente está associado à falta de indicadores sólidos para o setor financeiro da empresa, que leva a um desconhecimento do que realmente acontece “por baixo do capô”.

Dos 5 principais motivos de falências de empresas, dois estão relacionados com a gestão financeira. A falta de capital de giro e um mal controle financeiro são duas das piores coisas que podem acontecer a uma empresa.

Conheça os 5 Indicadores Financeiros Essenciais

1. Margem Bruta Percentual

O que é:

A Margem Bruta é o quanto a empresa é rentável em sua atividade operacional. Ela é um percentual que corresponde a quantos % do preço de venda corresponde ao valor gerado para o cliente. Ou seja, excluindo os custos de produção.

Através deste indicador é possível verificar quais produtos são os melhores para seu mix e quais mais impactam positivamente seu resultado.

Como calcular:

O cálculo da margem bruta por produto é bem simples: divida o lucro bruto pelo faturamento de vendas e multiplique por 100.

Lucro Bruto é a diferença entre o Preço de Venda (Para o Cliente) e o Preço de Custo (Que você comprou).

Exemplo: se um produto é comprado por R$90 e revendido por R$126, a margem bruta será:

R$ (126-90) /R$90 x 100 = 40%.

O que fazer?

Sabendo a margem bruta de cada produto, é possível saber quais são aqueles que realmente valem a pena ser vendidos.

Se a margem estiver muito baixa você pode tomar algumas ações para aumenta-la:

  • negociar melhores preços de compra com o fornecedor;
  • realizar promoções que aumente o volume de venda;
  • ou mesmo descontinuar as vendas daquele item.

2. Prazo Médio de Estocagem (PME) ou Giro de Estoque

O que é:

O Prazo médio de estocagem, como o próprio nome diz, é o tempo médio em que sua mercadoria permanece em estoque, sem ser vendida.

Pode parecer estranho um indicador financeiro ser dado em dias, mas um alto PME significa perdas financeiras de vários lados. Se um produto fica muito tempo estocado ele sofre depreciação, aumenta os custos de armazenagem e pioram os seus ciclos financeiros.. Manter este indicador baixo deve ser um esforço contínuo!

Como calcular:

Para calcular o PME, você deve seguir a fórmula

(Valor em Estoque Médio / Custo da Mercadoria Vendida) x 360

Valor em Estoque Médio é quantos reais você manteve guardado em seu estoque, na média, ao longo de um período.

O resultado será a média de dias em que sua mercadoria fica estocada.

O que fazer?

Este indicador financeiro diz quanto tempo em média uma mercadoria demora para ser vendida desde que chega ao estoque. Um prazo menor significa que seu investimento retornará mais rápido ao caixa.

Faça análises para verificar quais produtos ficam mais tempo estocados e procure compra-los em menor quantidade ou realizar promoções para que seja vendido mais rapidamente.

3. Ciclo Financeiro ou Ciclo de Caixa

O que é:

O ciclo financeiro é um dos indicadores financeiros mais importantes para qualquer empreendimento. Seu desconhecimento faz muitos deles quebrarem mesmo tendo um bom resultado de vendas.

Ele consiste no tempo médio entre o pagamento aos fornecedores e o recebimento das venda. Isto é, diz o tempo em que o dinheiro fica “preso” em forma de estoque ou contas a receber. É o tempo que você fica sem o dinheiro investido na mercadoria – desde que você pagou o fornecedor até receber o dinheiro dos clientes.

Como calcular:

O ciclo financeiro é calculado pela soma do tempo médio de estocagem com o tempo médio de recebimento de contas, então subtraído o tempo médio de pagamento a fornecedores.

O que fazer?

O indicador é dado em dias, portanto, é o tempo médio entre o dia em que você paga os fornecedores e recebe dos clientes. É tempo em que você já pagou um produto ou sua matéria-prima, mas ainda não recebeu o pagamento pela venda.

O ideal é que esse tempo seja sempre o mínimo, o mais próximo de zero. Mas existe uma situação ideal, onde o ciclo de caixa é negativo.

Isso indica que você recebe os pagamentos antes de ter que pagar os fornecedores. Em outas palavras, você está financiando a compra dos produtos com o dinheiro do próprio cliente, e não precisa de capital de giro operacional.

Você pode diminuir o ciclo financeiro de várias formas:

  • Negociando melhores prazos com fornecedores;
  • Reduzindo o prazo de pagamento para os clientes;
  • Descontando duplicadas e cheques pré-datados;
  • Pagando as contas em datas mais próximas ao vencimento;
  • Diminuindo o tempo em que a mercadoria fica estocada.

É possível reduzir esse ciclo também através do controle da inadimplência de seus clientes. Leia um pouco mais no nosso artigo sobre Ciclos Financeiros.

4. Margem Líquida Percentual

Diferente da margem bruta, a margem líquida diz o quanto a sua empresa é lucrativa no final de todas as contas. É o quanto, percentualmente, das suas vendas são convertidas em lucro real.

De forma fácil é quantos porcentos das suas vendas representam o lucro final da empresa.

Como calcular?

A margem líquida é calculada pela proporção entre o lucro líquido e a receita de vendas. Assim, será:

Lucro Líquido / Faturamento de Vendas x 100

Por exemplo, se sua receita é de R$50.000 e o lucro líquido é de R$10.000, a margem líquida será:

R$10.000/R$50.000 x 100 = 20%.

Interpretando o Indicador

Para analisar o indicador é necessário primeiramente verificar se está positivo ou negativo. Uma margem líquida abaixo de zero é crítico, indica que o negócio está perdendo dinheiro. Portanto, devem ser tomadas medidas para que a margem aumente.

Isso pode ser feito através do aumento da margem bruta ou reduzindo os custos operacionais.

Para saber quem é o maior responsável pela baixa margem líquida basta comparar os dois indicadores: os custos percentuais e a margem bruta percentual. Caso estes indicadores financeiros estejam muito próximos, é interessante aumentar a margem por produto. Caso contrário, o ideal é reduzir sua estrutura de custos para obter uma margem maior.

5. Liquidez Imediata e Liquidez Seca

O que é:

Caso você tivesse de honrar hoje todas as suas dívidas, o quanto delas você conseguiria pagar?

Esses dois indicadores financeiros mostram o quanto a empresa consegue arcar com seus compromissos e dívidas.

A liquidez imediata é medida pelo caixa dividido pelo passivo circulante. Como dificilmente você terá que arcar com todos os compromissos de imediato, existe também a liquidez corrente, que considera também todas as contas a receber e investimentos, ambos em curto prazo.

Como calcular:

A liquidez imediata é calculada por:

caixa disponível e equivalentes / passivo circulante;

Já a liquidez seca é calculado pela fórmula:

(ativo circulante – estoques) / passivo circulante

O que fazer?

O melhor a se fazer é deixar ambos os indicadores em um valor maior possível, ou seja, aumentar ao máximo sua capacidade de honrar com os compromissos.

Assim, você pode tomar medidas para reduzi-los dos dois lados: no ativo, aumentando suas disponibilidades, através de mais vendas e redução de estoques ou, no passivo, reduzindo a quantidade de contas a pagar no curto prazo.

Uma alta liquidez pode ainda facilitar  a adquirir capital de terceiros para investir no seu negócio.

 

Estes são os 5 Indicadores Financeiros essenciais para o sucesso de sua empresa. Quando se mantém o controle do que acontece com as finanças da empresa tudo fica mais claro e seguro.

Mas para usa-los da melhor forma possível não basta apenas calcular, é necessário que sejam acompanhados frequentemente.

Leia o nosso texto e conheça o conceito de KPIs – Indicadores Chave de Processo:

O que são KPIs- Indicadores Chave de Processos

Esses 5 indicadores te ajudarão a manter um bom controle financeiro, evitando que as coisas saiam do controle. E lembre que estes são esforços contínuos para melhorar sempre as finanças de sua empresa.

Acesse agora o nosso texto e aprenda 5 passos que vão transformar o controle financeiro de sua empresa:

5 Passos para Melhorar o Controle Financeiro

Este artigo foi escrito por Gabriel Lessa, Diretor Administrativo-Financeiro da UFMG Consultoria Jr.

  • julho 17, 2018
  • 9:00 am
  • Sem Comentários

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Mas calma, já sabemos o que você pode estar pensando: “um texto genérico qualquer; não tem relevância, vou só passar e aceitar”. Deixa a gente te contar uma coisa: a política de privacidade é mais um instrumento utilizado pela UCJ que visa o bem-estar, a segurança e zelo pelas melhores práticas de mercado, com o objetivo de garantir a total transparência para com o usuário do site.

Por meio dela, ao acessar o site, você visualiza os detalhes sobre algo muito importante hoje em dia: seus dados. Dentre alguns dos pontos mencionados, estão elencados: como realizamos a coleta, o tratamento e o armazenamento dos seus dados, quais são recolhidos enquanto você navega pelo nosso site, para que, assim, possamos te oferecer da maneira mais segura o melhor que a UCJ tem para auxiliar o seu negócio!

Quanto aos aspectos técnicos necessários para a sua elaboração, não se preocupe! A UCJ está inserida e ciente de toda a legislação vigente que trata sobre o assunto, em especial, a Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018).

Caso você concorde com as políticas de transparência e as precauções adotadas pela UFMG CONSULTORIA JÚNIOR para valorizar você, empreendedor (a), basta clicar no botão “aceitar”, atestando que você concorda com todos os termos deste documento.

 

O QUE VOCÊ IRÁ ENCONTRAR AO LONGO DA NOSSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

  1. O que você precisa saber antes de ler e aceitar nossa Política;
  2. Quais as informações já são coletadas automaticamente;
  3. Como coletamos e quais dados coletamos;
  4. Para que utilizamos os dados coletados;
  5. Com quem compartilhamos seus dados;
  6. Como se dá o armazenamento dos dados coletados;
  7. Como fazemos o descarte dos seus dados;
  8. Conheça seus direitos;
  9. Onde ocorrerá a resolução de eventuais conflitos;
  10. Alterações na nossa política;
  11. Contato.

 O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE LER E ACEITAR NOSSA POLÍTICA

  • Dado: é qualquer informação que possa levar à identificação de uma pessoa física, ou seja, o seu nome completo, número de CPF, endereço, assim como, várias outras informações. Segundo a Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018), eles se subdividem em: Pessoal (relativa a uma pessoa viva, identificada ou identificável, constitui dados pessoais o conjunto de informações distintas que podem levar à identificação de uma determinada pessoa), Sensível (são aqueles dados que podem levar a discriminação de uma pessoa) e anônimo (dados que não podem ser atribuídos há nenhum indivíduo específico).
  • Titular: é o dono dos dados que serão tratados e é o verdadeiro soberano de todas as relações que envolvam as suas informações;
  • Tratamento: é toda e qualquer ação realizada com os dados pessoais de um titular, desde a coleta e armazenamento até o compartilhamento e uso;

QUAIS AS INFORMAÇÕES JÁ SÃO COLETADAS AUTOMATICAMENTE

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A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR armazena seus Dados Pessoais por meio da ferramenta RD Station, a qual faz uso de listas de mailing. Nesse sentido, o armazenamento se dá pelo tempo que for necessário para alcançar as finalidades, sempre respeitando o consentimento dado pelo titular, ou para cumprir obrigações legais.

 

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A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR, amparada pela legislação vigente, irá reter os dados disponibilizados até que o titular desses solicite sua exclusão da base de dados.

 

CONHEÇA SEUS DIREITOS

Você, enquanto titular dos Dados Pessoais coletados, tem os seguintes direitos:

  • Acessar, revisar e/ou ter conhecimento acerca de qualquer tratamento realizado com seus dados, além de requisitar um documento contendo todas essas informações;
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  • Obter informações sobre as entidades com as quais compartilhamos seus Dados Pessoais;
  • Quando a atividade de tratamento necessitar do seu consentimento, a qualquer momento você poderá revogá-lo.

Para exercer seus direitos, basta entrar em contato com o canal disponibilizado ao fim desta Política de Privacidade.

 

ONDE OCORRERÁ A RESOLUÇÃO DE EVENTUAIS CONFLITOS

Esta Política de Privacidade é regida de acordo com a legislação brasileira. Quaisquer disputas ou controvérsias resultantes da relação aqui regulada, especialmente no que envolver os dados fornecidos ao site pelos usuários, serão processadas no foro da Comarca de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais.

 

ALTERAÇÕES DA NOSSA POLÍTICA

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR resguarda para si o direito de alterar, tempestivamente, as formas com que os Dados Pessoais são tratados e, consequentemente, os termos da política de privacidade, mantendo-se sempre alinhada à legislação vigente.

Por isso, acesse este documento frequentemente para verificar quaisquer atualizações ou mudanças.

 

 

CONTATO

Para fazer perguntas, comentários e/ou solicitações sobre a nossa Política e práticas de privacidade, basta entrar em contato pelo e-mail: [email protected]; pelo telefone +55 (31) 3409-7113; ou pelo endereço: Av. Pres. Antônio Carlos, 6627, Faculdade de Ciências Econômicas UFMG, Sala 2107, Pampulha, Belo Horizonte – MG, 31270-901.

 

 

POLÍTICA DE COOKIES

 O QUE SÃO COOKIES?
 

Cookie de navegação, ou simplesmente cookies, é um pequeno arquivo de navegação de texto que é gravado no seu computador enquanto há navegação em sites da internet.
Dentre a sua principal utilidade o cookie nada mais é que a memória do(a) usuário(a) naquele site, ou seja, o histórico de navegação o qual tem como objetivo proporcionar uma personalização e identidade para cada pessoa em específico que acessar o site, gravando suas preferências dentro daquele endereço eletrônico.
Os cookies datam da década de 90, tal tecnologia existe desde praticamente o início da rede de internet doméstica, sendo inicialmente proposto para sites de compra de venda online, onde as preferências e gostos dos(as) clientes são levados em consideração, práticaque até hoje persiste no mercado.

QUAIS OS TIPOS DE COOKIES QUE SERÃO UTILIZADOS PELO SITE?

É válido, antes de tudo, destacar que de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, Nº 13.709/2018, não existe expresso uma regulamentação que obrigue de forma explícita esses avisos de cookies, mas o intuito da referida lei tem como seu escopo estabelecer medidas que tragam e impliquem em maior transparência ao(à) usuário(a), alinhando o Brasil às boas práticas e legislações internacionais.
Como forma de trazer clareza às pessoas que acessam aquele site, esses avisos são uma forma de mostrar que estão se preocupando com a coleta de dados. Em específico para a UFMG Consultoria Júnior, as informações variam entre o IP do dispositivo, localização geográfica e o navegador utilizado para o acesso. Essas informações consistem em dados anônimos, incapazes de determinar com exatidão o(a) usuário(a).

COMO OCORRE O GERENCIAMENTO DOS COOKIES?

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Em adição, destacamos aqui que a UFMG Consultoria Júnior faz uso também da base legal conhecida como LEGÍTIMO INTERESSE, isto é, os dados coletados via cookies visam a promoção de atividades do controlador. Vale ressaltar, que esta base legal é utilizada naquelas situações em que os dados já foram devidamente coletados para uma determinada finalidade e agora serão utilizados também para outra(s), não esquecendo, é claro, de atender alguns requisitos, como: legitimidade do interesse e necessidade de uso para uma finalidade compatível com a atividade fim da empresa.

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Usamos cookies para aprender como você, usuário(a), interagir com o nosso conteúdo e para, assim, fornecer a melhor experiência ao visitar o nosso site, tornando nossas aplicações mais fáceis e personalizadas, tendo por base suas escolhas e comportamento de navegação.
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Como fazer isso?

A forma de promover a desativação e exclusão dos cookies varia de acordo com cada navegador, para facilitar a sua navegação você pode ta acessando os tutoriais abaixo de acordo com o seu browser específico, caso o que esteja utilizando não apareça abaixo não precisa se preocupar, basta procurar nas configurações do mesmo a parte a respeito dos cookies.

●Se você usa o Google Chrome:

https://support.google.com/chrome/answer/95647?co=GENIE.Platform%3DD esktop&oco=1&hl=pt-BR


● Se você usa o Firefox:

https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/gerencie-configuracoes-de-armazenamen to-local-de-s

 

● Se você usa o Microsoft Edge:

https://support.microsoft.com/pt-br/windows/excluir-e-gerenciar-cookies-168d ab11-0753- 043d-7c16-ede5947fc64d


● Se você usa o Safari:

https://support.apple.com/pt-br/guide/safari/sfri11471/mac

 

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● Se você usa o Internet Explorer:

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Lembre-se de que você não deve esquecer de configurar todos os navegadores de seus diferentes aparelhos (tablets, smartphones, computadores, entre outros).

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Dessa forma, verifique essa página periodicamente para se manter atualizado sobre possíveis alterações.
Última atualização ocorrida no dia 14 de Julho de 2021.

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