O que é Valuation?
Valuation é um termo em inglês, que significa “valorização de uma empresa”. É a técnica de avaliar um ativo e chegar ao seu valor real, considerando diferentes aspectos que o envolvem.
Por que usar?
Não é incomum observarmos empresários e empresárias que, apesar de terem grande conhecimento sobre seu negócio, quando questionados sobre quanto vale a sua empresa, responderem que não têm ideia de como chegar a um valor, ou mesmo não saberem o que é o Valuation de uma empresa.
A necessidade de conhecer o valor de sua empresa é estratégica e crucial em diversos cenários como na prospecção de novos investidores, fusões e aquisições, dissolução societária, dentre outros.
Dificuldades
A dificuldade mais comum encontrada é a de difícil mensuração de todos os aspectos que envolvem uma empresa como por exemplo:
- Marca construída ao longo do tempo;
- Relação com clientes e fornecedores;
- Posição frente ao mercado competitivo.
Nesse contexto, o Valuation é a técnica utilizada para chegar ao valor justo de uma empresa, e é uma ferramenta poderosa em mãos empresário.
Mas afinal, o que é Valuation? Continue lendo e você irá aprender:
- como essa técnica é importante para seu negócio?
- como colocar em prática?
Qual a importância do Valuation na sua empresa?
Ter um laudo de Valuation em mãos possibilita ao gestor o dimensionamento de seu empreendimento, possibilita que ele conheça sua capacidade de geração de lucros e sua perspectiva de crescimento no longo prazo, o que permite a gestão da estratégia.
Também é importante para a preparação para cenários como dissolução de sociedade, no qual os sócios necessitam saber o valor do negócio para se separarem ou negociarem a participação entre si baseados em um valor justo.
Em um cenário de fusão ou aquisição, seja por necessidade ou por oportunidade para o dono do negócio, é necessário que o gestor conheça o Valuation de sua empresa para estar preparado para participar da negociação. Segundo a Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), operações desse gênero avançaram 28% no ano passado, e tendem a crescer mais nos próximos anos.
Outro cenário no qual o Valuation faz-se necessário é para o recebimento de investidores, uma vez que para que o negócio seja concretizado o investidor deseja conhecer a capacidade da empresa de gerar riqueza.
Como fazer o Valuation?
Pode-se dizer que existem várias formas de fazer Valuation de uma empresa, desde a perspectiva da contabilidade, liquidação (ativos menos passivos), múltiplos de mercado (empresas negociadas na bolsa) dentre outros.
O modelo com maior respaldo teórico, e também o mais utilizado é o Fluxo de Caixa Descontado, ou DFC – em inglês (Discounted cash flow). Ele considera o valor de uma empresa como sua capacidade de gerar caixa livre no futuro.
Neste método, faz-se o confronto entre o valor do ativo determinado com o valor do fluxo de caixa projetado para o futuro, tragos ao valor presente por meio de uma taxa de desconto, que considera os riscos do investimento.
Desta forma, os passos a serem seguidos por essa metodologia são simples:
- Fazer o cálculo da estimativa de fluxo de caixa da empresa para os próximos períodos
- Estipular uma taxa de desconto, baseada no risco do investimento em comparação a outras empresas do ramo e outras oportunidades de investimentos no mercado.
- Confrontar os resultados com o valor real e fazer o somatório dos resultados.
Valuation deve adequar-se à realidade da empresa
Como mencionado, existem diversas formas de se fazer o Valuation de uma empresa, e nesse contexto, devemos estar atentos a realidade individual de cada empreendimento ao definir qual metodologia utilizar.
Por exemplo: usar o modelo DFC para o Valuation de uma startup pode não gerar resultados assertivos, tendo em vista que esse modelo de empresas normalmente são novas no mercado, logo não possuem o histórico financeiro necessário para a mensuração do caixa no futuro, além de comumente terem um crescimento exponencial que inviabiliza o cálculo por esse método.
Quais os riscos do Valuation?
Devemos lembrar que o Valuation é uma técnica, é uma forma de avaliar quantitativamente e qualitativamente um empreendimento frente ao mercado. Dessa forma, devemos reconhecer os riscos e limitações dessas técnicas.
Quando tratamos de premissas a serem adotadas, ou seja, estipular números para as projeções futuras, de crescimento da empresa, de seus lucros, da economia local etc., a analise está sujeita às opiniões do analista, bem como a imprevisibilidade do mercado.
Como mitigar os riscos do Valuation?
Para buscar um resultado assertivo no Valuation de sua empresa, é necessária uma análise de base ampla, que considere diferentes aspectos relacionados ao seu negócio, bem como a adoções de premissas realista e condizentes a realidade de mercado a qual a empresa está inserida.
De fato, o trabalho exige conhecimento técnico e de mercado para que gere os resultados condizentes com a realidade, portanto é indicado que seja buscada profissionais adequados, como contadores, analistas ou a consultoria em Valuation, para a garantia da assertividade.
E o que aprendemos com isso?
Conforme observamos, conhecer o valor de sua empresa é essencial para se posicionar estrategicamente no mercado e possibilitar a definição de metas e estratégias dentro de uma empresa.
É fundamental conhecer o Valuation de sua empresa em situações de negociação entre os sócios, fusões, aquisições e recebimento de investidores. Tais operações têm se tornado mais comuns e é importante que o empresário conheça sua empresa para que esteja preparado para negócios dessa natureza.
Ressaltamos o risco do Valuation, observamos que as particularidades de cada negócio exercem grande influência no método, como adotar premissas e também estar de acordo com a realidade do mercado, e como é necessário que seja realizado um trabalho profissional para alcançar os resultados mais precisos.
Por fim, enfatizamos que o Valuation não deve ser considerado como um valor fixo, mas sim como um balizador, ou parâmetro para negociações. Essa é uma ferramenta, e o empresário que tem em mãos esse conhecimento acerca de sua empresa está de fato mais preparado para tomada de decisões no mercado.
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Texto escrito por João Pedro Rabelo. Consultor da UFMG Consultoria Jr.