O sucesso de uma empresa depende de diversos fatores, e a análise de tal sucessão é fundamental para o investimento assertivo em estratégias funcionais.
Dessa forma, para viabilizar o entendimento da eficiência de gestão e das estratégias utilizadas, os indicadores estratégicos foram criados e são amplamente utilizados pelos diversos tipos de empresas existentes, independente do porte das mesmas.
Entretanto, mesmo com tamanha importância de uma visão estratégica e funcionalidade no âmbito empresarial, muitos gestores e proprietários não entendem o necessário sobre o assunto.
Por isso, para te ajudar a sanar essas e outras dúvidas, criamos um artigo explicativo que vai te fazer entender o que são os indicadores estratégicos, seus benefícios e a melhor forma de implantação dos mesmos.
O que são os indicadores estratégicos?
Os indicadores estratégicos são grandes coadjuvantes no detalhamento da situação atual de uma empresa, focando nas estratégias aplicadas e seus respectivos resultados.
Dessa forma, a partir dos indicadores estratégicos é possível analisar a eficiência da gestão e dos métodos utilizados como estratégia de crescimento e evolução empresarial.
Tal análise é fundamental para o direcionamento adequado da gestão empresarial, pois como dito por Peter Drucker:
“O que pode ser medido pode ser melhorado”
Dessa forma, com a análise minuciosa das estratégias implementadas será possível investir em métodos funcionais os quais apresentam bons resultados, gerando um crescimento empresarial progressivo rápido e efetivo.
Quais os benefícios de utilizar Indicadores Estratégicos?
Além da importância para o correto direcionamento empresarial, os indicadores estratégicos ainda proporcionam diversos outros benefícios para o seu negócio, os quais vão muito além da estratégia.
Dentre todas as vantagens existentes, podemos citar como principais:
- Investimentos assertivos: A partir da análise detalhada dos resultados das estratégias aplicadas, é possível definir quais funcionam melhor para a sua empresa e investir nas mesmas. Assim, o investimento feito é assertivo e proporciona maiores resultados em um menor período.
- Redução de falhas estratégicas: Tendo em vista a análise de resultados, é possível perceber quais estratégias não apresentam números positivos de crescimento e evolução empresarial. Assim, os recursos não são investidos em estratégias falhas, as quais causam prejuízos significativos para as corporações.
- Alinhamento entre diferentes departamentos: Para a conquista de um mesmo objetivo, todos os departamentos de uma empresa precisam trabalhar de forma alinhada e conjunta. Com o direcionamento adequado e focado em objetivos gerais pré estabelecidos, os diferentes setores da corporação tornam-se alinhados pelo mesmo propósito. Assim, o fluxo de desenvolvimento do trabalho melhora e os objetivos são alcançados rapidamente.
- Aumento do engajamento: Sem dúvidas, a certeza de assertividade aumenta e muito o desempenho de trabalho. Saber exatamente o que está fazendo, porquê está fazendo e enxergar os resultados positivos de tais ações são extremamente estimulantes para qualquer colaborador, inclusive os gestores.
- Percepção e aumento de oportunidades: A partir dos resultados obtidos com os indicadores estratégicos, novas oportunidades são criadas e identificadas, gerando melhores soluções empresariais e desenvolvimento adequado das mesmas.
- Tomada de decisões: As tomadas de decisões são fundamentais para o futuro empresarial, que depende exclusivamente das escolhas feitas no presente. Assim, para garantir um futuro assertivo e progresso, é importante que as tomadas de decisões sejam feitas a partir do estudo de dados e situações, visando a melhor decisão dentre todas existentes. A partir dos indicadores estratégicos é possível analisar os resultados da empresa e definir as melhores decisões para ela.
- Aumento de rentabilidade: Decorrente de todos os resultados positivos pela utilização de indicadores estratégicos, a rentabilidade cresce significativamente, tendo em vista os investimentos assertivos e a redução de prejuízos.
- Crescimento empresarial: Resultado de todos os benefícios anteriores, o crescimento empresarial é inevitável, tendo em vista toda a efetividade de analisar e decidir as melhores estratégias para o seu negócio.
- Vantagem competitiva: Ademais, o correto direcionamento de estratégias gera vantagem competitiva perante demais empresas, proporcionando destaque e preferência de escolha no mercado onde está inserida.
Com base nos benefícios acima, fica evidente a importância de investir em indicadores estratégicos para a progressão do seu negócio.
Mas afinal, como ir além da estratégia? É o que evidenciaremos nos tópicos a seguir
Como eles podem ir além da estratégia
Os indicadores de estratégia vão muito além da percepção das mesmas por si só. Com a quantidade de benefícios resultantes, é fácil perceber que tais indicadores vão muito além da estratégia, desde que haja certo uso e implementação dos mesmos.
Por isso, é importante conhecer os principais indicadores existentes e suas respectivas implicações.
A seguir, separamos os tipos de indicadores mais relevantes e a correta implicação dos mesmos.
Principais Indicadores Estratégicos
- Lucratividade
O lucro é parte fundamental do sucesso de uma empresa, e a análise do mesmo é um ótimo indicador estratégico.
O indicador de lucratividade é feito a partir da relação entre o lucro obtido e as receitas de um mesmo período.
Assim, é possível perceber se o lucro aumentou ou diminuiu no período analisado, indicando a assertividade ou o fracasso das estratégias utilizadas.
- Crescimento mês a mês
Como o próprio nome já fala, esse tipo de indicador analisa o crescimento progresso mês a mês, a partir da comparação entre as receitas.
Assim, a receita atual é comparada a receita feita no mês anterior, gerando uma percepção temporal de crescimento.
- Nível de produtividade
Acompanhar o nível de produtividade é uma ótima alternativa para quem deseja otimizar os processos de trabalho tornando a produção efetiva e qualitativa.
Por isso, é importante perceber os níveis produtivos de acordo com as medidas adotadas naquele período, atentando-se ao crescimento ou declínio da produtividade.
- Conversão de vendas
A capacidade de conversão de vendas e compra é uma ótima análise de estratégia, tendo em vista a importância de conseguir comercializar o maior número de produtos possíveis no número de ofertas.
Dessa forma, este indicador consiste na relação entre propostas e vendas fechadas, viabilizando a percepção de atratividade do produto/serviço oferecido.
Caso a taxa de conversão seja baixa, é importante melhorar o produto, a divulgação ou o preço do mesmo, aumentando assim as chances de compra e satisfação.
Como implementar os indicadores de forma correta?
Para ter resultados além da estratégia, é necessário aplicar os indicadores de forma efetiva.
Por isso, é importante se ater a algumas medidas específicas:
- Entendimento total do indicador e todos os seus fatores.
- Correta aplicação de cálculos e razões matemáticas, que deverão ser feitos a partir de dados reais e fidedignos.
- Envolvimento de toda a equipe nesse processo, que deverá ser informada dos resultados para correções e melhorias.
- Instrução e treinamento de gestores para o uso adequado dos indicadores, fomentando a importância dos mesmos
- Definição de metas e objetivos tangíveis, que serão utilizados como base para o direcionamento.
- Uso de indicadores condizentes com a realidade e as necessidades do seu negócio.
Seguindo as dicas acima, é possível tornar a experiência com os indicadores estratégicos ainda mais benéfica para o seu negócio.
Conclusão
Por fim, agora que você já sabe o que são os indicadores estratégicos, seus principais tipos e como implementá-los de maneira correta para ir além da estratégia, basta usar o conhecimento adquirido aqui ao seu favor e adequá-lo a realidade do seu negócio.
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