Você sabia que muitas dificuldades enfrentadas por administradores de micro, pequenas e médias empresas é a gestão financeira? Vamos te apresentar 5 indicadores financeiros essenciais para a sua empresa que vão te ajudar a ter um controle mais sólido das suas contas, mantendo-as longe do vermelho!
Continue lendo e conheça 5 indicadores financeiros essenciais para sua empresa, e aprenda a calculá-los!
O Financeiro: Um Desafio Para Muitas Empresas
Infelizmente, é muito comum que um administrador não saiba exatamente porque está com dificuldades financeiras. Parece ser difícil saber para onde o dinheiro vai, quanto a empresa lucra ou se é necessário contratar um empréstimo.
Este problema geralmente está associado à falta de indicadores sólidos para o setor financeiro da empresa, que leva a um desconhecimento do que realmente acontece “por baixo do capô”.
Dos 5 principais motivos de falências de empresas, dois estão relacionados com a gestão financeira. A falta de capital de giro e um mal controle financeiro são duas das piores coisas que podem acontecer a uma empresa.
Conheça os 5 Indicadores Financeiros Essenciais
1. Margem Bruta Percentual
O que é:
A Margem Bruta é o quanto a empresa é rentável em sua atividade operacional. Ela é um percentual que corresponde a quantos % do preço de venda corresponde ao valor gerado para o cliente. Ou seja, excluindo os custos de produção.
Através deste indicador é possível verificar quais produtos são os melhores para seu mix e quais mais impactam positivamente seu resultado.
Como calcular:
O cálculo da margem bruta por produto é bem simples: divida o lucro bruto pelo faturamento de vendas e multiplique por 100.
Lucro Bruto é a diferença entre o Preço de Venda (Para o Cliente) e o Preço de Custo (Que você comprou).
Exemplo: se um produto é comprado por R$90 e revendido por R$126, a margem bruta será:
R$ (126-90) /R$90 x 100 = 40%.
O que fazer?
Sabendo a margem bruta de cada produto, é possível saber quais são aqueles que realmente valem a pena ser vendidos.
Se a margem estiver muito baixa você pode tomar algumas ações para aumenta-la:
- negociar melhores preços de compra com o fornecedor;
- realizar promoções que aumente o volume de venda;
- ou mesmo descontinuar as vendas daquele item.
2. Prazo Médio de Estocagem (PME) ou Giro de Estoque
O que é:
O Prazo médio de estocagem, como o próprio nome diz, é o tempo médio em que sua mercadoria permanece em estoque, sem ser vendida.
Pode parecer estranho um indicador financeiro ser dado em dias, mas um alto PME significa perdas financeiras de vários lados. Se um produto fica muito tempo estocado ele sofre depreciação, aumenta os custos de armazenagem e pioram os seus ciclos financeiros.. Manter este indicador baixo deve ser um esforço contínuo!
Como calcular:
Para calcular o PME, você deve seguir a fórmula
(Valor em Estoque Médio / Custo da Mercadoria Vendida) x 360
Valor em Estoque Médio é quantos reais você manteve guardado em seu estoque, na média, ao longo de um período.
O resultado será a média de dias em que sua mercadoria fica estocada.
O que fazer?
Este indicador financeiro diz quanto tempo em média uma mercadoria demora para ser vendida desde que chega ao estoque. Um prazo menor significa que seu investimento retornará mais rápido ao caixa.
Faça análises para verificar quais produtos ficam mais tempo estocados e procure compra-los em menor quantidade ou realizar promoções para que seja vendido mais rapidamente.
3. Ciclo Financeiro ou Ciclo de Caixa
O que é:
O ciclo financeiro é um dos indicadores financeiros mais importantes para qualquer empreendimento. Seu desconhecimento faz muitos deles quebrarem mesmo tendo um bom resultado de vendas.
Ele consiste no tempo médio entre o pagamento aos fornecedores e o recebimento das venda. Isto é, diz o tempo em que o dinheiro fica “preso” em forma de estoque ou contas a receber. É o tempo que você fica sem o dinheiro investido na mercadoria – desde que você pagou o fornecedor até receber o dinheiro dos clientes.
Como calcular:
O ciclo financeiro é calculado pela soma do tempo médio de estocagem com o tempo médio de recebimento de contas, então subtraído o tempo médio de pagamento a fornecedores.
O que fazer?
O indicador é dado em dias, portanto, é o tempo médio entre o dia em que você paga os fornecedores e recebe dos clientes. É tempo em que você já pagou um produto ou sua matéria-prima, mas ainda não recebeu o pagamento pela venda.
O ideal é que esse tempo seja sempre o mínimo, o mais próximo de zero. Mas existe uma situação ideal, onde o ciclo de caixa é negativo.
Isso indica que você recebe os pagamentos antes de ter que pagar os fornecedores. Em outas palavras, você está financiando a compra dos produtos com o dinheiro do próprio cliente, e não precisa de capital de giro operacional.
Você pode diminuir o ciclo financeiro de várias formas:
- Negociando melhores prazos com fornecedores;
- Reduzindo o prazo de pagamento para os clientes;
- Descontando duplicadas e cheques pré-datados;
- Pagando as contas em datas mais próximas ao vencimento;
- Diminuindo o tempo em que a mercadoria fica estocada.
É possível reduzir esse ciclo também através do controle da inadimplência de seus clientes. Leia um pouco mais no nosso artigo sobre Ciclos Financeiros.
4. Margem Líquida Percentual
Diferente da margem bruta, a margem líquida diz o quanto a sua empresa é lucrativa no final de todas as contas. É o quanto, percentualmente, das suas vendas são convertidas em lucro real.
De forma fácil é quantos porcentos das suas vendas representam o lucro final da empresa.
Como calcular?
A margem líquida é calculada pela proporção entre o lucro líquido e a receita de vendas. Assim, será:
Lucro Líquido / Faturamento de Vendas x 100
Por exemplo, se sua receita é de R$50.000 e o lucro líquido é de R$10.000, a margem líquida será:
R$10.000/R$50.000 x 100 = 20%.
Interpretando o Indicador
Para analisar o indicador é necessário primeiramente verificar se está positivo ou negativo. Uma margem líquida abaixo de zero é crítico, indica que o negócio está perdendo dinheiro. Portanto, devem ser tomadas medidas para que a margem aumente.
Isso pode ser feito através do aumento da margem bruta ou reduzindo os custos operacionais.
Para saber quem é o maior responsável pela baixa margem líquida basta comparar os dois indicadores: os custos percentuais e a margem bruta percentual. Caso estes indicadores financeiros estejam muito próximos, é interessante aumentar a margem por produto. Caso contrário, o ideal é reduzir sua estrutura de custos para obter uma margem maior.
5. Liquidez Imediata e Liquidez Seca
O que é:
Caso você tivesse de honrar hoje todas as suas dívidas, o quanto delas você conseguiria pagar?
Esses dois indicadores financeiros mostram o quanto a empresa consegue arcar com seus compromissos e dívidas.
A liquidez imediata é medida pelo caixa dividido pelo passivo circulante. Como dificilmente você terá que arcar com todos os compromissos de imediato, existe também a liquidez corrente, que considera também todas as contas a receber e investimentos, ambos em curto prazo.
Como calcular:
A liquidez imediata é calculada por:
caixa disponível e equivalentes / passivo circulante;
Já a liquidez seca é calculado pela fórmula:
(ativo circulante – estoques) / passivo circulante
O que fazer?
O melhor a se fazer é deixar ambos os indicadores em um valor maior possível, ou seja, aumentar ao máximo sua capacidade de honrar com os compromissos.
Assim, você pode tomar medidas para reduzi-los dos dois lados: no ativo, aumentando suas disponibilidades, através de mais vendas e redução de estoques ou, no passivo, reduzindo a quantidade de contas a pagar no curto prazo.
Uma alta liquidez pode ainda facilitar a adquirir capital de terceiros para investir no seu negócio.
Estes são os 5 Indicadores Financeiros essenciais para o sucesso de sua empresa. Quando se mantém o controle do que acontece com as finanças da empresa tudo fica mais claro e seguro.
Mas para usa-los da melhor forma possível não basta apenas calcular, é necessário que sejam acompanhados frequentemente.
Leia o nosso texto e conheça o conceito de KPIs – Indicadores Chave de Processo:
O que são KPIs- Indicadores Chave de Processos
Esses 5 indicadores te ajudarão a manter um bom controle financeiro, evitando que as coisas saiam do controle. E lembre que estes são esforços contínuos para melhorar sempre as finanças de sua empresa.
Acesse agora o nosso texto e aprenda 5 passos que vão transformar o controle financeiro de sua empresa:
5 Passos para Melhorar o Controle Financeiro
Este artigo foi escrito por Gabriel Lessa, Diretor Administrativo-Financeiro da UFMG Consultoria Jr.