Se você quer abrir uma Startup o Lean Canvas é a ferramenta ideal para estruturar a sua ideia. Com a ajuda você conseguirá validar sua ideia de forma acelerada direcionando o produto mais adequado às necessidades do mercado.
Um dos maiores problemas dos empreendimentos é a falta de um bom planejamento. Por isto você precisa aprender a utilizar essas boas ferramentas ao seu favor.
Continue lendo o artigo para aprender a:
- Identificar quando deverá utilizar o Lean Canvas para validar sua ideia de Startup;
- Entender as diferenças entre o Model Business Canvas, Lean Canvas e Plano de Negócios
- Conhecer os benefícios do Lean Canvas para definir seu modelo de negócio; e
- Saber como montar o seu modelo na prática.
Qual ferramenta de Business Plan usar?
Assim como o Business Model Canvas (ou Canvas), o Lean Canvas também é uma ferramenta visual para te ajudar a estruturar o modelo do seu negócio de sua startup. Ambas utilizam de 9 Blocos dimensionados ao tamanho de sua importância, que devem ser preenchidos conforme uma ordem lógica.
A diferença é enquanto o Canvas consegue construir um modelo que otimiza a estrutura do negócio, o Lean Canvas otimiza a ideia para a geração de vantagem competitiva. A proposta desenvolvida por Ash Maurya foi criar um modelo para que empresas iniciantes com ideias inovadoras ou startups evitassem perder recursos (tempo, dinheiro) em ciclos de aprendizado no mercado.
É importante entender que ambas ferramentas apresentam perspectivas diferentes de um mesmo modelo de negócio, a escolha de qual adotar depende do estágio de desenvolvimento de sua ideia.
Se seu empreendimento já possui mercado, o contexto e ambientes já são conhecidos, ou a estrutura é fundamental para sua realização, o Canvas é mais indicado para construção do modelo. Saiba mais sobre o Canvas aqui.
Já se seu empreendimento necessita de um diferencial competitivo para ganhar mercado, ser conhecido, ou há ambientes incertos, o Lean Canvas torna-se mais adequado. E, portanto, é a ferramenta para tirar sua ideia de papel de forma acelerada para aproveitar as oportunidades do mercado.
A Importância de Planejar um Novo Negócio
Se a ideia realmente está no momento certo, outros estão tendo a mesma ideia – e vencerá quem executar melhor.
Ash Maurya – Guru do Lean Canvas
Nesse contexto, o planejamento torna-se fundamental para o sucesso do seu negócio. É o que revela a pesquisa de Sobrevivência de Empresas no Brasil, realizada pelo Sebrae em 2016.
Segundo essa Pesquisa, um terço das empresas brasileiras desaparecem nos primeiros dois anos de vida, onde umas das principais causas da mortalidade é a falta de planejamento dos negócios, dentre as quais o maior impacto é derivado da falta de clientes. Isso ocorre porque muitos dos novos empreendedores não realizam um estudo adequado do mercado para desenvolvimento do produto ou serviço, ou seja, eles não analisaram qual o modelo ideal para o empreendimento.
Então, se você deseja criar um produto ideal para uma necessidade não atendida pelo mercado, o Lean Canvas ajudará você a modelar a solução perfeita.
Quando seu modelo de negócio já está validado pela ferramenta escolhida, é hora de realizar o Plano de Negócios. Ele consiste no projeto de empreendimento para abrir e gerenciar o negócio. Nessa etapa o empreendedor deverá avaliar os riscos através da elaboração da análise de mercado, do plano de marketing, plano operacional, plano financeiro e construir cenários para a avaliação estratégica.
O Plano de Negócios é, portanto, um documento analítico contendo as orientações para execução do empreendimento, mas que também poderá ser adaptado conforme necessidades ao longo da trajetória da vida da empresa.
Os benefícios do Lean Canvas
Conforme abordado anteriormente, o Lean Canvas também possui 9 blocos. Mas seu diferencial está na orientação para o desenvolvimento de um produto ideal às necessidades de mercado. Para tanto, Ash Maurya propõe, em seu livro Running Lean, a mudança em 4 quadrantes no modelo básico Bussiness Model Canvas.
Um dos benefícios é focar nos pontos críticos do negócio. Para isso, os quadrantes dos Clientes e Problemas são destacados para que o empreendedor não perca tempo ou tente desenvolver uma solução pouco atrativa.
Outro benefício é poder criar o modelo de negócio através de hipóteses e cenários alternativos. Assim, é possível prever maior dinâmica através da alteração de público-alvo e seus reflexos sobre a solução apresentada e o meio de comercialização.
A ferramenta do Lean Canvas também permite uma visualização mais rápida, e, portanto, uma validação por testes em menor prazo. Sendo uma ferramenta visual de seu negócio, a sua compreensão é mais rápida e clara, podendo aumentar a adesão entre novos investidores e parceiros no negócio.
Portanto, para que esses benefícios gerem resultados, o primeiro passo é criar as hipóteses claras, objetivas, e mensuráveis para preencher os 9 quadrantes.
Como utilizar o Lean Canvas
Conforme a orientação da imagem abaixo, o modelo de Ash Maurya também possui uma ordem lógica para priorização e estabelecimento de hipóteses. Veja que os quadrantes estão enumerados na ordem de 1 a 7, onde algumas proposições devem ser pensadas em conjunto.
Portanto, é necessário que se responda a três perguntas essenciais.
- É algo que os clientes querem? Ou devem ter?
- Pode ser resolvido?
- Eles vão pagar por isso? Se não, quem vai? É viável?
Respondendo a essas perguntas, então é possível seguir para os quadrantes.
Como preencher cada um dos campos:
Campos relacionados ao Produto ou Serviço
Segmento de Clientes: este é o foco de todo seu esforço. Procure distinguir quem são os usuários e clientes, segmente seu mercado, e esboce um cenário para cada segmento.
Problema: Liste os três principais problemas que devem ser resolvidos. Avalie como seus potenciais clientes estão resolvendo hoje o problema que você deseja solucionar.
Proposta de Valor Única: Crie um argumento de alto conceito escolhendo as palavras com muito cuidado. Procure deixar claro o que é o seu produto e para quem ele se destina. Atente-se a promessas vazias comuns no marketing.
Solução: Liste as alternativas existentes hoje e elabore as 3 melhores soluções. Esse será o modelo simplificado do produto.
Campos relacionados à Operação da Empresa
Canais: Pense nas formas viáveis de fazer que seu produto/serviço chegue ao cliente. Se você utilizará de mídias sociais, ou digitais, quais os custos diretos e de capital humano desses meios. Se haverá meios de fidelização para o produto que valha a pena ser divulgado, etc.
Estrutura de Custos e Fluxos de Receita: Essa é uma das partes mais arriscadas do modelo de negócio, onde muitas empresas falham ao não garantir a sustentabilidade por falta de aprendizado.
Para garantir melhor resposta, comece com um único plano de preços e disponibilize uma avaliação gratuita, assim você poderá entender as reações do mercado e conquistar bons clientes.
Em seguida escolha um preço para testar levando em conta sua estrutura de custos. Se quiser saber mais como precificar clique aqui.
Métricas Chave: Escolha as métricas fundamentais que definem o seu negócio. Sugerimos mensurar como é o primeiro contato do usuário, a retenção e a receita. Saiba como construir indicadores aqui.
Vantagem Competitiva: Esse é o momento de construir seu diferencial no mercado, ao qual será uma barreira criada pela sua empresa. Seja por ter a melhor equipe de especialistas, tecnologia, inovação, flexibilidade, melhor rentabilidade, etc.
Coloque o seu Business Plan no Papel
Ao contrário que muitas pessoas imaginam, o Lean Canvas não está restrito aos modelos de startups. Ele e, portanto, uma ferramenta dinâmica e visual para criação de uma nova empresa ou para aqueles que desejam desenvolver um novo produto ou serviço com uma proposta de valor diferenciada focada ao cliente.
Assim como o modelo básico (Canvas), o Lean Canvas possui uma ordem lógica e intuitiva de construção do modelo de negócios, e é uma ferramenta que orienta a formulação analítica do Plano de Negócios. Sendo a forma visual de apresentar a sua ideia, ela possibilita o aumento de sua visibilidade graças a sua fácil leitura.
Nesse artigo, buscamos apresentar uma das ferramentas básicas para estruturar o seu negócio. Não perca tempo!
Texto escrito por Patrícia Oliveira – Gerente Financeiro da UFMG Consultoria Jr.
Referências:
ASH, MAURYA. RUNNING LEAN: Iterate from Plan A to a Plan That Works. 2. ed. EUA: OREILLY & ASSOC, 2010. 250 p