Uma estratégia assertiva consegue posicionar sua empresa de maneira destacada no mercado. Independente do porte do seu negócio ou de sua área de atuação, o marketing bem direcionado faz toda a diferença no sucesso do seu empreendimento; dessa forma, sim, ele é muito importante para qualquer tipo de empresa!
Para entender como seu negócio pode se beneficiar dessa estratégia relativamente simples, porém valiosa, acompanhe nossas dicas e não deixe de conferir os outros conteúdos do nosso blog. No post de hoje, te explicaremos a importância do Marketing Empresarial e como você pode implementá-lo no dia a dia da sua empresa.
O que é Marketing Empresarial?
O Marketing Empresarial consiste em ações que buscam fazer uma empresa crescer, conquistando os objetivos aos quais se propõe em seu planejamento estratégico. Suas principais funções são captar novos clientes, manter um bom relacionamento com os clientes atuais, atender à demanda do mercado e desenvolver o negócio, num sentido geral, posicionando-a junto ao público-alvo e aos concorrentes.
Essa estratégia costuma ser de curto a médio prazo. Assim como em qualquer projeto, os resultados dependem do comprometimento das partes envolvidas e de ações fundamentadas em estudos de mercado – tomando, assim, atitudes mais certeiras para conquistar os objetivos propostos.
Por que o Marketing Empresarial é importante?
Primeiramente, essa estratégia facilita a compreensão dos objetivos, desejos e necessidades dos consumidores, atendendo-as. Através do conhecimento desses comportamentos, é bem mais fácil desenvolver produtos e serviços que supram essas demandas, solucionando as dores e problemas dos clientes.
Esse conhecimento auxilia também na implementação da inovação como um pilar fundamental do seu negócio, afinal, a principal forma de superar a concorrência e oferecer um diferencial é através da criatividade e da utilização de novos recursos, tecnologias e processos. Em um cenário competitivo, os consumidores se tornam cada vez mais exigentes e menos tolerantes a falhas!
Nesse sentido, o marketing funciona como um aliado para encontrar o seu diferencial e propagá-lo ao mercado, informando o que o seu negócio oferece de forma convidativa, entregando valor aos clientes. Esse valor a ser agregado ao seu produto ou serviço cria uma conexão, uma identificação com a marca, despertando um desejo de consumo nos clientes ideais para aquilo que você oferece e, eventualmente, levando ao processo de fidelização.
Como criar uma estratégia de Marketing Empresarial?
A Análise SWOT pode ser um ótimo ponto de partida para entender as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças ao implementar novos projetos e considerar o nicho no qual se insere. Em relação ao Marketing Empresarial, ela auxiliará na tomada das melhores decisões, baseando-se em dados reais de mercado.
Para que qualquer estratégia dê certo, é necessário o engajamento e o comprometimento de todos os membros envolvidos nas estratégias em busca dos resultados. Sabendo que cada negócio possui uma lógica particular de funcionamento, não há uma receita de bolo para desenvolver o plano de marketing e colocá-lo em prática, pois há diversas variáveis em questão.
Todavia, há uma série de boas práticas que servem para qualquer negócio, de qualquer porte. O primeiro ponto que queremos ressaltar é o conhecimento profundo do produto ou serviço que sua empresa oferece, evidenciando seus atributos e destacando-os da concorrência. A determinação do preço deve estar relacionada à qualidade oferecida e ao custo de produção envolvido, estabelecendo um preço justo para o produtor e para o consumidor, atraindo o interesse desse último.
Além disso, é preciso designar seus pontos de venda, sejam eles físicos ou digitais. O fácil acesso aos seus produtos ou serviços faz toda a diferença na experiência de compra dos seus clientes. A divulgação dos seus produtos, no que lhe concerne, é a parte onde a estratégia de marketing mais aparece, e a escolha adequada de canais de comunicação, bem como o tom utilizado, podem ser definitivos para o sucesso do seu negócio.
Como aumentar as vendas com o Marketing Empresarial?
Quanto melhor fundamentada a estratégia de marketing, tendo como base dados realistas e informações corretas, maior a chance de gerar lucro com suas ações, afinal, todos os passos foram analisados de forma minuciosa. Assim, o primeiro elemento a ser conhecido de forma aprofundada é o público alvo do seu negócio, sua rotina, seus desafios, desejos e motivações. A partir disso, fica mais fácil desenvolver argumentos para convencer seus consumidores a darem uma chance ao seu produto, encontrando nele as soluções para os seus problemas.
As redes sociais serão suas grandes aliadas, afinal, é raro encontrar alguém que não esteja nelas. Por isso, uma presença digital ativa pode garantir o sucesso e a expansão do seu negócio ao criar um canal de comunicação direta com seus clientes, aumentando as interações deles com a marca e aproximando-se de suas necessidades, personalizando também o atendimento.
O e-mail marketing também é outra ferramenta de aproximação, pois permite a personalização de conteúdos. Através das newsletters, seu cliente fica sabendo das novidades em sua empresa sendo convidado a visitar outras páginas, como o seu site, blog, ou até mesmo a comparecer aos seus eventos. Para isso, é fundamental ter uma base de dados com contatos interessados, segmentando estes conforme sua etapa na jornada de compra e sua possível relação com o produto.
O marketing de conteúdo é uma estratégia muito importante, que serve, principalmente, para consolidar seu negócio como referência no ramo de atuação. Através do desenvolvimento de conteúdos relevantes para o seu público, ele atrai clientes de forma orgânica, pois estes encontram respostas para suas dúvidas ou um material diferenciado que pode despertar seu interesse de consumo. Para atuar de forma mais assertiva, é interessante descobrir qual formato de conteúdo é mais consumido pelos seus clientes, como por exemplo vídeos, tutoriais, fotos com texto, lives, etc.
Mais um ponto fundamental é manter-se atento à reputação da empresa, acompanhando tudo o que é dito sobre ela. Aqui, o conceito do branding ganha destaque, pois permite uma identificação rápida da marca e com a marca. Isso viabiliza e exige uma boa gestão de marketing, entendendo a percepção coletiva sobre a empresa e tomando atitudes para posicionar a marca de forma correta e clara, especialmente em contextos onde seu negócio pode ser visto de forma negativa.
Um elemento que não parece ter ligação direta, mas é igualmente importante é a cultura organizacional da empresa. Funcionários satisfeitos são representantes da marca, afinal, eles conhecem os processos internos e precisam agir de acordo com a cultura estabelecida. Se eles se identificam com essa cultura, é muito mais fácil criar um vínculo que ultrapassa as relações profissionais e se reflete nos números e valores externos à empresa. Afinal, para a conquista dos objetivos estipulados, é fundamental que todos estejam a par dos passos a serem seguidos e se engajem de forma positiva.
Uma última dica é expandir sua presença para fora do escopo do negócio, aumentando seu impacto social, ambiental e cultural. Isso trará uma maior visibilidade e o reconhecimento de que sua empresa se importa com aspectos paralelos ao comercial, melhorando ainda mais a percepção coletiva por parte dos clientes.
Sabendo que é necessário de posicionar em relação à concorrência, as ações de marketing empresarial serão fundamentais para aumentar o alcance de sua empresa, trazendo um maior conhecimento do mercado e oferecendo ferramentas para se posicionar de forma assertiva, aumentando suas vendas. Aliado ao marketing digital, então, você terá uma estratégia vencedora! Se precisar de ajuda, não pense duas vezes e entre em contato com a equipe da UCJ, que está preparada para desenvolver um projeto de marketing empresarial para o seu negócio.