Pular para o conteúdo
  • Sobre
  • Soluções
    • Plano de negócios
    • Estratégia
    • Marketing
    • Processos
    • Gestão Financeira
    • Recursos Humanos
    • Estudo de viabilidade econômica
    • Estudo de Viabilidade Industrial
  • Blog
    • Artigos
    • Web Stories
  • Materiais Ricos
  • Cases
  • Sobre
  • Soluções
    • Plano de negócios
    • Estratégia
    • Marketing
    • Processos
    • Gestão Financeira
    • Recursos Humanos
    • Estudo de viabilidade econômica
    • Estudo de Viabilidade Industrial
  • Blog
    • Artigos
    • Web Stories
  • Materiais Ricos
  • Cases
FALE COM UM ESPECIALISTA

Saiba como o mercado está investindo em Marketing Estratégico

Dentro de uma organização empresarial a busca por bons resultados e pela economia de recursos é algo constante, e para conquistar esses objetivos principais, todas as áreas da organização devem estar orientadas a partir de uma mesma estratégia. E é lógico que o departamento de marketing deve também estar atento e alinhado com essas diretrizes. 

Diante de um mercado altamente competitivo e de clientes cada vez mais informados e exigentes, muitas empresas que não enxergavam o grande potencial tático do marketing, e por muita vezes, o limitava em campanhas para retornos de curto prazo, estão mudando seu entendimento, e agora, já focam em ações de marketing estratégico para diferenciá-se no mercado.

O que é marketing?

Em linhas gerais, o marketing abrange todas as atividades de planejamento e desenvolvimento de um produto ou serviço, no propósito de satisfazer os desejos e necessidades dos consumidores.

O marketing obedece aos seguintes pontos como principais etapas do planejamento: 

• Identificar os desejos e necessidades dos consumidores;

• Planejar e executar o desenvolvimento de produtos e serviços;

• Conectar-se com toda a cadeia de distribuição;

• Entregar o produto ou o serviço ao cliente.

O que é estratégia? 

Pode-se dizer que não é de agora que a palavra estratégia é fortemente disseminada no meio empresarial, e contrata-se abundantemente presente na literatura especializada.  

São vários os entendimentos sobre o conceito, veja os principais:

• Planejamento das atividades;

• Execução das atividades;

• Visão de futuro;

• Tomada de decisão;

• Competitividade. 

Mas o que é Marketing Estratégico? 

O Marketing Estratégico é uma abordagem do marketing, e como já vimos, a palavra marketing, isoladamente, tem um conceito mais generalista, surgindo daí algumas ramificações mais estritas que melhor esclarecem seus princípios, funções, ferramentas e, nesse caso específico, suas dimensões.  

São dessa dimensões que surge o Marketing Estratégico, que tem seu enfoque em ações prospectivas com resultados de médio e longo prazo. Sua atuação não se limita às demandas de momento, mas busca atender os desejos e as necessidades futuras do mercado.  

O ponto principal do Marketing Estratégico é identificar as necessidades dos consumidores, e orientar todo o desenvolvimento do planejamento de marketing.

É através dessas estratégias que as empresas elaboram seus planos com vistas a  conquistar e satisfazer seus clientes, bem como, aumentar a rentabilidade e a produtividade. 

Marketing Estratégico e Gestão Corporativa

É importante pontuar que as orientações do Marketing Estratégico devem ser guiadas em torno do objetivo principal da empresa. 

Logo, as ações, metas e prazos estabelecidos no início do processo precisam ser baseados em pesquisas de mercado e consultas com profissionais especializados, onde, verificada as necessidades, podem, suas estratégias serem corrigidas ou atualizadas a qualquer tempo.

O ponto de partida começa com a definição das etapas e os resultados que se deseja alcançar, bem como estabelecer os recursos necessários para este fim, defina também as equipes os profissionais responsáveis, que podem ser internos ou externos, e algumas alternativas para contornar possíveis falhas ou contenção de verbas. 

É no marketing estratégico, que se determina quais as ações e os recursos que serão utilizados em um determinado período de tempo. É fundamental, também, utilizar técnicas e ferramentas avançadas para estimular essas ações estratégicas, pois só assim podem atuar de maneira eficaz para dar o retorno esperado.  

Com o planejamento e o desenvolvimento dessa ferramenta, é comum que surjam muitos insights, que ajudam a tornar a empresa mais inovadora e, por consequência, ganhar mais inserção no mercado.   

Assim, o marketing estratégico poderá ajudar de forma direta a sua empresa, em alguns processos como: prospecção de clientes, divulgação de novos produtos, marketing de relacionamento, dentre outros.

Como desenvolver e executar o marketing estratégico?

Conseguir êxito em uma estratégia de mercado, vai além do que uma preparação antecipada. É necessário estar atento e acompanhar toda a execução do projeto. 

O planejamento do marketing estratégico tem início a partir de três questionamentos básicos:

1.º Segmentação → em que mercado competirá?

2.º Posicionamento → como competirá?

3.º Cronograma → quando competirá?

Respondidos esses questionamentos, pode-se então começar a desenvolver a estratégia mais adequada para o seu ramo de atuação. E isso envolve os seguintes pontos: 

Definir objetivos claros    

Estabeleça os objetivos de maneira bem formulada, clara e precisa. Isso ajudará os profissionais envolvidos a terem uma visão mais transparente e assertiva do futuro,  focando no que é de fato importante para o momento.  

E tenha certeza se todas as etapas do planejamento estão coerentes com a capacidade da sua equipe, e se os prazos podem ser cumpridos conforme o combinado.  

Para isso, alguns pontos devem ser observados no planejamento. Acompanhe:

• Identificação do público alvo;

• Criação da persona; 

• Análise de mercado;

• Estabelecer as metas de médio, longo e curto prazo;

• Fixar as estratégias de venda e de precificação. 

Comunicá-se de forma constante 

Muitos empreendedores, gestores, vendedores e outros profissionais, ainda caem da ilusão de pensa que fazer marketing é apenas trabalhar com criatividade e uma certa dose de inspiração.  

A boa comunicação é a chave para que todos estejam alinhados com os muitos processos e estruturas desenvolvidas neste trabalho. 

Definir um cronograma

Assim como os outros pontos do planejamento, o cronograma deve ser elaborado também de forma estratégica. Enfatizar datas comemorativas e a sazonalidade do mercado, embora pareça clichê, são opções que dão sempre um retorno positivo.  

Também é interessante que o cronograma estipulado considera um cenário mais pessimista e de imprevistos, como atrasos por exemplo. Então esteja preparado ou tenha um plano B. 

Analisar os resultados 

A única forma de saber se as estratégias estão funcionando é analisar o resultado do trabalho que está sendo desenvolvido. No marketing estratégico essa análise e mensuração é feita por alguns pontos indispensáveis. Confira:

• Definição de métricas dos pontos mais relevantes;

• Cálculo da taxa de conversão entre as etapas;

• Identificação dos objetivos da empresa; 

• Conhecimento das ferramentas para colocar as estratégias em prática;

• Gerar relatórios para fazer as análises corretas.

Vale destacar, que todas essas estratégias de marketing precisam ser estudadas e avaliadas pelos gestores e por todos os profissionais envolvidos. E se preciso fazer os ajustes necessários. 

Algumas Ferramentas do Marketing Estratégico  

As estratégias de marketing se valem de algumas ferramentas que ajudam as empresas a melhor direcionar seu plano de ação. Este post destaca como as mais usuais a Análise de SWOT e o Mix de Marketing. 

A Análise de SWOT ou Matriz FOFA é uma técnica de planejamento usada para identificar as vantagens e as desvantagens de uma empresa, relacionada à competição junto aos concorrentes ou planejamento de projetos.

Já o Mix de Marketing é uma metodologia usada para influenciar o público a consumir um produto, serviço ou proposta de uma determinada marca. Os 4 Ps (Preço, Praça, Produto e Promoção) são os pilares que irão desenvolver essa técnica. 

Conclusão

Agora que você já está por dentro do que é Marketing Estratégico, sem dúvidas já consegue enxergar os benefícios trazidos por suas ações, que podem ser resumidos em: 

• Melhora na comunicação entre empresa e cliente; 

• Visão mais clara sobre as ações futuras;

• Maior facilidade no processo de decisão;

• Maior competitividade frente a concorrência;

• Fidelização e admiração da marca pelo consumidor. 

Então, curtiu esse conteúdo especial sobre Marketing Estratégico? Esperamos que sim! E lembre-se, as decisões tomadas aqui serão pilares para todas as ações da sua empresa durante um longo tempo. 

  • setembro 20, 2021
  • 1:15 pm
  • Sem Comentários

Mais recentes

Missão, Visão e Valores: Por que a ausência desses pilares pode destruir o seu negócio.

Leia mais »

Vendedor ou Psicólogo? Como Ler Pessoas para Fechar Negócios com Ética

Leia mais »

O que é Mapeamento de Processos?

Leia mais »

Materiais Ricos

[E-book] RH e Processos Empresariais

Leia mais »
Saiba mais

Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo no mundo da gestão!

  • UCJ 2023
  • Todos os direitos reservados

Serviços

  • Plano de negócios
  • Estratégia
  • Marketing
  • Gestão financeira
  • Qualidade em processos
  • Recursos Humanos

Saiba mais

  • Blog
  • Cases
  • Sobre a empresa
  • Política de Privacidade e Cookies

Contato

  • +55 31 97243-6835
  • [email protected]
Facebook Instagram Linkedin

Todos os direitos reservados

CNPJ: 42.772.152/0001-52 / Razão social: UCJ Consultoria Júnior

POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COOKIES – UCJ

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Olá, Usuário (a)!

Antes de darmos o primeiro passo na busca de soluções eficientes e personalizadas ao seu negócio, é necessário que você, seja estudante, empreendedor, gestor, ou mesmo simpatizante de ideias que de fato proporcionem a geração de resultados, leia de forma atenciosa a Política de Privacidade do nosso site!

Mas calma, já sabemos o que você pode estar pensando: “um texto genérico qualquer; não tem relevância, vou só passar e aceitar”. Deixa a gente te contar uma coisa: a política de privacidade é mais um instrumento utilizado pela UCJ que visa o bem-estar, a segurança e zelo pelas melhores práticas de mercado, com o objetivo de garantir a total transparência para com o usuário do site.

Por meio dela, ao acessar o site, você visualiza os detalhes sobre algo muito importante hoje em dia: seus dados. Dentre alguns dos pontos mencionados, estão elencados: como realizamos a coleta, o tratamento e o armazenamento dos seus dados, quais são recolhidos enquanto você navega pelo nosso site, para que, assim, possamos te oferecer da maneira mais segura o melhor que a UCJ tem para auxiliar o seu negócio!

Quanto aos aspectos técnicos necessários para a sua elaboração, não se preocupe! A UCJ está inserida e ciente de toda a legislação vigente que trata sobre o assunto, em especial, a Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018).

Caso você concorde com as políticas de transparência e as precauções adotadas pela UFMG CONSULTORIA JÚNIOR para valorizar você, empreendedor (a), basta clicar no botão “aceitar”, atestando que você concorda com todos os termos deste documento.

 

O QUE VOCÊ IRÁ ENCONTRAR AO LONGO DA NOSSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

  1. O que você precisa saber antes de ler e aceitar nossa Política;
  2. Quais as informações já são coletadas automaticamente;
  3. Como coletamos e quais dados coletamos;
  4. Para que utilizamos os dados coletados;
  5. Com quem compartilhamos seus dados;
  6. Como se dá o armazenamento dos dados coletados;
  7. Como fazemos o descarte dos seus dados;
  8. Conheça seus direitos;
  9. Onde ocorrerá a resolução de eventuais conflitos;
  10. Alterações na nossa política;
  11. Contato.

 O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE LER E ACEITAR NOSSA POLÍTICA

  • Dado: é qualquer informação que possa levar à identificação de uma pessoa física, ou seja, o seu nome completo, número de CPF, endereço, assim como, várias outras informações. Segundo a Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018), eles se subdividem em: Pessoal (relativa a uma pessoa viva, identificada ou identificável, constitui dados pessoais o conjunto de informações distintas que podem levar à identificação de uma determinada pessoa), Sensível (são aqueles dados que podem levar a discriminação de uma pessoa) e anônimo (dados que não podem ser atribuídos há nenhum indivíduo específico).
  • Titular: é o dono dos dados que serão tratados e é o verdadeiro soberano de todas as relações que envolvam as suas informações;
  • Tratamento: é toda e qualquer ação realizada com os dados pessoais de um titular, desde a coleta e armazenamento até o compartilhamento e uso;

QUAIS AS INFORMAÇÕES JÁ SÃO COLETADAS AUTOMATICAMENTE

Ao navegar na Internet, algumas informações já são, automaticamente, transmitidas entre computadores. Todavia, é impossível ocorrer a identificação de uma pessoa física e, assim, esses dados possuem apenas fins estatísticos.

No entanto, a fim de esclarecermos tudo o possível para você, usuário (a), e estabelecermos uma concreta relação de confiança, seguem quais são essas informações coletadas:

  • O nome de domínio de Internet, caso você utilize uma conta privada de acesso à Internet, ou, caso você tenha acesso através de uma universidade, por exemplo;
  • O endereço IP;
  • O tipo de navegador e de sistema para acessar nosso site;
  • A data e hora que você acessa nosso site;
  • Se você acessa nosso site a partir de outro site.

 COMO COLETAMOS E QUAIS DADOS COLETAMOS

O usuário terá a possibilidade de baixar materiais ricos com conteúdos diversos a fim de auxiliar o seu negócio, haverá também o cadastro na nossa Newsletter, tudo isso por meio do preenchimento de um formulário disponibilizado para quem acessar o site. Nesse sentido, durante o processo de registro, a UFMG CONSULTORIA JÚNIOR coleta os seguintes dados:

  • Nome;
  • Endereço de e-mail;
  • Telefone celular;
  • Nome da empresa interessada no diagnóstico;
  • Cargo ocupado dentro da empresa;
  • Número de colaboradores da empresa;

 PARA QUÊ UTILIZAMOS OS DADOS COLETADOS

A utilização das informações pessoais do Usuário tem um objetivo de promover maior integração dos serviços prestados pela UCJ à realidade do cliente, sempre buscando meios e alternativas para que aquele serviço gere satisfação e, principalmente, resultado para o nosso cliente, fornecendo o melhor e mais completo serviço, dentro da proposta de valor que a UFMG CONSULTORIA JÚNIOR busca agregar.

É válido ressaltar que qualquer ação que venha porventura ser veiculada, elaborada, ou executada pela UCJ só é de fato posta em prática com a anuência do (a) cliente por dois elementos: Consentimento do Titular, por meio da leitura e concordância deste próprio documento; e pelo Legítimo Interesse do Controlador, limitado por lei e disposto abaixo:

a. Saber das necessidades e preferências de cada cliente comprador, fazendo assim com que mais conteúdo relevantes cheguem ao seu domínio;

b. Envio, via e-mail, de campanhas publicitárias elaboradas ou veiculadas pela UFMG CONSULTORIA JÚNIOR, indicando novos serviços, promoções e afins. (O Usuário poderá solicitar, a qualquer tempo, que seja retirado da listagem de pessoas que receberão este conteúdo, clicando em “não receber mais estes e-mails ou semelhantes”);

c. Utilização por parte do setor da empresa responsável, em contato futuro, para reaver clientes presentes na base de dados, por meio dos canais oficiais da empresa.

 

COM QUEM COMPARTILHAMOS SEUS DADOS

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR JAMAIS compartilhará os seus Dados Pessoais com terceiros, salvo em três hipóteses:

  • Com a RD Station, que é a ferramenta utilizada para armazenamento e envio de fluxo de e-mails previsto anteriormente. Nesse sentido, para que você possa receber nossos melhores conteúdos é preciso o acesso ao: seu nome e e-mail;
  • Com eventuais empresas contratadas para prestar qualquer serviço relativo à manutenção do Site. Vale destacar, que o acesso aos dados não ocorrerá de maneira individualizada e sim anônima, portanto, não se faz possível a identificação do titular;
  • Além disso, os seus dados, inicialmente sigilosos, podem vir a ser revelados a autoridades competentes, exclusivamente nos termos previstos na legislação brasileira ou por determinação judicial e/ou administrativa. Neste caso, as bases legais aplicáveis, hipóteses previstas na Lei Geral de Proteção de Dados, para o compartilhamento, podem ser as seguintes: cumprimento de obrigação legal e/ou execuções de direitos em ações judiciais.

COMO SE DÁ O ARMAZENAMENTO DOS DADOS COLETADOS

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR armazena seus Dados Pessoais por meio da ferramenta RD Station, a qual faz uso de listas de mailing. Nesse sentido, o armazenamento se dá pelo tempo que for necessário para alcançar as finalidades, sempre respeitando o consentimento dado pelo titular, ou para cumprir obrigações legais.

 

COMO FAZEMOS O DESCARTE DOS SEUS DADOS

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR, amparada pela legislação vigente, irá reter os dados disponibilizados até que o titular desses solicite sua exclusão da base de dados.

 

CONHEÇA SEUS DIREITOS

Você, enquanto titular dos Dados Pessoais coletados, tem os seguintes direitos:

  • Acessar, revisar e/ou ter conhecimento acerca de qualquer tratamento realizado com seus dados, além de requisitar um documento contendo todas essas informações;
  • Corrigir ou solicitar a correção/atualização de Dados Pessoais;
  • Solicitar a exclusão dos Dados Pessoais coletados e utilizados com base em seu consentimento;
  • Obter informações sobre as entidades com as quais compartilhamos seus Dados Pessoais;
  • Quando a atividade de tratamento necessitar do seu consentimento, a qualquer momento você poderá revogá-lo.

Para exercer seus direitos, basta entrar em contato com o canal disponibilizado ao fim desta Política de Privacidade.

 

ONDE OCORRERÁ A RESOLUÇÃO DE EVENTUAIS CONFLITOS

Esta Política de Privacidade é regida de acordo com a legislação brasileira. Quaisquer disputas ou controvérsias resultantes da relação aqui regulada, especialmente no que envolver os dados fornecidos ao site pelos usuários, serão processadas no foro da Comarca de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais.

 

ALTERAÇÕES DA NOSSA POLÍTICA

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR resguarda para si o direito de alterar, tempestivamente, as formas com que os Dados Pessoais são tratados e, consequentemente, os termos da política de privacidade, mantendo-se sempre alinhada à legislação vigente.

Por isso, acesse este documento frequentemente para verificar quaisquer atualizações ou mudanças.

 

 

CONTATO

Para fazer perguntas, comentários e/ou solicitações sobre a nossa Política e práticas de privacidade, basta entrar em contato pelo e-mail: [email protected]; pelo telefone +55 (31) 3409-7113; ou pelo endereço: Av. Pres. Antônio Carlos, 6627, Faculdade de Ciências Econômicas UFMG, Sala 2107, Pampulha, Belo Horizonte – MG, 31270-901.

 

 

POLÍTICA DE COOKIES

 O QUE SÃO COOKIES?
 

Cookie de navegação, ou simplesmente cookies, é um pequeno arquivo de navegação de texto que é gravado no seu computador enquanto há navegação em sites da internet.
Dentre a sua principal utilidade o cookie nada mais é que a memória do(a) usuário(a) naquele site, ou seja, o histórico de navegação o qual tem como objetivo proporcionar uma personalização e identidade para cada pessoa em específico que acessar o site, gravando suas preferências dentro daquele endereço eletrônico.
Os cookies datam da década de 90, tal tecnologia existe desde praticamente o início da rede de internet doméstica, sendo inicialmente proposto para sites de compra de venda online, onde as preferências e gostos dos(as) clientes são levados em consideração, práticaque até hoje persiste no mercado.

QUAIS OS TIPOS DE COOKIES QUE SERÃO UTILIZADOS PELO SITE?

É válido, antes de tudo, destacar que de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, Nº 13.709/2018, não existe expresso uma regulamentação que obrigue de forma explícita esses avisos de cookies, mas o intuito da referida lei tem como seu escopo estabelecer medidas que tragam e impliquem em maior transparência ao(à) usuário(a), alinhando o Brasil às boas práticas e legislações internacionais.
Como forma de trazer clareza às pessoas que acessam aquele site, esses avisos são uma forma de mostrar que estão se preocupando com a coleta de dados. Em específico para a UFMG Consultoria Júnior, as informações variam entre o IP do dispositivo, localização geográfica e o navegador utilizado para o acesso. Essas informações consistem em dados anônimos, incapazes de determinar com exatidão o(a) usuário(a).

COMO OCORRE O GERENCIAMENTO DOS COOKIES?

A instalação dos cookies em nosso site está sujeita ao seu consentimento, assim como, ao legítimo interesse da empresa.
E o que isso quer dizer?

Atualmente, na primeira vez que você acessa nossas aplicações, é requerida a sua concordância com a instalação dos cookies, os quais apenas serão ativados após a suaaceitação. Assim, é nesse momento que estamos trabalhando com a base legal CONSENTIMENTO DO TITULAR, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados.
Em adição, destacamos aqui que a UFMG Consultoria Júnior faz uso também da base legal conhecida como LEGÍTIMO INTERESSE, isto é, os dados coletados via cookies visam a promoção de atividades do controlador. Vale ressaltar, que esta base legal é utilizada naquelas situações em que os dados já foram devidamente coletados para uma determinada finalidade e agora serão utilizados também para outra(s), não esquecendo, é claro, de atender alguns requisitos, como: legitimidade do interesse e necessidade de uso para uma finalidade compatível com a atividade fim da empresa.

POR QUE A UFMG CONSULTORIA FAZ USO DE COOKIES?

Usamos cookies para aprender como você, usuário(a), interagir com o nosso conteúdo e para, assim, fornecer a melhor experiência ao visitar o nosso site, tornando nossas aplicações mais fáceis e personalizadas, tendo por base suas escolhas e comportamento de navegação.
Dessa forma, por meio dos cookies, entendemos como você utiliza nossas aplicações e, portanto, conseguimos oferecer um conteúdo mais específico e relevante, já que lembramos das suas preferências.
É a partir do armazenamento, leitura e execução de dados que os cookies permitem uma navegação em nosso site mais rápida e eficiente, já que elimina a necessidade de ser apresentada a você, usuário, as mesmas informações.


COMO DESATIVAR O USO DE COOKIES?

Todos os navegadores de internet permitem que o(a) usuário(a) aceite, recuse ou elimine os cookies utilizados por determinado site (favor notar que a maioria dos browsers aceitam automaticamente os cookies). Dessa forma, o(a) utilizador(a) pode a qualquer momento excluir e/ou recusar o uso desses.
Como fazer isso?

A forma de promover a desativação e exclusão dos cookies varia de acordo com cada navegador, para facilitar a sua navegação você pode ta acessando os tutoriais abaixo de acordo com o seu browser específico, caso o que esteja utilizando não apareça abaixo não precisa se preocupar, basta procurar nas configurações do mesmo a parte a respeito dos cookies.

●Se você usa o Google Chrome:

https://support.google.com/chrome/answer/95647?co=GENIE.Platform%3DD esktop&oco=1&hl=pt-BR


● Se você usa o Firefox:

https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/gerencie-configuracoes-de-armazenamen to-local-de-s

 

● Se você usa o Microsoft Edge:

https://support.microsoft.com/pt-br/windows/excluir-e-gerenciar-cookies-168d ab11-0753- 043d-7c16-ede5947fc64d


● Se você usa o Safari:

https://support.apple.com/pt-br/guide/safari/sfri11471/mac

 

● Se você usa o Opera:

https://help.opera.com/en/latest/web-preferences/#cookies

 

● Se você usa o Internet Explorer:

https://support.microsoft.com/pt-br/windows/excluir-e-gerenciar-cookies-168d ab11-0753- 043d-7c16-ede5947fc64d


Lembre-se de que você não deve esquecer de configurar todos os navegadores de seus diferentes aparelhos (tablets, smartphones, computadores, entre outros).

Note-se que, ao desativar cookies, pode impedir que alguns serviços da web funcionem corretamente, afetando, parcial ou totalmente, a navegação no website.

ATUALIZAÇÃO DA POLÍTICA DE COOKIES:

A UFMG Consultoria Júnior poderá sempre que necessário atualizar a Política de
Cookies, mantendo-se sempre alinhada à legislação vigente.

Dessa forma, verifique essa página periodicamente para se manter atualizado sobre possíveis alterações.
Última atualização ocorrida no dia 14 de Julho de 2021.

CONTATO

Para fazer perguntas, comentários e/ou solicitações sobre a nossa Política de Cookies, basta entrar em contato pelo e-mail:[email protected]; pelo telefone +55 (31) 3409- 7113; ou pelo endereço: Av. Pres. Antônio Carlos, 6627, Faculdade de Ciências Econômicas UFMG, Sala 2107, Pampulha, Belo Horizonte – MG, 31270-901.

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está satisfeito com ele. OkPolítica de Privacidade