Dentro de uma organização empresarial a busca por bons resultados e pela economia de recursos é algo constante, e para conquistar esses objetivos principais, todas as áreas da organização devem estar orientadas a partir de uma mesma estratégia. E é lógico que o departamento de marketing deve também estar atento e alinhado com essas diretrizes.
Diante de um mercado altamente competitivo e de clientes cada vez mais informados e exigentes, muitas empresas que não enxergavam o grande potencial tático do marketing, e por muita vezes, o limitava em campanhas para retornos de curto prazo, estão mudando seu entendimento, e agora, já focam em ações de marketing estratégico para diferenciá-se no mercado.
O que é marketing?
Em linhas gerais, o marketing abrange todas as atividades de planejamento e desenvolvimento de um produto ou serviço, no propósito de satisfazer os desejos e necessidades dos consumidores.
O marketing obedece aos seguintes pontos como principais etapas do planejamento:
• Identificar os desejos e necessidades dos consumidores;
• Planejar e executar o desenvolvimento de produtos e serviços;
• Conectar-se com toda a cadeia de distribuição;
• Entregar o produto ou o serviço ao cliente.
O que é estratégia?
Pode-se dizer que não é de agora que a palavra estratégia é fortemente disseminada no meio empresarial, e contrata-se abundantemente presente na literatura especializada.
São vários os entendimentos sobre o conceito, veja os principais:
• Planejamento das atividades;
• Execução das atividades;
• Visão de futuro;
• Tomada de decisão;
• Competitividade.
Mas o que é Marketing Estratégico?
O Marketing Estratégico é uma abordagem do marketing, e como já vimos, a palavra marketing, isoladamente, tem um conceito mais generalista, surgindo daí algumas ramificações mais estritas que melhor esclarecem seus princípios, funções, ferramentas e, nesse caso específico, suas dimensões.
São dessa dimensões que surge o Marketing Estratégico, que tem seu enfoque em ações prospectivas com resultados de médio e longo prazo. Sua atuação não se limita às demandas de momento, mas busca atender os desejos e as necessidades futuras do mercado.
O ponto principal do Marketing Estratégico é identificar as necessidades dos consumidores, e orientar todo o desenvolvimento do planejamento de marketing.
É através dessas estratégias que as empresas elaboram seus planos com vistas a conquistar e satisfazer seus clientes, bem como, aumentar a rentabilidade e a produtividade.
Marketing Estratégico e Gestão Corporativa
É importante pontuar que as orientações do Marketing Estratégico devem ser guiadas em torno do objetivo principal da empresa.
Logo, as ações, metas e prazos estabelecidos no início do processo precisam ser baseados em pesquisas de mercado e consultas com profissionais especializados, onde, verificada as necessidades, podem, suas estratégias serem corrigidas ou atualizadas a qualquer tempo.
O ponto de partida começa com a definição das etapas e os resultados que se deseja alcançar, bem como estabelecer os recursos necessários para este fim, defina também as equipes os profissionais responsáveis, que podem ser internos ou externos, e algumas alternativas para contornar possíveis falhas ou contenção de verbas.
É no marketing estratégico, que se determina quais as ações e os recursos que serão utilizados em um determinado período de tempo. É fundamental, também, utilizar técnicas e ferramentas avançadas para estimular essas ações estratégicas, pois só assim podem atuar de maneira eficaz para dar o retorno esperado.
Com o planejamento e o desenvolvimento dessa ferramenta, é comum que surjam muitos insights, que ajudam a tornar a empresa mais inovadora e, por consequência, ganhar mais inserção no mercado.
Assim, o marketing estratégico poderá ajudar de forma direta a sua empresa, em alguns processos como: prospecção de clientes, divulgação de novos produtos, marketing de relacionamento, dentre outros.
Como desenvolver e executar o marketing estratégico?
Conseguir êxito em uma estratégia de mercado, vai além do que uma preparação antecipada. É necessário estar atento e acompanhar toda a execução do projeto.
O planejamento do marketing estratégico tem início a partir de três questionamentos básicos:
1.º Segmentação → em que mercado competirá?
2.º Posicionamento → como competirá?
3.º Cronograma → quando competirá?
Respondidos esses questionamentos, pode-se então começar a desenvolver a estratégia mais adequada para o seu ramo de atuação. E isso envolve os seguintes pontos:
Definir objetivos claros
Estabeleça os objetivos de maneira bem formulada, clara e precisa. Isso ajudará os profissionais envolvidos a terem uma visão mais transparente e assertiva do futuro, focando no que é de fato importante para o momento.
E tenha certeza se todas as etapas do planejamento estão coerentes com a capacidade da sua equipe, e se os prazos podem ser cumpridos conforme o combinado.
Para isso, alguns pontos devem ser observados no planejamento. Acompanhe:
• Identificação do público alvo;
• Criação da persona;
• Análise de mercado;
• Estabelecer as metas de médio, longo e curto prazo;
• Fixar as estratégias de venda e de precificação.
Comunicá-se de forma constante
Muitos empreendedores, gestores, vendedores e outros profissionais, ainda caem da ilusão de pensa que fazer marketing é apenas trabalhar com criatividade e uma certa dose de inspiração.
A boa comunicação é a chave para que todos estejam alinhados com os muitos processos e estruturas desenvolvidas neste trabalho.
Definir um cronograma
Assim como os outros pontos do planejamento, o cronograma deve ser elaborado também de forma estratégica. Enfatizar datas comemorativas e a sazonalidade do mercado, embora pareça clichê, são opções que dão sempre um retorno positivo.
Também é interessante que o cronograma estipulado considera um cenário mais pessimista e de imprevistos, como atrasos por exemplo. Então esteja preparado ou tenha um plano B.
Analisar os resultados
A única forma de saber se as estratégias estão funcionando é analisar o resultado do trabalho que está sendo desenvolvido. No marketing estratégico essa análise e mensuração é feita por alguns pontos indispensáveis. Confira:
• Definição de métricas dos pontos mais relevantes;
• Cálculo da taxa de conversão entre as etapas;
• Identificação dos objetivos da empresa;
• Conhecimento das ferramentas para colocar as estratégias em prática;
• Gerar relatórios para fazer as análises corretas.
Vale destacar, que todas essas estratégias de marketing precisam ser estudadas e avaliadas pelos gestores e por todos os profissionais envolvidos. E se preciso fazer os ajustes necessários.
Algumas Ferramentas do Marketing Estratégico
As estratégias de marketing se valem de algumas ferramentas que ajudam as empresas a melhor direcionar seu plano de ação. Este post destaca como as mais usuais a Análise de SWOT e o Mix de Marketing.
A Análise de SWOT ou Matriz FOFA é uma técnica de planejamento usada para identificar as vantagens e as desvantagens de uma empresa, relacionada à competição junto aos concorrentes ou planejamento de projetos.
Já o Mix de Marketing é uma metodologia usada para influenciar o público a consumir um produto, serviço ou proposta de uma determinada marca. Os 4 Ps (Preço, Praça, Produto e Promoção) são os pilares que irão desenvolver essa técnica.
Conclusão
Agora que você já está por dentro do que é Marketing Estratégico, sem dúvidas já consegue enxergar os benefícios trazidos por suas ações, que podem ser resumidos em:
• Melhora na comunicação entre empresa e cliente;
• Visão mais clara sobre as ações futuras;
• Maior facilidade no processo de decisão;
• Maior competitividade frente a concorrência;
• Fidelização e admiração da marca pelo consumidor.
Então, curtiu esse conteúdo especial sobre Marketing Estratégico? Esperamos que sim! E lembre-se, as decisões tomadas aqui serão pilares para todas as ações da sua empresa durante um longo tempo.