No momento de tomada de decisão de uma empresa para escolher, por exemplo, em qual novo mercado investir, surgem diversas propostas e planos de ação interligados. Porém, qual delas deve ser escolhida e executada? Qual será mais viável e trará maior retorno para a empresa?
Surge então a necessidade de se aprender a priorizar ações, isto é, escolher, considerando toda uma gama de opções, a ação mais benéfica para a manutenção ou crescimento dos negócios.
Nesse novo cenário devem ser consideradas todas as variáveis que participam do micro e macro ambiente no qual a empresa está inserida, sendo elas: situação atual do mercado, intenção de compra dos consumidores, parcela do mercado que seu negócio domina, concorrentes, entre outras.
Para deixar todas essas variáveis organizadas e devidamente relacionadas de forma visual, criamos a Matriz de Priorização. Para investimento em novos segmentos de mercado, ou análise de mercado para novos produtos entrantes, é possível realizar uma comparação mercadológica tanto com os segmentos e sua saturação quanto com a concorrência.
A Matriz sempre deverá ser elaborada visando analisar um mercado específico. Então, entre dois eixos, o vertical apresenta a participação de determinada empresa dentro deste mercado e, o horizontal, apresenta uma pesquisa mercadológica com consumidores sobre a necessidade ou aceitação daquele novo produto que a empresa deseja lançar.
Para exemplificar, podemos usar uma empresa hipotética. Supondo que um restaurante comum deseje expandir seu leque de atuação e opte por produzir também doces confeitados e salgados para encomenda, além do seu serviço já prestado. Como analisar se tal escolha será viável e se os consumidores aceitarão bem a novidade?
Na elaboração da Matriz de Priorização deste caso, teríamos que analisar os fatores referentes ao mercado de alimentos (que inclua doces confeitados e salgados). Isso inclui pesquisar principais confeitarias concorrentes e estabelecimentos que oferece salgados, parcela de mercado que cada um desses concorrentes domina, pesquisar os principais clientes e realizar uma pesquisa mercadológica com alguns deles, identificando alguns pontos chaves como “o que os clientes esperam de um serviço como este” ou “qual a necessidade desse serviço para meus clientes”.
A Matriz conta com 4 quadrantes, que determinam o estágio em que a empresa está em relação aos seus objetivos principais:
Os dados são mensurados de acordo com a pesquisa feita. Neste caso, podemos perceber que a produção de salgados oferece um ganho rápido ao restaurante, pois constatou-se a existência de clientes que precisam do serviço e ao mesmo tempo uma baixa concorrência para o restaurante. A produção dos bolos também seria viável, mas seria um grande esforço para a empresa, uma vez que há mais concorrentes nesse segmento e menos clientes necessitando do produto. O tamanho dos círculos indica a quantidade de clientes que se mostram com essa característica dentro dos nichos pesquisados.
Através da Matriz de Priorização podemos enxergar de forma clara onde e porque investir. É possível visualizar os pontos positivos e negativos de cada nicho, em uma série de comparações mercadológicas. É bastante versátil, podendo ser aplicada a diversos outros contextos, com a quantidade de dados ou nichos necessários, desde que estes queiram priorizar certas características frente ao cenário que ilustram.
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