O que é uma matriz SWOT?
A Matriz SWOT é uma ferramenta de administração utilizada para analisar os ambientes internos e externos da empresa e assim traçar estratégias para alavancar o desempenho no mercado.
A sigla SWOT é uma abreviação das palavras da língua inglesa: Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats, que significam, respectivamente: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Por isso, a matriz pode ser encontrada também com o nome de FOFA.
Por ser uma ferramenta fácil de ser aplicada, a SWOT pode ser utilizada para analisar qualquer cenário e ambiente, seja em uma microempresa ou em uma multinacional. Deste modo, a fase de elaboração de um planejamento estratégico é o momento em que a matriz é mais aplicável. Portanto, pode proporcionar ao gestor uma visão geral de todos os pontos que a matriz apresenta.
Como construir uma matriz SWOT (FOFA)?
Para construir uma SWOT podemos dividi-la em duas partes: o ambiente interno, e o ambiente externo.
Ambiente Interno:
No ambiente interno encontramos as Forças e Fraquezas, vejamos:
Forças (Strenghts)
Forças são os elementos internos da empresa que podem beneficiar o negócio. Algumas perguntas podem ser feitas para conseguir identificar estas forças, como por exemplo:
- Quais suas vantagens competitivas?
- Sua localização é privilegiada?
- Como é seu relacionamento com os clientes e Stakeholders?
Fraquezas (Weaknesses)
As fraquezas são os pontos que prejudicam o seu negócio, assim como nas Forças, podemos realizar perguntas para identificá-los. Por exemplo:
- A mão de obra é capacitada?
- Matéria prima ou fornecedores são escassos?
- Existem tecnologias superiores a que uso?
Ambiente Externo:
Com relação agora ao ambiente Externo, temos as Oportunidades e as Ameaças:
Oportunidades (Opportunities)
As oportunidade são fatores externos que podem influenciar positivamente a empresa. Alguns exemplos:
- Concorrentes fracos
- Eventos que podem ser explorados
- Leis ou tributações favoráveis
Ameaças (Threats)
As ameaças são o último ponto da SWOT. Este está relacionado às forças externas que podem prejudicar o andamento do negócio. Por exemplo:
- Algum projeto, lei ou regulamentação que afete o negócio
- Falta de mão de obra qualificada
- Concorrentes consolidados no mercado
O principal diferencial desta ferramenta de gestão não é a construção da matriz em si, mas as medidas que serão tomadas para mitigar os problemas encontrados e aproveitar as oportunidades e forças da empresa. Por isso, cabe a cada gestor tomar as medidas cabíveis para alavancar a participação da empresa no mercado. Além disso, há uma outra maneira de analisar as informações da SWOT é por meio da Matriz SWOT Cruzada. Leia mais clicando no link.
Somente a realização de uma matriz SWOT não trará resultados à empresa. Entretanto, se as medidas certas forem tomadas para abordar todos os pontos encontrados na matriz, alavancando Forças, aproveitando Oportunidades e mitigando Fraquezas e Ameaças, certamente a empresa se destacará no mundo dos negócios.
Quer o próximo passo na estruturação da estratégia da sua empresa?
Leia, então nosso artigo sobre A importância do alinhamento organizacional para o sucesso de empresas
Escrito por: Fábio Brandão – Consultor UCJ.