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FALE COM UM ESPECIALISTA

Mix de Marketing: Conheça tudo sobre os 4Ps do Marketing

Você conhece os 4Ps ou Mix de Marketing? Sabe como utilizá-lo para potencializar sua Estratégia de Marketing?

O mix representa de forma simplificada a essência da estratégia de marketing da sua empresa. Dentro do seus 4Ps ele abrange as principais informações que serão utilizadas na sua Inteligência de Mercado.

Continue lendo e conheça tudo sobre essa ferramenta e como aplicar ela na sua empresa hoje!

Mix de Marketing - 4Ps

O Mix de Marketing Resumido

O Mix de Marketing agrega várias maneiras de fortalecimento da marca e de impacto do público, sendo dividido em 4 pilares – os 4Ps: Produto, Preço, Praça e Promoção.

Primeiro, vamos resumir um pouco sobre os 4Ps e depois explicaremos detalhadamente cada um:

P de Produto

Produto é o que se oferece, o que se vende, e todas suas características envolvidas, baseado no segmento da empresa e no público-alvo.

P de Preço

O segundo P é o Preço, a fonte física de receita, é o valor cobrado pelo produto ou serviço, analisando custo-benefício de acordo com as necessidades da clientela.

P de Praça

O terceiro P é a Praça, um pouco difícil de entender só pelo nome. Esse P surge originalmente do inglês placement, que quer dizer “colocação”, seria, então, como a empresa se coloca frente ao mercado, o lugar, maneiras de distribuição do produto ao consumidor.

P de Promoção

O quarto e último P é a Promoção, no sentido de divulgar, promover a marca, são estratégias que encorajam e atinjam os clientes certos, como por exemplo, a publicidade.

A lógica por trás dos 4Ps

Há uma sequência ideal dentro dos 4Ps. Primeiro, determina-se o produto, logo depois, dá-se um preço a ele, em seguida, estuda-se os locais mais adequados para loja física ou como deve ocorrer a distribuição do produto. Por fim, criam-se estratégias visando a promoção do negócio.

Seguir essa sequência ao elaborar o seu Mix de Marketing te permite encontrar pontos que estava deixando passar desapercebido, ou mesmo surgir com novas ideias.


Agora que você já conhece todos os 4Ps do Mix de Marketing por alto, vamos nos aprofundar em cada um desses itens:

Produto

É extremamente importante a definição do produto, sempre conforme com a empresa e com o público-alvo.

O produto é o pontapé inicial do negócio – e lembrando que a prestação de serviço também se encaixa nessa etapa.

Necessita-se entender quais as características do produto ofertado baseando-se em o que o cliente deseja ou necessita consumir.

Para isso você pode responder a essas perguntas orientadoras?

  • Quais são as características físicas do produto?,
  • Quais funções se destacam? Qual é o diferencial?,
  • Qual é a marca associada e qual é o seu valor?,
  • Qual variedade de modelos está disponível?,
  • Para qual público-alvo ele está direcionado?,
  • Existe alguma sazonalidade no consumo?,
  • Qual o nível de qualidade – ele é durável ou descartável?,
  • O rótulo ou embalagem comunica bem a mensagem desejada?,
  • Qual o posicionamento desse produto no mercado e frente às alternativas dos concorrentes?

Meu principal produto é: Notebook de 14 polegadas que pesa 1300 gramas, com tela touch-screen, disponível em 3 tipos de cores. O público-alvo são estudantes que precisam de portabilidade e visam custo benefício, por isso existe uma preocupação na redução do custo de produção. Existe um aumento de vendas no começo dos semestres devido ao início dos períodos escolares – principalmente em Fevereiro.

Preço

O preço talvez seja o item mais delicado do Mix de Marketing: é a fonte de receita da empresa. Não só isso, mas ele também comunica uma mensagem psicológica para o cliente, sobre o valor do produto/serviço.

O preço deve cobrir todos os gastos com a produção e ainda gerar lucro. Para defini-lo deve-se analisar vários fatores:

  • Qual o poder de compra do público-alvo?
  • Quanto o cliente está disposto a pagar?
  • Qual o preço mínimo para não tomar prejuízo caso haja descontos,?
  • Qual o custo benefício?
  • Quais os preços praticados pelos concorrentes diretos e indiretos?
  • Qual o preço para diferentes consumidores – clientes fiéis, por exemplo?

Existem também diferentes cenários para o preço através da necessidade do consumidor. O valor agregado pode fazer a pipoca de rua, que custa R$4,00, custar R$12 no cinema. Na rua, as pessoas compram a pipoca apenas ocasionalmente, já o cinema é quase sinônimo de pipoca, é tradição assistir aos filmes comendo um saco de pipoca.

Por isso os teatros sempre mantem uma loja bem próxima às bilheterias, e entregam um valor agregado pelo conforto e facilidade na hora de comprar pipocas para assistir a um filme.

Além disso, o valor da marca é importante. Marcas mais valiosas como a Apple conseguem cobrar mais caro pelo seus produtos, por se tornarem sinônimo de qualidade, luxo, segurança, etc.

Praça

Praça, para o marketing, remete a como seu cliente se conecta com você. É a sua localização, seus canais de distribuição, ou seu site de e-commerce – não precisa ser necessariamente um ambiente físico.

A ideia é definir como e onde ocorre o contato com o cliente. Para isso, é preciso entender onde há mais concorrentes, em qual local os clientes procurariam por aquele produto. Outras questões importantes são a proximidade com fornecedores, qual a logística de distribuição e qual visibilidade da marca naquele local.

Para alguns tipos de negócio – por exemplo, uma loja de roupas – a Praça deve ser em local com bom fluxo de pessoas, facilidade de acesso, estacionamento e frequentada pelo seu público-alvo.

Já eletrônicos podem ser encontrado tanto em lojas físicas, como em e-commerce da própria marca ou em revendas de varejo online.

Promoção

Apesar do nome estar associado com desconto no produto – que também é uma maneira de promoção), essa etapa envolve toda estratégia de publicidade e divulgação do produto. Todos os esforços de atração e de divulgação do produto entram nesse Pilar.

Existem alguns pontos aos quais é importante se atentar:

  • Onde e quando deve ocorrer a promoção?
  • Como os concorrentes divulgam seus produtos?
  • Como deve distribuir a divulgação se houver sazonalidade?
  • Quais os canais de comunicação com o público-alvo – TV, Rádio, Redes Sociais, Email?

Os canais de Promoção mais antigos e tradicionais vem dividindo espaço atualmente com o Marketing Digital, que é basicamente a promoção através da internet.

O marketing digital permite atuar de maneira mais personalizada. É possível atingir um público-alvo específico, em um horário estipulado, com conteúdo personalizado.

Estes são alguns exemplos de promoção em meios digitais:

  • Blogs,
  • E-mails,
  • Redes sociais,
  • Vídeos,
  • Anúncios no Google. 

Como Implementar o Mix de Marketing

Montar o primeiro modelo do seu Mix de Marketing não é difícil. Ao longo do artigo colocamos perguntas orientadoras que vão te ajudar a dar maior profundidade às suas análises.

A melhor forma de montar a sua primeira versão é num espaço que possibilite soltar sua criatividade. Você precisa anotar o máximo de informações sobre a sua empresa em cada um dos 4Ps para ter certeza que não está deixando nada passar. Depois você pode priorizar estes itens e até remover aqueles pouco relevantes para a análise.

Separe um momento para realizar brainstormings sobre cada um dos pilares do Mix de Marketing. Utilize ferramentas como o Excel ou o PowerPoint, onde você pode criar diferentes colunas, slides, utilizar cores, etc. Se preferir separe papel, canetas e post-its coloridos, e comece o trabalho com anotações na parede.

Agora você entende todas as características de cada um dos 4Ps do Mix de Marketing, e pode elaborar o modelo da sua própria empresa!

Mas não se esqueça de documentar todas as informações em uma versão final. No futuro você precisará consultar este documento para elaborar suas estratégias ou relembrar as diretrizes decididas no passado.

Você sabe como uma boa Estratégia de Marketing pode melhorar a sua empresa? Leia o nosso artigo:

Estratégia de Marketing: Importância e Implementação em sua Empresa

Escrito por: Gabriel Carvalho – Consultor da UFMG Consultoria Jr.

  • março 13, 2018
  • 9:30 am
  • Sem Comentários

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POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COOKIES – UCJ

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Olá, Usuário (a)!

Antes de darmos o primeiro passo na busca de soluções eficientes e personalizadas ao seu negócio, é necessário que você, seja estudante, empreendedor, gestor, ou mesmo simpatizante de ideias que de fato proporcionem a geração de resultados, leia de forma atenciosa a Política de Privacidade do nosso site!

Mas calma, já sabemos o que você pode estar pensando: “um texto genérico qualquer; não tem relevância, vou só passar e aceitar”. Deixa a gente te contar uma coisa: a política de privacidade é mais um instrumento utilizado pela UCJ que visa o bem-estar, a segurança e zelo pelas melhores práticas de mercado, com o objetivo de garantir a total transparência para com o usuário do site.

Por meio dela, ao acessar o site, você visualiza os detalhes sobre algo muito importante hoje em dia: seus dados. Dentre alguns dos pontos mencionados, estão elencados: como realizamos a coleta, o tratamento e o armazenamento dos seus dados, quais são recolhidos enquanto você navega pelo nosso site, para que, assim, possamos te oferecer da maneira mais segura o melhor que a UCJ tem para auxiliar o seu negócio!

Quanto aos aspectos técnicos necessários para a sua elaboração, não se preocupe! A UCJ está inserida e ciente de toda a legislação vigente que trata sobre o assunto, em especial, a Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018).

Caso você concorde com as políticas de transparência e as precauções adotadas pela UFMG CONSULTORIA JÚNIOR para valorizar você, empreendedor (a), basta clicar no botão “aceitar”, atestando que você concorda com todos os termos deste documento.

 

O QUE VOCÊ IRÁ ENCONTRAR AO LONGO DA NOSSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

  1. O que você precisa saber antes de ler e aceitar nossa Política;
  2. Quais as informações já são coletadas automaticamente;
  3. Como coletamos e quais dados coletamos;
  4. Para que utilizamos os dados coletados;
  5. Com quem compartilhamos seus dados;
  6. Como se dá o armazenamento dos dados coletados;
  7. Como fazemos o descarte dos seus dados;
  8. Conheça seus direitos;
  9. Onde ocorrerá a resolução de eventuais conflitos;
  10. Alterações na nossa política;
  11. Contato.

 O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE LER E ACEITAR NOSSA POLÍTICA

  • Dado: é qualquer informação que possa levar à identificação de uma pessoa física, ou seja, o seu nome completo, número de CPF, endereço, assim como, várias outras informações. Segundo a Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018), eles se subdividem em: Pessoal (relativa a uma pessoa viva, identificada ou identificável, constitui dados pessoais o conjunto de informações distintas que podem levar à identificação de uma determinada pessoa), Sensível (são aqueles dados que podem levar a discriminação de uma pessoa) e anônimo (dados que não podem ser atribuídos há nenhum indivíduo específico).
  • Titular: é o dono dos dados que serão tratados e é o verdadeiro soberano de todas as relações que envolvam as suas informações;
  • Tratamento: é toda e qualquer ação realizada com os dados pessoais de um titular, desde a coleta e armazenamento até o compartilhamento e uso;

QUAIS AS INFORMAÇÕES JÁ SÃO COLETADAS AUTOMATICAMENTE

Ao navegar na Internet, algumas informações já são, automaticamente, transmitidas entre computadores. Todavia, é impossível ocorrer a identificação de uma pessoa física e, assim, esses dados possuem apenas fins estatísticos.

No entanto, a fim de esclarecermos tudo o possível para você, usuário (a), e estabelecermos uma concreta relação de confiança, seguem quais são essas informações coletadas:

  • O nome de domínio de Internet, caso você utilize uma conta privada de acesso à Internet, ou, caso você tenha acesso através de uma universidade, por exemplo;
  • O endereço IP;
  • O tipo de navegador e de sistema para acessar nosso site;
  • A data e hora que você acessa nosso site;
  • Se você acessa nosso site a partir de outro site.

 COMO COLETAMOS E QUAIS DADOS COLETAMOS

O usuário terá a possibilidade de baixar materiais ricos com conteúdos diversos a fim de auxiliar o seu negócio, haverá também o cadastro na nossa Newsletter, tudo isso por meio do preenchimento de um formulário disponibilizado para quem acessar o site. Nesse sentido, durante o processo de registro, a UFMG CONSULTORIA JÚNIOR coleta os seguintes dados:

  • Nome;
  • Endereço de e-mail;
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  • Cargo ocupado dentro da empresa;
  • Número de colaboradores da empresa;

 PARA QUÊ UTILIZAMOS OS DADOS COLETADOS

A utilização das informações pessoais do Usuário tem um objetivo de promover maior integração dos serviços prestados pela UCJ à realidade do cliente, sempre buscando meios e alternativas para que aquele serviço gere satisfação e, principalmente, resultado para o nosso cliente, fornecendo o melhor e mais completo serviço, dentro da proposta de valor que a UFMG CONSULTORIA JÚNIOR busca agregar.

É válido ressaltar que qualquer ação que venha porventura ser veiculada, elaborada, ou executada pela UCJ só é de fato posta em prática com a anuência do (a) cliente por dois elementos: Consentimento do Titular, por meio da leitura e concordância deste próprio documento; e pelo Legítimo Interesse do Controlador, limitado por lei e disposto abaixo:

a. Saber das necessidades e preferências de cada cliente comprador, fazendo assim com que mais conteúdo relevantes cheguem ao seu domínio;

b. Envio, via e-mail, de campanhas publicitárias elaboradas ou veiculadas pela UFMG CONSULTORIA JÚNIOR, indicando novos serviços, promoções e afins. (O Usuário poderá solicitar, a qualquer tempo, que seja retirado da listagem de pessoas que receberão este conteúdo, clicando em “não receber mais estes e-mails ou semelhantes”);

c. Utilização por parte do setor da empresa responsável, em contato futuro, para reaver clientes presentes na base de dados, por meio dos canais oficiais da empresa.

 

COM QUEM COMPARTILHAMOS SEUS DADOS

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR JAMAIS compartilhará os seus Dados Pessoais com terceiros, salvo em três hipóteses:

  • Com a RD Station, que é a ferramenta utilizada para armazenamento e envio de fluxo de e-mails previsto anteriormente. Nesse sentido, para que você possa receber nossos melhores conteúdos é preciso o acesso ao: seu nome e e-mail;
  • Com eventuais empresas contratadas para prestar qualquer serviço relativo à manutenção do Site. Vale destacar, que o acesso aos dados não ocorrerá de maneira individualizada e sim anônima, portanto, não se faz possível a identificação do titular;
  • Além disso, os seus dados, inicialmente sigilosos, podem vir a ser revelados a autoridades competentes, exclusivamente nos termos previstos na legislação brasileira ou por determinação judicial e/ou administrativa. Neste caso, as bases legais aplicáveis, hipóteses previstas na Lei Geral de Proteção de Dados, para o compartilhamento, podem ser as seguintes: cumprimento de obrigação legal e/ou execuções de direitos em ações judiciais.

COMO SE DÁ O ARMAZENAMENTO DOS DADOS COLETADOS

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR armazena seus Dados Pessoais por meio da ferramenta RD Station, a qual faz uso de listas de mailing. Nesse sentido, o armazenamento se dá pelo tempo que for necessário para alcançar as finalidades, sempre respeitando o consentimento dado pelo titular, ou para cumprir obrigações legais.

 

COMO FAZEMOS O DESCARTE DOS SEUS DADOS

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR, amparada pela legislação vigente, irá reter os dados disponibilizados até que o titular desses solicite sua exclusão da base de dados.

 

CONHEÇA SEUS DIREITOS

Você, enquanto titular dos Dados Pessoais coletados, tem os seguintes direitos:

  • Acessar, revisar e/ou ter conhecimento acerca de qualquer tratamento realizado com seus dados, além de requisitar um documento contendo todas essas informações;
  • Corrigir ou solicitar a correção/atualização de Dados Pessoais;
  • Solicitar a exclusão dos Dados Pessoais coletados e utilizados com base em seu consentimento;
  • Obter informações sobre as entidades com as quais compartilhamos seus Dados Pessoais;
  • Quando a atividade de tratamento necessitar do seu consentimento, a qualquer momento você poderá revogá-lo.

Para exercer seus direitos, basta entrar em contato com o canal disponibilizado ao fim desta Política de Privacidade.

 

ONDE OCORRERÁ A RESOLUÇÃO DE EVENTUAIS CONFLITOS

Esta Política de Privacidade é regida de acordo com a legislação brasileira. Quaisquer disputas ou controvérsias resultantes da relação aqui regulada, especialmente no que envolver os dados fornecidos ao site pelos usuários, serão processadas no foro da Comarca de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais.

 

ALTERAÇÕES DA NOSSA POLÍTICA

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR resguarda para si o direito de alterar, tempestivamente, as formas com que os Dados Pessoais são tratados e, consequentemente, os termos da política de privacidade, mantendo-se sempre alinhada à legislação vigente.

Por isso, acesse este documento frequentemente para verificar quaisquer atualizações ou mudanças.

 

 

CONTATO

Para fazer perguntas, comentários e/ou solicitações sobre a nossa Política e práticas de privacidade, basta entrar em contato pelo e-mail: [email protected]; pelo telefone +55 (31) 3409-7113; ou pelo endereço: Av. Pres. Antônio Carlos, 6627, Faculdade de Ciências Econômicas UFMG, Sala 2107, Pampulha, Belo Horizonte – MG, 31270-901.

 

 

POLÍTICA DE COOKIES

 O QUE SÃO COOKIES?
 

Cookie de navegação, ou simplesmente cookies, é um pequeno arquivo de navegação de texto que é gravado no seu computador enquanto há navegação em sites da internet.
Dentre a sua principal utilidade o cookie nada mais é que a memória do(a) usuário(a) naquele site, ou seja, o histórico de navegação o qual tem como objetivo proporcionar uma personalização e identidade para cada pessoa em específico que acessar o site, gravando suas preferências dentro daquele endereço eletrônico.
Os cookies datam da década de 90, tal tecnologia existe desde praticamente o início da rede de internet doméstica, sendo inicialmente proposto para sites de compra de venda online, onde as preferências e gostos dos(as) clientes são levados em consideração, práticaque até hoje persiste no mercado.

QUAIS OS TIPOS DE COOKIES QUE SERÃO UTILIZADOS PELO SITE?

É válido, antes de tudo, destacar que de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, Nº 13.709/2018, não existe expresso uma regulamentação que obrigue de forma explícita esses avisos de cookies, mas o intuito da referida lei tem como seu escopo estabelecer medidas que tragam e impliquem em maior transparência ao(à) usuário(a), alinhando o Brasil às boas práticas e legislações internacionais.
Como forma de trazer clareza às pessoas que acessam aquele site, esses avisos são uma forma de mostrar que estão se preocupando com a coleta de dados. Em específico para a UFMG Consultoria Júnior, as informações variam entre o IP do dispositivo, localização geográfica e o navegador utilizado para o acesso. Essas informações consistem em dados anônimos, incapazes de determinar com exatidão o(a) usuário(a).

COMO OCORRE O GERENCIAMENTO DOS COOKIES?

A instalação dos cookies em nosso site está sujeita ao seu consentimento, assim como, ao legítimo interesse da empresa.
E o que isso quer dizer?

Atualmente, na primeira vez que você acessa nossas aplicações, é requerida a sua concordância com a instalação dos cookies, os quais apenas serão ativados após a suaaceitação. Assim, é nesse momento que estamos trabalhando com a base legal CONSENTIMENTO DO TITULAR, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados.
Em adição, destacamos aqui que a UFMG Consultoria Júnior faz uso também da base legal conhecida como LEGÍTIMO INTERESSE, isto é, os dados coletados via cookies visam a promoção de atividades do controlador. Vale ressaltar, que esta base legal é utilizada naquelas situações em que os dados já foram devidamente coletados para uma determinada finalidade e agora serão utilizados também para outra(s), não esquecendo, é claro, de atender alguns requisitos, como: legitimidade do interesse e necessidade de uso para uma finalidade compatível com a atividade fim da empresa.

POR QUE A UFMG CONSULTORIA FAZ USO DE COOKIES?

Usamos cookies para aprender como você, usuário(a), interagir com o nosso conteúdo e para, assim, fornecer a melhor experiência ao visitar o nosso site, tornando nossas aplicações mais fáceis e personalizadas, tendo por base suas escolhas e comportamento de navegação.
Dessa forma, por meio dos cookies, entendemos como você utiliza nossas aplicações e, portanto, conseguimos oferecer um conteúdo mais específico e relevante, já que lembramos das suas preferências.
É a partir do armazenamento, leitura e execução de dados que os cookies permitem uma navegação em nosso site mais rápida e eficiente, já que elimina a necessidade de ser apresentada a você, usuário, as mesmas informações.


COMO DESATIVAR O USO DE COOKIES?

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Como fazer isso?

A forma de promover a desativação e exclusão dos cookies varia de acordo com cada navegador, para facilitar a sua navegação você pode ta acessando os tutoriais abaixo de acordo com o seu browser específico, caso o que esteja utilizando não apareça abaixo não precisa se preocupar, basta procurar nas configurações do mesmo a parte a respeito dos cookies.

●Se você usa o Google Chrome:

https://support.google.com/chrome/answer/95647?co=GENIE.Platform%3DD esktop&oco=1&hl=pt-BR


● Se você usa o Firefox:

https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/gerencie-configuracoes-de-armazenamen to-local-de-s

 

● Se você usa o Microsoft Edge:

https://support.microsoft.com/pt-br/windows/excluir-e-gerenciar-cookies-168d ab11-0753- 043d-7c16-ede5947fc64d


● Se você usa o Safari:

https://support.apple.com/pt-br/guide/safari/sfri11471/mac

 

● Se você usa o Opera:

https://help.opera.com/en/latest/web-preferences/#cookies

 

● Se você usa o Internet Explorer:

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Lembre-se de que você não deve esquecer de configurar todos os navegadores de seus diferentes aparelhos (tablets, smartphones, computadores, entre outros).

Note-se que, ao desativar cookies, pode impedir que alguns serviços da web funcionem corretamente, afetando, parcial ou totalmente, a navegação no website.

ATUALIZAÇÃO DA POLÍTICA DE COOKIES:

A UFMG Consultoria Júnior poderá sempre que necessário atualizar a Política de
Cookies, mantendo-se sempre alinhada à legislação vigente.

Dessa forma, verifique essa página periodicamente para se manter atualizado sobre possíveis alterações.
Última atualização ocorrida no dia 14 de Julho de 2021.

CONTATO

Para fazer perguntas, comentários e/ou solicitações sobre a nossa Política de Cookies, basta entrar em contato pelo e-mail:[email protected]; pelo telefone +55 (31) 3409- 7113; ou pelo endereço: Av. Pres. Antônio Carlos, 6627, Faculdade de Ciências Econômicas UFMG, Sala 2107, Pampulha, Belo Horizonte – MG, 31270-901.

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