Em decorrência do avanço tecnológico constante e as facilidades viabilizadas por softwares e aparelhos eletrônicos, as empresas tornaram-se grandes usuárias e dependentes da tecnologia.
Dessa forma, várias estratégias de gestão podem ser utilizadas e melhoradas através de meios eletrônicos, os quais viabilizam processos fundamentais para o funcionamento de toda e qualquer empresa, independente do porte da mesma.
Dentre as estratégias aprimoradas e viabilizadas pelo avanço tecnológico, podemos citar o monitoramento empresarial como uma das mais importantes delas.
Por isso, é importante conhecer, aplicar e mensurar a mesma no seu negócio.
Mas, antes de partir para o ponto principal do nosso artigo iremos te fazer entender melhor o que é o monitoramento empresarial e os seus objetivos, bem como as vantagens de investir no mesmo.
O que é o Monitoramento Empresarial e quais seus objetivos
O monitoramento empresarial é uma atividade constante de análise e acompanhamento de processos e dados de operação.
Ou seja, o funcionamento de maquinários e o andamento de processos de trabalho são monitorados corriqueiramente. .
A partir desse monitoramento, é possível analisar o funcionamento de toda a rede empresarial e usar as informações obtidas da maneira mais inteligente possível.
Apesar de ser uma atividade de gestão, é realizada pelo setor de TI e apresenta diversos benefícios incontestáveis.
Tais benefícios são possíveis graças a boa previsibilidade e assertividade do monitoramento, que gera altos índices de satisfação e contentamento por parte de quem usa.
Mas afinal, que benefícios são esses? É o que evidenciaremos no tópico a seguir.
Vantagens de investir em Monitoramento Empresarial
Assim como demais estratégias empresariais, o monitoramento é investimento.
Investimento este que apresenta saldo positivo, resultante de todas as vantagens a seguir:
- Redução de riscos
A partir do monitoramento, é possível analisar as situações e prever com assertividade os acontecimentos.
Assim, os riscos são diminuídos significativamente, tendo em vista que a sensação de “ser pego de surpresa” não vai existir.
- Redução do tempo necessário para resolução de problemas
Com a previsibilidade assertiva, será possível solucionar um problema antes mesmo dele existir.
Por isso, o tempo decorrido entre problema e solução é mínimo, evitando até mesmo a sua ocorrência.
- Redução de custos
Qualquer gestor sabe o quanto problemas inesperados demandam custos e gastos não previstos.
Se você é um, provavelmente já se pegou em uma situação de urgência econômica que demandava quantias financeiras não disponíveis no momento de necessidade.
Mas, com o monitoramento empresarial esses custos são reduzidos significativamente, tendo em vista o tempo de preparo e as reservas feitas em prol de determinado departamento.
- Aumento da produtividade e eficiência
Com o uso da tecnologia, boa parte dos processos tornam-se automatizados e mecânicos.
Assim, mais tempo fica reservado ao desempenho calmo, eficiente e produtivo de demais funções. Por isso, o trabalho torna-se ainda mais qualitativo.
- Aumento da satisfação de clientes e colaboradores
Tendo em vista todos os outros benefícios, há um aumento considerável na satisfação de clientes e colaboradores.
Dessa forma, há fidelização de público e os funcionários passam a ser muito mais engajados e produtivos.
- Aumento de estabilidade
A estabilidade (seja ela qual for) vem de preparo, organização e previsibilidade.
Dessa forma, sabendo que o monitoramento proporciona todos os itens acima, é fácil entender como a estabilidade é garantida.
- Melhores tomadas de decisões
As melhores decisões são aquelas feitas com base em análises e fatos, certo?
Por isso, a partir do monitoramento constante é possível perceber as decisões mais prudentes para a situação em questão, tornando essa escolha a melhor e mais adequada para o cenário existente.
- Soluções inovadoras
As soluções também tornam-se melhores, tendo em vista as possibilidades de análise e inovação.
- Antecipação e preparação
A previsibilidade também gera uma preparação adequada para situações atípicas, que deverão ser antecipadas nas análises e devidamente atendidas e solucionadas previamente.
Assim, há tempo para se preparar e agir da melhor forma possível.
- Facilitação da projeção de crescimento
A projeção de crescimento é um planejamento importante para definir objetivos e realizações futuras, além da percepção de uma situação próxima.
Com a disponibilidade de dados atuais e reais, o desenvolvimento da projeção de crescimento é facilitado e torna-se ainda mais assertivo.
- Percepção de resultados
A análise constante não serve apenas para avaliar e prever situações futuras, como também possibilita a percepção de resultados gerais sejam eles bons ou ruins.
Assim, é possível entender quais métricas e estratégias aplicadas mais funcionaram e tiveram resultados positivos no seu negócio, bem como as que não funcionaram e geraram prejuízos.
A partir dessa percepção, é possível investir cada vez mais em estratégias lucrativas e funcionais, levando a empresa a um crescimento empresarial progressivo.
- Crescimento empresarial
Por último mas não menos importante, há um crescimento empresarial significativo, resultante de todos os benefícios citados anteriormente, capazes de elevar o nível e o patamar do seu negócio.
Por fim, fica evidente quão benéfico e importante é investir em um monitoramento empresarial.
Mas agora que você já sabe o que é e quais os benefícios, que tal entender como mensurá-lo agindo de forma estratégica?
Como mensurar de forma estratégica: o passo a passo.
Assim como todos os processos existentes, é importante definir um passo a passo explicativo e resumido.
Por isso, preparamos um para você entender como colocar o monitoramento empresarial em prática de forma simples e eficiente.
- Adquira softwares capazes de auxiliar na gestão
Vários softwares são desenvolvidos com o único propósito de auxiliar e facilitar a gestão empresarial.
Dessa forma, é muito importante contar com softwares específicos de gestão para tornar o processo de organização ainda mais fácil e automatizado.
Por isso, invista em aplicativos capazes de melhorar e muito o dia a dia da sua empresa.
- Analise as condições gerais dos maquinários disponíveis, principalmente computadores e redes
A análise ajuda a entender a situação atual do seu negócio em relação à tecnologia, possibilitando a melhora e o investimento nessa área.
Além disso, também é possível preparar-se para mudanças futuras e realização de investimentos, os quais deverão ser feitos de acordo com as necessidades existentes para viabilização do monitoramento.
Vale salientar ainda que a avaliação deve ser periódica, para haver antecipação em momentos prévios a grandes trocas de aparelhos ou sistemas.
- Invista em profissionais e ferramentas de monitoramento
Com a gestão facilitada e a disposição de aparelhos eletrônicos suficientes para o monitoramento empresarial, é hora de investir em sistemas de monitoramento e treinar a sua equipe de TI para tal.
Se ainda não tiver uma equipe de TI, é válido começar a pensar na ideia e contratar profissionais competentes, já habituados ao monitoramento e suas implicações.
Assim, será possível contar com todas as facilidades resultantes desses sistemas, utilizados cada vez mais dia após dia.
Conclusão
Por fim, esperamos que as dicas dadas aqui sejam colocadas em prática, e você aproveitar todas as vantagens que o monitoramento empresarial oferece.
Lembre-se sempre: Investir em planejamento e gestão de processos é uma das poucas certezas de sucesso.
Ademais, caso haja necessidade de ajuda profissional para aplicação dessa e outras estratégias, pode contar com a gente!
A UCJ conta com mais de 30 premiações e anos de atuação bem sucedidos no mercado estratégico, sendo uma consultoria júnior repleta de talentos e soluções únicas para a sua empresa.
Para contatar um de nossos consultores e ter as suas necessidades ouvidas e atendidas, clique aqui.