Um negócio digital depende das redes sociais. Sem elas, é impossível conquistar e nutrir um bom relacionamento com os clientes. Simples assim. Por isso, é muito importante que seu negócio digital tenha um planejamento de marketing para engajar as pessoas nessas novas mídias.
Hoje, quase 3 bilhões de pessoas usam as redes sociais. Em números absolutos, é quase metade da população do planeta. Com a globalização, isso permite que essas pessoas se tornem clientes da sua empresa, mesmo morando em outra cidade ou até mesmo em outro país.
Confira os benefícios de estar nas redes sociais:
- Melhor exposição da sua marca;
- Aumento no tráfego do seu site;
- Melhor relacionamento com os clientes;
- Aumento nas vendas.
- Geração de leads.
As vantagens citadas acima são apenas algumas. Há muito mais para ser explorado nesse campo do marketing. Portanto, abaixo, você confere 4 maneiras de impulsionar o seu negócio digital.
#01. Escolha a rede social correta para o seu negócio digital
Essa é uma das maneiras mais relevantes de impulsionar o seu negócio com o marketing digital. Afinal, nem todos os clientes estão utilizando as mesmas redes sociais. Por isso, antes de começar, existem 4 coisas que você precisa saber antes de criar um negócio digital.
1 – Descubra o seu público-alvo;
2 – Confirme as redes sociais favoritas dele;
3 – Crie conteúdo relevante;
4 – Seja rápido nas interações.
Para analisar melhor os seus clientes, é muito indicado utilizar uma ferramenta de CRM. Por meio dela, você tem a oportunidade de analisar quem são as pessoas que estão interagindo com as suas redes sociais.
Com as informações geradas por essa plataforma, sua equipe de marketing pode criar estratégias sob medida para esse público.
Caso você trabalhe no segmento B2B, por exemplo, o LinkedIN é a rede social que vai melhor se adaptar ao seu negócio digital. Assim, com as informações do CRM, você já pode criar um planejamento de trade marketing mais apurado.
Por outro lado, se o seu segmento é o varejo, o melhor a fazer é investir seus esforços de marketing no Instagram ou no Facebook.
#02. Faça vídeos
Criar conteúdo como esse artigo é muito importante. Afinal, alguém compartilhou ele com você ou ele foi achado por meio de ferramentas de buscas, como o Google. Por outro lado, ele poderia estar disponível também na versão vídeo.
Atualmente, essa é uma das melhores maneiras de impulsionar um negócio digital. Já há pesquisas que apontam a preferência das pessoas por esse formato. Afinal, é muito mais simples e conveniente. Basta apertar o play e assistir ao conteúdo.
O vídeo também permite o compartilhamento mais simples. Dessa forma, se um dos seus clientes curtiu o conteúdo, ele pode facilmente espalhar a sua mensagem para outras pessoas nas redes sociais.
#03. Tire proveito do storytelling
Criar um negócio digital não pode se resumir a uma loja online, por exemplo. É preciso que o seu cliente tenha alguma conexão emocional com a sua marca. Ao apresentar a história dela, as pessoas têm um impulso maior para conhecer os seus produtos ou serviços.
Hoje, o melhor palco para o storytelling é a rede social. É nesse ambiente que os clientes irão se conectar em outro nível com a sua marca. Se possível, crie alguns posts contando a formação de sua empresa ou as origens familiares, caso exista alguma.
Lembre-se que o cliente compra mais do que um produto. Ele consome o posicionamento da empresa. Se você pretende realizar vendas pelo WhatsApp, faça um teste.
Antes de realizar a prospecção, envie para ele um vídeo contando a história da sua marca. Você vai ver como o número de vendas irá aumentar.
Além disso, ao inspirar sua audiência nas redes sociais, o seu engajamento cresce na mesma proporção.
#04. Invista em anúncios
Por mais que um conteúdo orgânico possa fazer sucesso nas redes sociais, seu negócio digital não pode depender apenas dele. Para que seu negócio alcance um crescimento relevante em pouco tempo, a melhor saída é investir em anúncios nas redes sociais.
Caso você esteja começando, sem problemas. A vantagem das redes sociais é o baixo custo desse tipo de publicação. Além disso, ela oferece um retorno de investimento muito maior.
Mesmo que seu orçamento seja pequeno, abaixo dos 300 reais, por exemplo, ainda assim vale a pena investir nos anúncios dessas plataformas.
Apenas confirme que as suas postagens sejam visualmente atrativas e falem a linguagem da sua audiência. Se você não é designer, isso não é um obstáculo. Já existem plataformas como o Canva.
Nele, é possível criar posts e stories a partir de modelos já prontos. Basta inserir suas informações e postar nas suas redes sociais.
Conclusão
Os pontos citados acima são apenas alguns para impulsionar o seu negócio digital nas redes sociais. Há diversas formas que podem ajudá-lo, como a criação de hashtags, o uso de conteúdo gerado pelos próprios clientes e muito mais.
Portanto, faça uma análise detalhada do seu negócio e verifique o que as pessoas que interagem com ele mais gostam. Com esse planejamento, será muito mais fácil captar novos consumidores e fazer o seu negócio crescer cada vez mais.