A busca por negócios e oportunidades boas não é fácil.
Vivemos um momento de grande oscilação e incertezas principalmente no cenário econômico. Trata-se de um cenário de grandes mudanças e nem sempre as mudanças são algo ruim.
Mudanças trazem inovação, repaginação e também novas oportunidades.
Diante desse cenário, empreender pode ter sido a forma que muitas pessoas buscam para atravessar essa crise. Foi a alternativa encontrada por muitos brasileiros nesses tempos de pandemia.
De acordo com uma pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, com dados da Receita Federal, o Brasil totalizou 2,6 milhões de novos Microempreendedores Individuais – MEIs em 2020. Foi o maior número de registros nos últimos cinco anos.
Porém, não é de hoje que empreender tem sido o sonho de muitas pessoas, afinal escolher um negócio lucrativo pode trazer ótimos resultados para quem quer ser inovador e investir pouco.
Além disso, as novas gerações, na qual se destaca a chamada “geração Y”, possuem hábitos e comportamentos muito diferentes das anteriores, bastante influenciado pelo avanço tecnológico e pelo grande envolvimento com o mundo digital.
Essa relação que gerou a grande proximidade com a internet acabou modificando alguns anseios dessa geração.
Antes, os jovens valorizavam mais aspectos como estabilidade financeira e status social na busca por um emprego, hoje o cenário é outro.
O foco tornou-se a liberdade, flexibilidade e inovação no ambiente de trabalho.
Com isso, o mercado que antes era tradicional, também precisou se adaptar e inovar, criando assim novos negócios e oportunidades.
Sendo assim, falaremos nesse post um pouco mais sobre os negócios que andam movimentando o mercado empreendedor. Vem conosco!
Quais as tendências de negócios e oportunidades para 2021?
Diante desse cenário, as incertezas e o medo de empreender foram dois fatores que estiveram sempre presentes.
Porém, um dos pilares do empreendedorismo é a capacidade de uma pessoa em identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo e trazer valor à sociedade.
Pode ser um negócio, projeto ou mesmo um movimento que gere mudanças reais e impacto no dia a dia das pessoas.
A pandemia trouxe diversos impactos no mercado, embora alguns deles tenham sido impactos negativos, principalmente no quesito econômico, existiram também impactos positivos.
Dentro desses impactos positivos podemos citar como exemplo o home office. Com a pandemia, o mercado brasileiro vivenciou um boom nesse formato e, ao que tudo indica, a fórmula é um sucesso.
Além da flexibilidade e equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, existem vários benefícios nessa categoria de trabalho:
- Economia para a empresa: já que não é necessário manter a estrutura de um posto de trabalho economizando em despesas como energia, aluguel, internet, entre outros;
- Maior flexibilidade: podendo ser fator motivacional para os funcionários;
- Mais qualidade de vida para o trabalhador;
- Ganho do tempo: o que seria gasto no transporte até a empresa pode ser revertido em produção;
- Menor desgaste físico e mental;
- Redução do estresse;
- Economia do valor gasto para transporte;
- Aumento da produtividade, já que o profissional pode trabalhar no horário mais conveniente;
- Retenção de talentos;
- Favorece o empoderamento e autonomia do funcionário.
Se agora que nem chegamos ao fim dessa situação, já conseguimos identificar algumas mudanças, é possível prever que os trabalhos realizados pelas próximas gerações terão um perfil ainda mais diferente do que estamos acostumados, afinal as mudanças estão ocorrendo a todo momento.
São mudanças que têm trazido uma valorização crescente em trabalhos com foco na criatividade e relacionamento e, como consequência, a desvalorização de empregos tradicionais que sejam pautados em atividades monótonas e engessadas.
Outra descoberta valorizada pela pandemia foi o surgimento de profissões para as quais ainda não há nem mesmo cursos de graduação elaborados que acabou impulsionando também o crescimento dos cursos online, por meio das plataformas de educação a distância, os chamados cursos EAD.
São profissões que envolvem, em sua grande maioria, atividades diretamente conectadas ao mundo digital como desenvolvedores de software, profissionais de marketing digital, especialistas em experiência dos usuários, produtores de conteúdo, entre outros.
Sendo assim, os negócios e oportunidades que estão em alta para 2021 são aqueles capazes de se adaptar bem a essas mudanças. É necessário se adaptar ao “novo normal” para prosperar em um cenário pós-pandemia.
Vale salientar, que os negócios e oportunidades que irão surgir baseados nessa tendência serão parte importante da recuperação econômica do Brasil após o baque e a crise econômica sem precedentes gerada pelo coronavírus.
5 negócios e oportunidades que estão movimentando o mercado empreendedor
- E-commerce
E-commerce é a abreviação em inglês de comércio eletrônico. É toda transação comercial -compra e venda- feita através da internet com o auxílio de um equipamento eletrônico.
É um mercado que ficou ainda mais em alta com a pandemia. Embora a concorrência seja bastante numerosa e existam diversas marcas gigantes disputando espaço, não tem perspectiva de desacelerar, tende a continuar crescendo.
Uma boa forma de iniciar nesse mercado, é experimentando esse tipo de negócio. Uma sugestão é iniciar vendendo produtos em um marketplace, por exemplo. São sites que concentram lojas menores, mas possibilitam a venda online para todo o Brasil.
- Negócios circulares
A economia circular é um novo conceito de negócio que propõe a reciclagem, a eliminação de resíduos e a redução do impacto humano no meio ambiente.
De acordo com o Sebrae, as empresas que atuam nessa área têm tudo para crescer devido às tendências do consumo verde e desenvolvimento sustentável.
Nesse tipo de negócio, outro ramo que deve ganhar destaque é o de reaproveitamento de materiais.
- Transportadora
Com a chegada do coronavírus, as compras online alavancaram e com isso a área de logística também teve um grande crescimento.
De acordo com um relatório da FreteBras, publicado no Mercado e Consumo, o volume de fretes cresceu 74% entre maio e junho de 2020, impulsionado pelo avanço do e-commerce na pandemia.
Inclusive, já existem plataformas dedicadas a conectar caminhoneiros autônomos, transportadoras e embarcadores, como a Cargo X que foi uma das empresas que mais cresceram, chegando a um aumento nesse crescimento de 652% durante a pandemia.
O que comprova o crescimento do setor logístico mesmo com a queda da economia ocasionado pela pandemia.
Com as compras online continuando em crescimento e as empresas logísticas também permanecerão nesse ritmo, já que são setores em que suas demandas estão relacionadas.
- Mercado Pet
No ano passado, o Brasil se tornou o segundo maior mercado de produtos pets do mundo, segundo dados do Euro monitor International, publicados na Forbes, ficando atrás apenas dos EUA.
Outro dado publicado pelo Guiabolso no Valor Investe em 2021, informa que o gasto dos brasileiros com seus pets aumentou quase 10% em 2020. Portanto, é sinal de que não falta público-alvo para negócios e oportunidades pet.
Além disso, de acordo com ONGs e protetores dos animais, a procura por adoção de cães e gatos teve um aumento de até 50% no período de quarentena.
Nesse segmento, além dos pet shops, existem inúmeras oportunidades para empreender, como lojas de acessórios para cães e gatos, clínicas veterinárias, serviços de pet sitter e dog walker e conteúdo para tutores.
Ainda existe um segmento pet de luxo que oferece serviços diferenciados, como spa, acupuntura, ioga e até buffets especializados em festas caninas. O que não falta são opções para empreender nesse ramo.
- Negócios EAD
Para quem tem familiaridade com a área de educação, a Educação a Distância é também uma grande tendência de negócios e oportunidades para 2021.
Dados do INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira divulgados no Portal Terra mostram que cerca de 1,7 milhão de brasileiros realizaram matrículas em cursos EAD em 2020.
A Catho Educação, nessa mesma matéria informa que, houve um aumento de 70% nas matrículas para cursos a distância entre os meses de março e abril de 2020.
Com isso, é possível ver mais uma vez um reflexo da pandemia no mercado que deve se prolongar por um bom tempo, já que as mudanças da situação pandêmica trouxe novos olhares para os negócios e oportunidades.
O que achou desses novos negócios e oportunidades?
Mesmo que a pandemia tenha fechado muitas empresas e dificultado economicamente muitas delas, também possibilitou que muitos empreendedores tenham grande oportunidade de realizar seu sonho de ter sua uma empresa.
A situação do país com o avanço tecnológico que já era muito presente na nossa realidade, ainda é possível criar e impulsionar seu negócio.
Se você tem uma ideia ou alguma habilidade, o seu desafio agora é estruturar o conhecimento, criar o seu negócio e encontrar o seu público.
Existem muitas opções, não tenha medo de ir em frente!
Nós da UCJ podemos te ajudar. Basta entrar em contato e agendar uma consultoria empresarial.
Se gostou da leitura, confira mais conteúdos no nosso blog.