É o conjunto de diversos fatores que faz com que a empresa cresça e atinja bons resultados: uma boa gestão, uma equipe capacitada, o volume de vendas e mais.
E dentro desses quesitos, relacionado às vendas e também a lucratividade da empresa, está o preço dos produtos e serviços do seu negócio.
Como já deve saber, a elaboração do preço de venda deve considerar tudo que sua empresa gasta para produzir o produto ou serviço ao cliente e é fundamental na estratégia comercial para chegar ao tão sonhado lucro.
A elaboração do preço de venda é chamado de precificação e pode ser feito através de várias metodologias. Mas o que é Markup? Markup é justamente uma metodologia rápida e simples para a precificação de produtos ou serviços bastante conhecida no mercado e bastante eficiente.
O markup traz muitos benefícios para a gestão. É garantia de uma negociação justa. E além disso, esses benefícios surgem porque os custos de produção e distribuição são acrescentados ao cálculo, assim como encargos e o lucro esperado.
Para muitos gestores, a formação de preço é um processo bastante complexo, já que depende de vários aspectos, como oferta e procura, concorrência e condições de mercado.
Se parar para refletir nesse momento: Os preços dos seus produtos estão corretos? Você está considerando todos os custos no seu preço?
Para que responda a essas questões, é essencial entender bem o conceito desta metodologia.
Aqui, explicaremos o que é Markup e a sua importância para as empresas.
O que é Markup?
Primeiro, o que é Markup? Markup é um índice que tem como objetivo simplificar a definição de preços de todos os produtos ou serviços de sua empresa.
A tradução mais comum de markup é “taxa de marcação”, um termo que indica quanto do preço do produto está acima de seu custo de produção e distribuição.
Trata-se de um índice multiplicador que é aplicado sobre o custo de um produto ou serviço resultando assim no preço de venda. É baseado na ideia de preço margem – adicionando ao custo unitário do bem uma margem de lucro.
Em outras palavras, o markup pode ser definido como um índice aplicado sobre o custo unitário de produtos e serviços para definição do preço de venda, que garante a obtenção da margem de lucro desejada.
Esse método de precificação é baseado no custo e acaba sendo muito utilizado pela praticidade do cálculo na hora da venda, permitindo também se poder trabalhar com mais de um markup por produto ou serviço, dependendo do lucro a ser estimado.
Embora seja um índice importantíssimo, essa metodologia não deve ser tomada isoladamente como única referência ao precificar, mas o markup pode ser considerado um ponto de partida fundamental.
O que é Markup: Para que serve?
A implementação de políticas de preços é sempre um desafio para os gestores.
Um erro bastante comum é uma grande parte dos empresários pensarem que a importância do preço de venda se limita a captar clientes através de valores atrativos. Mas, existem diversos fatores que devem ser considerados para você entender de fato a importância da definição do preço de venda dos seus produtos.
Sabemos que o principal objetivo das empresas é o lucro, mas para atingir esse resultado, os gestores precisam ter segurança.
O markup possibilita que os gestores ajam com maior confiança para tomadas de decisões, já que a precificação faz com que os custos sejam melhor analisados, o que se facilita de apurar do que outros fatores ligados ao mercado.
Vale salientar que não existe uma fórmula mágica para definir os preços de venda sem considerar o custo total do produto, elasticidade da demanda, preços dos concorrentes e outros fatores essenciais, por isso que a precificação é considerada um processo muito complexo.
Devido às análises que o processo de precificação necessita, o gestor acaba adquirindo uma visão mais aprofundada do seu negócio. Podemos citar alguns dos aspectos passíveis de percepção no processo de precificação:
- Definição de metas para ultrapassar o ponto de equilíbrio;
- identificação do momento mais adequado para reduzir os preços ou fazer promoções;
- verificação dos custos mais significativos para o orçamento empresarial;
- estabelecimento de estratégias que visem a redução de custos;
- auxílio ao controle do estoque;
- decisão de continuidade ou descontinuidade da venda de um produto, ou serviço.
Diante de tantas variáveis, o markup também se torna um incentivador para melhor análise do incremento ao custo, considerando também algumas despesas que poderão impactar diretamente no preço do produto ou serviços. Podemos citar:
- Impostos sobre vendas;
- Despesas administrativas fixas;
- Despesas de vendas fixas;
- Custos indiretos de produção fixos;
- Taxas variáveis sobre vendas, entre outros.
Com isso, podemos ver que é um erro se para precificação dos seus produtos ou serviços, levar em conta somente os preços da concorrência e do mercado sem priorizar ou até mesmo desconhecer os próprios custos.
O markup tem função de guiar o empresário na precificação.
Com a aplicação do markup, o gestor garante que o preço de venda será suficiente para cobrir os custos de produção e gerar lucro, sem ameaçar a competitividade e a qualidade do produto ou serviço no mercado.
Vale ressaltar que além da importância geral para os resultados da empresa, a precificação também se relaciona com os clientes, sendo um dos principais aspectos considerados na decisão de compra. E esse fator se torna ainda mais relevante se o nicho for mais competitivo e com muitos concorrentes.
O que é Markup: benefícios do uso
O uso do índice markup pode trazer diversos benefícios para seu negócio. Podemos citar alguns exemplos:
- Público satisfeito – essa é uma das razões primordiais quando se estabelece o preço de venda. É através dele que você irá também atrair o consumidor. E se somado a qualidade do produto ou serviço, fidelizar o cliente é quase certeza.
- Competitividade de mercado – é através da definição do valor de suas mercadorias que conseguirá enfrentar seus concorrentes. Isso será um fator diferencial no mercado.
- Definir o tipo de consumidor – o preço das suas mercadorias são um grande mostruário para segregar o tipo de público-alvo que você pretende atingir.
- Manter a lucratividade – um preço bem equilibrado, possibilitará ao seu negócio a certeza de bons resultados, aumentando as vendas, e consequentemente gerando mais lucros.
- Custear as operações – é com o lucro gerado pelo preço de venda que sua empresa conseguirá manter as obrigações do dia-a-dia e manter o fluxo de caixa sempre em alta.
Conclusão
Entender o impacto que o preço do seu produto ou serviço é tarefa de qualquer gestor. Embora considerada uma tarefa complexa, o markup tem a função de simplificar o processo de preços de venda. Por isso, é essencial entender o que é markup, seus conceitos e sua importância.
Entre os principais motivos apontados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, para as dificuldades de sobrevivência das empresas estão os problemas de gestão financeira e essa situação tem se agravado com a crise econômica dos últimos anos.
E como resultado, esses dados mostram a necessidade urgente de uma precificação estratégica para a rentabilidade dos negócios, principalmente em períodos de instabilidade.
Em situações em que a concorrência fica ainda mais forte, é comum que as empresas cometam o erro de baixar preços analisando apenas a concorrência. O que pode gerar prejuízos irreversíveis que podem levar uma empresa a fechar suas portas.
Outro fator que impede uma boa precificação é que muitas empresas nem sequer conhecem a fundo seus custos e falham em determinar preços para cada produto ou serviço.
O markup é uma metodologia que auxilia em todos esses gargalos, criando uma política de preços que garanta o equilíbrio operacional, margem de lucro adequada e condições de vendas.
Está esperando o que para tornar o markup aliado do seu negócio?!