OKR (do inglês, Objective and Key-Results), é uma metodologia criada pelo ex-CEO da Intel Andrew Grove . Acima de tudo, seu objetivo é auxiliar na definição de metas dentro de uma empresa. Sendo assim, os OKR’s são objetivos que, se alcançados, contribuem para atingir um objetivo maior de uma organização.
O propósito do OKR é criar alinhamento. Para isso, objetivos e resultados-chaves mensuráveis devem ser estabelecidos e precisam ser visíveis para todos os níveis da organização. Dessa maneira, as equipes entendem como elas podem contribuir para alcançar os objetivos da empresa.
O OKR tem dois componentes básicos: o objetivo e um conjunto de resultados-chaves:
Os objetivos de uma organização devem ser qualitativos e de apelo motivacional. Isto é, eles devem responder à pergunta “O que eu quero fazer?” ou “Onde eu quero chegar?”.
Os resultados-chaves são definidos pelo objetivo e devem ser quantitativos. Dessa forma, eles representam critérios que mostram o avanço para o seu alcance.
Para promover dinamismo e reduzir riscos relativos a mudanças de prioridades organizacionais, objetivos anuais são estabelecidos e direcionam objetivos menores que são definidos a cada mês ou trimestre. Para cada objetivo, resultados-chaves são definidos de forma que possam mensurar o quão perto o objetivo está de seu alcance.
Continue lendo e você irá descobrir:
- Como implementar o OKR na sua empresa
- Exemplos de aplicação
- Quais são os benefícios do seu uso
Como implementar o OKR na sua empresa
O primeiro passo é definir os objetivos estratégicos da empresa. Uma vez que estes estiverem bem definidos e claros, devem ser estabelecidos critérios de desempenho mais específicos para cada nível da organização.
Após isso, o OKR deve ser desdobrado desde o nível da mais alta gestão até o nível individual, sendo definidos em cascata. Em primeiro lugar, devem ser definidos os OKRs da corporação. Em segundo lugar, se define os OKRs de cada departamento. Por último, cada colaborador deve definir seus OKRs individuais.
Para construir um bom objetivo deve ser feita uma análise da visão da empresa em sintonia com os critérios anuais. Além disso, os objetivos precisam ser mutuamente acreditados e formulados por todos os envolvidos. Outro ponto importante é que eles devem ser públicos e de fácil acesso e visualização. Esta composição favorece o engajamento, aumenta a produtividade e inova processos. Para um bom desempenho dessa metodologia na empresa cada funcionário deve ter total ciência do que ele deve fazer e porquê.
Estes resultados devem ser monitorados e revisados semanalmente para acompanhar progresso e tratar riscos, fazendo com que o desempenho dos colaboradores seja impulsionado. Desta maneira, ao analisar os resultados do OKR, o desafio de cada colaborador é ir além dos números. É transformá-los em desafios que levem a futuros avanços.
Porém, para isso, é necessário definir boas métricas de desempenho para os resultados-chave (Key Performance Indicators, KPIs) que indicarão o verdadeiro estado da organização em relação aos objetivos até então definidos. Para isto, os KPI’s devem ser claros, concisos e devem utilizar uma linguagem que todos os funcionários entendam e devem também ser planejados para 1 mês, 3 meses ou 6 meses, a depender do nível de maturidade da empresa e da sua estratégia de negócio.
É importante ressaltar que os KPIs devem seguir o critério de objetivos S.M.A.R.T:
- Specific (Específico): Claro, conciso e sem ambiguidade.
- Measurable (Mensurável): Possuir valores, porcentuais, quantidade, entre outros.
- Attainable (Alcançável): Um objetivo não pode ser inalcançável, pois isso acaba desmotivando pessoas e as leva a desistir antes mesmo de começar.
- Relevant (Relevante): Atingir esse objetivo deve ser importante para a empresa, ou seja, deve haver um significado por trás das ações que fazem parte do plano.
- Time-based (Limitado pelo Tempo): Todo objetivo tem que ter um posicionamento na linha do tempo, caso contrário nunca terá fim. Se o indicador não for temporal, há dificuldade de qualquer tipo de controle.
Benefícios do OKR
É por meio da gestão de indicadores de desempenho que uma organização pode alinhar suas atividades operacionais com a sua estratégia de negócio e fazer com que todos os colaboradores se movam na mesma direção. Como resultado, é possível transformar a estratégia em resultados e fazer a empresa crescer.
Visando esses resultados, o uso do OKR traz maior foco e direcionamento para as equipes e promove o início e/ou fortalecimento de uma cultura gerencial na organização. Em especial, isto é muito perceptível nos times operacionais. Como consequência, a organização que usa o OKR passa a ter uma visão mais clara das suas prioridades.
EXEMPLOS DE OKR
1.
Objetivo: Ser uma empresa com forte liderança feminina
Resultados-Chave:
- Investir R$11.000,00 em cursos de capacitação na área de tecnologia para funcionárias.
- Ter pelo menos 1/3 das vagas de liderança na empresa ocupadas por mulheres.
- Fazer com que 100% das mulheres da empresa liderem equipes em projetos internos da empresa pelo menos uma vez no ano.
2.
Objetivo: Impactar a vida dos nossos clientes
Resultados-Chave :
- Alcançar NPS de 75 ou superior (Zona de Excelência).
- Reter pelo menos 50% dos clientes.
- Diminuir o cancelamento de clientes para 5%.
3.
Objetivo: Ser reconhecida no mercado por excelência
Resultados-Chave:
- Alcançar R$ 20 mi de faturamento.
- Possuir 80% de market share.
- Ter um clima interno de 85% de satisfação dos funcionários.
Texto escrito por Clarissa Gomes , Consultora da UFMG Consultoria Júnior.