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Passo a passo para elaborar um orçamento empresarial eficaz e promissor

A boa sucessão de uma empresa depende de diversos fatores, sendo um dos principais deles o planejamento. Para tornar o planejamento mais assertivo, diversas ferramentas de base são utilizadas, evitando assim incidentes incontornáveis.

Dentre essas ferramentas está o orçamento empresarial, um grande auxiliar para a previsibilidade econômica que detalharemos a seguir. 

O que é orçamento empresarial? 

Como dito anteriormente, o orçamento empresarial é uma ferramenta de planejamento que possibilita uma projeção adequada da situação financeira de uma determinada empresa. 

Essa projeção é feita a partir do monitoramento de movimentações financeiras, logo, é totalmente baseada em dados fidedignos, o que torna essa ferramenta tão assertiva. 

A análise dessas movimentações na grande maioria dos casos é feita com base no período anual, enquanto o planejamento de fato pode ser feito para um período futuro de até 3 anos.  

A partir do orçamento empresarial é possível ter base de faturamento e lucro, projeção de despesas, pretensão de investimentos e aquisição de maquinários, etc. 

Por isso, é uma ferramenta fundamental para qualquer corporação, independente do porte da mesma. 

Além de ser fundamental, também apresenta diversos benefícios, sendo os principais deles:

  • Previsibilidade assertiva baseada em dados reais 
  • Dispensação de custos desnecessários 
  • Maior organização de gestão 
  • Maior facilidade para a tomada de decisões, de acordo com os dados previstos 
  • Menor risco de intercorrências e dificuldades financeiras
  • Menor risco de falência 
  • Controle de dívidas e custos 
  • Aumento de lucro  
  • Definição de objetivos 
  • Soluções prévias para problemas futuros, evitando que os mesmos aconteçam 

Tendo em vista os fatores acima, fica evidente a importância e utilidade dessa ferramenta para o planejamento empresarial. 

Mas afinal, como elaborar um orçamento empresarial? 

A seguir, ordenamos o passo a passo para a realização correta dessas projeções. 

1° passo: Estude a situação financeira atual e passada da sua empresa 

Como dito anteriormente, o orçamento deve ser baseado em dados reais. 

Para isso, é necessário estudar e conhecer a fundo a realidade econômica atual e passada do seu negócio, monitorando as movimentações financeiras mais importantes realizadas nos últimos anos, além de informações como: média de lucro e vendas, custos tributários, investimentos e seus respectivos retornos ou prejuízo, etc. 

2° passo: Defina as metas do seu negócio 

A partir do conhecimento obtido no passo anterior, é possível ter uma maior evidência da viabilidade de determinados objetivos. 

Por isso, é importante defini-los nessa etapa, para evitar uma idealização inviável de metas que não condizem com a realidade financeira da empresa. 

Esse passo é de extrema importância para uma boa sucessão corporativa, pois é a partir das metas definidas que há crescimento e evolução de negócio. 

Portanto, não deixe de definir os objetivos necessários para chegar ao patamar que deseja. 

3° passo: Avalie as opções e defina a ferramenta a ser utilizada

Para estruturar o seu orçamento, é necessário utilizar uma ferramenta adequada e efetiva. 

Em casos de empresas maiores, é interessante contratar profissionais desenvolvedores de software, para a criação de um programa específico para o seu negócio. 

Já para as empresas de menor porte, é possível realizar a estruturação através de planilhas e do Demonstrativo de Resultado do Exercício, a depender das preferências de gestão. 

4° passo: Analise os dados contidos no seu orçamento

Com a ferramenta definida, é hora de analisar os dados contidos no seu orçamento, tornando-o o mais completo possível. 

Alguns dados como: Despesas, empréstimos, investimentos, ativos e passivos, são importantes para a adequação de um planejamento efetivo. 

Portanto, não esqueça de elencar esses e outros pontos que julgar importantes.

5° passo: Estabeleça os custos

Complementar ao passo anterior, esse tem como objetivo definir todos os custos, sejam eles variáveis ou fixos. 

Esse passo é importante para quantificar o dinheiro já destinado, que não poderá ser utilizado em outras ações por um determinado período de tempo (em caso de custos variáveis) ou de forma definitiva (custos fixos). 

6° passo: Planeje!

Tendo em mãos o diagnóstico da situação financeira da sua empresa, as metas definidas, os dados elencados e os custos quantificados, é hora de planejar o futuro financeiro da sua corporação em um período temporal de até três anos. 

Para isso, é importante conhecer os tipos de orçamento existentes e escolher o que mais atende as necessidades da sua empresa. 

  • Orçamento estático: Esse tipo de orçamento não sofre mudanças durante a sua aplicação, por isso, é interessante apenas para funções administrativas. 
  • Orçamento flexível: Diferente do anterior, esse tipo de orçamento é capaz de se adequar a possíveis mudanças pois trabalha em cima de movimentações variáveis. É um orçamento com maior grau de complexidade pois exige cálculo produtivo de cada colaborador e maquinário, o que possibilita uma programação futura atentando-se às possibilidades de desajustes.
  • Orçamento contínuo: Orçamento aplicado em longos períodos, pois permite acompanhamentos periódicos, sejam eles mensais, trimestrais ou anuais. A partir desses acompanhamentos é possível realizar adequações de acordo com os resultados obtidos, atendendo assim às necessidades às quais surgirem ao longo do tempo.
  • Orçamento de desempenho: Como o próprio nome já fala, esse tipo de orçamento tem como foco o desempenho das atividades. Assim, a depender do desempenho obtido pelos colaboradores, o saldo orçamentário pode sofrer aumento ou redução. Tal atitude tende a engajar a equipe de forma efetiva, tornando o processo mais produtivo e melhorando significativamente a qualidade de trabalho. 
  • Orçamento descentralizado: Nesse tipo de orçamento há a participação de um público maior nas decisões tomadas, descentralizando o poder decisivo limitado apenas aos gestores. Esse tipo de orçamento também gera bastante engajamento por parte dos colaboradores, que passam a se enxergar como parte fundamental do processo decisivo. Além disso, conta com uma diversidade de ideias e soluções orçamentárias, pelo maior número de cabeças pensantes. 
  • Orçamento de capital: O orçamento de capital deve ser complementar aos demais planejamentos, pois trata-se de um demonstrativo a longo prazo. 
  • Orçamento de vendas: Como o próprio nome já fala, esse tipo de orçamento tem como objetivo definir as vendas futuras, estabelecendo metas para as mesmas e direcionando o processo de trabalho para os resultados desejados. 
  • Orçamento de produção: Para planejar as vendas, é necessário planejar também os custos necessários para a produção de tudo que será vendido. Por isso, o orçamento de produção tem como objetivo projetar o custo produtivo necessário, de acordo com a quantidade de produtos que a empresa deseja vender. 
  • Orçamento de estoque: Diferente do anterior, o orçamento de estoque tem como objetivo analisar os custos de manutenção de estoque da empresa. 

Conclusão 

Agora que você já sabe o que é e reconhece a importância, basta seguir os passos acima e fazer do orçamento empresarial um grande aliado do seu negócio. 

Atente-se sempre às especificações de cada tipo, escolhendo o que melhor atende às necessidades da sua empresa e tornando esse processo ainda mais assertivo. 

Além disso, é fundamental acompanhar os resultados obtidos com a implementação do orçamento, para analisar a funcionalidade do mesmo e o aproveitamento dos seus benefícios. 

Por fim, esperamos que esse artigo tenha sido útil para você, sanando as suas dúvidas e te aprofundando um pouco mais no tema. 

Caso precise de ajuda profissional com esse processo, a UCJ conta com uma equipe de especialistas completamente capacitados, que há mais de 25 anos viabilizam e planejam diversos projetos. 

Para contatar um dos nossos especialistas e apresentar as suas necessidades de forma completamente gratuita, basta clicar aqui. 

  • admin
  • julho 7, 2021
  • 12:00 pm
  • Sem Comentários

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Mas calma, já sabemos o que você pode estar pensando: “um texto genérico qualquer; não tem relevância, vou só passar e aceitar”. Deixa a gente te contar uma coisa: a política de privacidade é mais um instrumento utilizado pela UCJ que visa o bem-estar, a segurança e zelo pelas melhores práticas de mercado, com o objetivo de garantir a total transparência para com o usuário do site.

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Quanto aos aspectos técnicos necessários para a sua elaboração, não se preocupe! A UCJ está inserida e ciente de toda a legislação vigente que trata sobre o assunto, em especial, a Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018).

Caso você concorde com as políticas de transparência e as precauções adotadas pela UFMG CONSULTORIA JÚNIOR para valorizar você, empreendedor (a), basta clicar no botão “aceitar”, atestando que você concorda com todos os termos deste documento.

 

O QUE VOCÊ IRÁ ENCONTRAR AO LONGO DA NOSSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

  1. O que você precisa saber antes de ler e aceitar nossa Política;
  2. Quais as informações já são coletadas automaticamente;
  3. Como coletamos e quais dados coletamos;
  4. Para que utilizamos os dados coletados;
  5. Com quem compartilhamos seus dados;
  6. Como se dá o armazenamento dos dados coletados;
  7. Como fazemos o descarte dos seus dados;
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  • Titular: é o dono dos dados que serão tratados e é o verdadeiro soberano de todas as relações que envolvam as suas informações;
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Para exercer seus direitos, basta entrar em contato com o canal disponibilizado ao fim desta Política de Privacidade.

 

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Esta Política de Privacidade é regida de acordo com a legislação brasileira. Quaisquer disputas ou controvérsias resultantes da relação aqui regulada, especialmente no que envolver os dados fornecidos ao site pelos usuários, serão processadas no foro da Comarca de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais.

 

ALTERAÇÕES DA NOSSA POLÍTICA

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR resguarda para si o direito de alterar, tempestivamente, as formas com que os Dados Pessoais são tratados e, consequentemente, os termos da política de privacidade, mantendo-se sempre alinhada à legislação vigente.

Por isso, acesse este documento frequentemente para verificar quaisquer atualizações ou mudanças.

 

 

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Para fazer perguntas, comentários e/ou solicitações sobre a nossa Política e práticas de privacidade, basta entrar em contato pelo e-mail: [email protected]; pelo telefone +55 (31) 3409-7113; ou pelo endereço: Av. Pres. Antônio Carlos, 6627, Faculdade de Ciências Econômicas UFMG, Sala 2107, Pampulha, Belo Horizonte – MG, 31270-901.

 

 

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Dentre a sua principal utilidade o cookie nada mais é que a memória do(a) usuário(a) naquele site, ou seja, o histórico de navegação o qual tem como objetivo proporcionar uma personalização e identidade para cada pessoa em específico que acessar o site, gravando suas preferências dentro daquele endereço eletrônico.
Os cookies datam da década de 90, tal tecnologia existe desde praticamente o início da rede de internet doméstica, sendo inicialmente proposto para sites de compra de venda online, onde as preferências e gostos dos(as) clientes são levados em consideração, práticaque até hoje persiste no mercado.

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Dessa forma, verifique essa página periodicamente para se manter atualizado sobre possíveis alterações.
Última atualização ocorrida no dia 14 de Julho de 2021.

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Para fazer perguntas, comentários e/ou solicitações sobre a nossa Política de Cookies, basta entrar em contato pelo e-mail:[email protected]; pelo telefone +55 (31) 3409- 7113; ou pelo endereço: Av. Pres. Antônio Carlos, 6627, Faculdade de Ciências Econômicas UFMG, Sala 2107, Pampulha, Belo Horizonte – MG, 31270-901.