A boa sucessão de uma empresa depende de diversos fatores, sendo um dos principais deles o planejamento. Para tornar o planejamento mais assertivo, diversas ferramentas de base são utilizadas, evitando assim incidentes incontornáveis.
Dentre essas ferramentas está o orçamento empresarial, um grande auxiliar para a previsibilidade econômica que detalharemos a seguir.
O que é orçamento empresarial?
Como dito anteriormente, o orçamento empresarial é uma ferramenta de planejamento que possibilita uma projeção adequada da situação financeira de uma determinada empresa.
Essa projeção é feita a partir do monitoramento de movimentações financeiras, logo, é totalmente baseada em dados fidedignos, o que torna essa ferramenta tão assertiva.
A análise dessas movimentações na grande maioria dos casos é feita com base no período anual, enquanto o planejamento de fato pode ser feito para um período futuro de até 3 anos.
A partir do orçamento empresarial é possível ter base de faturamento e lucro, projeção de despesas, pretensão de investimentos e aquisição de maquinários, etc.
Por isso, é uma ferramenta fundamental para qualquer corporação, independente do porte da mesma.
Além de ser fundamental, também apresenta diversos benefícios, sendo os principais deles:
- Previsibilidade assertiva baseada em dados reais
- Dispensação de custos desnecessários
- Maior organização de gestão
- Maior facilidade para a tomada de decisões, de acordo com os dados previstos
- Menor risco de intercorrências e dificuldades financeiras
- Menor risco de falência
- Controle de dívidas e custos
- Aumento de lucro
- Definição de objetivos
- Soluções prévias para problemas futuros, evitando que os mesmos aconteçam
Tendo em vista os fatores acima, fica evidente a importância e utilidade dessa ferramenta para o planejamento empresarial.
Mas afinal, como elaborar um orçamento empresarial?
A seguir, ordenamos o passo a passo para a realização correta dessas projeções.
1° passo: Estude a situação financeira atual e passada da sua empresa
Como dito anteriormente, o orçamento deve ser baseado em dados reais.
Para isso, é necessário estudar e conhecer a fundo a realidade econômica atual e passada do seu negócio, monitorando as movimentações financeiras mais importantes realizadas nos últimos anos, além de informações como: média de lucro e vendas, custos tributários, investimentos e seus respectivos retornos ou prejuízo, etc.
2° passo: Defina as metas do seu negócio
A partir do conhecimento obtido no passo anterior, é possível ter uma maior evidência da viabilidade de determinados objetivos.
Por isso, é importante defini-los nessa etapa, para evitar uma idealização inviável de metas que não condizem com a realidade financeira da empresa.
Esse passo é de extrema importância para uma boa sucessão corporativa, pois é a partir das metas definidas que há crescimento e evolução de negócio.
Portanto, não deixe de definir os objetivos necessários para chegar ao patamar que deseja.
3° passo: Avalie as opções e defina a ferramenta a ser utilizada
Para estruturar o seu orçamento, é necessário utilizar uma ferramenta adequada e efetiva.
Em casos de empresas maiores, é interessante contratar profissionais desenvolvedores de software, para a criação de um programa específico para o seu negócio.
Já para as empresas de menor porte, é possível realizar a estruturação através de planilhas e do Demonstrativo de Resultado do Exercício, a depender das preferências de gestão.
4° passo: Analise os dados contidos no seu orçamento
Com a ferramenta definida, é hora de analisar os dados contidos no seu orçamento, tornando-o o mais completo possível.
Alguns dados como: Despesas, empréstimos, investimentos, ativos e passivos, são importantes para a adequação de um planejamento efetivo.
Portanto, não esqueça de elencar esses e outros pontos que julgar importantes.
5° passo: Estabeleça os custos
Complementar ao passo anterior, esse tem como objetivo definir todos os custos, sejam eles variáveis ou fixos.
Esse passo é importante para quantificar o dinheiro já destinado, que não poderá ser utilizado em outras ações por um determinado período de tempo (em caso de custos variáveis) ou de forma definitiva (custos fixos).
6° passo: Planeje!
Tendo em mãos o diagnóstico da situação financeira da sua empresa, as metas definidas, os dados elencados e os custos quantificados, é hora de planejar o futuro financeiro da sua corporação em um período temporal de até três anos.
Para isso, é importante conhecer os tipos de orçamento existentes e escolher o que mais atende as necessidades da sua empresa.
- Orçamento estático: Esse tipo de orçamento não sofre mudanças durante a sua aplicação, por isso, é interessante apenas para funções administrativas.
- Orçamento flexível: Diferente do anterior, esse tipo de orçamento é capaz de se adequar a possíveis mudanças pois trabalha em cima de movimentações variáveis. É um orçamento com maior grau de complexidade pois exige cálculo produtivo de cada colaborador e maquinário, o que possibilita uma programação futura atentando-se às possibilidades de desajustes.
- Orçamento contínuo: Orçamento aplicado em longos períodos, pois permite acompanhamentos periódicos, sejam eles mensais, trimestrais ou anuais. A partir desses acompanhamentos é possível realizar adequações de acordo com os resultados obtidos, atendendo assim às necessidades às quais surgirem ao longo do tempo.
- Orçamento de desempenho: Como o próprio nome já fala, esse tipo de orçamento tem como foco o desempenho das atividades. Assim, a depender do desempenho obtido pelos colaboradores, o saldo orçamentário pode sofrer aumento ou redução. Tal atitude tende a engajar a equipe de forma efetiva, tornando o processo mais produtivo e melhorando significativamente a qualidade de trabalho.
- Orçamento descentralizado: Nesse tipo de orçamento há a participação de um público maior nas decisões tomadas, descentralizando o poder decisivo limitado apenas aos gestores. Esse tipo de orçamento também gera bastante engajamento por parte dos colaboradores, que passam a se enxergar como parte fundamental do processo decisivo. Além disso, conta com uma diversidade de ideias e soluções orçamentárias, pelo maior número de cabeças pensantes.
- Orçamento de capital: O orçamento de capital deve ser complementar aos demais planejamentos, pois trata-se de um demonstrativo a longo prazo.
- Orçamento de vendas: Como o próprio nome já fala, esse tipo de orçamento tem como objetivo definir as vendas futuras, estabelecendo metas para as mesmas e direcionando o processo de trabalho para os resultados desejados.
- Orçamento de produção: Para planejar as vendas, é necessário planejar também os custos necessários para a produção de tudo que será vendido. Por isso, o orçamento de produção tem como objetivo projetar o custo produtivo necessário, de acordo com a quantidade de produtos que a empresa deseja vender.
- Orçamento de estoque: Diferente do anterior, o orçamento de estoque tem como objetivo analisar os custos de manutenção de estoque da empresa.
Conclusão
Agora que você já sabe o que é e reconhece a importância, basta seguir os passos acima e fazer do orçamento empresarial um grande aliado do seu negócio.
Atente-se sempre às especificações de cada tipo, escolhendo o que melhor atende às necessidades da sua empresa e tornando esse processo ainda mais assertivo.
Além disso, é fundamental acompanhar os resultados obtidos com a implementação do orçamento, para analisar a funcionalidade do mesmo e o aproveitamento dos seus benefícios.
Por fim, esperamos que esse artigo tenha sido útil para você, sanando as suas dúvidas e te aprofundando um pouco mais no tema.
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