O que é?
A padronização de Processos pode ser definida como uma importante maneira de otimizar os processos de uma empresa com o objetivo de se alcançar diversas melhorias sistêmicas.
No que diz respeito à padronização dos processos, ela é realizada para que rotinas sejam estabilizadas e padrões definidos. Ela tem como finalidade garantir a melhoria contínua das atividades empresariais. De maneira a garantir a efetividade desse processo, é necessário que os seguintes pontos sejam padronizados:
- Alinhar o conhecimento: Todos os envolvidos no fluxo devem possuir os mesmos treinamentos e conhecimentos referentes as etapas a serem seguidas nos fluxos de trabalho.
- Execução das atividades: É necessário que todos os Setores executem e tenham de maneira formalizada qual é o melhor modo de realizar suas atividades.
- Acompanhamento de resultados: Todos os colaboradores da empresa devem possuir metas a serem alcançadas com a realização de seu trabalho. Ainda nesse sentido, todos devem compreender suas metas e se sentirem motivados a cumpri-las.
A partir da padronização desses pontos, é possível realizar a otimização dos fluxos trabalhistas vigentes na empresa. Segundo Nelson Ramirez Cordoba, sócio da Falconi “a padronização é o alicerce para garantir os resultados da organização. Os bons ou os maus resultados dependem da execução de tarefas executadas por pessoas que estão fazendo trabalho operacional nos processos da cadeia primária da organização e também tarefas dos processos de apoio, como realizar o fechamento de resultados mensal na área financeira.”
Quais são os resultados esperados da padronização de processos?
- Maior capacidade de intervenção: A padronização dos processos, torna mais clara a visão de cada etapa a ser cumprida. Com isso, os problemas existentes podem ser identificados e reestruturados (https://ucj.com.br/case-ministerio-publico-do-trabalho/) com maior facilidade.
- Maior agilidade nas atividades: Pode ser alcançada devido ao mapeamento dos processos. O mapeamento fornece a possibilidade de identificar etapas desnecessárias no fluxo ou métodos mais ágeis que podem ser implementados.
- Maior integração: Com a padronização dos processos empresariais, durante a etapa de otimização, são identificadas as relações existentes entre diferentes funcionários. Devido a isso, são realizadas ações que permitem que o fluxo ocorra com maior eficiência.
- Redução de custos: Devido às melhorias que são alcançadas com a otimização dos processos, por consequência será ocasionada a redução dos custos da empresa. Pensando nisso, também torna-se evidente que o aprimoramento do modelo de trabalho torna os investimentos mais eficientes por existir uma visão mais sistêmica de como são utilizados recursos na empresa.
Considerando todos os pontos analisados acima, é possível definir que a padronização de processos é um dos mais importantes meios de se obter melhores resultados em sua empresa.
Quer continuar aprendendo?
Descubra quais são os 6 passos da gestão e transformação de processos empresariais
Texto escrito por Hugo Corrêa, Consultor da UFMG Consultoria Jr.