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Planejamento de Marketing: o guia completo para montar o seu negócio

O planejamento de marketing é uma das ações mais discutidas. E sua importância é clara para todos.

Porém, porque muitas empresas ainda pecam na definição do seu e acabam usando canais ineficientes, atingindo o público errado e tendo resultados ruins?

Muito disso é por não saber como construir o seu plano da maneira correta e com as informações certas.

Por isso, a gente veio aqui te ajudar com esse guia definitivo para criar um plano de marketing de sucesso.

Quer aprender como funciona? Continue lendo.

O que é o planejamento de marketing afinal?

O planejamento de marketing é o esforço de embasar e definir quais devem ser as ações tomadas por sua empresa a fim de atingir um objetivo, seja ele relacionado a um produto ou serviço específico, ou a marca como um todo. 

Quando falamos em embasar, significa o fundamento, é o atributo de pesquisa inerente ao planejamento de marketing, uma vez que as ações a serem tomadas não são uma “receita pronta”, elas devem ser adequadas à realidade individual de cada empresa.

Já a definição das ações é o atributo prático do plano, é o que você deve fazer em meio a realidade que você se insere a fim de atingir os seus objetivos. 

Como construir um planejamento de marketing que funcione?

1. Comece definindo seu objetivo

O primeiro passo para construir o seu planejamento de marketing é definir quais são seus objetivos.

Nessa etapa, você deve avaliar quais são seus objetivos, qual informação você deseja obter, qual visão você almeja alcançar, a fim de definir os passos posteriores de seu plano. 

É muito comum que o não alcance dos objetivos de uma empresa que com o planejamento de marketing seja atribuído a um planejamento falho, dado que é uma etapa de suma importância, uma vez que ela direciona as etapas seguintes, e fornece o Norte a equipe que realizará todo o projeto. 

Nessa etapa, é interessante consolidar-se um escopo do plano, que conste as etapas seguintes, e os objetivos das mesmas. 

Apresentá-lo a equipe e mostrar a importância de cada etapa é crucial para gerar o engajamento dos mesmos, uma vez que o processo é árduo, caso os objetivos sejam opacos, a desmotivação pode levar ao insucesso do plano. 

2. Conheça o seu nicho de mercado

Entender o seu nicho de mercado é crucial para empresas que desejem se expandir, ou se consolidar no segmento, uma vez que apenas conhecendo os riscos, tendências e impactos externos que uma empresa está exposta é que se pode estar preparada para lidar com os mesmos. 

Essa etapa consiste na avaliação micro e macro a empresa, e na definição de como cada indicador tem influência na sua operação. 

Análise macro

A análise macro vai buscar identificar a influência de fatores econômicos, políticos, jurídicos, culturais, tecnológicos na sua empresa. Visa também identificar as tendências do segmento, como se é um mercado em expansão ou retração, se existem tendências relacionadas a produtos ou serviços, dentre outros. 

Existem formas diferentes de conduzir essa análise, uma das estratégias utilizadas é a análise “Top-down”, que aborda o aspecto mais macro até o mais micro. Nesse caso, quais os fatores globais, nacionais, estaduais e regionais os quais vão exercer influência na minha empresa. 

Análise micro

A análise micro por outro lado vai abordar a perspectiva de seus concorrentes, clientes, fornecedores e demais stakeholders da empresa. Visa compreender a saturação do mercado, se há demanda crescente, se há estrutura de fornecimento etc. 

Consolidar o nicho de mercado é determinante para guiar as estratégias de promoção, bem como para manter uma empresa preparada para lidar com estresse no mercado. Nesse contexto, deve-se atentar para as fontes e para as análises feitas dos dados, de forma a garantir sua confiabilidade. 

3. Conheça seus clientes

Como mencionado anteriormente, “O cliente tem sempre razão”, ou seja, você precisa compreender em que o seu cliente precisa de você. 

Essa etapa é direcionada ao seu público alvo, que é aquele que de fato consome o seu produto ou serviço.

Por isso, você precisa compreender:

  • o que leva o cliente a buscar a sua empresa;
  • qual o seu perfil;
  • qual a jornada do cliente na sua empresa;
  • quais são os drivers de valor desse cliente;
  • qual a sua sensibilidade a preços;
  • em quais canais de comunicação ele está inserido

Uma estratégia muito eficiente para direcionar as estratégias de promoção é consolidar nessa etapa as suas personas, que são a projeção de seu cliente ideal, com toda a descrição de perfil, preferências, pretensões e demais características. 

Essa estratégia é eficaz por esclarecer quem é o alvo de suas estratégias de marketing, e conhecendo bem a sua persona, é possível gerar estratégias alinhadas com o seu perfil e expectativa, otimizando os resultados dessas!

As formas de conseguir os insumos necessários vão desde avaliação de banco de dados da empresa a entrevistas com os clientes ou aplicação de questionários ao público, cabendo ressaltar a importância de uma estratégia consolidada, para não aviltar o seu público alvo ou gerar baixo engajamento.  

É uma etapa que necessita cautela e discrição, bem como uma abordagem específica para cada realidade.

Da mesma forma, os objetivos devem ser bem definidos, e devem ser contemplados nas estratégias de coleta, para garantia da assertividade do planejamento de marketing. 

4. Conheça quem está competindo com você

Saber quem são e que fazem os seus concorrentes é fundamental para consolidar uma posição de mercado, uma vez que esses são os players que competem pela sua demanda, e estão inseridos em uma realidade próxima da sua empresa, sendo possível aprender muito com eles.

Quando se tratam de concorrentes, é necessário fazer algumas distinções:

  • Concorrentes diretos: oferecem o mesmo produto ou serviço que sua empresa
  • Concorrentes indiretos: oferecem um produto ou serviço que pode substituir o da sua empresa.
  • Players similares: estão inseridos no mesmo mercado, mas não competem pela demanda de sua empresa. 

Essa diferenciação é necessária, pois para otimizar sua pesquisa, você deve otimizar os insumos que deseja coletar de cada tipo de concorrente. 

Avaliar seus concorrentes diretos pode mostrar como está sendo a interação com seu público alvo, o que tem e o que não tem sido eficaz.

Da mesma forma, avaliar concorrentes indiretos e players similares pode indicar como outros players se aproximam da sua demanda, quais tendências eles percebem, e como estão se posicionando frente a essas. 

O objetivo dessa etapa é entender como se posicionam seus concorrentes, como eles enxergam e abordam seus clientes, quais estratégias utilizam e como é o impacto dessas em sua empresa, quais as perspectivas para o segmento dentre outros insumos. 

Devemos ressaltar que o mercado está cada vez mais competitivo. As suas estratégias devem estar alinhadas com o mercado, mas o ideal é entender o que está sendo feito para otimizar as estratégias, fazer melhor. 

Exemplo: Se seus clientes estão presentes ativamente nas mídias sociais, e seus concorrentes estão apenas presentes nessas, afim de se diferenciar pode-se adotar uma política de postura ativa nas mídias, com postagens regulares e formas de interação, a fim de atrair o público alvo!

5. Compreenda o seu posicionamento de mercado 

Uma vez consolidada as etapas de embasamento do planejamento de marketing, é hora de partir para a ação!

O primeiro passo é avaliar e consolidar profundamente seu lugar atual no mercado:

  • qual o público você atende;
  • quais riscos você está exposto;
  • quais as oportunidades do segmento;
  • quais as ameaças. 

Entender onde você está é o passo que antecede a definição de como chegar a onde você quer estar.

Uma metodologia alinhada com essa etapa é a Matriz Swot, que é uma ferramenta de gestão que explora sua posição de mercado, quais as suas fraquezas, forças, oportunidades e ameaças, também conhecida como matriz FOFA.

6. Defina suas estratégias de marketing

Agora que você sabe seu posicionamento atual, sabe os seus objetivos e possui o embasamento das etapas anteriores, é hora de definir como atingir suas metas.

O marketing é uma ciência criativa, nessa etapa explora-se a fundo esse conceito.

O objetivo é atingir seus clientes onde eles estão presentes, é entregar em termos de promoção o que eles precisam, e usar os drivers de valor consolidados na pesquisa de clientes para guiar sua atuação. 

É importante ter em mente os seguintes pontos para criar boas estratégias de marketing:

Driver se valor dos clientes

Você já sabe pelo que o seu cliente preza, explore isso. Por exemplo, se no seu segmento o cliente tem forte apreço pela qualidade do produto, o seu marketing deve explorar isso, ou se a sensibilidade a preços é grande, o marketing de promoção de ofertas especiais pode abordar isso. 

O que seus concorrentes fazem

A perspectiva dos concorrentes é importante para balizar suas estratégias, por exemplo, se todos os seus concorrentes estão nas mídias sociais, é importante que você também esteja.

Da mesma forma, ter esse aspecto em mente é importante para avaliar o que não fazer. Por exemplo: se seus concorrentes gastam muito com panfletos promocionais, mas a pesquisa de clientes avaliou a estratégia como pouco eficaz, você já sabe que não deve explorar esse ponto. 

Viabilidade

Algumas estratégias podem ser interessantes, mas altamente dispendiosas. Nesse contexto, é importante avaliar se o que está sendo proposto é viável, e se terá retorno, e em qual prazo.

Algumas estratégias têm retorno de curto, médio e outras de longo prazo, é necessário conhecer a expectativa de impacto de cada estratégia para avaliar sua viabilidade. 

Inovação

Não se pode esperar resultados diferentes desempenhados estratégias iguais.

É importante ter sempre um pensamento de inovação nessa etapa, a fim de atingir as metas propostas. 

7. Coloque em prática seu planejamento de marketing

Quando se trata de mudanças e melhorias dentro de uma empresa, o grande desafio é tirar as boas ideias do papel. 

Para consolidar as estratégias de marketing, você precisa elaborar um plano de ação, que destrinchar o passo a passo do que deve ser feito, contemplando tudo o que é necessário para o que deve ser feito. 

Uma metodologia utilizada nessa etapa é o 5W1H, que destrincha entre: o que, por que, quem, onde, quando e como uma mudança será desempenhada.  

Nos projetos da UCJ, sempre é construído um Plano de implementação, que tem por objetivo guiar o gestor na aplicação das propostas do plano, de forma a mitigar o risco de não colocar em prática o que foi proposto. 

O plano visa contemplar todos os aspectos que mencionamos anteriormente, e visa tornar tangível o que o gestor precisa desempenhar para implementar as mudanças, de forma tática e estratégica. 

Os cronogramas são fundamentais nesse plano, pois eles facilitam a visualização das metas no dia a dia, e incentivam os colaboradores a trabalharem nelas. Por isso, estabelecemos prazos!

8. Monitore seus resultados

Crie um mecanismo para acompanhar os seus resultados, principalmente no que tange a seus clientes.

Como já trabalhamos, o seu intuito é atender as necessidades dos seus clientes, logo, é necessário que haja o acompanhamento da experiência desse na sua empresa, para garantir que você tem atendido da melhor maneira essas necessidades. 

Estabeleça a jornada do seu cliente em sua empresa.

Quais sãos as interfaces do seu cliente com a empresa, qual a necessidade, anseios e sentimentos desse em cada etapa do processo, como ele se relaciona com sua empresa após o término do atendimento. 

Construir esse mapa da jornada do cliente auxilia na visualização, e na tomada de decisão para cada etapa no que se refere ao cliente, consolida-la é fundamental para a garantia do customer experience , ou a melhor experiência do cliente no seu negócio. 

A melhor forma de monitorar os resultados de sua empresa ao longo do processo é criando indicadores. 

Na UCJ possuímos o Processo de Metrificação dos projetos executados, que consiste na criação de indicadores com o intuito tanto de mensurar o impacto da consultoria na empresa (em termos de economia de dinheiro, aumento de lucro, melhoria da eficiência, etc.) quanto com o intuito de servirem de indicadores gerenciais, de forma que o gestor possa acompanhar facilmente a performance de pontos chave de sua empresa !

Como fazer que seu planejamento de marketing seja aplicado e dê resultados?

Você precisa se atentar a aplicabilidade do projeto durante todo o processo do planejamento de marketing. Pensar criticamente seus objetivos, metas e recursos para atingi-las.

A ideia do planejamento de marketing é garantir o alcance de seus objetivos, sejam de expansão, consolidação, fidelização etc.

Você não alcançará esses resultados se não colocar em prática o que foi planejado, por isso é importante se atentar aos pontos que seguem.

Conheça seu time

A execução do planejamento de marketing é interna a empresa, dessa forma, é fundamental pensar no time que você tem para criação do seu planejamento de marketing, afinal essas serão as pessoas que vão colocar a mão na massa pelos resultados.

Cada proposta e estratégia exige um esforço, portanto é preciso definir quem fará esse esforço, de que forma e se essa pessoa está apta a desempenhá-lo. 

Lembramos que as pessoas são o recurso mais valioso de uma organização.

Conheça sua disponibilidade financeira

Gastos com marketing são variáveis, alguns possuem baixo e outros altíssimos custos, por isso é necessário ter em mente sua disponibilidade financeira para executar o plano. 

As estratégias podem ser pontuais, e ter um custo fixo, ou podem exigir investimentos recorrentes, por isso, conheça sua disponibilidade – mensal, semestral e anual. 

Os retornos de estratégias de marketing variam de cada estratégia. Algumas tem retorno imediato, outras de médio e curto prazo. 

Para avaliar a viabilidade de uma estratégia deve-se compreender qual a expectativa de impacto e em qual prazo de retorno, para priorizar a melhor relação entre impacto X custo X Prazo de retorno para sua organização.

O que deve conter um planejamento de marketing?

Além de tudo o que trabalhamos até aqui, é fundamental se atentar aos próximos pontos para garantir que o plano gere uma mudança positiva em sua empresa!

Metas realistas e práticas

As metas são feitas para guiar os planos de ação, e motivar a equipe a realizá-la, contudo, podem ter um efeito reverso se forem feitos de maneira errada, pois metas muito desalinhadas com a realidade da empresa não serão exequíveis. 

Utilizamos a metodologia SMART para definir suas metas.

É um método de definição de metas, as quais se baseiam em 5 fatores:

  • S (específica);
  • M (mensurável);
  • A (atingível);
  • R (relevante);
  • T (temporal). 

É fundamental balizar suas metas com o que está sendo feito pelos concorrentes e dentro do seu nicho de mercado, para garantia de que são condizentes com o crescimento do mercado, com a demanda etc. 

Canais de comunicação com o cliente estabelecidos

O Planejamento de Marketing deve contemplar a forma como sua empresa vai interagir com seus clientes, quais meios vão tomar para isso, qual será a abordagem e as diretrizes do modelo. 

É importante que os canais de comunicação estejam consolidados, que não haja subutilização de um canal, e que haja padronização nesse processo.

Explorar as forças e oportunidades, mitigar as ameaças e as fraquezas

Esse tópico tem a ver com o posicionamento. Se lembra quando descrevemos a metodologia da Matriz Swot? Ela é um ótimo ponto de partida para abordar esse ponto. 

Trata-se de contemplar no planejamento de marketing uma análise que vise definir como aproveitar os pontos fortes e oportunidades, e como contornar as ameaças e fraquezas, que são os riscos do seu negócio.

Em termos de posicionamento, é necessário escolher uma posição de mercado, para competir nesse nicho com propriedade. 

Por exemplo: Se uma força de sua empresa é a escala, e vocês conseguem ter um custo de produção menor do que a concorrência, pode ser interessante posicionar-se como uma empresa de melhor preço.

Ou, se sua empresa mantém um processo produtivo mais dispendioso, pode-se posicionar voltado a um consumidor mais exigente, como um produto de maior qualidade. 

Essa análise está totalmente relacionada a realidade de cada empresa, mas é importante que essa análise seja feita, a fim de consolidar o posicionamento de mercado da empresa e possibilitar seu desenvolvimento. 

Defina planos de retenção de clientes

É fato que o custo de reter um cliente é muito mais baixo do que o de prospectar um novo. Isso se dá, pois, um cliente retido já conhece seu produto ou serviço, não necessita de qualificação, e pode ser promotor de sua marca!

Definir estratégias de manutenção da relação com o cliente após seu atendimento, ou de incentivo a seu retorno a sua empresa é uma forma eficaz de incentivar sua base de clientes. 

Seja oferecendo um plano de fidelização, algum desconto pontual, um brinde ou benéfico. O importante é que o vínculo com sua empresa não seja quebrado após a venda do produto ou serviço.

Defina planos de incentivo a indicação

O sentido é muito próximo do ponto anterior. Se o cliente da sua empresa é promotor de sua marca, você tende a obter muito mais clientes para sua empresa, e é importante incentivar isso!

Programas de incentivo podem ser de diversas naturezas, cabe, assim como no ponto anterior, uma sensibilidade em relação ao público alvo de sua empresa, o que faz sentindo, mas principalmente o uso da criatividade!

Muito do incentivo a indicação vem da experiência como um todo dentro da empresa, por isso é importante que o cliente tenha uma boa experiência com sua marca, esse é o principal vetor de indicação.

Ademias, programas de desconto do tipo “traga um amigo e ganhe x% de desconto”, ou ganhe um brinde Y indicando um amigo, ou ganhe bônus para um determinado benefício, concorra a um sorteio. enfim, opções são vastas!

Uma forma de mensurar a eficácia de seus planos e serviços é coletar o NPS. Net Promoter Score é uma métrica que tem como objetivo medir a satisfação e lealdade dos clientes com as empresas. O indicador se baseia na resposta de seu cliente a sua propensão de indicar sua marca, no grau de 0 a 10. 

Trace estratégias para clientes insatisfeitos

Tanto quanto um cliente promotor é benéfico para sua marca, um cliente detrator pode queimar vários leads em potencial de sua empresa, por isso é importante que saiba como contornar essas situações. 

É importante compreender a natureza da insatisfação desse cliente, e buscar mitigar isso dentro do possível.

Estudar esses casos, caso haja recorrência, é importante também para avaliar se existe algo que deve ser aperfeiçoado em sua empresa. Mas deixar de tratá-los com seriedade pode dificultar a manutenção de sua base de clientes, por isso, não deixe passar despercebido!

Pensamento de longo prazo

Um erro comum em um planejamento de marketing é deixar de abordar a perspectiva de longo prazo de sua empresa.

Pense se o público alvo permanecerá o mesmo, se há perspectiva de expansão, de aumento da base de produtos, se há tendências que devem ser seguidas etc.

Estar atento ao longo prazo mantém sua empresa preparada para o futuro, ter uma visão clara contribui para o seu desenrolar, e mantém sua empresa mais próxima de seus objetivos!

Conclusão

O Planejamento de Marketing é um trabalho extenso, depende de pesquisa, metodologias e criatividade. 

Apesar disso, é o ponto de partida de grandes estratégias desempenhadas pelas empresas, e fornece as bases para a expansão ou consolidação dessas no mercado.

Texto escrito por João Rabelo , Consultor da UFMG Consultoria Júnior.

  • julho 24, 2020
  • 11:23 am
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Atualmente, na primeira vez que você acessa nossas aplicações, é requerida a sua concordância com a instalação dos cookies, os quais apenas serão ativados após a suaaceitação. Assim, é nesse momento que estamos trabalhando com a base legal CONSENTIMENTO DO TITULAR, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados.
Em adição, destacamos aqui que a UFMG Consultoria Júnior faz uso também da base legal conhecida como LEGÍTIMO INTERESSE, isto é, os dados coletados via cookies visam a promoção de atividades do controlador. Vale ressaltar, que esta base legal é utilizada naquelas situações em que os dados já foram devidamente coletados para uma determinada finalidade e agora serão utilizados também para outra(s), não esquecendo, é claro, de atender alguns requisitos, como: legitimidade do interesse e necessidade de uso para uma finalidade compatível com a atividade fim da empresa.

POR QUE A UFMG CONSULTORIA FAZ USO DE COOKIES?

Usamos cookies para aprender como você, usuário(a), interagir com o nosso conteúdo e para, assim, fornecer a melhor experiência ao visitar o nosso site, tornando nossas aplicações mais fáceis e personalizadas, tendo por base suas escolhas e comportamento de navegação.
Dessa forma, por meio dos cookies, entendemos como você utiliza nossas aplicações e, portanto, conseguimos oferecer um conteúdo mais específico e relevante, já que lembramos das suas preferências.
É a partir do armazenamento, leitura e execução de dados que os cookies permitem uma navegação em nosso site mais rápida e eficiente, já que elimina a necessidade de ser apresentada a você, usuário, as mesmas informações.


COMO DESATIVAR O USO DE COOKIES?

Todos os navegadores de internet permitem que o(a) usuário(a) aceite, recuse ou elimine os cookies utilizados por determinado site (favor notar que a maioria dos browsers aceitam automaticamente os cookies). Dessa forma, o(a) utilizador(a) pode a qualquer momento excluir e/ou recusar o uso desses.
Como fazer isso?

A forma de promover a desativação e exclusão dos cookies varia de acordo com cada navegador, para facilitar a sua navegação você pode ta acessando os tutoriais abaixo de acordo com o seu browser específico, caso o que esteja utilizando não apareça abaixo não precisa se preocupar, basta procurar nas configurações do mesmo a parte a respeito dos cookies.

●Se você usa o Google Chrome:

https://support.google.com/chrome/answer/95647?co=GENIE.Platform%3DD esktop&oco=1&hl=pt-BR


● Se você usa o Firefox:

https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/gerencie-configuracoes-de-armazenamen to-local-de-s

 

● Se você usa o Microsoft Edge:

https://support.microsoft.com/pt-br/windows/excluir-e-gerenciar-cookies-168d ab11-0753- 043d-7c16-ede5947fc64d


● Se você usa o Safari:

https://support.apple.com/pt-br/guide/safari/sfri11471/mac

 

● Se você usa o Opera:

https://help.opera.com/en/latest/web-preferences/#cookies

 

● Se você usa o Internet Explorer:

https://support.microsoft.com/pt-br/windows/excluir-e-gerenciar-cookies-168d ab11-0753- 043d-7c16-ede5947fc64d


Lembre-se de que você não deve esquecer de configurar todos os navegadores de seus diferentes aparelhos (tablets, smartphones, computadores, entre outros).

Note-se que, ao desativar cookies, pode impedir que alguns serviços da web funcionem corretamente, afetando, parcial ou totalmente, a navegação no website.

ATUALIZAÇÃO DA POLÍTICA DE COOKIES:

A UFMG Consultoria Júnior poderá sempre que necessário atualizar a Política de
Cookies, mantendo-se sempre alinhada à legislação vigente.

Dessa forma, verifique essa página periodicamente para se manter atualizado sobre possíveis alterações.
Última atualização ocorrida no dia 14 de Julho de 2021.

CONTATO

Para fazer perguntas, comentários e/ou solicitações sobre a nossa Política de Cookies, basta entrar em contato pelo e-mail:[email protected]; pelo telefone +55 (31) 3409- 7113; ou pelo endereço: Av. Pres. Antônio Carlos, 6627, Faculdade de Ciências Econômicas UFMG, Sala 2107, Pampulha, Belo Horizonte – MG, 31270-901.

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