Pular para o conteúdo
  • Sobre
  • Soluções
    • Plano de negócios
    • Estratégia
    • Marketing
    • Processos
    • Gestão Financeira
    • Recursos Humanos
    • Estudo de viabilidade econômica
    • Estudo de Viabilidade Industrial
  • Blog
    • Artigos
    • Web Stories
  • Materiais Ricos
  • Cases
  • Sobre
  • Soluções
    • Plano de negócios
    • Estratégia
    • Marketing
    • Processos
    • Gestão Financeira
    • Recursos Humanos
    • Estudo de viabilidade econômica
    • Estudo de Viabilidade Industrial
  • Blog
    • Artigos
    • Web Stories
  • Materiais Ricos
  • Cases
FALE COM UM ESPECIALISTA

Planejamento empresarial e como atingir metas e objetivos de sucesso

O planejamento empresarial é uma das melhores opções para você traçar os caminhos de sucesso do seu negócio, sabia?

É através dele, que o gestor traçará estratégias promissores englobando toda a equipe em busca de resultados mensuráveis e objetivos empresariais.

Está curioso em saber como ele pode agregar valor ao seu negócio? Continue lendo este conteúdo!

O que é um planejamento empresarial?

O planejamento empresarial é um recurso de gerenciamento que inclui:

  • A antecipação de ocorrências;
  • Elaboração de metas e objetivos da organização; 
  • Desenvolvimento de estratégias e métodos para implementá-los;
  • Definição do caminho de crescimento da empresa.

Portanto, é uma ferramenta indispensável para qualquer organização.

E “qualquer organização” significa que não importa se você está apenas começando um pequeno negócio ou já tem uma empresa líder. O planejamento é absolutamente necessário, independentemente do segmento de mercado ou do porte da empresa.

Afinal, o mercado atual está em constante mudança e é complicado e incerto devido à dinâmica das novas tecnologias e da transformação digital.

Portanto, se você não consegue encontrar uma maneira de se adaptar à situação, ou não sabe como atingir seus objetivos organizacionais, corre o risco de perder sua vantagem competitiva. Tenho certeza que não é isso que você quer.

O planejamento é mais do que uma ferramenta para apenas para traçar o caminho a seguir, mas para garantir que todos os profissionais, de líderes a gestores, estejam comprometidos com os resultados da empresa.

Qual a importância do planejamento operacional?

Por meio do planejamento de operações, as empresas podem traduzir seus objetivos em fluxos de trabalho tangíveis. Por isso, é comum que ele seja elaborado previamente.

Por exemplo, digamos que estabelecemos metas para o negócio dentro de uma janela de dois anos. Com base em uma estratégia claramente definida, agora é a hora de desenvolver um plano operacional para torná-lo realidade.

Uma das grandes vantagens do planejamento de operações é que ele nos permite ver possíveis obstáculos e gargalos. Ou seja, o problema exato que dificulta a melhoria contínua dos processos internos da empresa.

Com base nisso, podem ser determinados os pontos de otimização que atenderão às metas especificadas.

Então, acredite! Um plano operacional é uma ação importante para um planejamento estratégico de sucesso.

Planejamento empresarial vs Planejamento estratégico

Apesar de soarem similares, há algumas diferenças entre esses dois conceitos. Explicamos essas distinções a seguir:

Foco

O planejamento estratégico é feito para toda a empresa. Em outras palavras, são os esforços de cada departamento que alcançarão a meta.

Já o planejamento operacional é feito por apenas um departamento. Ou seja, como cada área contribuirá para o planejamento estratégico do determinado ano.

Tempo

A estratégia se concentra no planejamento de 3 a 5 anos, enquanto as operações ocorrem anualmente. E lembre-se: um plano estratégico deve descrever a missão e a visão da empresa.

Liderança

Devido à diferença conceitual, a liderança estratégica envolve cargos mais altos em uma empresa. Na liderança de operações, geralmente é o gerente de departamento.

Orçamento

O custo de execução do plano estratégico vem do orçamento estratégico. Os custos do plano operacional vêm de orçamentos alocados às unidades organizacionais.

Como fazer um planejamento empresarial?

Agora que você conhece os tipos de planejamento empresarial, pode aprender passo a passo como implementá-los, certo?

Então, na sequência, apresentei alguns passos que permitirão que você crie este documento tão importante para o desenvolvimento do seu negócio. Aqui vamos nós.

Definição de metas e objetivos

A definição de metas é uma atividade central do planejamento de negócios. Mas é importante definir metas tangíveis, o que significa que elas devem ser alcançáveis ​​a partir da realidade dos negócios.

Você pode ter diferentes objetivos: aumentar sua base de clientes em 10%, trazer um novo produto ao mercado em 6 meses, expandir sua rede de lojas para 10 cidades.

Perceba que você não pode se confundir na hora de definir metas. Por exemplo, digamos que você queira aumentar as vendas. Esses objetivos devem ser mensuráveis.

Neste exemplo, a solução ideal seria definir um percentual alvo para esse crescimento, como aumentar suas vendas em 20%. Esta definição tangível e mensurável irá ajudá-lo a avaliar os resultados.

Análise de mercado

Obviamente, você deve se concentrar no negócio em si, mas checar seus concorrentes também é importante para aprender e coletar informações sobre eles.

Caso contrário, você pode ficar para trás por não estar familiarizado com o mercado e sua dinâmica.

Esta coleta de informações sobre os concorrentes é chamada de benchmarking.

Assim, você consegue mensurar quais as estratégias utilizadas por eles e quais são eficazes para serem aplicadas em sua empresa. Nesse caso, adaptamos à situação real da empresa ao determinar uma boa estratégia.

Ciclo PDCA

O último passo sugerido é a implementação do ciclo PDCA, um recurso de gerenciamento que ajuda na otimização contínua dos processos de negócios visando atingir os mais altos desempenhos.

Assim, você pode elaborar táticas eficientes para manter consistente todas as etapas de produção.

O referido ciclo baseia-se em fazer quatro ações-chave:

  • Planejar (plan);
  • Fazer (do);
  • Checar (check);
  • Agir (act).

Planejar significa definir metas e métodos organizacionais para que você possa alcançá-los. Já fazer é o equivalente a implementar recomendações e definir um horário para líderes e funcionários iniciarem as operações conforme planejado.

Checar inclui acompanhar, de maneira contínua, os trabalhos realizados pela empresa, medindo os respectivos resultados e indicadores.

Por fim, agir inclui tomar decisões com base na validação, refletindo se são necessários ajustes de política e implementar mudanças, se necessário, para otimizar o processo.

Conclusão

Vimos neste conteúdo, o quão importante é o planejamento empresarial para os negócios, não é mesmo?

Nós, da UCJ, levamos em consideração o pensamento estratégico e a elaboração de um bom planejamento empresarial.

Caso você tenha alguma dúvida, basta conversar com um de nossos especialistas, que te ajudaremos da melhor maneira possível!

Até o próximo conteúdo.

  • admin
  • setembro 26, 2022
  • 2:24 pm
  • Sem Comentários

Mais recentes

Vendedor ou Psicólogo? Como Ler Pessoas para Fechar Negócios com Ética

Leia mais »

O que é Mapeamento de Processos?

Leia mais »

Como o “Empresário Salva-Vidas” Sabota o Crescimento do Próprio Negócio.

Leia mais »

Materiais Ricos

[E-book] RH e Processos Empresariais

Leia mais »
Saiba mais

Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo no mundo da gestão!

  • UCJ 2023
  • Todos os direitos reservados

Serviços

  • Plano de negócios
  • Estratégia
  • Marketing
  • Gestão financeira
  • Qualidade em processos
  • Recursos Humanos

Saiba mais

  • Blog
  • Cases
  • Sobre a empresa
  • Política de Privacidade e Cookies

Contato

  • +55 31 97243-6835
  • [email protected]
Facebook Instagram Linkedin

Todos os direitos reservados

CNPJ: 42.772.152/0001-52 / Razão social: UCJ Consultoria Júnior

POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COOKIES – UCJ

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Olá, Usuário (a)!

Antes de darmos o primeiro passo na busca de soluções eficientes e personalizadas ao seu negócio, é necessário que você, seja estudante, empreendedor, gestor, ou mesmo simpatizante de ideias que de fato proporcionem a geração de resultados, leia de forma atenciosa a Política de Privacidade do nosso site!

Mas calma, já sabemos o que você pode estar pensando: “um texto genérico qualquer; não tem relevância, vou só passar e aceitar”. Deixa a gente te contar uma coisa: a política de privacidade é mais um instrumento utilizado pela UCJ que visa o bem-estar, a segurança e zelo pelas melhores práticas de mercado, com o objetivo de garantir a total transparência para com o usuário do site.

Por meio dela, ao acessar o site, você visualiza os detalhes sobre algo muito importante hoje em dia: seus dados. Dentre alguns dos pontos mencionados, estão elencados: como realizamos a coleta, o tratamento e o armazenamento dos seus dados, quais são recolhidos enquanto você navega pelo nosso site, para que, assim, possamos te oferecer da maneira mais segura o melhor que a UCJ tem para auxiliar o seu negócio!

Quanto aos aspectos técnicos necessários para a sua elaboração, não se preocupe! A UCJ está inserida e ciente de toda a legislação vigente que trata sobre o assunto, em especial, a Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018).

Caso você concorde com as políticas de transparência e as precauções adotadas pela UFMG CONSULTORIA JÚNIOR para valorizar você, empreendedor (a), basta clicar no botão “aceitar”, atestando que você concorda com todos os termos deste documento.

 

O QUE VOCÊ IRÁ ENCONTRAR AO LONGO DA NOSSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

  1. O que você precisa saber antes de ler e aceitar nossa Política;
  2. Quais as informações já são coletadas automaticamente;
  3. Como coletamos e quais dados coletamos;
  4. Para que utilizamos os dados coletados;
  5. Com quem compartilhamos seus dados;
  6. Como se dá o armazenamento dos dados coletados;
  7. Como fazemos o descarte dos seus dados;
  8. Conheça seus direitos;
  9. Onde ocorrerá a resolução de eventuais conflitos;
  10. Alterações na nossa política;
  11. Contato.

 O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE LER E ACEITAR NOSSA POLÍTICA

  • Dado: é qualquer informação que possa levar à identificação de uma pessoa física, ou seja, o seu nome completo, número de CPF, endereço, assim como, várias outras informações. Segundo a Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018), eles se subdividem em: Pessoal (relativa a uma pessoa viva, identificada ou identificável, constitui dados pessoais o conjunto de informações distintas que podem levar à identificação de uma determinada pessoa), Sensível (são aqueles dados que podem levar a discriminação de uma pessoa) e anônimo (dados que não podem ser atribuídos há nenhum indivíduo específico).
  • Titular: é o dono dos dados que serão tratados e é o verdadeiro soberano de todas as relações que envolvam as suas informações;
  • Tratamento: é toda e qualquer ação realizada com os dados pessoais de um titular, desde a coleta e armazenamento até o compartilhamento e uso;

QUAIS AS INFORMAÇÕES JÁ SÃO COLETADAS AUTOMATICAMENTE

Ao navegar na Internet, algumas informações já são, automaticamente, transmitidas entre computadores. Todavia, é impossível ocorrer a identificação de uma pessoa física e, assim, esses dados possuem apenas fins estatísticos.

No entanto, a fim de esclarecermos tudo o possível para você, usuário (a), e estabelecermos uma concreta relação de confiança, seguem quais são essas informações coletadas:

  • O nome de domínio de Internet, caso você utilize uma conta privada de acesso à Internet, ou, caso você tenha acesso através de uma universidade, por exemplo;
  • O endereço IP;
  • O tipo de navegador e de sistema para acessar nosso site;
  • A data e hora que você acessa nosso site;
  • Se você acessa nosso site a partir de outro site.

 COMO COLETAMOS E QUAIS DADOS COLETAMOS

O usuário terá a possibilidade de baixar materiais ricos com conteúdos diversos a fim de auxiliar o seu negócio, haverá também o cadastro na nossa Newsletter, tudo isso por meio do preenchimento de um formulário disponibilizado para quem acessar o site. Nesse sentido, durante o processo de registro, a UFMG CONSULTORIA JÚNIOR coleta os seguintes dados:

  • Nome;
  • Endereço de e-mail;
  • Telefone celular;
  • Nome da empresa interessada no diagnóstico;
  • Cargo ocupado dentro da empresa;
  • Número de colaboradores da empresa;

 PARA QUÊ UTILIZAMOS OS DADOS COLETADOS

A utilização das informações pessoais do Usuário tem um objetivo de promover maior integração dos serviços prestados pela UCJ à realidade do cliente, sempre buscando meios e alternativas para que aquele serviço gere satisfação e, principalmente, resultado para o nosso cliente, fornecendo o melhor e mais completo serviço, dentro da proposta de valor que a UFMG CONSULTORIA JÚNIOR busca agregar.

É válido ressaltar que qualquer ação que venha porventura ser veiculada, elaborada, ou executada pela UCJ só é de fato posta em prática com a anuência do (a) cliente por dois elementos: Consentimento do Titular, por meio da leitura e concordância deste próprio documento; e pelo Legítimo Interesse do Controlador, limitado por lei e disposto abaixo:

a. Saber das necessidades e preferências de cada cliente comprador, fazendo assim com que mais conteúdo relevantes cheguem ao seu domínio;

b. Envio, via e-mail, de campanhas publicitárias elaboradas ou veiculadas pela UFMG CONSULTORIA JÚNIOR, indicando novos serviços, promoções e afins. (O Usuário poderá solicitar, a qualquer tempo, que seja retirado da listagem de pessoas que receberão este conteúdo, clicando em “não receber mais estes e-mails ou semelhantes”);

c. Utilização por parte do setor da empresa responsável, em contato futuro, para reaver clientes presentes na base de dados, por meio dos canais oficiais da empresa.

 

COM QUEM COMPARTILHAMOS SEUS DADOS

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR JAMAIS compartilhará os seus Dados Pessoais com terceiros, salvo em três hipóteses:

  • Com a RD Station, que é a ferramenta utilizada para armazenamento e envio de fluxo de e-mails previsto anteriormente. Nesse sentido, para que você possa receber nossos melhores conteúdos é preciso o acesso ao: seu nome e e-mail;
  • Com eventuais empresas contratadas para prestar qualquer serviço relativo à manutenção do Site. Vale destacar, que o acesso aos dados não ocorrerá de maneira individualizada e sim anônima, portanto, não se faz possível a identificação do titular;
  • Além disso, os seus dados, inicialmente sigilosos, podem vir a ser revelados a autoridades competentes, exclusivamente nos termos previstos na legislação brasileira ou por determinação judicial e/ou administrativa. Neste caso, as bases legais aplicáveis, hipóteses previstas na Lei Geral de Proteção de Dados, para o compartilhamento, podem ser as seguintes: cumprimento de obrigação legal e/ou execuções de direitos em ações judiciais.

COMO SE DÁ O ARMAZENAMENTO DOS DADOS COLETADOS

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR armazena seus Dados Pessoais por meio da ferramenta RD Station, a qual faz uso de listas de mailing. Nesse sentido, o armazenamento se dá pelo tempo que for necessário para alcançar as finalidades, sempre respeitando o consentimento dado pelo titular, ou para cumprir obrigações legais.

 

COMO FAZEMOS O DESCARTE DOS SEUS DADOS

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR, amparada pela legislação vigente, irá reter os dados disponibilizados até que o titular desses solicite sua exclusão da base de dados.

 

CONHEÇA SEUS DIREITOS

Você, enquanto titular dos Dados Pessoais coletados, tem os seguintes direitos:

  • Acessar, revisar e/ou ter conhecimento acerca de qualquer tratamento realizado com seus dados, além de requisitar um documento contendo todas essas informações;
  • Corrigir ou solicitar a correção/atualização de Dados Pessoais;
  • Solicitar a exclusão dos Dados Pessoais coletados e utilizados com base em seu consentimento;
  • Obter informações sobre as entidades com as quais compartilhamos seus Dados Pessoais;
  • Quando a atividade de tratamento necessitar do seu consentimento, a qualquer momento você poderá revogá-lo.

Para exercer seus direitos, basta entrar em contato com o canal disponibilizado ao fim desta Política de Privacidade.

 

ONDE OCORRERÁ A RESOLUÇÃO DE EVENTUAIS CONFLITOS

Esta Política de Privacidade é regida de acordo com a legislação brasileira. Quaisquer disputas ou controvérsias resultantes da relação aqui regulada, especialmente no que envolver os dados fornecidos ao site pelos usuários, serão processadas no foro da Comarca de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais.

 

ALTERAÇÕES DA NOSSA POLÍTICA

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR resguarda para si o direito de alterar, tempestivamente, as formas com que os Dados Pessoais são tratados e, consequentemente, os termos da política de privacidade, mantendo-se sempre alinhada à legislação vigente.

Por isso, acesse este documento frequentemente para verificar quaisquer atualizações ou mudanças.

 

 

CONTATO

Para fazer perguntas, comentários e/ou solicitações sobre a nossa Política e práticas de privacidade, basta entrar em contato pelo e-mail: [email protected]; pelo telefone +55 (31) 3409-7113; ou pelo endereço: Av. Pres. Antônio Carlos, 6627, Faculdade de Ciências Econômicas UFMG, Sala 2107, Pampulha, Belo Horizonte – MG, 31270-901.

 

 

POLÍTICA DE COOKIES

 O QUE SÃO COOKIES?
 

Cookie de navegação, ou simplesmente cookies, é um pequeno arquivo de navegação de texto que é gravado no seu computador enquanto há navegação em sites da internet.
Dentre a sua principal utilidade o cookie nada mais é que a memória do(a) usuário(a) naquele site, ou seja, o histórico de navegação o qual tem como objetivo proporcionar uma personalização e identidade para cada pessoa em específico que acessar o site, gravando suas preferências dentro daquele endereço eletrônico.
Os cookies datam da década de 90, tal tecnologia existe desde praticamente o início da rede de internet doméstica, sendo inicialmente proposto para sites de compra de venda online, onde as preferências e gostos dos(as) clientes são levados em consideração, práticaque até hoje persiste no mercado.

QUAIS OS TIPOS DE COOKIES QUE SERÃO UTILIZADOS PELO SITE?

É válido, antes de tudo, destacar que de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, Nº 13.709/2018, não existe expresso uma regulamentação que obrigue de forma explícita esses avisos de cookies, mas o intuito da referida lei tem como seu escopo estabelecer medidas que tragam e impliquem em maior transparência ao(à) usuário(a), alinhando o Brasil às boas práticas e legislações internacionais.
Como forma de trazer clareza às pessoas que acessam aquele site, esses avisos são uma forma de mostrar que estão se preocupando com a coleta de dados. Em específico para a UFMG Consultoria Júnior, as informações variam entre o IP do dispositivo, localização geográfica e o navegador utilizado para o acesso. Essas informações consistem em dados anônimos, incapazes de determinar com exatidão o(a) usuário(a).

COMO OCORRE O GERENCIAMENTO DOS COOKIES?

A instalação dos cookies em nosso site está sujeita ao seu consentimento, assim como, ao legítimo interesse da empresa.
E o que isso quer dizer?

Atualmente, na primeira vez que você acessa nossas aplicações, é requerida a sua concordância com a instalação dos cookies, os quais apenas serão ativados após a suaaceitação. Assim, é nesse momento que estamos trabalhando com a base legal CONSENTIMENTO DO TITULAR, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados.
Em adição, destacamos aqui que a UFMG Consultoria Júnior faz uso também da base legal conhecida como LEGÍTIMO INTERESSE, isto é, os dados coletados via cookies visam a promoção de atividades do controlador. Vale ressaltar, que esta base legal é utilizada naquelas situações em que os dados já foram devidamente coletados para uma determinada finalidade e agora serão utilizados também para outra(s), não esquecendo, é claro, de atender alguns requisitos, como: legitimidade do interesse e necessidade de uso para uma finalidade compatível com a atividade fim da empresa.

POR QUE A UFMG CONSULTORIA FAZ USO DE COOKIES?

Usamos cookies para aprender como você, usuário(a), interagir com o nosso conteúdo e para, assim, fornecer a melhor experiência ao visitar o nosso site, tornando nossas aplicações mais fáceis e personalizadas, tendo por base suas escolhas e comportamento de navegação.
Dessa forma, por meio dos cookies, entendemos como você utiliza nossas aplicações e, portanto, conseguimos oferecer um conteúdo mais específico e relevante, já que lembramos das suas preferências.
É a partir do armazenamento, leitura e execução de dados que os cookies permitem uma navegação em nosso site mais rápida e eficiente, já que elimina a necessidade de ser apresentada a você, usuário, as mesmas informações.


COMO DESATIVAR O USO DE COOKIES?

Todos os navegadores de internet permitem que o(a) usuário(a) aceite, recuse ou elimine os cookies utilizados por determinado site (favor notar que a maioria dos browsers aceitam automaticamente os cookies). Dessa forma, o(a) utilizador(a) pode a qualquer momento excluir e/ou recusar o uso desses.
Como fazer isso?

A forma de promover a desativação e exclusão dos cookies varia de acordo com cada navegador, para facilitar a sua navegação você pode ta acessando os tutoriais abaixo de acordo com o seu browser específico, caso o que esteja utilizando não apareça abaixo não precisa se preocupar, basta procurar nas configurações do mesmo a parte a respeito dos cookies.

●Se você usa o Google Chrome:

https://support.google.com/chrome/answer/95647?co=GENIE.Platform%3DD esktop&oco=1&hl=pt-BR


● Se você usa o Firefox:

https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/gerencie-configuracoes-de-armazenamen to-local-de-s

 

● Se você usa o Microsoft Edge:

https://support.microsoft.com/pt-br/windows/excluir-e-gerenciar-cookies-168d ab11-0753- 043d-7c16-ede5947fc64d


● Se você usa o Safari:

https://support.apple.com/pt-br/guide/safari/sfri11471/mac

 

● Se você usa o Opera:

https://help.opera.com/en/latest/web-preferences/#cookies

 

● Se você usa o Internet Explorer:

https://support.microsoft.com/pt-br/windows/excluir-e-gerenciar-cookies-168d ab11-0753- 043d-7c16-ede5947fc64d


Lembre-se de que você não deve esquecer de configurar todos os navegadores de seus diferentes aparelhos (tablets, smartphones, computadores, entre outros).

Note-se que, ao desativar cookies, pode impedir que alguns serviços da web funcionem corretamente, afetando, parcial ou totalmente, a navegação no website.

ATUALIZAÇÃO DA POLÍTICA DE COOKIES:

A UFMG Consultoria Júnior poderá sempre que necessário atualizar a Política de
Cookies, mantendo-se sempre alinhada à legislação vigente.

Dessa forma, verifique essa página periodicamente para se manter atualizado sobre possíveis alterações.
Última atualização ocorrida no dia 14 de Julho de 2021.

CONTATO

Para fazer perguntas, comentários e/ou solicitações sobre a nossa Política de Cookies, basta entrar em contato pelo e-mail:[email protected]; pelo telefone +55 (31) 3409- 7113; ou pelo endereço: Av. Pres. Antônio Carlos, 6627, Faculdade de Ciências Econômicas UFMG, Sala 2107, Pampulha, Belo Horizonte – MG, 31270-901.

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está satisfeito com ele. OkPolítica de Privacidade