O planejamento empresarial é uma das melhores opções para você traçar os caminhos de sucesso do seu negócio, sabia?
É através dele, que o gestor traçará estratégias promissores englobando toda a equipe em busca de resultados mensuráveis e objetivos empresariais.
Está curioso em saber como ele pode agregar valor ao seu negócio? Continue lendo este conteúdo!
O que é um planejamento empresarial?
O planejamento empresarial é um recurso de gerenciamento que inclui:
- A antecipação de ocorrências;
- Elaboração de metas e objetivos da organização;
- Desenvolvimento de estratégias e métodos para implementá-los;
- Definição do caminho de crescimento da empresa.
Portanto, é uma ferramenta indispensável para qualquer organização.
E “qualquer organização” significa que não importa se você está apenas começando um pequeno negócio ou já tem uma empresa líder. O planejamento é absolutamente necessário, independentemente do segmento de mercado ou do porte da empresa.
Afinal, o mercado atual está em constante mudança e é complicado e incerto devido à dinâmica das novas tecnologias e da transformação digital.
Portanto, se você não consegue encontrar uma maneira de se adaptar à situação, ou não sabe como atingir seus objetivos organizacionais, corre o risco de perder sua vantagem competitiva. Tenho certeza que não é isso que você quer.
O planejamento é mais do que uma ferramenta para apenas para traçar o caminho a seguir, mas para garantir que todos os profissionais, de líderes a gestores, estejam comprometidos com os resultados da empresa.
Qual a importância do planejamento operacional?
Por meio do planejamento de operações, as empresas podem traduzir seus objetivos em fluxos de trabalho tangíveis. Por isso, é comum que ele seja elaborado previamente.
Por exemplo, digamos que estabelecemos metas para o negócio dentro de uma janela de dois anos. Com base em uma estratégia claramente definida, agora é a hora de desenvolver um plano operacional para torná-lo realidade.
Uma das grandes vantagens do planejamento de operações é que ele nos permite ver possíveis obstáculos e gargalos. Ou seja, o problema exato que dificulta a melhoria contínua dos processos internos da empresa.
Com base nisso, podem ser determinados os pontos de otimização que atenderão às metas especificadas.
Então, acredite! Um plano operacional é uma ação importante para um planejamento estratégico de sucesso.
Planejamento empresarial vs Planejamento estratégico
Apesar de soarem similares, há algumas diferenças entre esses dois conceitos. Explicamos essas distinções a seguir:
Foco
O planejamento estratégico é feito para toda a empresa. Em outras palavras, são os esforços de cada departamento que alcançarão a meta.
Já o planejamento operacional é feito por apenas um departamento. Ou seja, como cada área contribuirá para o planejamento estratégico do determinado ano.
Tempo
A estratégia se concentra no planejamento de 3 a 5 anos, enquanto as operações ocorrem anualmente. E lembre-se: um plano estratégico deve descrever a missão e a visão da empresa.
Liderança
Devido à diferença conceitual, a liderança estratégica envolve cargos mais altos em uma empresa. Na liderança de operações, geralmente é o gerente de departamento.
Orçamento
O custo de execução do plano estratégico vem do orçamento estratégico. Os custos do plano operacional vêm de orçamentos alocados às unidades organizacionais.
Como fazer um planejamento empresarial?
Agora que você conhece os tipos de planejamento empresarial, pode aprender passo a passo como implementá-los, certo?
Então, na sequência, apresentei alguns passos que permitirão que você crie este documento tão importante para o desenvolvimento do seu negócio. Aqui vamos nós.
Definição de metas e objetivos
A definição de metas é uma atividade central do planejamento de negócios. Mas é importante definir metas tangíveis, o que significa que elas devem ser alcançáveis a partir da realidade dos negócios.
Você pode ter diferentes objetivos: aumentar sua base de clientes em 10%, trazer um novo produto ao mercado em 6 meses, expandir sua rede de lojas para 10 cidades.
Perceba que você não pode se confundir na hora de definir metas. Por exemplo, digamos que você queira aumentar as vendas. Esses objetivos devem ser mensuráveis.
Neste exemplo, a solução ideal seria definir um percentual alvo para esse crescimento, como aumentar suas vendas em 20%. Esta definição tangível e mensurável irá ajudá-lo a avaliar os resultados.
Análise de mercado
Obviamente, você deve se concentrar no negócio em si, mas checar seus concorrentes também é importante para aprender e coletar informações sobre eles.
Caso contrário, você pode ficar para trás por não estar familiarizado com o mercado e sua dinâmica.
Esta coleta de informações sobre os concorrentes é chamada de benchmarking.
Assim, você consegue mensurar quais as estratégias utilizadas por eles e quais são eficazes para serem aplicadas em sua empresa. Nesse caso, adaptamos à situação real da empresa ao determinar uma boa estratégia.
Ciclo PDCA
O último passo sugerido é a implementação do ciclo PDCA, um recurso de gerenciamento que ajuda na otimização contínua dos processos de negócios visando atingir os mais altos desempenhos.
Assim, você pode elaborar táticas eficientes para manter consistente todas as etapas de produção.
O referido ciclo baseia-se em fazer quatro ações-chave:
- Planejar (plan);
- Fazer (do);
- Checar (check);
- Agir (act).
Planejar significa definir metas e métodos organizacionais para que você possa alcançá-los. Já fazer é o equivalente a implementar recomendações e definir um horário para líderes e funcionários iniciarem as operações conforme planejado.
Checar inclui acompanhar, de maneira contínua, os trabalhos realizados pela empresa, medindo os respectivos resultados e indicadores.
Por fim, agir inclui tomar decisões com base na validação, refletindo se são necessários ajustes de política e implementar mudanças, se necessário, para otimizar o processo.
Conclusão
Vimos neste conteúdo, o quão importante é o planejamento empresarial para os negócios, não é mesmo?
Nós, da UCJ, levamos em consideração o pensamento estratégico e a elaboração de um bom planejamento empresarial.
Caso você tenha alguma dúvida, basta conversar com um de nossos especialistas, que te ajudaremos da melhor maneira possível!
Até o próximo conteúdo.