Empresas que obtêm sucesso – mesmo em períodos de crise – possuem todas um fator em comum: um Planejamento Estratégico bem estruturado. Ele é o direcionamento necessário para que uma empresa se guie rumo ao sucesso, mostra à ela o que fazer e como fazer, no momento certo.
Neste texto você irá aprender 4 passos para criar um planejamento estratégico para sua empresa. Esses passos passam desde a análise da situação atual até a definição de indicadores de desempenho.
Continue lendo para aprender:
- Os fundamentos de um bom Planejamento Estratégico;
- As melhores metodologias utilizadas;
- Como criar Políticas Institucionais, Indicadores e Metas.
Os Fundamentos de um bom Planejamento Estratégico
Estratégia Empresarial é um conjunto de grandes escolhas que orientam o gerenciamento atual e a construção de uma visão de longo prazo sob condições de incerteza.
Os fundamentos de um bom planejamento estratégico são três. Eles que descrevem o que é estratégia e devem ser interpretados para sua empresa:
- O Ponto de partida, ou seja, como a empresa está hoje.
- O Destino, isto é, a visão de longo prazo da empresa.
- O Trajeto, ou seja, as ações necessárias para alcançar os resultados.
1. Ponto de Partida: Como Estamos Hoje
O Ponto de Partida refere-se à situação da empresa no momento, seja quanto a seu posicionamento no mercado, ou a questões de gerenciamento interno. Para identificar é preciso ter muita autoconsciência como empresa. Para isso, deve-se realizar uma análise interna efetiva e realista, apontando as forças e fraquezas da empresa.
2. Destino: O Grande Sonho
O Destino refere-se a onde a empresa almeja chegar, ou seja, o patamar ideal que a empresa se imagina no futuro. É comum que o destino aponte para uma posição de mercado – ser a maior empresa de venda de automóveis. Ou associada a indicadores chave para a empresa – possuir o maior índice de satisfação no mercado de aviação.
3. Trajeto: A Trilha do Sucesso
Por fim, o trajeto faz menção ao conjunto de ações que a empresa realiza em seu dia a dia para alcançar seus objetivos, ou seja, seu Planejamento Estratégico. É aqui que se desdobrarão os níveis tático e operacional da empresa. E é por isso que uma estratégia faz toda a diferença na hora de direcionar esforços e tomar decisões.
Como Criar um Bom Plano Estratégico
Agora que você entende bem o que é uma estratégia empresarial, vamos entender o passo a passo para a criação de um Bom Planejamento Estratégico.
- Análise de Ambientes: Forças e Fraquezas, Ameaças e Oportunidades para sua empresa.
- Políticas Institucionais: Missão, Visão e Valores.
- Metodologia de Planejamento: BSC, OKR, Gerenciamento pelas Diretrizes.
- Acompanhamento: Indicadores de Desempenho.
1. Análise de Ambientes
Comece entendendo quais são os pontos de força e fraqueza de sua empresa. Esta etapa chama-se Análise de Ambientes.
Nela, pode-se fazer uso de diversas ferramentas estratégicas para se entender o panorama atual da empresa. Recomenda-se, especialmente, a utilização da Matriz SWOT para entender quais são os pontos fortes e fracos da empresa, além de suas oportunidades e ameaças de mercado.
Pode-se usar também a Matriz BCG para entender quais são os produtos que tem potencial de crescimento em sua empresa. É uma ferramenta interessante para analisar o seu Mix e o Ciclo de Vida de seus produtos.
Por fim, recomenda-se que se aplique um questionário com os funcionários de sua empresa e, dessa forma, compreender quais são os pontos de melhoria que devem ser trabalhados em seu Plano Estratégico.
2. Políticas Institucionais
Concluída a etapa de Análise de Ambientes, inicia-se a etapa de criação das Políticas Institucionais que regem a empresa. São as famosas Missão, Visão e Valores da organização, e simbolizam o grande direcionamento que a empresa deve ter em seu Planejamento Estratégico..
Missão
A Missão da organização representa sua razão de ser, ou seja, o porquê sua empresa existe de fato. Definir uma boa missão é um importante passo para uma administração estratégica de sucesso.
Relembrando o Plano Estratégico da GOL, sua Missão é: “Aproximar pessoas com segurança e inteligência”, que simboliza muito mais do que a venda de passagens áreas.
Visão
Já a Visão de uma empresa representa quais são os seus objetivos de longo prazo. Lembrando da definição de estratégia trabalhada anteriormente, a visão remete ao Destino traçado.
Assim, para definir sua visão, é preciso entender onde sua empresa almeja estar no futuro. Utilizando novamente o exemplo da GOL, temos: “Ser a melhor companhia aérea para viajar, trabalhar e investir”.
Valores
Não obstante, os Valores de uma organização são a primeira e mais forte representação da cultura organizacional que a empresa deve ter.
Os valores de uma empresa guiam o perfil de pessoas que trabalham lá, e são essenciais para a identificação de bons profissionais no processo de seleção. Assim, é importante para qualquer empreendimento estabelecer valores organizacionais que norteiam o comportamento de seus funcionários.
Os valores da GOL são: Baixo Custo, Time de Águias, Inteligência, Servir. Cada um deles tem um significado mais profundo, que está presente na cultura e no dia a dia da empresa!
3. Escolha uma Metodologia de Planejamento Estratégico
Assim que as Políticas Institucionais são finalizadas, entra-se na etapa de escolha da metodologia de Planejamento Estratégico.
Existem diversas opções metodológicas disponíveis no mercado, as que vamos ressaltar neste artigo três: BSC, OKR e Diretrizes.
BSC: Balanced Scorecard
O BSC (Balanced Scorecard) é uma metodologia de gestão estratégica de desempenho. Os passos dessas metodologias incluem:
- Definição da estratégia empresarial,
- Gerência do negócio,
- Gerência de serviços; e
- Gestão da qualidade.
Estes passos devem ser implementados por meio de indicadores de desempenho, que estão alinhados a objetivos estratégicos. O Balanced Scorecard utiliza um mapa estratégico para apresentar visualmente os maco objetivos da empresa, seguindo quatro perspectivas:
- Aprendizado e Crescimento,
- Processos Internos,
- Clientes e Stakeholders,
- Financeiro.
OKR – Objectives and Key Results
A OKR (Objectives and Key Results – Objetivos e Resultados-Chave) é uma metodologia que utiliza um conjunto de objetivos inter-relacionados. A premissa é que se alcançados de forma individual ou coletiva, vão contribuir para os objetivos macro de uma organização.
A metodologia OKR é baseada no preceito de que uma boa meta deve listar o que vai ser feito e a maneira como os resultados relacionados à esta atividade serão mensurados. Dessa forma, um OKR tem dois componentes: o objetivo e um conjunto de Resultados-Chave.
Gerenciamento de Diretrizes
Por fim, o Gerenciamento pelas Diretrizes implica na ideia de se dividir um direcionamento em outros, colocando estas quebras de direcionamentos sob responsabilidade de outras pessoas. É uma metodologia muito utilizada nos projetos da Consultoria Falconi.
Todas as diretrizes desdobradas devem estar intimamente ligadas à diretriz original, de forma que o cumprimento de todos os desdobramentos resulte no cumprimento da diretriz estabelecida originalmente.
4. Acompanhe o Desempenho com Indicadores
Depois de escolher a metodologia, é necessário criar indicadores. A criação dos indicadores para seu Plano Estratégico deve ser feito através de seus objetivos estratégicos ou diretrizes traçados.
“O que não é mensurado, não é gerenciado”.
Para criar um indicador é necessário refletir sobre quais são os processos de minha empresa que precisam ser mensurados para entender minha situação interna e externa. São os indicadores que indicam o resultado da tomada de decisão dos integrantes da empresa, de maneira a proporcionar informações que pautam a tomada de decisão da organização.
Aprenda TUDO sobre KPIs – Indicadores Chave de Desempenho – e como implementá-los no nosso artigo:
Não há vento favorável para quem não sabe onde quer ir. Faça seu Planejamento Estratégico, defina seus objetivos e cresça os resultados de sua empresa!
Com os conhecimentos apresentados neste texto você é capaz de desenvolver um Planejamento Estratégico bem estruturado. Quando executado e gerenciado por uma boa equipe será o responsável por ocasionar o salto de gestão que sua empresa tanto precisa!
Para complementar o seu Planejamento Estratégico, desenvolva ao mesmo tempo um bom Gerenciamento de Riscos. São dois conceitos que se relacionam intimamente para o sucesso de uma empresa:
Texto escrito por Camila Viera – Presidente da UFMG Consultoria Jr.