Segundo pesquisas realizadas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, quase 25% das empresas não chegam nem ao seu terceiro ano.
E uma das razões é a falha no planejamento financeiro empresarial.
O Brasil é um dos países que mais se empreende no mundo.
Como gestor, você já deve (ou pelo menos deveria) saber que planejar faz toda a diferença para o crescimento da sua empresa.
Os planos deverão ser realizados em todas as áreas da organização: finanças, produção, vendas, estratégias, etc.
Em alguns casos, pessoas se tornam gestores sem experiência e agrega diversas funções dentro do negócio.
Em poucos meses a sobrecarga faz com que o planejamento financeiro empresarial seja deixado de lado.
Porém, essa atitude é uma prática perigosa.
Se você é gestor ou empreendedor e não conseguiu ainda aplicar um planejamento financeiro eficiente na sua empresa, indicamos que continue lendo nosso post e ao final conseguirá reavaliar seu plano e ajustá-lo para que ele tenha sucesso.
Mas, o que é o planejamento financeiro de uma empresa?
Trata-se de um conjunto de ações que buscam entender, organizar e gerenciar os recursos financeiros ocasionando numa melhor performance empresarial e buscando melhores resultados.
É nesse processo que você analisa a saúde financeira da empresa, além de criar metas, definir objetivos, realizar projeções e até definir os planos de ação e estratégias do negócio.
É por meio do planejamento financeiro empresarial que é possível controlar despesas e investir os recursos disponíveis.
Por lidar diretamente com o seu dinheiro e suas disponibilidades, é fator decisivo no sucesso e sustentabilidade do negócio.
Não é possível sobreviver sem dinheiro em caixa, assim como também é necessário controle para alcançar os objetivos da organização.
Por que realizar um planejamento financeiro empresarial?
Porque ele é fundamental para o crescimento saudável da empresa e base para praticamente todas as operações do negócio.
O plano financeiro permite o controle das entradas e saídas de uma empresa.
Essa tarefa, embora seja considerada bastante trabalhosa, é uma ferramenta que utilizada de forma correta e assertiva, possibilita a identificação dos recursos que estão disponíveis e a obtenção de dados precisos para tomadas de decisões relacionados a investimentos e projetos de curto, médio ou a longo prazo.
Um exemplo prático e um erro muito comum nesse cenário, é o gestor decidir investir em equipamentos e máquinas devido a grande demanda e/ou para expansão e crescimento da produção, sem antes consultar as previsões de recebimentos, colocando em risco não somente o pagamento desse investimento, mas toda a operação da empresa.
Esse tipo de decisão leva a organização a cenários muito ruins que podem acumular prejuízos a longo prazo.
O que poderá evitar ou até mesmo impedir que isso ocorra é justamente um controle financeiro com registros atualizados possibilitando uma gestão financeira completa e realista.
3 dicas essenciais para o plano financeiro empresarial
1. Reconheça a situação atual da empresa
O primeiro passo para um planejamento financeiro eficiente, assim como no futebol, é o reconhecimento do campo para a partida. No âmbito empresarial, é impossível ter eficiência nesse jogo, sem entender detalhadamente a condição em que sua empresa se encontra no momento.
O tempo de mercado, pontos fortes e os pontos a melhorar, tipo de serviço ou produto que está oferecendo, público alvo, fatores externos e internos que poderão impactar na qualidade e\ou prestação de serviço ou produto, tipo de comunicação, as características do perfil do consumidor, entre outros aspectos gerais da empresa.
Nessa etapa, poderá utilizar como ferramentas de apoio, orientação e análise desses aspectos a análise SWOT ou FOFA e também o Balanço Patrimonial.
2. Preveja cenários diferentes e trace um plano de ação
Embora não sejamos capazes de prever o futuro, é possível nos prepararmos para a chegada dele.
Nssa etapa, o mais indicado é simular pelo menos 3 (três) cenários para o planejamento financeiro empresarial.
Nela deverá constar uma previsão de receitas e também de gastos para cada cenário, estabelecendo médias mensais e separando os custos fixos e variáveis.
Poderá utilizar uma planilha de orçamento para essa tarefa.
Após isso, é hora de colocar em prática o que foi previsto elaborando um plano de ação. Nele deverá conter algumas informações relevantes:
- Objetivos;
- Mapeamento das ações necessárias;
- Cronograma realista;
- Divisão de tarefas para as equipes responsáveis;
- Mensuração dos resultados;
- Documentação para análise de resultados.
3. Meça os resultados
De nada adiantará realizar essas duas etapas se não acompanhar o resultado delas. Esse acompanhamento deverá ser realizado continuamente e de forma rigorosa.
Se atente também que é necessário medir todos os resultados da empresa, pois só assim será possível pivotar ou continuar com as estratégias e metas que foram planejadas inicialmente.
Ferramentas auxiliares para o planejamento financeiro empresarial
Iremos citar aqui duas das melhores metodologias utilizadas para auxiliar na elaboração de um bom planejamento financeiro:
- 5W2H + SWOT
A combinação desses dois métodos irá identificar pontos fortes e fracos da empresa e também mapear as atividades necessárias para um bom desempenho do planejamento em todas as áreas e diretrizes corporativas.
- Ciclo PCAD
É uma metodologia que proporciona melhoria contínua nos processos por meio de planejamento e da medição de resultados.
A sigla PCAD vem das palavras em inglês:
- Plan
- Do
- Check
- Act
Traduzidas ao nosso português:
- PLANEJAR
- FAZER
- VERIFICAR
- AGIR
Por se tratar de um ciclo, a melhoria tende a se tornar cada vez mais assertiva, uma vez que terminado o ciclo, novamente voltará ao início. Sendo a sua principal finalidade acelerar e aperfeiçoar esses processos, por meio da identificação de problemas, de causas e de soluções.
Conclusão
Ao final desse artigo, esperamos ter conscientizado sobre a importância do planejamento financeiro empresarial.
Somente um planejamento bem estruturado e sólido irá ser a diferença entre o sucesso e fracasso do negócio.
Mesmo que a iniciação do processo de planejamento financeiro seja da forma mais simples, é fundamental iniciá-lo.
Após o primeiro passo, fica muito mais fácil lapidar e implementar um processo mais completo.
Acreditamos que a partir dessas informações, você consiga aplicar um planejamento eficiente, definindo metas e objetivos, executando seus projetos, avaliando a necessidade de ajustes e realizando correções, se necessário.
É um processo que além de permitir que sua empresa alcance o sucesso de forma saudável e sustentável a longo prazo, lhe tornará um competente e bem-sucedido gestor.