Em todo o cenário empresarial, diversas corporações ganham destaque e tornam-se referências mundiais.
Tal destaque não é à toa, tendo em vista os investimentos constantes em estratégias de crescimento e evolução empresarial.
Marketing, métricas de sucesso, treinamento e fortalecimento de equipe, planejamentos financeiros, investimentos, melhorias de produção, otimização de processos e crescimento de autoridade são alguns exemplos de estratégias fundamentais para a boa sucessão de qualquer negócio, independente do porte do mesmo.
Dessa forma, fica evidente a necessidade de seguir o exemplo de grandes empresas para alcançar os mesmos patamares que elas.
Por isso, se você deseja altos índices de sucesso e desenvolvimento para o seu negócio, é imprescindível contar com a implementação de tais estratégias.
Dentre as estratégias existentes e utilizadas por grandes empresas, podemos citar o Planejamento Operacional como uma das principais delas.
Entretanto, mesmo com tamanha importância muitos gestores e proprietários não conhecem o suficiente acerca do assunto para a implementação do mesmo.
Por isso, preparamos um artigo para te explicar o que é, a importância, os benefícios e como fazer um planejamento operacional efetivo.
Para sanar todas as suas dúvidas sobre o tema e aprender mais sobre ele, nos acompanhe nos tópicos a seguir:
O que é o Planejamento Operacional?
Também chamado plano de trabalho, o Planejamento Operacional é a formalização do processo de trabalho diário, bem como a definição cronológica de etapas a serem seguidas e a organização do fluxo de atividades desenvolvidas.
Além disso, o Planejamento Operacional ainda tem por finalidade a implementação de metas no processo de trabalho diário, visando o alcance de objetivos maiores impostos previamente pela empresa.
Dessa forma, o planejamento operacional além de sistematizar e facilitar o processo de trabalho, também assegura e direciona o mesmo para os objetivos gerais da corporação.
É feito por diversos profissionais de determinado setor empresarial, entretanto, precisa ser aprovado pelo gestor do departamento em questão para entrar em vigor.
Dessa forma, é feito a partir da visão geral da equipe em questão, tornando-o ainda mais funcional e efetivo.
Importância e benefícios do Planejamento Operacional
A importância do planejamento operacional é decorrente do seu próprio objetivo: a formalização dos processos internos, a análise do uso de recursos (pessoais ou financeiros), e o direcionamento de objetivos.
Além disso, o planejamento operacional também é fundamental para avaliar e eliminar partes do processo não funcionais, as quais limitam e atrasam o trabalho de uma forma geral, conhecidos como gargalos de processo.
Dessa forma, apresenta grande importância para o fluxo de atividades e a ocorrência efetiva da mesma, melhorando significativamente a qualidade de trabalho e demais aspectos do processo.
Ademais, também apresenta os seguintes benefícios os quais justificam a sua fundamentalidade:
- Uso racional de recursos: Como dito anteriormente, o planejamento operacional também define o uso de recursos da melhor forma possível, sejam eles pessoais ou financeiros.
- Aumento da produtividade e efetividade: Com a eliminação de gargalos produtivos e a formalização dos processos, o fluxo de trabalho torna-se mais rápido e efetivo.
- Aumento da agilidade e ganho de tempo: Decorrente da produtividade gerada.
- Aumento do engajamento da equipe: A equipe de colaboradores também torna-se mais engajada, tendo em vista a facilidade de trabalho e as melhorias de condições do mesmo, bem como organização de fluxo.
- Redução de custos: Com o uso adequado e racional de recursos, os custos são reduzidos de forma significativa em decorrência dos desperdícios previamente evitados.
- Direcionamento e alcance de objetivos: O direcionamento adequado faz com que o alcance de benefícios seja facilitado, gerando resultados positivos para a empresa e crescimento progressivo da mesma.
- Melhoria de comunicação: O processo comunicativo também é melhorado e facilitado pelo planejamento operacional.
- Aumento de lucros: Tendo em vista a redução de custos e demais benefícios, há aumento de lucro e faturamento total.
- Redução de riscos financeiros e operacionais: Além de todos os benefícios já citados, também há redução dos riscos financeiros pela definição de um orçamento fixo menor que o convencional, e dos riscos operacionais pela formalização dos processos, bem como o aumento e a garantia da segurança dos mesmos.
Com base nos benefícios listados acima, fica evidente a importância de contar com um planejamento operacional para evolução e crescimento do seu negócio.
E para te fazer aproveitar de todos eles, preparamos um passo a passo resumido e explicativo de como fazer um planejamento operacional efetivo.
Como fazer um Planejamento Operacional efetivo
Para elaboração e implementação de um planejamento operacional, é importante seguir 6 passos básicos os quais serão descritos e detalhados a seguir:
- Defina os objetivos do seu negócio
Seja crescimento, aumento de vendas e produtividade, aumento de lucro, redução de intercorrências produtivas, ganho de autoridade e vantagem competitiva, aumento do valor da marca, etc, todo e qualquer objetivo empresarial deve ser definido e listado como etapa introdutória.
Assim, as etapas seguintes serão baseadas nos objetivos definidos e será possível fazer o direcionamento adequado para alcance dos mesmos.
- Defina o orçamento
Após definir os objetivos, é hora de definir a quantia disponível para alcance dos mesmos.
Para isso, estabeleça um orçamento que será exclusivo para gastos operacionais, limitando o uso de recursos e reduzindo-o.
Nesta etapa, é importante definir um meio-termo vantajoso, que seja suficiente para arcar com as necessidades financeiras mas que não ultrapasse o necessário.
Importante também se ater a definição de um orçamento viável nas condições financeiras da empresa, para que não haja prejuízos e complicações.
- Elabore um cronograma
Cronograma é uma ferramenta importante para qualquer processo de gestão, e com o planejamento estratégico isso não é diferente.
Por isso, elabore um cronograma definindo prazos com base na complexidade das atividades exercidas e o orçamento disponível.
Assim, será possível evitar atrasos e intercorrências operacionais decorrentes da má gestão e da falta de definição de prazos.
- Liste tarefas
Uma das etapas mais importantes, as tarefas precisam ser listadas e definidas para posterior realização e organização das mesmas.
Além disso, é importante relacionar tarefas e objetivos, certificando-se sempre de que as atividades definidas serão efetivas para o alcance dos mesmos.
- Defina os papéis e as respectivas responsabilidades de cada colaborador
Após a definição das tarefas, é hora de definir quem vai executá-las, distribuindo as responsabilidades entre os colaboradores e evidenciando a importância do papel de cada um deles.
Assim, o engajamento aumenta e a qualidade do serviço prestado também, tendo em vista o sentimento de participação e a execução adequada de tarefas.
- Observe a execução e modifique o que for necessário
Por último mas não menos importante, é hora de implementar o projeto operacional e observar a sua execução.
Com a observação, torna-se possível analisar a sucessão do planejamento bem como as adequações necessárias para melhoria do mesmo.
Assim, o processo se torna ainda mais assertivo e efetivo nas condições reais e possíveis da empresa.
Conclusão
Agora que você já sabe o que é, reconhece a importância e sabe como fazer um planejamento operacional, basta seguir os passos descritos acima e aproveitar de todos os benefícios existentes.
Entretanto, se a sua empresa apresenta maior nível de complexidade em dificuldade e número, é importante contar com um serviço profissional e especializado.
Nós da UCJ contamos com profissionais capacitados para a viabilização desse e outros planos de negócios, capazes de facilitar e solucionar problemas operacionais e produtivos.
Nosso papel é: “auxiliar na compreensão do mercado em que seu empreendimento está inserido, os recursos necessários, o modelo de operação, oportunidades de crescimento e riscos existentes.”
Para entender um pouco mais sobre o nosso trabalho e contatar um de nossos especialistas em Plano de Negócios, clique aqui.