Pular para o conteúdo
  • Sobre
  • Soluções
    • Plano de negócios
    • Estratégia
    • Marketing
    • Processos
    • Gestão Financeira
    • Recursos Humanos
    • Estudo de viabilidade econômica
    • Estudo de Viabilidade Industrial
  • Blog
    • Artigos
    • Web Stories
  • Materiais Ricos
  • Cases
  • Sobre
  • Soluções
    • Plano de negócios
    • Estratégia
    • Marketing
    • Processos
    • Gestão Financeira
    • Recursos Humanos
    • Estudo de viabilidade econômica
    • Estudo de Viabilidade Industrial
  • Blog
    • Artigos
    • Web Stories
  • Materiais Ricos
  • Cases
FALE COM UM ESPECIALISTA

Planejamento Tático e Operacional: suas diferenças e como eles podem ajudar seu negócio!

O futuro e sucesso de um negócio depende muito do planejamento. É ele que dirá para onde o negócio está indo e qual objetivo deseja alcançar. 

Administrar uma empresa sem planejamento é o mesmo que fazer uma viagem sem destino. Provavelmente passará por lugares incríveis, mas há uma chance muito maior de se perder e acabar sem chegar em lugar nenhum. E se chegar em algum desses lugares incríveis, perceberá que os perrengues e as dificuldades poderiam ter sido reduzidos se houvesse o mínimo de planejamento. 

Ser gestor é uma tarefa árdua e que demanda muitos desafios. 

Uma boa gestão tem relação direta com o planejamento tático e operacional. Eles são essenciais para alcançar o sucesso, pois determina onde a empresa quer chegar e como ela fará para executar o seu objetivo.

Ter um bom planejamento é primordial para o crescimento saudável e contínuo de uma organização. É preciso envolver pessoas de vários níveis, se comunicar claramente, garantir que todos conheçam os seus objetivos e coordenar as atividades da organização para que as coisas aconteçam e se tenha uma gestão de alta performance.

E para isso, você precisa entender os principais níveis de planejamento e como eles podem ajudar o seu negócio. 

Continue lendo esse post e entenda a diferença de cada tipo de planejamento e como poderá aplicar na sua empresa. Vamos lá?

Quais os tipos de planejamento?

Todo empreendedor deseja ver seu negócio crescer e para isso ocorrer, planejamento é a palavra-chave. 

Entender o que é o planejamento e os seus tipos são o primeiro passo para garantir o crescimento planejado e constante da sua empresa.

Não importa o porte da empresa quando se trata de planejamento. Seja ela grande, média ou pequena, todas precisam realizar um planejamento que se encaixe com a necessidade do seu porte e que possibilite o seu crescimento e que ajude a prever seu futuro.

Toda organização, independente do tamanho, precisa saber muito bem onde quer chegar. Por isso, na gestão empresarial, o planejamento da empresa é fundamental para definir os principais objetivos e isso pode ser feito em três níveis: estratégico, tático e operacional.

Através dessa figura é possível perceber que o nível estratégico é o mais elevado na pirâmide e é de responsabilidade de menos pessoas.

O nível tático vem abaixo do estratégico e serve de elo para os níveis estratégico e operacional.

Enquanto o nível operacional é a base da pirâmide. Esse nível engloba a maior parte da mão-de-obra de uma organização. Por isso, é o responsável por operar todos os processos na empresa.

A diferença entre eles se baseia resumidamente em quatro aspectos: nível de decisão, horizonte temporal, especificidade e amplitude de efeitos.

Conhecer a diferença entre eles e usá-los a seu favor fará grande diferença na hora de tomar decisões, além de tornar a administração da sua empresa mais eficiente, eficaz, com mais controle e principalmente assertiva.

Nesse post, o foco é em dois desses tipos: Tático e Operacional. Vejamos agora eles mais detalhadamente.

Planejamento Tático

O planejamento tático é o elo da pirâmide, ligado ao nível estratégico e também operacional, é ele que faz a intermediação entre esses dois níveis. 

Para entender melhor sobre o planejamento tático, é necessário entender como funciona o nível estratégico. 

O planejamento estratégico se desdobra para toda a organização, tudo começa por ele, que é a visão do futuro da organização. Se preocupa em direcionar todas as macro-áreas da organização.

Já o Planejamento Tático é focado em colocar em prática os planos de ação para alcançar os objetivos de longo prazo do nível estratégico. Trata-se de planejamento com um envolvimento mais limitado, ao nível departamental, envolvendo às vezes apenas um processo de ponta a ponta.

Ele delineia os objetivos de forma setorizada, para que cada time na empresa atinja seus próprios objetivos. Dessa forma, seu impacto impacta diretamente nas metas globais com a colocação de planos concretos em ação. 

Em resumo, o planejamento tático é o responsável por criar metas e condições para que as ações estabelecidas no planejamento estratégico sejam alcançadas.

Uma das principais diferenças do Planejamento Estratégico para o Planejamento Tático é que o primeiro é voltado para a organização com um todo (como já falado) e o outro tem um envolvimento ao nível departamental, envolvendo às vezes apenas um processo/departamento, sendo assim um detalhamento com os meios para atingir os objetivos e metas da organização. 

Podemos dizer que o Planejamento Tático é a decomposição do Planejamento Estratégico para cada setor e/ou para cada área da empresa. São planos mais detalhados que traduzem e interpretam o plano estratégico para transformá-lo em planos concretos, onde pode ser desenvolvido o plano de marketing, produção, pessoal, ou seja, financeiro empresarial.

Como se trata de um planejamento mais específico, as decisões podem ser tomadas por pessoas que ocupam os cargos entre a alta direção e os operacionais: os gerentes das equipes.

Outra característica que diferencia o planejamento tático é o tempo que as ações são aplicadas, geralmente no período de 1 a 3 anos, mensurando ações para um futuro mais próximo, geralmente para médio prazo.

Um ponto a ser considerado para esse tipo de planejamento é a metodologia. Ela irá auxiliar a estipular e definir metas. 

Uma metodologia simples e de fácil utilização é a 5W2H. Trata-se de uma maneira prática e bastante eficaz de definir suas metas e pode ser utilizada no próximo nível de planejamento. 

Para facilitar ainda mais o entendimento do planejamento, citamos abaixo alguns questionamentos que poderão ajudar:

  • O que fazer?
  • Dá para fazer?
  • Vale a pena fazer?
  • Vai funcionar?
  • Quando vamos fazer?

Alguns exemplos de objetivos táticos:

  • Garantir que os pedidos de clientes sejam atendidos com prazo de até 24h;
  • Garantir que nenhum produto com defeito seja comercializado;
  • Garantir que 100% dos funcionários sejam treinados e/ou especializados para sua área.

Planejamento Operacional

O planejamento operacional é de onde saem as ações e metas traçadas pelo nível tático para atingir os objetivos das decisões estratégicas.

O nível operacional é executado pela equipe em sua rotina diária e tem como objetivo colocar em prática o que foi proposto no Planejamento Tático em um curto período, entre 3 meses a 1 ano. 

É nesse nível que são definidos os métodos, processos e sistemas a serem utilizados para que a organização possa alcançar os seus objetivos globais e todos os níveis da organização estão envolvidos e cuidam do acompanhamento da rotina.

É aqui também que os planos são bem mais detalhados que as etapas anteriores, especificando as pessoas envolvidas e as responsabilidades, atividades, funções e divisão de tarefas da equipe, além dos equipamentos e recursos financeiros necessários para colocar os planos em prática.

Utilizando também a metodologia 5W2H, podemos focar no 2H  para esse nível: “o que fazer” e no “como fazer” as tarefas rotineiras da organização.

Além dessas informações do 5W2H, algumas questões que podem ajudar são:

  • Como fazer?
  • Quem vai fazer?
  • Qual o prazo esperado?
  • Quais as ferramentas e recursos necessários?
  • Quanto vai custar?
  • Quais as alternativas?

Veja alguns exemplos de Objetivos Operacionais:

  • Implantar um sistema de logística;
  • Implantar um programa de qualidade total;
  • Fechar parcerias com escolas e faculdades para capacitar os funcionários.

Em resumo, o Planejamento Operacional foca na eficiência do trabalho e nos meios de maximizar as entregas. Enquanto o estratégico e tático focam no lugar em que a organização deseja chegar.

Conclusão

Para um planejamento eficaz e assertivo é  importante entender que os planejamentos estratégico, tático e operacional estejam em total sintonia para que a empresa continue avançando e crescendo sustentavelmente. 

Vale salientar que o planejamento não deve ficar restrito a apenas a alta administração ou ao setor responsável. É necessário que todos estejam nadando para o mesmo lado e com os mesmos objetivos.  

Quanto mais pessoas na empresa forem envolvidas no processo, maiores serão os ganhos de engajamento e comprometimento com os resultados. O que é vital para uma empresa ter sucesso. 

Outro ponto importante é que o processo de planejamento deve ser algo vivo e contínuo na organização. Deve haver monitoramento e revisão dos planos sempre que possível. 

É fundamental realizar simulações de vários cenários e não parar na primeira versão do planejamento, sem ter a certeza de ter explorado mais opções e ter escolhido a melhor. Além disso, essa simulação pode possibilitar se antecipar a possíveis imprevistos no planejamento e também a mitigar os impactos negativos que o planejamento pode ter para a empresa.

Está esperando o que para começar a planejar e elevar os resultados do seu negócio?! 

  • admin
  • junho 2, 2021
  • 12:13 pm
  • Sem Comentários

Mais recentes

Vendedor ou Psicólogo? Como Ler Pessoas para Fechar Negócios com Ética

Leia mais »

O que é Mapeamento de Processos?

Leia mais »

Como o “Empresário Salva-Vidas” Sabota o Crescimento do Próprio Negócio.

Leia mais »

Materiais Ricos

[E-book] RH e Processos Empresariais

Leia mais »
Saiba mais

Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo no mundo da gestão!

  • UCJ 2023
  • Todos os direitos reservados

Serviços

  • Plano de negócios
  • Estratégia
  • Marketing
  • Gestão financeira
  • Qualidade em processos
  • Recursos Humanos

Saiba mais

  • Blog
  • Cases
  • Sobre a empresa
  • Política de Privacidade e Cookies

Contato

  • +55 31 97243-6835
  • [email protected]
Facebook Instagram Linkedin

Todos os direitos reservados

CNPJ: 42.772.152/0001-52 / Razão social: UCJ Consultoria Júnior

POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COOKIES – UCJ

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Olá, Usuário (a)!

Antes de darmos o primeiro passo na busca de soluções eficientes e personalizadas ao seu negócio, é necessário que você, seja estudante, empreendedor, gestor, ou mesmo simpatizante de ideias que de fato proporcionem a geração de resultados, leia de forma atenciosa a Política de Privacidade do nosso site!

Mas calma, já sabemos o que você pode estar pensando: “um texto genérico qualquer; não tem relevância, vou só passar e aceitar”. Deixa a gente te contar uma coisa: a política de privacidade é mais um instrumento utilizado pela UCJ que visa o bem-estar, a segurança e zelo pelas melhores práticas de mercado, com o objetivo de garantir a total transparência para com o usuário do site.

Por meio dela, ao acessar o site, você visualiza os detalhes sobre algo muito importante hoje em dia: seus dados. Dentre alguns dos pontos mencionados, estão elencados: como realizamos a coleta, o tratamento e o armazenamento dos seus dados, quais são recolhidos enquanto você navega pelo nosso site, para que, assim, possamos te oferecer da maneira mais segura o melhor que a UCJ tem para auxiliar o seu negócio!

Quanto aos aspectos técnicos necessários para a sua elaboração, não se preocupe! A UCJ está inserida e ciente de toda a legislação vigente que trata sobre o assunto, em especial, a Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018).

Caso você concorde com as políticas de transparência e as precauções adotadas pela UFMG CONSULTORIA JÚNIOR para valorizar você, empreendedor (a), basta clicar no botão “aceitar”, atestando que você concorda com todos os termos deste documento.

 

O QUE VOCÊ IRÁ ENCONTRAR AO LONGO DA NOSSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

  1. O que você precisa saber antes de ler e aceitar nossa Política;
  2. Quais as informações já são coletadas automaticamente;
  3. Como coletamos e quais dados coletamos;
  4. Para que utilizamos os dados coletados;
  5. Com quem compartilhamos seus dados;
  6. Como se dá o armazenamento dos dados coletados;
  7. Como fazemos o descarte dos seus dados;
  8. Conheça seus direitos;
  9. Onde ocorrerá a resolução de eventuais conflitos;
  10. Alterações na nossa política;
  11. Contato.

 O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE LER E ACEITAR NOSSA POLÍTICA

  • Dado: é qualquer informação que possa levar à identificação de uma pessoa física, ou seja, o seu nome completo, número de CPF, endereço, assim como, várias outras informações. Segundo a Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018), eles se subdividem em: Pessoal (relativa a uma pessoa viva, identificada ou identificável, constitui dados pessoais o conjunto de informações distintas que podem levar à identificação de uma determinada pessoa), Sensível (são aqueles dados que podem levar a discriminação de uma pessoa) e anônimo (dados que não podem ser atribuídos há nenhum indivíduo específico).
  • Titular: é o dono dos dados que serão tratados e é o verdadeiro soberano de todas as relações que envolvam as suas informações;
  • Tratamento: é toda e qualquer ação realizada com os dados pessoais de um titular, desde a coleta e armazenamento até o compartilhamento e uso;

QUAIS AS INFORMAÇÕES JÁ SÃO COLETADAS AUTOMATICAMENTE

Ao navegar na Internet, algumas informações já são, automaticamente, transmitidas entre computadores. Todavia, é impossível ocorrer a identificação de uma pessoa física e, assim, esses dados possuem apenas fins estatísticos.

No entanto, a fim de esclarecermos tudo o possível para você, usuário (a), e estabelecermos uma concreta relação de confiança, seguem quais são essas informações coletadas:

  • O nome de domínio de Internet, caso você utilize uma conta privada de acesso à Internet, ou, caso você tenha acesso através de uma universidade, por exemplo;
  • O endereço IP;
  • O tipo de navegador e de sistema para acessar nosso site;
  • A data e hora que você acessa nosso site;
  • Se você acessa nosso site a partir de outro site.

 COMO COLETAMOS E QUAIS DADOS COLETAMOS

O usuário terá a possibilidade de baixar materiais ricos com conteúdos diversos a fim de auxiliar o seu negócio, haverá também o cadastro na nossa Newsletter, tudo isso por meio do preenchimento de um formulário disponibilizado para quem acessar o site. Nesse sentido, durante o processo de registro, a UFMG CONSULTORIA JÚNIOR coleta os seguintes dados:

  • Nome;
  • Endereço de e-mail;
  • Telefone celular;
  • Nome da empresa interessada no diagnóstico;
  • Cargo ocupado dentro da empresa;
  • Número de colaboradores da empresa;

 PARA QUÊ UTILIZAMOS OS DADOS COLETADOS

A utilização das informações pessoais do Usuário tem um objetivo de promover maior integração dos serviços prestados pela UCJ à realidade do cliente, sempre buscando meios e alternativas para que aquele serviço gere satisfação e, principalmente, resultado para o nosso cliente, fornecendo o melhor e mais completo serviço, dentro da proposta de valor que a UFMG CONSULTORIA JÚNIOR busca agregar.

É válido ressaltar que qualquer ação que venha porventura ser veiculada, elaborada, ou executada pela UCJ só é de fato posta em prática com a anuência do (a) cliente por dois elementos: Consentimento do Titular, por meio da leitura e concordância deste próprio documento; e pelo Legítimo Interesse do Controlador, limitado por lei e disposto abaixo:

a. Saber das necessidades e preferências de cada cliente comprador, fazendo assim com que mais conteúdo relevantes cheguem ao seu domínio;

b. Envio, via e-mail, de campanhas publicitárias elaboradas ou veiculadas pela UFMG CONSULTORIA JÚNIOR, indicando novos serviços, promoções e afins. (O Usuário poderá solicitar, a qualquer tempo, que seja retirado da listagem de pessoas que receberão este conteúdo, clicando em “não receber mais estes e-mails ou semelhantes”);

c. Utilização por parte do setor da empresa responsável, em contato futuro, para reaver clientes presentes na base de dados, por meio dos canais oficiais da empresa.

 

COM QUEM COMPARTILHAMOS SEUS DADOS

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR JAMAIS compartilhará os seus Dados Pessoais com terceiros, salvo em três hipóteses:

  • Com a RD Station, que é a ferramenta utilizada para armazenamento e envio de fluxo de e-mails previsto anteriormente. Nesse sentido, para que você possa receber nossos melhores conteúdos é preciso o acesso ao: seu nome e e-mail;
  • Com eventuais empresas contratadas para prestar qualquer serviço relativo à manutenção do Site. Vale destacar, que o acesso aos dados não ocorrerá de maneira individualizada e sim anônima, portanto, não se faz possível a identificação do titular;
  • Além disso, os seus dados, inicialmente sigilosos, podem vir a ser revelados a autoridades competentes, exclusivamente nos termos previstos na legislação brasileira ou por determinação judicial e/ou administrativa. Neste caso, as bases legais aplicáveis, hipóteses previstas na Lei Geral de Proteção de Dados, para o compartilhamento, podem ser as seguintes: cumprimento de obrigação legal e/ou execuções de direitos em ações judiciais.

COMO SE DÁ O ARMAZENAMENTO DOS DADOS COLETADOS

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR armazena seus Dados Pessoais por meio da ferramenta RD Station, a qual faz uso de listas de mailing. Nesse sentido, o armazenamento se dá pelo tempo que for necessário para alcançar as finalidades, sempre respeitando o consentimento dado pelo titular, ou para cumprir obrigações legais.

 

COMO FAZEMOS O DESCARTE DOS SEUS DADOS

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR, amparada pela legislação vigente, irá reter os dados disponibilizados até que o titular desses solicite sua exclusão da base de dados.

 

CONHEÇA SEUS DIREITOS

Você, enquanto titular dos Dados Pessoais coletados, tem os seguintes direitos:

  • Acessar, revisar e/ou ter conhecimento acerca de qualquer tratamento realizado com seus dados, além de requisitar um documento contendo todas essas informações;
  • Corrigir ou solicitar a correção/atualização de Dados Pessoais;
  • Solicitar a exclusão dos Dados Pessoais coletados e utilizados com base em seu consentimento;
  • Obter informações sobre as entidades com as quais compartilhamos seus Dados Pessoais;
  • Quando a atividade de tratamento necessitar do seu consentimento, a qualquer momento você poderá revogá-lo.

Para exercer seus direitos, basta entrar em contato com o canal disponibilizado ao fim desta Política de Privacidade.

 

ONDE OCORRERÁ A RESOLUÇÃO DE EVENTUAIS CONFLITOS

Esta Política de Privacidade é regida de acordo com a legislação brasileira. Quaisquer disputas ou controvérsias resultantes da relação aqui regulada, especialmente no que envolver os dados fornecidos ao site pelos usuários, serão processadas no foro da Comarca de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais.

 

ALTERAÇÕES DA NOSSA POLÍTICA

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR resguarda para si o direito de alterar, tempestivamente, as formas com que os Dados Pessoais são tratados e, consequentemente, os termos da política de privacidade, mantendo-se sempre alinhada à legislação vigente.

Por isso, acesse este documento frequentemente para verificar quaisquer atualizações ou mudanças.

 

 

CONTATO

Para fazer perguntas, comentários e/ou solicitações sobre a nossa Política e práticas de privacidade, basta entrar em contato pelo e-mail: [email protected]; pelo telefone +55 (31) 3409-7113; ou pelo endereço: Av. Pres. Antônio Carlos, 6627, Faculdade de Ciências Econômicas UFMG, Sala 2107, Pampulha, Belo Horizonte – MG, 31270-901.

 

 

POLÍTICA DE COOKIES

 O QUE SÃO COOKIES?
 

Cookie de navegação, ou simplesmente cookies, é um pequeno arquivo de navegação de texto que é gravado no seu computador enquanto há navegação em sites da internet.
Dentre a sua principal utilidade o cookie nada mais é que a memória do(a) usuário(a) naquele site, ou seja, o histórico de navegação o qual tem como objetivo proporcionar uma personalização e identidade para cada pessoa em específico que acessar o site, gravando suas preferências dentro daquele endereço eletrônico.
Os cookies datam da década de 90, tal tecnologia existe desde praticamente o início da rede de internet doméstica, sendo inicialmente proposto para sites de compra de venda online, onde as preferências e gostos dos(as) clientes são levados em consideração, práticaque até hoje persiste no mercado.

QUAIS OS TIPOS DE COOKIES QUE SERÃO UTILIZADOS PELO SITE?

É válido, antes de tudo, destacar que de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, Nº 13.709/2018, não existe expresso uma regulamentação que obrigue de forma explícita esses avisos de cookies, mas o intuito da referida lei tem como seu escopo estabelecer medidas que tragam e impliquem em maior transparência ao(à) usuário(a), alinhando o Brasil às boas práticas e legislações internacionais.
Como forma de trazer clareza às pessoas que acessam aquele site, esses avisos são uma forma de mostrar que estão se preocupando com a coleta de dados. Em específico para a UFMG Consultoria Júnior, as informações variam entre o IP do dispositivo, localização geográfica e o navegador utilizado para o acesso. Essas informações consistem em dados anônimos, incapazes de determinar com exatidão o(a) usuário(a).

COMO OCORRE O GERENCIAMENTO DOS COOKIES?

A instalação dos cookies em nosso site está sujeita ao seu consentimento, assim como, ao legítimo interesse da empresa.
E o que isso quer dizer?

Atualmente, na primeira vez que você acessa nossas aplicações, é requerida a sua concordância com a instalação dos cookies, os quais apenas serão ativados após a suaaceitação. Assim, é nesse momento que estamos trabalhando com a base legal CONSENTIMENTO DO TITULAR, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados.
Em adição, destacamos aqui que a UFMG Consultoria Júnior faz uso também da base legal conhecida como LEGÍTIMO INTERESSE, isto é, os dados coletados via cookies visam a promoção de atividades do controlador. Vale ressaltar, que esta base legal é utilizada naquelas situações em que os dados já foram devidamente coletados para uma determinada finalidade e agora serão utilizados também para outra(s), não esquecendo, é claro, de atender alguns requisitos, como: legitimidade do interesse e necessidade de uso para uma finalidade compatível com a atividade fim da empresa.

POR QUE A UFMG CONSULTORIA FAZ USO DE COOKIES?

Usamos cookies para aprender como você, usuário(a), interagir com o nosso conteúdo e para, assim, fornecer a melhor experiência ao visitar o nosso site, tornando nossas aplicações mais fáceis e personalizadas, tendo por base suas escolhas e comportamento de navegação.
Dessa forma, por meio dos cookies, entendemos como você utiliza nossas aplicações e, portanto, conseguimos oferecer um conteúdo mais específico e relevante, já que lembramos das suas preferências.
É a partir do armazenamento, leitura e execução de dados que os cookies permitem uma navegação em nosso site mais rápida e eficiente, já que elimina a necessidade de ser apresentada a você, usuário, as mesmas informações.


COMO DESATIVAR O USO DE COOKIES?

Todos os navegadores de internet permitem que o(a) usuário(a) aceite, recuse ou elimine os cookies utilizados por determinado site (favor notar que a maioria dos browsers aceitam automaticamente os cookies). Dessa forma, o(a) utilizador(a) pode a qualquer momento excluir e/ou recusar o uso desses.
Como fazer isso?

A forma de promover a desativação e exclusão dos cookies varia de acordo com cada navegador, para facilitar a sua navegação você pode ta acessando os tutoriais abaixo de acordo com o seu browser específico, caso o que esteja utilizando não apareça abaixo não precisa se preocupar, basta procurar nas configurações do mesmo a parte a respeito dos cookies.

●Se você usa o Google Chrome:

https://support.google.com/chrome/answer/95647?co=GENIE.Platform%3DD esktop&oco=1&hl=pt-BR


● Se você usa o Firefox:

https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/gerencie-configuracoes-de-armazenamen to-local-de-s

 

● Se você usa o Microsoft Edge:

https://support.microsoft.com/pt-br/windows/excluir-e-gerenciar-cookies-168d ab11-0753- 043d-7c16-ede5947fc64d


● Se você usa o Safari:

https://support.apple.com/pt-br/guide/safari/sfri11471/mac

 

● Se você usa o Opera:

https://help.opera.com/en/latest/web-preferences/#cookies

 

● Se você usa o Internet Explorer:

https://support.microsoft.com/pt-br/windows/excluir-e-gerenciar-cookies-168d ab11-0753- 043d-7c16-ede5947fc64d


Lembre-se de que você não deve esquecer de configurar todos os navegadores de seus diferentes aparelhos (tablets, smartphones, computadores, entre outros).

Note-se que, ao desativar cookies, pode impedir que alguns serviços da web funcionem corretamente, afetando, parcial ou totalmente, a navegação no website.

ATUALIZAÇÃO DA POLÍTICA DE COOKIES:

A UFMG Consultoria Júnior poderá sempre que necessário atualizar a Política de
Cookies, mantendo-se sempre alinhada à legislação vigente.

Dessa forma, verifique essa página periodicamente para se manter atualizado sobre possíveis alterações.
Última atualização ocorrida no dia 14 de Julho de 2021.

CONTATO

Para fazer perguntas, comentários e/ou solicitações sobre a nossa Política de Cookies, basta entrar em contato pelo e-mail:[email protected]; pelo telefone +55 (31) 3409- 7113; ou pelo endereço: Av. Pres. Antônio Carlos, 6627, Faculdade de Ciências Econômicas UFMG, Sala 2107, Pampulha, Belo Horizonte – MG, 31270-901.

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está satisfeito com ele. OkPolítica de Privacidade