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4 dicas para montar um Plano de Marketing eficiente

Um plano de marketing eficiente serve para conduzir as empresas rumo ao alcance dos seus objetivos. 

A ferramenta serve tanto para as organizações que estão iniciando as suas atividades quanto para as que já operam há um certo tempo no mercado, porém não vêm atingindo os resultados previstos.

Afinal de contas, o instrumento é essencial para o sucesso de qualquer negócio, e que se conecta com planejamento, gestão e antecipação. Porém, mais importante do que contar com o apoio do plano de marketing, é necessário saber como aplicá-lo e fazer ajustes sempre que necessário.

Se você tem interesse em saber mais sobre o tema e como elaborar um plano de marketing eficaz para o seu negócio, fique conosco até o final deste conteúdo para conferir todas as dicas. Boa leitura!

O que é um plano de marketing?

O plano de marketing é uma espécie de manual que serve para guiar todas as ações da área com o intuito de alcançar os objetivos definidos e contribuir para o crescimento da organização.

Ou seja, trata-se de um documento que agrupa todas as estratégias de marketing que serão efetuadas num determinado período.

No instrumento, são informados as métricas, análises, estatísticas, estudos de mercado, objetivos e outros dados essenciais que auxiliam a identificar soluções para os problemas organizacionais.

Em outras palavras, o plano de marketing é um mecanismo estratégico de gestão que organiza metas mais abrangentes com a habilidade operacional de cada setor da empresa.

Qual o objetivo do plano de marketing?

O objetivo do plano de marketing é proporcionar ao gestor uma visão estratégica do negócio e alcance dos seus objetivos com maior gerenciamento e previsibilidade.

Através do documento, você pode determinar as ações que serão realizadas, como elas serão implantadas, quais canais serão beneficiados, qual o capital necessário para investimento e como os resultados serão mensurados.

Esses são os objetivos gerais do plano de marketing. Porém, a partir desses princípios, é possível idealizar outros objetivos conforme o cenário da sua empresa.

Se o seu negócio está no estágio de início das atividades, o momento é focar na captação de potenciais clientes. Após essa etapa, o próximo passo é criar relacionamento com os consumidores, estimulando a fidelização entre eles.

Em contrapartida, se a sua empresa já está na ativa há um certo tempo, é provável que você queira investir em reposicionamento de mercado e agregar mais humanização para a sua marca.

Com isso, fica claro que o propósito do plano de marketing pode variar de negócio para negócio. Porém, o que importa, na verdade, é que o objetivo não seja padronizado nem “engessado”.

A ferramenta deve ser aplicada e revisada com frequência para analisar se as ações estão coordenadas com o que foi planejado inicialmente ou se necessitam de ajustes.

Benefícios da elaboração de um plano de marketing

Se até aqui você ainda está pensando se realmente vale a pena investir num plano de marketing, confira as principais vantagens em desenvolver essa ferramenta:

Conexão com os clientes ideais

Uma das premissas básicas do plano de marketing é pesquisar detalhadamente o contexto do qual a empresa faz parte e conhecer o perfil do público ideal que se deseja alcançar.

Essas iniciativas são fundamentais para atingir os resultados esperados pela organização, já que elevam as chances de chegar até o público certo.

Maior probabilidade

Toda e qualquer iniciativa de marketing é passível de ter que lidar com contratempos. Pode ser um fornecedor que não entregou o material impresso para divulgação a tempo ou sistemas que sofrem com bugs, impedindo o seu funcionamento integral para ações estratégicas do setor.

Porém, contar com um planejamento que antecipa possíveis problemas, apresentando soluções e promovendo mais equilíbrio na tomada de decisões é essencial para o sucesso da organização.

Otimização de recursos

Ainda falando sobre previsibilidade, um plano de marketing viabiliza o desenvolvimento de ações levando em consideração o orçamento disponível no prazo estipulado.

Em outras palavras, isso significa uma economia de tempo e dinheiro bem expressiva. O plano de marketing também ajuda a estabelecer as prioridades e a potencializar a contenção de gastos, acelerando a conquista dos resultados que a sua empresa tanto espera.

Gerenciamento mais sustentável

Devido a sua capacidade de antecipar resultados a curto, médio e a longo prazo, o plano de marketing ajuda os gestores a administrar o crescimento da empresa de maneira mais sustentável.

Até porque, com metas mais objetivas, é possível coordenar processos sem a necessidade de fazer mudanças radicais.

Clareza na comunicação interna

O plano de marketing não é elaborado apenas para o público externo. Ele também contempla o público interno, ou seja, os colaboradores da sua empresa.

Em empresas de médio e grande porte, sempre que há alguma mudança na estrutura interna, é possível perceber que os colaboradores se sentem perdidos quanto às próximas iniciativas da organização.

Com a ferramenta, você consegue comunicar com mais clareza para todos sobre os caminhos que a empresa percorrerá num período específico.

Como elaborar um plano de marketing

Até aqui apresentamos o conceito, objetivo e os benefícios de desenvolver um plano de marketing.

Agora você vai aprender em 4 dicas como elaborar um plano de marketing eficiente para o seu negócio. Confira:

#01. Realize uma pesquisa de mercado

Para fazer um bom plano de marketing, você precisa conhecer bem o cenário onde a sua empresa está inserida.

Nesse sentido, é primordial investir na aplicação de pesquisas de mercado quantitativas e qualitativas.

O primeiro tipo de pesquisa permite o acesso a dados, como por exemplo, o total de empresas concorrentes, diretas e indiretas e o percentual do público-alvo.

Já no segundo, você consegue identificar a conduta e os hábitos dos seus potenciais clientes.

#02. Utilize personas no seu projeto

Se dedique a conhecer profundamente o seu público. Esse é o melhor caminho para estabelecer uma conexão verdadeira com os seus clientes para atender todas as suas necessidades.

As personas são perfis fictícios baseados em pessoas reais que possuem as mesmas rotinas e particularidades dos clientes da sua marca.

Criando a persona do seu negócio, você estará cada vez mais próximo de alcançar os clientes ideais por meio das ações de marketing.

#03. Defina bem o seu cronograma

O que garante a eficiência do plano de marketing são os detalhes das informações contidas no documento.

Dados como prazos, responsabilidades e orçamentos, minuciosamente detalhados, reduzem a chance de erros nos processos organizacionais.

Um cronograma eficaz precisa ter previsibilidade, ou seja, ser capaz de antecipar problemas. Por isso, é primordial sugerir alternativas para os mais diversos tipos de contextos.

#04. Considere a realidade da sua empresa 

Um dos principais pontos que auxiliam na efetividade do plano de marketing é levar em consideração a realidade da sua empresa na hora de elaborá-lo.

Isso não significa que você não possa sonhar grande, idealizar o crescimento e o sucesso do seu negócio, mas que precisa ter cautela ao definir os seus objetivos com o plano de marketing.

Em alguns casos, vale muito mais manter os pés no chão, compreendendo o cenário do negócio, com chances de atingir os seus objetivos de maneira mais realista ao invés de focar em possibilidades que estão fora do seu alcance.

Conclusão

O plano de marketing atua como uma espécie de guia para orientar as empresas no alcance dos seus mais variados objetivos. Ele ajuda a estruturar e direcionar todas as tomadas de decisão da organização.

Por meio desse documento, é possível minimizar riscos e otimizar ganhos, ou seja, tudo o que uma empresa necessita.

Se você busca alcançar os melhores resultados para o seu negócio através de um plano de marketing eficiente e gostou do conteúdo de hoje, continue acompanhando o blog da UCJ!

Toda semana trazemos conteúdos relevantes para otimizar a gestão da sua empresa. Até mais!

  • admin
  • janeiro 2, 2023
  • 7:25 am
  • Sem Comentários

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POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COOKIES – UCJ

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Mas calma, já sabemos o que você pode estar pensando: “um texto genérico qualquer; não tem relevância, vou só passar e aceitar”. Deixa a gente te contar uma coisa: a política de privacidade é mais um instrumento utilizado pela UCJ que visa o bem-estar, a segurança e zelo pelas melhores práticas de mercado, com o objetivo de garantir a total transparência para com o usuário do site.

Por meio dela, ao acessar o site, você visualiza os detalhes sobre algo muito importante hoje em dia: seus dados. Dentre alguns dos pontos mencionados, estão elencados: como realizamos a coleta, o tratamento e o armazenamento dos seus dados, quais são recolhidos enquanto você navega pelo nosso site, para que, assim, possamos te oferecer da maneira mais segura o melhor que a UCJ tem para auxiliar o seu negócio!

Quanto aos aspectos técnicos necessários para a sua elaboração, não se preocupe! A UCJ está inserida e ciente de toda a legislação vigente que trata sobre o assunto, em especial, a Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018).

Caso você concorde com as políticas de transparência e as precauções adotadas pela UFMG CONSULTORIA JÚNIOR para valorizar você, empreendedor (a), basta clicar no botão “aceitar”, atestando que você concorda com todos os termos deste documento.

 

O QUE VOCÊ IRÁ ENCONTRAR AO LONGO DA NOSSA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

  1. O que você precisa saber antes de ler e aceitar nossa Política;
  2. Quais as informações já são coletadas automaticamente;
  3. Como coletamos e quais dados coletamos;
  4. Para que utilizamos os dados coletados;
  5. Com quem compartilhamos seus dados;
  6. Como se dá o armazenamento dos dados coletados;
  7. Como fazemos o descarte dos seus dados;
  8. Conheça seus direitos;
  9. Onde ocorrerá a resolução de eventuais conflitos;
  10. Alterações na nossa política;
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 O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE LER E ACEITAR NOSSA POLÍTICA

  • Dado: é qualquer informação que possa levar à identificação de uma pessoa física, ou seja, o seu nome completo, número de CPF, endereço, assim como, várias outras informações. Segundo a Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018), eles se subdividem em: Pessoal (relativa a uma pessoa viva, identificada ou identificável, constitui dados pessoais o conjunto de informações distintas que podem levar à identificação de uma determinada pessoa), Sensível (são aqueles dados que podem levar a discriminação de uma pessoa) e anônimo (dados que não podem ser atribuídos há nenhum indivíduo específico).
  • Titular: é o dono dos dados que serão tratados e é o verdadeiro soberano de todas as relações que envolvam as suas informações;
  • Tratamento: é toda e qualquer ação realizada com os dados pessoais de um titular, desde a coleta e armazenamento até o compartilhamento e uso;

QUAIS AS INFORMAÇÕES JÁ SÃO COLETADAS AUTOMATICAMENTE

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No entanto, a fim de esclarecermos tudo o possível para você, usuário (a), e estabelecermos uma concreta relação de confiança, seguem quais são essas informações coletadas:

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É válido ressaltar que qualquer ação que venha porventura ser veiculada, elaborada, ou executada pela UCJ só é de fato posta em prática com a anuência do (a) cliente por dois elementos: Consentimento do Titular, por meio da leitura e concordância deste próprio documento; e pelo Legítimo Interesse do Controlador, limitado por lei e disposto abaixo:

a. Saber das necessidades e preferências de cada cliente comprador, fazendo assim com que mais conteúdo relevantes cheguem ao seu domínio;

b. Envio, via e-mail, de campanhas publicitárias elaboradas ou veiculadas pela UFMG CONSULTORIA JÚNIOR, indicando novos serviços, promoções e afins. (O Usuário poderá solicitar, a qualquer tempo, que seja retirado da listagem de pessoas que receberão este conteúdo, clicando em “não receber mais estes e-mails ou semelhantes”);

c. Utilização por parte do setor da empresa responsável, em contato futuro, para reaver clientes presentes na base de dados, por meio dos canais oficiais da empresa.

 

COM QUEM COMPARTILHAMOS SEUS DADOS

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR JAMAIS compartilhará os seus Dados Pessoais com terceiros, salvo em três hipóteses:

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A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR armazena seus Dados Pessoais por meio da ferramenta RD Station, a qual faz uso de listas de mailing. Nesse sentido, o armazenamento se dá pelo tempo que for necessário para alcançar as finalidades, sempre respeitando o consentimento dado pelo titular, ou para cumprir obrigações legais.

 

COMO FAZEMOS O DESCARTE DOS SEUS DADOS

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR, amparada pela legislação vigente, irá reter os dados disponibilizados até que o titular desses solicite sua exclusão da base de dados.

 

CONHEÇA SEUS DIREITOS

Você, enquanto titular dos Dados Pessoais coletados, tem os seguintes direitos:

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  • Solicitar a exclusão dos Dados Pessoais coletados e utilizados com base em seu consentimento;
  • Obter informações sobre as entidades com as quais compartilhamos seus Dados Pessoais;
  • Quando a atividade de tratamento necessitar do seu consentimento, a qualquer momento você poderá revogá-lo.

Para exercer seus direitos, basta entrar em contato com o canal disponibilizado ao fim desta Política de Privacidade.

 

ONDE OCORRERÁ A RESOLUÇÃO DE EVENTUAIS CONFLITOS

Esta Política de Privacidade é regida de acordo com a legislação brasileira. Quaisquer disputas ou controvérsias resultantes da relação aqui regulada, especialmente no que envolver os dados fornecidos ao site pelos usuários, serão processadas no foro da Comarca de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais.

 

ALTERAÇÕES DA NOSSA POLÍTICA

A UFMG CONSULTORIA JÚNIOR resguarda para si o direito de alterar, tempestivamente, as formas com que os Dados Pessoais são tratados e, consequentemente, os termos da política de privacidade, mantendo-se sempre alinhada à legislação vigente.

Por isso, acesse este documento frequentemente para verificar quaisquer atualizações ou mudanças.

 

 

CONTATO

Para fazer perguntas, comentários e/ou solicitações sobre a nossa Política e práticas de privacidade, basta entrar em contato pelo e-mail: [email protected]; pelo telefone +55 (31) 3409-7113; ou pelo endereço: Av. Pres. Antônio Carlos, 6627, Faculdade de Ciências Econômicas UFMG, Sala 2107, Pampulha, Belo Horizonte – MG, 31270-901.

 

 

POLÍTICA DE COOKIES

 O QUE SÃO COOKIES?
 

Cookie de navegação, ou simplesmente cookies, é um pequeno arquivo de navegação de texto que é gravado no seu computador enquanto há navegação em sites da internet.
Dentre a sua principal utilidade o cookie nada mais é que a memória do(a) usuário(a) naquele site, ou seja, o histórico de navegação o qual tem como objetivo proporcionar uma personalização e identidade para cada pessoa em específico que acessar o site, gravando suas preferências dentro daquele endereço eletrônico.
Os cookies datam da década de 90, tal tecnologia existe desde praticamente o início da rede de internet doméstica, sendo inicialmente proposto para sites de compra de venda online, onde as preferências e gostos dos(as) clientes são levados em consideração, práticaque até hoje persiste no mercado.

QUAIS OS TIPOS DE COOKIES QUE SERÃO UTILIZADOS PELO SITE?

É válido, antes de tudo, destacar que de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, Nº 13.709/2018, não existe expresso uma regulamentação que obrigue de forma explícita esses avisos de cookies, mas o intuito da referida lei tem como seu escopo estabelecer medidas que tragam e impliquem em maior transparência ao(à) usuário(a), alinhando o Brasil às boas práticas e legislações internacionais.
Como forma de trazer clareza às pessoas que acessam aquele site, esses avisos são uma forma de mostrar que estão se preocupando com a coleta de dados. Em específico para a UFMG Consultoria Júnior, as informações variam entre o IP do dispositivo, localização geográfica e o navegador utilizado para o acesso. Essas informações consistem em dados anônimos, incapazes de determinar com exatidão o(a) usuário(a).

COMO OCORRE O GERENCIAMENTO DOS COOKIES?

A instalação dos cookies em nosso site está sujeita ao seu consentimento, assim como, ao legítimo interesse da empresa.
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Em adição, destacamos aqui que a UFMG Consultoria Júnior faz uso também da base legal conhecida como LEGÍTIMO INTERESSE, isto é, os dados coletados via cookies visam a promoção de atividades do controlador. Vale ressaltar, que esta base legal é utilizada naquelas situações em que os dados já foram devidamente coletados para uma determinada finalidade e agora serão utilizados também para outra(s), não esquecendo, é claro, de atender alguns requisitos, como: legitimidade do interesse e necessidade de uso para uma finalidade compatível com a atividade fim da empresa.

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Como fazer isso?

A forma de promover a desativação e exclusão dos cookies varia de acordo com cada navegador, para facilitar a sua navegação você pode ta acessando os tutoriais abaixo de acordo com o seu browser específico, caso o que esteja utilizando não apareça abaixo não precisa se preocupar, basta procurar nas configurações do mesmo a parte a respeito dos cookies.

●Se você usa o Google Chrome:

https://support.google.com/chrome/answer/95647?co=GENIE.Platform%3DD esktop&oco=1&hl=pt-BR


● Se você usa o Firefox:

https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/gerencie-configuracoes-de-armazenamen to-local-de-s

 

● Se você usa o Microsoft Edge:

https://support.microsoft.com/pt-br/windows/excluir-e-gerenciar-cookies-168d ab11-0753- 043d-7c16-ede5947fc64d


● Se você usa o Safari:

https://support.apple.com/pt-br/guide/safari/sfri11471/mac

 

● Se você usa o Opera:

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● Se você usa o Internet Explorer:

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Lembre-se de que você não deve esquecer de configurar todos os navegadores de seus diferentes aparelhos (tablets, smartphones, computadores, entre outros).

Note-se que, ao desativar cookies, pode impedir que alguns serviços da web funcionem corretamente, afetando, parcial ou totalmente, a navegação no website.

ATUALIZAÇÃO DA POLÍTICA DE COOKIES:

A UFMG Consultoria Júnior poderá sempre que necessário atualizar a Política de
Cookies, mantendo-se sempre alinhada à legislação vigente.

Dessa forma, verifique essa página periodicamente para se manter atualizado sobre possíveis alterações.
Última atualização ocorrida no dia 14 de Julho de 2021.

CONTATO

Para fazer perguntas, comentários e/ou solicitações sobre a nossa Política de Cookies, basta entrar em contato pelo e-mail:[email protected]; pelo telefone +55 (31) 3409- 7113; ou pelo endereço: Av. Pres. Antônio Carlos, 6627, Faculdade de Ciências Econômicas UFMG, Sala 2107, Pampulha, Belo Horizonte – MG, 31270-901.

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