Sem dúvidas, o planejamento financeiro é fundamental para a boa administração e aplicabilidade das finanças, sejam elas pessoais, empresariais ou públicas.
No âmbito empresarial esse planejamento é ainda mais importante, pois a falta do mesmo pode gerar danos irreversíveis a manutenção do negócio, ocasionando prejuízos e até mesmo falências.
Por isso, é imprescindível planejar e adequar o uso financeiro empresarial a partir de projeções e medidas específicas capazes de fazer uma previsão e evitar prejuízos.
Além de preparar e suportar o funcionamento da corporação durante instabilidades econômicas.
Como dito por Warren Buffett:
“O risco vem de você não saber o que está fazendo”
Dessa forma, fica evidente a fundamentalidade de contar com estratégias de planejamento financeiro no seu negócio, independente do porte do mesmo.
Mas, quais são essas estratégias?
A Previsão, Provisão, Reserva e Fundos são estratégias eficientes de planejamento financeiro, capazes de assegurar o futuro econômico e dar estabilidade financeira à empresa.
Entretanto, as quatro possuem conceitos, métodos e objetivos diferentes, sendo comumente confundidas entre si ou resumidas a um único conceito.
Por isso, para evidenciar as divergências e te fazer entender o que elas almejam, explicaremos de forma simples os significados e particularidades de cada uma delas, bem como seus modos de ação e benefícios.
Previsão
Como o próprio nome já fala, a previsão é um modo de planejamento econômico capaz de prever a situação econômica de uma empresa em um futuro próximo de até dois anos.
Entretanto, essa previsão não é feita de forma aleatória e sugestiva, e sim a partir de análises minuciosas em relação aos anos passados, revendo todo o histórico de movimentações financeiras, lucros, ativos, passivos e capital total.
Dessa forma, é uma estimativa comumente assertiva e baseada em fatos e dados, mas isso não garante total ocorrência das condições previstas, tendo em vista os rumos diferentes que podem ser tomados a partir dali.
Além disso, vale ressaltar que a previsão possibilita a elaboração do orçamento empresarial, documento importante para preparar a corporação para investimentos futuros, crescimento e manutenção.
Ou seja, sem previsão não é possível realizar orçamento empresarial, e sem o orçamento a sua empresa fica sem objetivos estabelecidos, o que atrapalha os rumos futuros e a evolução do seu negócio.
Para exemplificar como a previsão é feita, separamos alguns tópicos de importante planejamento para qualquer empresa:
- Previsão de custos produtivos;
- Previsão de vendas;
- Previsão de investimentos;
- Previsão de lucros;
- Previsão de gastos fixos;
- Previsão de gastos variáveis.
Assim, tendo uma previsibilidade assertiva das métricas acima é possível aplicar o dinheiro de forma adequada e ter noção de ativos, passivos e capital total futuros.
Benefícios da previsão
- Visualização antecipada de situação financeira futura;
- Consciência de gastos fixos e variáveis futuros;
- Viabilização de orçamento empresarial;
- Definição de metas;
- Melhor gestão financeira.
Provisão
Diferentemente da previsão, a Provisão é o ato de prever uma despesa futura sem saber o valor exato dela.
Dessa forma, a provisão tem como objetivo preparar uma quantia destinada unicamente a quitação da despesa provista, ainda que o valor necessário para pagamento total da ou das despesas não seja certo.
Ou seja, a partir da provisão é possível arrecadar recursos suficientes para que não haja gastos imprevistos, os quais podem comprometer de forma irreversível a saúde financeira da empresa.
Mas, como é possível prever gastos os quais nem valor definido possuem?
Assim como tudo na contabilidade, a provisão é feita a partir de idealizações reais e fundamentadas.
No caso da provisão isso não é diferente, e de forma contrária a previsão, a provisão trata-se de uma certeza de ocorrência, não de valor.
Por exemplo:
Alguns custos adicionais são regulamentados por lei, como 13.º e férias. Dessa forma, é certo que a empresa deverá arcar com os custos desses pagamentos.
Entretanto, não é possível saber com exatidão a quantidade de colaboradores ativos no momento de pagamento e suas respectivas remunerações.
Assim, a provisão assegura parte do capital total para o pagamento dessas despesas específicas, visando sempre uma margem de erro maior.
Benefícios da provisão:
- Garantia de estabilidade;
- Menor risco de atrasos e inadimplências, bem como falta de recursos para pagamentos;
- Preservação de lucro;
- Preparo financeiro efetivo.
Reserva
Diferentemente da Provisão, a Reserva diz respeito aos recursos destinados exclusivamente para ocorrências não previstas, ou seja, emergências e urgências financeiras.
A reserva é parte do lucro e tem como objetivo proteger o patrimônio total da empresa, evitando grandes prejuízos em casos de intercorrências econômicas.
Dessa forma, a reserva não terá valor específico ou previsto, mas deverá ser suficiente para arcar com gastos inesperados que poderão surgir.
Além disso, existem reservas para outras finalidades não protetivas, como: Objetivos e Investimentos.
Benefícios da Reserva:
- Protege o patrimônio da empresa;
- Diminui chances de prejuízos irreversíveis e falências;
- Não interfere em demais despesas;
- Agrega no patrimônio líquido empresarial;
- Anula a necessidade de empréstimos não planejados;
- Recurso disponível para investimentos e oportunidades.
Fundos
Por fim, os fundos são temporários e possuem finalidade específica.
Ou seja, investimentos são feitos em determinado fundo até a totalização dos recursos ser suficiente para cumprir o objetivo estabelecido previamente.
Após investimento, os ganhos resultantes são divididos proporcionalmente ao valor investido por cada participante.
Além disso, fundos são divididos em tipos, e o tipo de fundo vai depender do objetivo estabelecido previamente.
Dentre os principais exemplos, podemos citar:
- Fundo de Ações: 67% ou mais do patrimônio investido em ações. Tem como principal fator de risco a variação de preços.
- Fundo de Multimercado: Feito a partir de aplicações fixas de renda.
- Fundo Imobiliário: Como o próprio nome já fala, o fundo imobiliário tem por objetivo investir no ramo sem necessariamente comprar ou construir. Vale salientar também que o rendimento é isento de imposto de renda, e as cotas são negociadas como ações ao invés de resgatadas.
- Fundo de Previdência: Os recursos são aplicados por investidores os quais possuem PGBL e VGBL, ou seja, planos de previdência. Os dinheiros investidos podem ser economizados para a aposentadoria.
- Fundo de Renda Fixa: Ao menos 80% dos recursos são aplicados em ativos de renda fixa, tendo risco pelas variações de preços.
- Fundo de Ouro e Cambial: Mais de 80% do patrimônio investidos em ativos ligados a outras moedas. O fator de risco está diretamente ligado a variação do preço das moedas internacionais.
Benefícios do fundo:
- Possibilita arrecadação financeira para objetivos específicos;
- Viabiliza investimentos vantajosos para a empresa;
- Temporário e não necessita de continuidade.
Conclusão
Por fim, fica evidente a importância das projeções financeiras para o bom andamento econômico do seu negócio.
Ademais, é válido salientar que as diferenças existentes entre elas não são por acaso. Cada uma com suas características específicas atendem a diferentes necessidades, as quais fazem parte de qualquer corporação e devem ser levadas a sério.
Benjamin Franklin já frisava:
“Cuidado com as pequenas despesas. Um pequeno vazamento afundará um grande navio”.
Ou seja, pequenas imprevisibilidades e pequenos despreparos conseguem gerar consequências catastróficas para o seu negócio.
Dessa forma, é imprescindível dar a devida importância a essas projeções, capazes de assegurar o andamento econômico da sua empresa.
Para isso, conte com uma consultoria contábil qualitativa e especializada como a nossa.
A UCJ possui mais de 25 anos de experiência, altos índices de satisfação e renovações anuais, frutos da nossa excelência e competência.
Para fazer parte do nosso time de clientes satisfeitos, clique aqui e conte com a nossa consultoria empresarial para solucionar e facilitar esses e outros processos.
Se gostou da leitura, confira outros conteúdos no nosso blog.