Nos dias atuais, estar apto a gerenciar pessoas se torna uma qualificação essencial no ambiente corporativo. Para que isso seja feito, o Departamento de Recursos Humanos exerce função estratégica dentro da organização, uma vez que desempenha papel de mediador entre interesses da diretoria e dos funcionários.
O responsável pelo setor deve se atentar a uma série de processos e atividades, que englobam seleção e treinamento, supervisão e, principalmente, a motivação dos colaboradores. Os Recursos Humanos precisam se preocupar em construir um ambiente harmonioso e envolvente para o exercício da profissão. Dessa forma, garante-se a qualidade do trabalho e o aumento da produtividade.
São dois os conceitos básicos que pautam a análise de um profissional da área de Gestão de Pessoas:
- Turnover: é um termo de origem inglesa que significa “renovação”. Para a área de Recursos Humanos, este indicador designa a rotatividade de uma empresa, ou seja, entradas e saídas de funcionários em um período de tempo. É requerível que o Turnover mantenha-se sempre baixo, pois, dessa maneira, os gastos com treinamento e processo seletivo são menores e garante-se uma menor perda de conhecimento.
- Clima organizacional: diz respeito à percepção coletiva que as pessoas têm da empresa: suas necessidades e preocupações. Essa ferramenta permite a identificação de pontos positivos e negativos, no que tange ao grau de satisfação, fazendo com que seja possível buscar aperfeiçoamentos e garantir níveis satisfatórios de produtividade.
A boa Gestão de Pessoas faz com que haja redução do Turnover e bons resultados no Clima organizacional. Para isso, o gestor precisa estar munido de dados e ferramentas capazes de monitorar o ambiente da organização.
O Gestor de Pessoas é o responsável por todo o processo seletivo de uma empresa e, posteriormente, pelo treinamento dos funcionários efetivados, a fim de garantir que todos os recém ingressados estejam aptos a gerar os resultados esperados para a organização. Já Pesquisas de Clima e Políticas de Incentivo são exemplos de recursos utilizados para o monitoramento e administração rotineiros das condições de trabalho. As Pesquisas de Clima são aplicadas para coletar informações relativas ao grau de satisfação dos funcionários com o exercício da profissão e outras variáveis correlatas. As Políticas de Incentivo, por sua vez, valorizam e reconhecem o esforço do funcionário, de modo a melhorar o Clima Organizacional e fidelizar seus colaboradores. Nesses casos, é imprescindível estabelecer uma relação de causa e efeito entre desempenho e recompensa, tendo em vista maior envolvimento e resultados para a empresa. O Plano de Cargos, Salários e Carreiras também exerce papel crucial na percepção de valor dos funcionários, por assegurar justiça, proteção e equilíbrio interno e externo de salários, e por permitir a ascensão do profissional em concordância com suas competências e atuação.
A utilização eficiente dessas e de outras ferramentas de gestão é capaz de construir um ambiente de trabalho saudável, envolvente e, principalmente, alinhado aos objetivos-fim da organização. “As pessoas são a força propulsora que conduz ao sucesso das organizações. E o RH deve ser o propulsor das pessoas. O motor do desenvolvimento e da inovação.” – Chiavenato.
Escrito por: Marya Rossellini, Consultora – UCJ