Contextualização do Projeto ToLife
A ToLife é uma jovem empresa do setor de tecnologia ligada à saúde. Ela surgiu com a proposta de desenvolver a implantação e utilização do sistema de classificação de risco de Manchester. Além disso, desejavam organizar o fluxo de pacientes nas unidades de saúde através de sua inovadora solução, a Trius. Essa solução diminui a classificação de risco nos hospitais para, em média, 1,5 minutos. Historicamente, esse processo demoraria duas horas.
Portanto, por possuir uma tecnologia de alta qualidade e agilidade para a realização de um processo em franca expansão no país, logo a empresa se consolidou no mercado e, consequentemente, atingiu destaque no setor.
Diante disso, a ToLife buscou a UFMG Consultoria Júnior para construir um novo Planejamento Estratégico. De modo a solucionar questões internas e financeiras da empresa e, por fim, consolidar a marca e o produto no mercado. Assim, se tornaram reconhecidas nacionalmente pelas melhorias geradas no atendimento hospitalar.
Como foi realizado:
O projeto foi dividido em 6 macro etapas:
- análise de ambientes;
- definição das políticas institucionais;
- criação dos objetivos estratégicos;
- definição de plano tático;
- criação de indicadores de desempenho e sistemática de acompanhamento;
- comunicação da estratégia.
Além disso, o andamento do projeto foi orientado pelas diretrizes do Balanced Scorecard (BSC), que fornece uma visão integrada da estratégia.
Segundo este método, os objetivos são a aplicação da estratégia dentro de quatro perspectivas – financeira, clientes, processos internos e de aprendizagem e crescimento. Depois disso, são desdobradas para todas as áreas da empresa. Assim, promovem ações colaborativas de seus membros para atingimento do resultado esperado.
Quais foram os resultados do projeto ToLife?
O projeto da ToLife foi um desafio em si pela responsabilidade social proveniente da proposta da empresa. Ademais, tendo em vista as atuais condições da saúde brasileira e a ideia inovadora, não há padrões de comparação no Brasil.
Além disso, é importante ressaltar as consequências positivas do projeto para a empresa e, consequentemente, para a sociedade. A consolidação da ToLife no mercado de tecnologia em saúde teve impactos positivos na sociedade por meio de melhoria no atendimento hospitalar. Consequentemente, propiciando ganhos na qualidade de vida dos pacientes, que necessitam de serviços rápidos e de qualidade.